Configuração wireless

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
goncalopes88
Regular
Regular
Mensagens: 171
Registado: domingo, 19 março 2006 19:41

Configuração wireless

Mensagem por goncalopes88 »

eu vou de ferias...e vou levar o meu notebook, e queria saber para poder ir a net atraves do wireless gratuito se e preciso configurar o pc, basta ter wireless ele indica e posso navegar logo de seguida??
>>Se for preciso configurar, como configurar a rede wireless?

Por exemplo posso ter um vizinho com rede wireless e navegar na internet atraves dele, sem ele saber, e sem fazer nada no computador?

Obrigados pelos vossos esclarecimentos sao sempre uteis.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

depende da tua sorte :wink: normalmente ele indica que redes está a apanhar, e se está protegida ou não. Tenta ligar-te às que não dizem nada, se te pedir uma password, esquece e passa a seguinte.

Normalmente as que estão abertas, é gente que não sabe e mete tudo por defeito, tudo aberto. Em todo o caso se não abusares não há problema, não é ver o mail ou estar no msn, ou vir aqui ao fórum, que a outra pessoa vai sentir a rede lenta.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

A acrescentar ao que o bluestrattos já disse, tenho apenas a dizer que se encontrares redes wireless abertas, é só escolheres a rede e começar a navegar. Não precisas configurar nada!

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

re:

Mensagem por the_celtic »

A acrescentar ao que estes dois marmelos disseram e faltou o mais importante é que acederes a redes em que não tenhas autorização do dono, é ilegal e uma falta de respeito/ética/whatever enorme.

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Re: re:

Mensagem por CoolSpot »

the_celtic Escreveu:A acrescentar ao que estes dois marmelos disseram e faltou o mais importante é que acederes a redes em que não tenhas autorização do dono, é ilegal e uma falta de respeito/ética/whatever enorme.
É de facto ilegal e imoral aceder a rede QUALQUER rede (aberta ou não) caso o legítimo proprietário NÃO PRETENDA partilhar o acesso. Neste grupo inserem-se as redes doméstica "mal" configuradas e abertas a todos por desleixo. Não se inclui nesta definição as redes PÚBLICAS ABERTAS.
O facto de o proprietário da ligação querer ou não partilhar livremente o acesso é algo que pode ser sujeito a uma interpretação. Enquanto que uma rede configurada para condicionar o acesso é indiscutivel a vontade em não partilhar, o mesmo já não de pode afirmar quando deixamos a rede aberta. Quem tiver um quintal sem muros à volta será que se importa que lá vão roubar laranjas?

A pergunta do gonçalopes88 foi meramente técnica. Além disso não falou de redes wireless abertas mas sim de "wireless gratuito", o que eu entendo como redes wireless públicas abertas.

Os comentários do bluestrattos e do banjix, em termos técnicos, estão correctos. O software de rede do portátil alerta se encontrar redes que transmitam o seu SSID, isto é, redes que publicitem a sua existência a todos. Depois duas situações podem acontecer: ou te ligas automaticamente ao escolhe-la ou então irá pedir uma password antes de te ligar (no caso de exigir autenticação).

Quanto à degradação da qualidade geral da ligação à net, isso depende da velocidade contratada ao ISP e da quantidade de utilizadores já a partilhar a ligação. Se os utilizadores já ligados estiverem a utilizar 100% da largura de banda, vão de certeza sentir a diferença. Só se antes e depois da ligação a percentagem de utilização não for total é que não irão sentir absolutamente nada. Ou seja, a probabilidade de "abusar" não é tão baixa quanto pode parecer.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Re: re:

Mensagem por banjix »

the_celtic Escreveu:A acrescentar ao que estes dois marmelos disseram e faltou o mais importante é que acederes a redes em que não tenhas autorização do dono, é ilegal e uma falta de respeito/ética/whatever enorme.
Vou considerar o termo "marmelos" um elogio só para não ter que me chatear. Tendo em conta a pergunta do goncalopes88 julgo que o mais importante foi dito por mim, pelo bluestrattos e, numa forma mais completa ainda, pelo CoolSpot. Tendo em conta a questão levantada, o que menos importava era se isso era legal ou ilegal. Não podes partir do princípio que, ao acederes a uma rede aberta, estejas a cometer uma ilegalidade. Não sabes se essa é a vontade do proprietário da rede. Mas isso já o CoolSpot fez o favor de dizer...

