A educação (ou falta dela)

O geral das generalidades... para discutir tudo!
banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Realeza Escreveu:O que as habilitações literárias tem haver com a educação :?: A educação dá-se consoante a experiência de vida. Essa encarregada tem um certa razão, chegam a casa tem que tratar da casa e do jantar, e a única coisa que pode fazer é dizer vai fazer os trabalhos de casa e não ver se tem ou não para fazer.
É essa maneira de ver as coisas que faz com que a situação esteja como está. Ou seja, os pais abstêm-se de dar atenção aos filhos e depois admiram-se.

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

banjix Escreveu:
Realeza Escreveu:O que as habilitações literárias tem haver com a educação :?: A educação dá-se consoante a experiência de vida. Essa encarregada tem um certa razão, chegam a casa tem que tratar da casa e do jantar, e a única coisa que pode fazer é dizer vai fazer os trabalhos de casa e não ver se tem ou não para fazer.
É essa maneira de ver as coisas que faz com que a situação esteja como está.
Não creio, a experiência de vida vale mais do que as habilitações literárias. Será que se fores licenciado dás melhor educação do que um que tenha o 12ano ou inferior:?: Não me parece. Conheço pessoas com mais habilitações que facilitam a vida aos filhos e os que tem menos, estão sempre em cima dos filhos para sejam melhor que os pais.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Eu acho que ele estava a referir-se à parte de, inacreditavelmente, dares razão à encarregada de educação. O miúdo não faz os trabalhos de casa, os pais contactam o encarregado de educação e este reage daquela maneira? Completamente ridículo... os professores andam a esforçar-se para quê? Os encarregados de educação também têm de assumir as suas responsabilidades. Felizmente, ainda há muitos que se preocupam com os filhos, mas há outros que não deviam ter parado de usar preservativo...

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

"os pais têm mais que fazer do que saber se eles têm trabalhos de casa"??

e a atitude com que a encarregada de educação se vira contra a professora.. lamentável. Por alguma razão estas pessoas vêem sempre os professores como as pessoas más da fita, que só estão lá para atrapalhar o que seria o desenvolvimento normal da vida dos filhos..
Por isso é que em resultado de bilhetes como estes para casa os paizinhos vão lá e decidem que é à chapada que tudo se resolve..

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

Pedro, dei pouca razão a ela, porque se sair do trabalho às 17h30 fazer compras para casa chegar a casa às 19h30 e fazer jantar... e além disse que se não querem ver se tem trabalhos, pode dizer para faze-los, porque mostra preocupação.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

E não arranja pelo menos 20 minutos para estar com o miúdo, a ver se ele faz os trabalhos de casa? Não se quer é chatear... para isso não tinha filhos.

banjix
Lendário
Lendário

Mensagem por banjix »

Realeza Escreveu:Pedro, dei pouca razão a ela, porque se sair do trabalho às 17h30 fazer compras para casa chegar a casa às 19h30 e fazer jantar... e além disse que se não querem ver se tem trabalhos, pode dizer para faze-los, porque mostra preocupação.
Realeza, os argumentos que usas não são válidos. Educar é uma tarefa exigente, que exige sacrifícios que deviam ser feitos. Nada deveria ser justificação para renunciar a isso. Foi a isso que me referi no meu post anterior. Se não querem ter a responsabilidade de educar um filho, há bom remédio para isso.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Patrícia diz adeus à turma

Patrícia, a aluna expulsa da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, que ficou conhecida devido ao vídeo em que luta com a professora Adozinda Cruz pela posse do seu telemóvel, não deixou os colegas sem um último adeus. "Nunca irei esquecer a turma maravilhosa que tive. Amigos que nunca esquecerei mesmo", escreveu na sua página pessoal do site de internet Hi5, numa carta dirigida à turma.

