A diferença na vida de alguém..

O geral das generalidades... para discutir tudo!
duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Leia Escreveu:Não és bem dador de ambos, tal como a Carol não dá apenas quando não está doente.

Dão sangue e estão inscritos na lista de dadores de medula, no entanto, aposto que nunca foram chamados. ;)

Quando ao ser indolor a doação de medula, isso não é bem assim.

Mineirinha, há muitas outras coisas que podem ser feitas para ajudar. Se tiveres tempo podes fazer voluntariado, que é algo muito gratificante. Infelizmente, não tenho tempo para tal...
Pronto ok, entende como quiseres, sou dador de sangue porque já dei, mas como estou inscrito como dador de medula também posso vir a ser chamado, logo sou um possivel dador.
E agora para tirar medula óssea já não se andam a espetar agulhas, tu estás em medicina certo? devias saber isso não?

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

susy4 Escreveu:Exite uma técnica nova que nem é preciso ir ao osso retirar medula, em que se estimula es células estaminais com medicação e depois é retirado sangue como que para uma colheita de sangue, e por processos laboratoriais, extrai-se as as tais células.
e foi a esta tecnica que tb me referi no meu post anterior.
e que tal como disse, não é nada comparado a esfolar um joelho (pelo menos a mim costuma doer-me bem mais!)

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

mustiness Escreveu:Isto não é assim....irrelevante e sem interesse?
Acho que faz mais sentido do que os ajuntamentos que se fazem em prol da selecção nacional de futebol. :roll:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Carol Escreveu:querem fazer a diferença na vida de alguém? doem sangue e medula. Não doi nada e tenho a certeza que faz bem melhor que uma volta de carro..
Se uma pessoa não pode doar sangue ou medula há outras maneiras de fazer a diferença. Sendo da área da animação, é certo e sabido, até porque está provado cientificamente (basta ver nas notícias) que para estas pessoas o apoio psicológico é extremamente importante, tendo benefícios para a disposição da pessoa, o que até pode ser importante a níve fisiológico. Tornar a pessoa bem disposta, na medida do possível, e fazê-la sorrir e estar com pessoas é vital para que as pessoas não entrem em depressão.
O miúdo pode não ter muitas hipóteses de sobreviver para além de determinada idade e assim é uma maneira de ele viver estas coisas e sentir apoio de todos na sua vida.

Não fazer isto é como quem despeja um idoso num lar e não lhe liga peva. E falo por experiência própria, que já contactei com bastantes idosos de lares e de centros de dia, em estágios e outros trabalhos, em que os idosos estão ali deprimidos...

Um sorriso alegra o coração, e isso é vital para a saúde da pessoa. ;)

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

banjix Escreveu:
mustiness Escreveu:Isto não é assim....irrelevante e sem interesse?
Acho que faz mais sentido do que os ajuntamentos que se fazem em prol da selecção nacional de futebol. :roll:
Não leio tópicos relacionados com futebol.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

mustiness Escreveu:Não leio tópicos relacionados com futebol.
???
O que é que isso tem a ver com o caso?

joaovrb
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 11:36

Mensagem por joaovrb »

Carol Escreveu:querem fazer a diferença na vida de alguém? doem sangue e medula. Não doi nada e tenho a certeza que faz bem melhor que uma volta de carro..
Mas se foi um pedido da mãe qual é o mal em realizar o desejo do míudo?

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Muitas vezes faz-se da solidariedade um carnaval.

E se em vez dos donos dos subaru se juntarem todos para exibir o seu carrinho, se organizassem para um deles uma vez por mês ir passear o miudo?
Se calhar davam-lhe 150 alegrias e 150 dias bem passados, durante 150 meses... mais de 12 anos!
Mas assim se calhar não se falava tanto disso.
Se queremos realmente ajudar alguem há sempre uma pessoa ao lado a precisar e não são precisas as grandes causas!

Fazem-se corridas pelo cancro da mama, mas se uma mulher doente precisar de apoio se calhar não o tem...

A verdadeira solidariedade deve ser silenciosa.

Nestas causas há sempre alguem que acredita, mas há muitos outros que vão lá porque fica bem na fotografia!

