A Internet em 1994

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

A Internet em 1994

Mensagem por Pedro »

Quando estava a ler outro fórum, encontrei uma discussão lançada pelo utilizador com o username "Y". Tratava-se de um post onde ele colocava um artigo de uma revista de 1994, onde os dois principais (e únicos) ISPs da altura: a PUUG e a Telepac.

Eis os links para as páginas da revista (vão só links, que as imagens são demasiado grandes):
http://img66.imageshack.us/img66/72/image13nr.jpg
http://img66.imageshack.us/img66/5716/image27oq.jpg
http://img66.imageshack.us/img66/6720/image34oa.jpg

Dêem uma olhada, em especial, às comparações de preços existentes na segunda página... e vemos de onde a Telepac traz os seus preços exagerados. :P

Ler isto traz bastantes memórias... eu só tive net 4 anos mais tarde (em 1998), na altura também me iniciei pela Telepac (5 contos por mês por 30 horas, mais o custo de cada chamada), depois passei para a IP (que oferecia horas ilimitadas pelo menos valor) e os últimos que tive foram os ISPs "livres de mensalidade", em que só se pagava a chamada (Netc, Oninet e Clix). Pelo meio houve a eterna espera pela flat-rate (bem que podia esperar sentado).

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Por acaso a primeira vez que fui à net também foi por volta de 1998, aproveitando as 10 horas que costumavam oferecer na compra de pc's ou outro material informático...
Já depois de ter sido liberalizada a net grátis (sem mensalidades), ainda no tempo do mIRC, era comum eu e os meus colegas de escola combinarmos umas jogatanas à noite de Unreal Tournament... Sim, a 56kbps, que muitas vezes e em alguns sítios nem atingia os 20kbps. Era a loucura e nem nos importavamos com o lag que aquilo fazia. Dava para fazer um head-shot, alt+tab e ir ao mIRC dizer que o outro gajo ía morrer... :lol:
Bons velhos tempos... :?
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Comecei a surfar na net em 1995... mas não em casa, mas sim através da UC.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Ainda me lembro de pagar 4500 Escudos por 25horas, na altura usava a IP (actual Novis/Clix). Modem 33,6k :oops:

Depois quando passou a existir net "gratuita" já tinha um modem 56k e mandei instalar uma NetLine, na altura era uma linha dedicada só para ligações à Internet, não dava para fazer chamadas telefónicas a não ser para o número do nosso ISP. Se quisesse ligar por outro ISP tinha de telefonar para lá para mandar alterar.

As coisas que me lembrei dos tempos passados :mrgreen:
O que mais me custa lembrar era os 10/15 contos por mês de Internet :oops: :oops:

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Txi!! Eu lembro-me muito bem quando a net era tão lenta que nós lá em casa para vermos uma imagem, deixavamos a abrir o ficheiro e iamos jantar, isto deve ter sido, hmmm, 96 talvez. Lembro-me de o meu pai me conceder uns anos mais tarde uma hora de internet ao sábado para eu usar como quisesse. (Sim, porque eu em 96 tinha 11 anos, e o site da barbie devia levar anos a abrir...)

Enfim, era giro, e diferente.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Eu comecei a usar no Natal de 96 ou 97 (não me recordo bem, sei que foi no meu 7º ou 8º ano) quando o meu pai comprou um magnifico MODEM externo Diamond SUPRA 33.6kbps (que dava rape ao mts internos de 56kbps que dpois apareceram). Não me lembro muito bem mas julgo que pagava 2 500$00 por 30 horas da TELEPAC de 2 em 2 meses. Ia ao IRC uma ou duas horas aos f.d.s. (algo que com o passar do tempo foi crescendo e deixando de ser apenas f.d.s.), e jogos online jogava na BNET (1º jogo online) Starcraft quando saiu julgo que em 1998. Depois mais tarde passei pelo TeamFortress QuakeWorld.


Bendito o dia que chegou Netcabo porque flatrate de telefone só agora (pulhas!).

De qualquer das formas usar a internet naquele tempo tinha uma magia especial e lembro-me da sensação estranha que tinha quando usava o IRC (tempos em que se podia conversar no #coimbra) assim como quando se visitavam páginas (NASA então... era cada foto linda... também o são agora, mas naquele tempo era diferente).
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ainda me lembro de ter internet por ligação telefónica... primeiro lgar.... ouvir o pipipipippiipi e depois esperar por aquilo ligar e aparecer um site... e mandar um email?? Xiça... :lol:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

e telefonar para casa de alguém e saber que essa pessoa estava a usar a internet? era lindo... "oh vóóóóó o pai nao larga a internet, está ha 30 minutos naquilo!"
Hakuna Matata

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Eu lembro-me é das maratonas de irc até as 6 da manhã.. e a consequente conta telefónica. O primeiro serviço que tive foi o netc
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

mustiness Escreveu:e telefonar para casa de alguém e saber que essa pessoa estava a usar a internet? era lindo... "oh vóóóóó o pai nao larga a internet, está ha 30 minutos naquilo!"
Sim e depois estávamos na net a ver uma página importante, alguém ligava e o serviço ia abaixo... :dis: :wall:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Porque é que tu achas que o meu pai precisava de tanto tempo? Havia sempre alguém a telefonar de 5 em 5 minutos... :roll:
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
jpgmn
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: terça-feira, 20 dezembro 2005 16:27
Contacto:

Mensagem por jpgmn »

A primeira vez que acedi à net foi lá para 93/94 no IST.
Era bastante diferente...

Usava o lynx sobre unix em terminais VT100 :D

Só texto, sem imagens!

Velhos tempos...

Abraços,

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Em 99 também ainda usei a net com o Lynx, no IST, em terminais VT100. :lol:

Avatar do Utilizador
jpgmn
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: terça-feira, 20 dezembro 2005 16:27
Contacto:

Mensagem por jpgmn »

Era bem fixe ;)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Em 94, acredito. Em 99 é que... :?

Responder