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Será que entramos na casa de uma pessoa a fazemos uso dela só por a porta estar aberta? :wink:

Se vivessemos noutra sociedade nem me importava que entrassem emminha casa e fossem ao WC numa emergência ou fossem beber água, desde que deixassem tudo no sitio e limpo... no entanto...

Deixo aqui a minha opinião que é o resultado do que acima disse: acho "aceitável" usar para ver email e postar umas coisitas num ou noutro forum... ver talvez as feeds do dia no máximo... porque mais que isso começa a gerar tráfego 'considerável' e é abusar da hospitalidade involuntária.

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Corsario-Negro Escreveu:Será que entramos na casa de uma pessoa a fazemos uso dela só por a porta estar aberta? :wink:

Se vivessemos noutra sociedade nem me importava que entrassem emminha casa e fossem ao WC numa emergência ou fossem beber água, desde que deixassem tudo no sitio e limpo... no entanto...

Deixo aqui a minha opinião que é o resultado do que acima disse: acho "aceitável" usar para ver email e postar umas coisitas num ou noutro forum... ver talvez as feeds do dia no máximo... porque mais que isso começa a gerar tráfego 'considerável' e é abusar da hospitalidade involuntária.
O que quis dizer é que quem não quer abusos toma precauções.
Quem não toma precauções e se desleixa, quer queira que não, está mesmo a pedi-las.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Tanto quanto sei a Lei não fala em compreensão pelos coitadinhos dos ladrões porque o burro do dono não trancou porta de casa :roll: :p . Só falta acusares o pessoal que é assaltado por ter deixado a janela aberta e não ter metido grades e alarme e rotweillers a rondar a casa assim como seguranças com Uzis e uma Browning .30cal na porta principal B) .

Nem todos são peritos em redes informáticas nem todos conseguem compreender os manuais.

Não é errado deixar rede aberta, errado é usar e abusar dela.

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Corsario-Negro Escreveu:Tanto quanto sei a Lei não fala em compreensão pelos coitadinhos dos ladrões porque o burro do dono não trancou porta de casa :roll: :p . Só falta acusares o pessoal que é assaltado por ter deixado a janela aberta e não ter metido grades e alarme e rotweillers a rondar a casa assim como seguranças com Uzis e uma Browning .30cal na porta principal B) .

Nem todos são peritos em redes informáticas nem todos conseguem compreender os manuais.

Não é errado deixar rede aberta, errado é usar e abusar dela.
Continuas a não perceber ou a não querer perceber. Já afirmei lá atrás que certas práticas são ilegais e acho bem que o sejam. O mal dos portugueses (e falo portugueses porque só falo do que conheço) é que só põem trancas à porta depois da casa roubada. Esse tipo de maneira de estar, para além de idiota e irresponsável, é um incentivo à criminalidade prejudicando não só o totó em questão como também toda a comunidade. Como diz o ditado "é a oportunidade que faz o ladrão".

Podes caricaturar à vontade a minha opinião. Isso na melhor das hipóteses dá-te um lugar na equipa dos Gato Fedorento mas não muda o facto de que as seguradoras não pagam pêva em caso de furto em que se prove negligência da parte da vítima, Por exemplo quando não há sinais de arrombamento.

Como também gostava de fazer parte dos Gato Fedorento, também vou galhofar. Há aquele pessoal que vai nadar para a barragem na confiança de que se algo correr mal têm o colega ao lado ou os bombeiros da terra para o salvar. Só que no mundo real, nem o colega terá força para o puxar nem os bombeiros terão os meios que há décadas andam a pedir ao poder central. Assim, por causa da brincadeira morrem duas pessoas afogadas, os bombeiros são deslocados para um determinado local sem nada adiantarem, e entretanto noutro local estará um idoso, na sua casita da serra, a morrer carbonizado porque os bombeiros que deveriam estar a combater aquele incêndio estão na barragem a recuperar os corpos de dois irresponsáveis enquanto morre um inocente.

É verdade que nem todos sabem segurar uma rede wireless. Eu também não sabia antes de aprender. E não acredito que aches que tal só é possivel a um perito.