"Apesar de andarmos sempre a insultarmo-nos, sempre na brincadeira, amei estar com vocês!", sublinha a jovem que só conheceu os colegas este ano. Aproveita para se despedir pessoalmente de nove. "És uma grande amiga, uma irmã... espectacular. Agora já não te vou buscar à Sé, vais sozinha para a escolinha, amor", avisa, a brincar.

P. é outro amigo a quem dedica algumas palavras: "Obrigado pelos cigarrinhos todos que me deste, sempre foste um amigo à patrão."

"Não dá para escrever para todos mas estão cá dentro", remata.

"Um dia faço-vos uma visitinha, de vez em quando, sem vocês contarem. Não se livram de mim", avisa Patrícia, que já tinha sido transferida de uma escola em Custóias, concelho de Matosinhos, devido a problemas de comportamento.

Rafael, o aluno que gravou o acto de indisciplina que correu todo o País, deixa no seu espaço de Hi5 um adeus, mas também um aviso à docente: "Eu é que sou o c... do chefe. A tona da professora de Francês estraga tudo". O jovem, que também vai ser transferido da Carolina Michaelis, reage assim contra Adozinda Cruz, que apresentou queixa contra Patrícia e todos os alunos da turma 9.º C.

Rafael despediu-se já dos colegas. "Pena que acabe assim! Adeus amigos! Prometo visitar-vos... Beijinhos e abraços", diz, num comentário à foto publicada no Hi5 onde aparece à porta de uma sala de aula, taciturno, tendo uma professora em segundo plano.

Em troca, fica a saber que a turma promete lembrar-se dele. "Rafinha, maior querido! O 9.º C nunca te vai esquecer", lê-se numa mensagem de apoio colocada ontem. Entretanto, recebeu inúmeros comentários de colegas que aproveitam a internet para fazer de imediato as despedidas. "Vou ter saudades tuas. De tripares comigo, de olhares para mim", escreve uma amiga. Outra jovem repete as "imensas saudades" e pede para o "miúdo" se portar bem, enquanto espera a "visita do Rafinha".

O jovem, autor do vídeo em que Patrícia tenta recuperar o telemóvel ‘confiscado’ pela professora de Francês depois de a jovem ter atendido uma chamada da sua mãe, tem apenas 15 anos e mora numa vivenda em Valongo.

A sua família, que aparenta algum desafogo financeiro, continua a resistir às tentativas de contacto da comunicação social.Assim aconteceu com oCM. Todos negaram comentar o sucedido na sala de aula, apesar de num primeiro momento Rafael não ter desmentido que seria expulso doCarolina Michaelis.

O menor, carinhosamente tratado pelos colegas como ‘rafinha’, é um adepto dos desportos radicais citadinos. Num vídeo colocado no Hi5, aparece a arriscar um perigoso e longo ‘cavalinho’ numa bicicleta, por cima de um muro com vários metros de altura, junto à praia, na Foz, no Porto."O melhor do Mundo", garante o próprio sobre tal feito, num comentário, enquanto os colegas o aplaudem.

Fonte: Correio da Manhã
Incrível... estilo típico "Correio da Manhã"... coitadinha da miúda que se vai embora, perdeu o amigo que lhe arranjava cigarros e tudo... ridículo. E, para piorar, temos as declarações do idiota que filmou, que para além de ter sido suficientemente estúpido para filmar, foi também suficientemente estúpido para meter o vídeo no youtube... e vem agora culpar a professora. Se havia quem defendesse que ele não devia ser castigado, eis aqui material suficiente para mudarem de ideias.

banjix
Lendário
Lendário

Mensagem por banjix »

Patrícia diz adeus à turma
(...)
"Um dia faço-vos uma visitinha, de vez em quando, sem vocês contarem. Não se livram de mim", avisa Patrícia, que já tinha sido transferida de uma escola em Custóias, concelho de Matosinhos, devido a problemas de comportamento.
É por isto que eu questiono qual é o resultado prático de se mudar de escola. Neste caso, parece que não valeu de nada!

