Problema com router e possível mudança

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Problema com router e possível mudança

Mensagem por Pedro »

Tenho um D-Link DSL G604T há uns 3 anos, que se portou muito bem durante esse tempo... mas começou a dar um problema estranho. De um momento para o outro, notei a ligação muito lenta no PC ligado por cabo (nos wireless conseguia downloads a 400/500 kb/s, naquele não passava dos 20/30). Reboot do router não resolveu, tirar e voltar a ligar o cabo também não. Entretanto, troquei o cabo para a segunda entrada e o problema ficou resolvido... durante algumas semanas. Mesmo problema... passei o cabo da segunda entrada para a terceira e ficou resolvido novamente. Quando voltou a acontecer, passei da terceira para a quarta. Quando aconteceu na quarta, voltei a colocar na primeira... e funcionou novamente. Ou seja, de tempos a tempos, tenho de trocar a entrada do cabo no router. Como o router já não está na garantia e é aborrecido ter de estar constantemente a trocar os cabos, estou a pensar comprar um novo.

Estou inclinado para outro D-Link (um DI-624)... apesar do erro chato, a verdade é que, enquanto funcionou, funcionou muito bem (e pode ser que me tenha calhado um daqueles erros que raramente acontecem, já que tenho pontaria para estas coisas que não acontecem a mais ninguém - só o euromilhões é que continua sem saír). Alguém o tem? Safa-se bem? Até 70/80 euros, há alternativas melhores?

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

E uma actualização de firmware? Será que não resolve esse stress? O meu é um DSL-624T, tinha um problema semelhante mas era com o wireless, ficava super lento, e por cabo tinha a velocidade normal, tinha que estar a reiniciar o router para voltar ao normal, até que actualizei o firmware e ficou bom.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Pois... mas este funcionou na perfeição durante 3 anos, só de um momento para o outro é que ficou assim. Não houve alteração nas configurações e fiz um reset no router para tentar resolver o problema (já estava ligado há 6 meses sem reboots).

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

eu tentava colocar outro firmware antes de avançar para a compra de outro router.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

userN Escreveu:eu tentava colocar outro firmware antes de avançar para a compra de outro router.
x2.

nfh
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49

Mensagem por nfh »

Sinceramente eu apostava noutro router, dentro desse preço. Eu tenho um Asus WL-500gP e estou muito satisfeito com ele. Para além de ter um bom desempenho, inclui wireless e partilha de recursos USB. Ou seja, posso ligar lá um disco rígido ou uma impressora (ou até uma webcam) e tenho estes recursos partilhados por todos os dispositivos na rede. O mais interessante para mim neste momento é mesmo a possibilidade de ter uma impressora USB partilhada em rede sem ter de ligar um PC para a usar noutro computador.
O router só não tem é modem, mas presumo que tenhas o modem normal fornecido pela SAPO (desde que tenha ligação RJ45, estás safo, basta ligá-lo à porta WAN do router).

Paguei na altura uns 80 ou 90EUR.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

nfh Escreveu:O router só não tem é modem, mas presumo que tenhas o modem normal fornecido pela SAPO (desde que tenha ligação RJ45, estás safo, basta ligá-lo à porta WAN do router).
O modem do Sapo é USB. Esqueci-me de mencionar que tem de ser um router com modem incorporado.

nfh
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49

Mensagem por nfh »

Pedro Escreveu:
nfh Escreveu:O router só não tem é modem, mas presumo que tenhas o modem normal fornecido pela SAPO (desde que tenha ligação RJ45, estás safo, basta ligá-lo à porta WAN do router).
O modem do Sapo é USB. Esqueci-me de mencionar que tem de ser um router com modem incorporado.
Podes sempre passar numa loja da PT e trocar esse modem por um que tenha ligação ethernet. Dessa forma poderias garantir o teu próximo "investimento", uma vez que não ficas preso ao ADSL (se mais tarde mudares para cabo, por exemplo, não precisas de comprar outro router). Sei que estou a ensinar a missa ao padre :), mas se fosse a ti ponderava esta hipótese.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

E o upgrade de firmware não resolveu a situação (acabou por piorar um pouco, já que o acesso ao router ficou mais lento - por vezes as páginas internas nem carregam). Vai mesmo ter de ser um novo. Deixei é de considerar o DI-624, pois dizem que dá problemas com a Nintendo DS (e eu queria ligar a minha, algo que também não consigo no G604T).

Quanto às hipóteses de mudar para cabo, são nulas. :p Portanto, pode ser modem/router.

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Pedro Escreveu:E o upgrade de firmware não resolveu a situação (acabou por piorar um pouco, já que o acesso ao router ficou mais lento - por vezes as páginas internas nem carregam). Vai mesmo ter de ser um novo. Deixei é de considerar o DI-624, pois dizem que dá problemas com a Nintendo DS (e eu queria ligar a minha, algo que também não consigo no G604T).

Quanto às hipóteses de mudar para cabo, são nulas. :p Portanto, pode ser modem/router.
tenta com outros firm sem ser da marca.
aconselho um forum, http://wireless.com.pt/forum/ muito bom.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

userN Escreveu:tenta com outros firm sem ser da marca.
Isso já é andar a achanatar (com todos os resultados que daí podem vir).

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

banjix Escreveu:
userN Escreveu:tenta com outros firm sem ser da marca.
Isso já é andar a achanatar (com todos os resultados que daí podem vir).
com certeza conheces as vantagens de usar o firm dd-wrt bem como o tomato.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Após flashar o firmware três vezes, aparenta ter ficado mais estável. O problema do acesso à configuração do router passou a ser bem menos frequente e ainda não me apercebi de problemas na velocidade (embora ainda seja cedo). Notei ainda uma melhoria na performance wireless. Consegui também (finalmente) ligar a DS ao router, embora tenha de desactivar o Hidden SSID quando o quero fazer (senão não consegue estabelecer ligação). Vamos lá ver como se porta...

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Pedro Escreveu:Após flashar o firmware três vezes, aparenta ter ficado mais estável. O problema do acesso à configuração do router passou a ser bem menos frequente e ainda não me apercebi de problemas na velocidade (embora ainda seja cedo). Notei ainda uma melhoria na performance wireless. Consegui também (finalmente) ligar a DS ao router, embora tenha de desactivar o Hidden SSID quando o quero fazer (senão não consegue estabelecer ligação). Vamos lá ver como se porta...
estas a usar firm da marca?

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Sim, a versão mais recente do firmware australiano. A D-Link portuguesa já não suporta este modelo e a versão europeia está bastante atrasada. Em todo o caso, as únicas diferenças são o IP inicial do router (fácil de alterar) e algumas definições iniciais da ligação ADSL (também fácil de alterar).