Se um indivíduo pegar no carro e matar alguém por atropelamento, o facto de não saber conduzir não é considerado atenuante mas sim agravante.
É errado abusar de uma rede aberta como já disse. Mas é o dever de quem monta um sistema wireless de se preocupar com as questões de segurança.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Continuas a não perceber ou a não querer perceber.
Tu é que parece que continuas a "querer dizer" que a culpa é de quem deixa as redes abertas, newsflash: não é.
O mal dos portugueses (e falo portugueses porque só falo do que conheço) é que só põem trancas à porta depois da casa roubada. Esse tipo de maneira de estar, para além de idiota e irresponsável, é um incentivo à criminalidade prejudicando não só o totó em questão como também toda a comunidade
LOL? Agora o problema está porque as pessoas não trancam? NÃO! O problema está em quem rouba! Não trancar a porta não é ser-se idiota nem irresponsável, é ser-se alguém bem superior a qualquer criminoso, quem prejudica a comunidade é quem rouba a casa, não quem não tranca a porta. Desculpa lá mas só por uma gaja andar numa piscina com um fato de banho normal para o tamanho dela (daqueles que nem a barriga mostra), isso é um incentivo à actividade sexual só porque está menos vestida que quando a vês pela rua? Qualquer dia vais querer que elas tomem banho com gurkas? :P

Para tua informação, e caso não tenhas visto o "Fahrenheit 911" do Michael Moore, julgo que é em Vancouver no Canada, as portas estão no trinco, qualquer pessoa pode lá chegar e abrir a porta (que é o que ele faz no filme/documentário opinativo), e adivinha, proporcionalmente, têm menos roubos que na maior parte dos paises! B)

Já agora, em redes wireless, ninguém morre, não estás a jogar com a tua vida... vê se arranjas exemplos mais ou menos ao mesmo nivel de perigosidade. :)


Não se pode agora andar a dizer que quem tem rede aberta "está mesmo a pedi-las", não é ele que está errado, é quem abusa e é contra isso que se tem que educar, quem abusa é que é o idiota e irresponsável, não quem é ingénuo muito mais quando nem sequer tem conhecimento e apenas quer ter uma rede em casa para eles e os filhos usarem. O problema é mesmo muitos Portugueses (e só falo deles porque são os que conheço melhor) serem chico-espertos... se não fossem se calhar viveriamos muito melhor e sem ter que andar sempre desconfiados do vizinho do lado e deixar as nossas redes e casas abertas porque confiamos nas pessoas, mesmo desconhecidas. B)


P.S.: Tenho uma rede em casa, protegida com WPA (PSK) e sem SSID Broadcast. Porquê? Porque sei dos perigos e tenho conhecimentos que me permitem fazê-lo... mas se fosse por exemplo o meu pai não teria protegida porque nem sequer sabia de nada... e já agora, nenhuma protecção é infalivel, basta teres Linux com a ferramenta certa para por exemplo conseguires apanhar redes que não estejam a fazer broadcast do SSID... desencriptação está então a uma pequeno passo, questão de tempo, nem é SE consegues, é mais QUANDO vais conseguir.

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

E assim ficam dadas duas opiniões diferentes, enriquecendo a cultura geral do goncalopes88 e de todos que vieram ler este tópico.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

CoolSpot Escreveu:E assim ficam dadas duas opiniões diferentes, enriquecendo a cultura geral do goncalopes88 e de todos que vieram ler este tópico.
Concordo :P

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Precisamente, eu também concordo com tudo aquilo que já foi dito. Apesar deste tópico quase parecer uma troca de insultos de ambas as partes da questão, esta é uma das melhores discussões que já vi por aqui.

Há é ainda uma questão: O facto de uma rede estar aberta pode não querer significar desleixo por parte do proprietário! Nada nos pode garantir que o proprietário tenha a rede porque assim o quer. Nesse caso, por que razão não haveriam as pessoas de usufruir dela? Em Miranda do Corvo, por exemplo, a Câmara Municipal disponibiliza Internet Wireless gratuita nos jardins em frente ao edifício. Acham abuso as pessoas irem para lá com os portáteis só para acederem à net? Eu não!!!

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

banjix Escreveu:Precisamente, eu também concordo com tudo aquilo que já foi dito. Apesar deste tópico quase parecer uma troca de insultos de ambas as partes da questão, esta é uma das melhores discussões que já vi por aqui.

Há é ainda uma questão: O facto de uma rede estar aberta pode não querer significar desleixo por parte do proprietário! Nada nos pode garantir que o proprietário tenha a rede porque assim o quer. Nesse caso, por que razão não haveriam as pessoas de usufruir dela? Em Miranda do Corvo, por exemplo, a Câmara Municipal disponibiliza Internet Wireless gratuita nos jardins em frente ao edifício. Acham abuso as pessoas irem para lá com os portáteis só para acederem à net? Eu não!!!
Dizes bem, quase parecia troca de insultos. Não passou de uma discussão acalorada entre duas pessoas que respeitam a opinião do outro apesar de divergente da sua, como se pode verificar na conclusão. :clap: