Novo tarifário Sapo ADSL

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Obturador
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: terça-feira, 11 setembro 2007 0:05
Localização: Coimbra

Mensagem por Obturador »

A minha velocidade é de 1.0mbps, a velocidade de download que consigo é de 100kb/s!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Ah... essa velocidade é perfeitamente normal para 1 mbps. Como falaste em dial up, pensei que estavas a dizer que tinhas 110 kbps (dial up é 56.6 kbps, consegues uma velocidade de download máxima de aproximadamente 4 kB/s).

Se atinges os 110 kB/s e tens 1 mbps, estás dentro do normal. Para teres mais, tens de subir de tarifário. Com os 4 mbps atinges os 400 kB/s, em média. Os 700 kB/s de que a operadora falou é no caso de teres um tarifário de 8 mbps (eu chego aos 840/850 kB/s com esse tarifário).

Para teres uma noção básica da velocidade máxima que deves atingir, passa o valor da tua ligação para kbps, divide por 8 (converteres bits para bytes) e multiplica por 0.8 ou 0.85 (porque 15% a 20% da ligação é desperdiçada em tráfego "inútil" - controlo de pacotes e assim).

Obturador
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: terça-feira, 11 setembro 2007 0:05
Localização: Coimbra

Mensagem por Obturador »

Pois assim faz sentido... Ela como disse aquilo... Mas pronto ainda bem, porque assim veio cá o técnico e como haviam periodos da ligação com bons picos e depois períodos em que isto arrastava por causa do condensador... agr já está tudo resolvido! O técnico disse que estas situações era muito frequentes!

Obrigado pelo esclarecimento

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O Sapo lançou um novo tarifário de Internet móvel, que pode ser usado em conjunto com a conta de ADSL. O acesso funciona pela rede da TMN e é equivalente à ligação deles de 3.6 mbps. As características do tarifário são iguais ao serviço de internet móvel que a Clix também lançou: €3 por dia (apenas se pagam os dias em que usarmos a ligação e cada sessão diária dura das 0h às 23h59), com tráfego incluído de 200 megas (mais €0.025 por cada mega adicional). A adesão implica o pagamento de €49.90 para aquisição da placa.

Na minha opinião, é um serviço apenas para quem o usa durante uns 3 ou 4 dias por mês. Nessa situação, não compensa ter uma conta de net móvel mais a conta do Sapo. Acaba por tentar resolver o problema de uma ligação de net móvel não ser propriamente ideal para um uso comum (devido aos reduzidos limites de tráfego) mas dar jeito em determinadas situações... mas o elevado custo faz com que falhe o objectivo. No entanto, sempre sai mais barato que estar a ir a um cyber para ver os mails, quando estamos em viagem.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

200 megas/dia é que me parece muito pouco.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Também acho que é muito pouco. Daí isto parecer-me mais uma solução para "safar" quem viaja ocasionalmente do que uma alternativa viável a outros produtos de net móvel. É só mesmo para quando se passa o fim-de-semana fora e temos mesmo de ver o e-mail ou qualquer coisa assim.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Realmente é pouco, mas é porreiro para as férias, só para continuar-mos contactaveis e ver o mail. Até aqui só tinhamos a hipotese dos hotspots, quem tinha adsl do sapo podia navegar a borla, mas para isso tinhamos que nos deslocar a um sitio que fosse hotspot. Com esta opção agora talvez coloquem os hotspots também a pagar, espero que não.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Eu uso internet móvel TMN há 1 ano aprox.
Já tive vodafone mas achei o serviço pior, pode ser da zona...

Não tenho placa, tenho um modem/router wireless e uso eu a uma colega que moramos na mesma casa.
O router precisa corrente eléctrica, a placa não, dá mais portabilidade.
Mas com o router a net é muito mais estável desde que capte fica ali sossegadinho!

O limite é 1GB mas eu nunca faço downloads só ultrapassei uma vez em q andei a ver muitos vídeos no youtube.

Se me mantiver controlada dentro do necessário dá perfeitamente e pago 22,49€.

Porque é q optei por isto? Porque preciso ter net em duas casas e para mais que uma pessoa e isto resolvia-me o problema.

Por acaso sabem se é possivel ter uma placa e usar a mesma conta,? quando sair em trabalho levar a placa.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

JulesS Escreveu:Por acaso sabem se é possivel ter uma placa e usar a mesma conta,? quando sair em trabalho levar a placa.
Se essa pergunta se refere ao serviço do Sapo... é precisamente para isso que ele serve. Pagas a mensalidade do serviço normal (ADSL) e os dias que usares o serviço móvel.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Recebi um e-mail a avisar que o Sapo vai passar a ofecer dois números VoIP gratuitos (se não tiverem factura electrónica e débito directo, é apenas um número). É um serviço relativamente parecido com o do Skype... possivelmente interessar-me-ia principalmente pelo facto de as chamadas para números da rede PT serem gratuitos. Já alguém usou este serviço do Sapo? Como é a qualidade?

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

Eu apenas usei o serviço via Sapo Messenger e pareceu-me funcionar muito bem. O som é claro e sem quebras.
De qualquer modo tinha a impressão de que o serviço já é gratuito há algum tempo... ou será que era gratuito apenas para 1 número?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Da última vez que vi era €5 por mês, por isso não aderi. Não sei se, entretanto, tiveram alguma promoção especial que tornou gratuito.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Não sei se já existem há muito tempo, mas reparei hoje que o sapito tem novos tarifários, 4Mb por 24,90€ e os 8Mb passaram para 16Mb.

Parece que vou fazer um downgrade para o novo tarifário dos 4 Mb, a minha linha não tem condições e assim sempre poupo 10€ por mês. :)

Obturador
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: terça-feira, 11 setembro 2007 0:05
Localização: Coimbra

Mensagem por Obturador »

Ainda este mês me enviaram mail a comunicar - sapo, no meu caso, o upgrade! Tinha ligação 2.0Mbps, agora vao actualizar para 4.0Mbps B)

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

E eu que já tinha 4Mb, não me actualizam a mensalidade para a do tarifário 4Mb, ou me passam para 2Mb, ou continuo a pagar 35,58 :?
E já agora, na resposta que me deram, o operador que me respondeu sabe fazer umas contas maravilhosas, 1Gb + 4Gb = 30Gb de tráfego. :lol:

Print screen da resposta com o "novo" tarifário 2Mb.

Responder