Entretanto, para não ficar atrás, a Optimus avançou para a sua promoção: telemóveis a €5, durante 5 dias. Tinha tudo para ser um sucesso, pois teve tempo para analisar as situações da concorrência e corrigir os erros. No entanto, acabou por falhar redondamente... e há muito tempo que não via tanta asneira junta.
O stock de telemóveis ficou esgotado ainda antes de o primeiro dia da promoção ter chegado ao fim. Isto foi possível devido a falhas quase inacreditáveis na loja da Optimus, que permitia encomendar telemóveis sem controlo de stock e sem estarem supostamente disponíveis naquele dia... bastava seguir determinado link. Aliás, quem quiser pode até divertir-se a encomendar telemóveis topo de gama com ruptura de stock por €0, só para os chatear... algo que não deveria ser possível.
No final do primeiro dia, presumivelmente quando se aperceberam da situação, a loja foi desactivada (simplesmente removeram o acesso aos ficheiros php que a controlam). Apesar de a promoção supostamente ainda estar activa (e estar indicada como tal), era impossível encomendar um telemóvel - não por excesso de carga no servidor, como na TMN ou Vodafone, mas simplesmente porque a Optimus removeu a loja.
No segundo dia parecia haver motivos para a situação melhorar um pouco, pois um segundo servidor foi adicionado. No entanto, a promoção nem chegou a ser activada, ambos os servidores foram abaixo. Para piorar, o segundo servidor foi abaixo e, na respectiva mensagem de erro, indicava user e password da base de dados da loja on-line da Optimus... quem tivesse tempo livre, podia divertir-se com aquilo.
Finalmente, a Optimus fartou-se. Recorreu ao truque de desactivar a loja por completo, substituindo-a por uma mensagem de erro a dizer que, devido ao sucesso da campanha, era impossível satisfazer o pedido do utilizador. No entanto, por esta altura, os servidores estavam abaixo da carga... respondiam na mesma a solicitações normais, não davam erros de timeout: a loja é que foi removida. Mais tarde foi reactivada, mas sem qualquer indicação da promoção. Ninguém teve oportunidade de encomendar os telemóveis da suposta promoção.
Hoje sucedeu algo similar. No início do horário da promoção, a loja voltou a ser encerrada, recorrendo ao mesmo truque usado no dia anterior: indicar que era impossível satisfazer o pedido do utilizador devido ao sucesso da campanha, apesar de isso acontecer apenas porque a loja foi propositadamente desactivada. Até que, pelo que me disseram há pouco (e fui verificar), surgiu uma mensagem no site a dizer que os telemóveis já foram encomendados na sua totalidade.
Concluindo... há muito tempo que não via uma campanha levada a cabo de forma tão amadora.
Eu limitei-me a encomendar um telemóvel (que nem sei se vou receber) e seguir esta questão em alguns fóruns, mas houve quem passasse horas a ver o site, sem qualquer indicação da parte da Optimus. A minha opinião da loja on-line da Optimus já era má (da única vez que a usei, enviaram-me um telemóvel usado e nem pediram desculpas quando o devolvi)... agora ficou péssima. Penso que é a única loja dos 3 operadores gerida por uma empresa externa... e começo a achar que está na altura de mudarem essa empresa, que esta campanha serviu apenas para transmitir uma imagem de um amadorismo tremendo por parte da Optimus.
Os outros operadores devem ter adorado esta situação.