Pelos comentários feitos por eles e pelos colegas, dá para perceber que tipo de pessoas são e dá para perceber, também, que esta situação não vai alterar em nada os seus comportamentos.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Pois... mas fazer com que a Ministra entenda isso... ela só vê estatísticas à frente - assim eles vão para outra escola, provavelmente acabam num CEF qualquer para o ano e, sem saberem bem como (nem terem condições para tal), lá concluíram o 9º ano. Assim vai o nosso ensino...

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

banjix Escreveu:
Realeza Escreveu:Pedro, dei pouca razão a ela, porque se sair do trabalho às 17h30 fazer compras para casa chegar a casa às 19h30 e fazer jantar... e além disse que se não querem ver se tem trabalhos, pode dizer para faze-los, porque mostra preocupação.
Realeza, os argumentos que usas não são válidos. Educar é uma tarefa exigente, que exige sacrifícios que deviam ser feitos. Nada deveria ser justificação para renunciar a isso. Foi a isso que me referi no meu post anterior. Se não querem ter a responsabilidade de educar um filho, há bom remédio para isso.
Sei que é exigente, mas tudo depende também das profissões dos pais, há muitos que chegam a casa tarde e não têm tempo para isso. Como outros que tem essa preocupação e outros que não querem saber disso para nada.

banjix
Lendário
Lendário

Mensagem por banjix »

Realeza Escreveu:Sei que é exigente, mas tudo depende também das profissões dos pais, há muitos que chegam a casa tarde e não têm tempo para isso. Como outros que tem essa preocupação e outros que não querem saber disso para nada.
E eu estou a dizer-te que isso está errado!!! E não são 15 ou 20 minutos por dia que impedem os pais de estar com os filhos e de dedicar esse tempo a eles. A falta de tempo é a desculpa universal. Serve para tudo até para a má vontade! Se não queriam ter a responsabilidade de ter filhos não os tinham. Renunciar ao papel de pais e educadores é que não.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu:Pois... mas fazer com que a Ministra entenda isso... ela só vê estatísticas à frente - assim eles vão para outra escola, provavelmente acabam num CEF qualquer para o ano e, sem saberem bem como (nem terem condições para tal), lá concluíram o 9º ano. Assim vai o nosso ensino...

CEF? Isso dá muito trabalho.
Esperam mais uns anitos e com as novas oportunidades têm o 12º.

Entretanto vai pedindo os cigarrinhos ao amigo à patrão.
O coitadinho do (tratado carinhosamente como) Rafinha (talvez por ser tão boa pessoa) ainda tem o desplante de escrever no hi5 "eu é que sou o c... do chefe". Um par de tabefes bem dados naquele trombil passavam-lhe logo as peneiras.

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

banjix Escreveu:
Realeza Escreveu:Sei que é exigente, mas tudo depende também das profissões dos pais, há muitos que chegam a casa tarde e não têm tempo para isso. Como outros que tem essa preocupação e outros que não querem saber disso para nada.
E eu estou a dizer-te que isso está errado!!! E não são 15 ou 20 minutos por dia que impedem os pais de estar com os filhos e de dedicar esse tempo a eles. A falta de tempo é a desculpa universal. Serve para tudo até para a má vontade! Se não queriam ter a responsabilidade de ter filhos não os tinham. Renunciar ao papel de pais e educadores é que não.
Banjix, então explica-me só isto, como há pessoas com filhos que trabalham nos centros comerciais no turno da tarde das 16h às 24h e quando chegam a casa os filhos já estão a dormir, e se tiveres que viajar em trabalho para o fim do mundo, onde tens esses 20min :?: É isso que tenho dito, e dizes que está errado. Já espero de tudo neste mundo :!:
Última edição por Realeza em sábado, 29 março 2008 15:21, editado 1 vez no total.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Então porque é que tiveram filhos? Não é só metê-los cá fora, há que educá-los. Se não tinham condições, ficavam quietos.