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

duffy Escreveu:
Pronto ok, entende como quiseres, sou dador de sangue porque já dei, mas como estou inscrito como dador de medula também posso vir a ser chamado, logo sou um possivel dador.
E agora para tirar medula óssea já não se andam a espetar agulhas, tu estás em medicina certo? devias saber isso não?
bem, quanto à primeira parte... parece que não perceberam que eu estava a brincar, mas ok..
Quanto à segunda parte, sim sou estudante de medicina e? Por acaso nunca falaram disso na faculdade, mas não preciso disso para ficar a saber das coisas. Eu sei perfeitamente que existe uma nova tecnica em que se administram estimuladores da medula óssea e depois se faz uma recolha se sangue periférico. No entanto, essa técnica não é a mais utilizada, e não sei onde é que já é aplicada.
E nem queria pegar nessa, porque essa é de facto a tecnica que é mais chata para o dador, já que tem de ingerir fármacos (escusado dizer que isso não é sem riscos... como tudo) e que provocam dores!

Mas pronto, até parece que estou a dizer que fazem mal em serem dadores, o que não é o caso. Apenas estava a informar, porque infelizmente se diz muitas vezes que é sem riscos ou indolor.

Mineirinha, se ainda não te chamaram tenta arranjar uma associação qualquer à qual aches interesse e pergunta se procuram voluntários :)

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Não quero mais ser voluntaria pra IPO'S ou hospitais.
Fui na APPACDM e por agora não tenho paciencia.
Quando tiver melhor financeiramente pode ser q sim..mas apesar de gostar,não tou em fase de trabalhar de graça.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Pois entendo :)

joaovrb
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 11:36

Mensagem por joaovrb »

JulesS Escreveu:Muitas vezes faz-se da solidariedade um carnaval.

E se em vez dos donos dos subaru se juntarem todos para exibir o seu carrinho, se organizassem para um deles uma vez por mês ir passear o miudo?
Se calhar davam-lhe 150 alegrias e 150 dias bem passados, durante 150 meses... mais de 12 anos!
Mas assim se calhar não se falava tanto disso.
Se queremos realmente ajudar alguem há sempre uma pessoa ao lado a precisar e não são precisas as grandes causas!

Fazem-se corridas pelo cancro da mama, mas se uma mulher doente precisar de apoio se calhar não o tem...

A verdadeira solidariedade deve ser silenciosa.

Nestas causas há sempre alguem que acredita, mas há muitos outros que vão lá porque fica bem na fotografia!
E quem te diz que ele quer todos os meses andar de subaru? E será que pode?

E será que a mãe dele quer isso também?

Um acontecimento único como esse certamente que lhe dá muita alegria e lhe deixa um sorriso na cara durante muuuuito tempo, não só no dia!

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

joaovrb Escreveu:
Mas se foi um pedido da mãe qual é o mal em realizar o desejo do míudo?
Mas eu não disse que havia mal nisso.. Apenas acho que há gestos que fazem mais e com menos circo..

Mas pronto, até parece que estou a dizer que fazem mal em serem dadores, o que não é o caso. Apenas estava a informar, porque infelizmente se diz muitas vezes que é sem riscos ou indolor.
Foi a ideia que transpareceu, pelo menos para mim..
E quando se diz que é indolor e sem riscos penso que é conhecimento de todos que a dor não é nada de especial e que os riscos são como os que há em tudo..

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

No seguimento desta discussão queria só lembrar que dia 14 de Junho é o dia mundial do dador de sangue, e já agora se quiserem participar neste evento....

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Leia Escreveu: bem, quanto à primeira parte... parece que não perceberam que eu estava a brincar, mas ok..
Quanto à segunda parte, sim sou estudante de medicina e? Por acaso nunca falaram disso na faculdade, mas não preciso disso para ficar a saber das coisas. Eu sei perfeitamente que existe uma nova tecnica em que se administram estimuladores da medula óssea e depois se faz uma recolha se sangue periférico. No entanto, essa técnica não é a mais utilizada, e não sei onde é que já é aplicada.
E nem queria pegar nessa, porque essa é de facto a tecnica que é mais chata para o dador, já que tem de ingerir fármacos (escusado dizer que isso não é sem riscos... como tudo) e que provocam dores!

Mineirinha, se ainda não te chamaram tenta arranjar uma associação qualquer à qual aches interesse e pergunta se procuram voluntários :)
Hmmm mas a técnicas/enfermeiras/médicas não disseram nada disso, apenas disseram que era como dar sangue, tiravam sangue e depois por técnicas laboratoriais tratatavam do resto... já fui enganado :evil: