UMTS - kanguru

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

UMTS - kanguru

Mensagem por usaralho »

Já repararam que a proposta da optimus de um serviço umts com 10gb de trafego indeferienciado e hapyhours por 29,90€ pode ser bastante interessante? E não deve haver muita lentidão, pelo menos por enquanto, não existem muitos utilizadores de umts.
Os aspectos negativos da coisa:
-no teste de cobertura dizem "parcialmente disponivel" .. coisa que não se quer é net aos arranques, para tirar as duvidas só telefonando mesmo.
-não dizem a velocidade.. umts suporta 2mps mas no site não dizem qual a velocidade que o serviço oferece.. será que são os 2!?
-placa pcmcia um pouco cara se bem que agora tem uma promoçao com devolução de 50€ ficando a placa nos 99€
-falta de hardware no mercado, nomeadamente routers.. penso que a vodafone em colaboração com a linksys já lançou um router umts em espanha e existem mais algumas marcas com o mesmo tipo de material mas não sei preços nem pontos de venda

Pelo menos é mais uma frente de batalha nos seviços de banda larga e parece-me algo bem mais pratico do que videochamada :roll:

Já agora alguns links para routers:
http://www.topex.ro/www/index.html/cate ... 4#prodId52
penso que este router leva directamente o cartão e não precisa da placa

http://shop4.o2online.de/o2/interessent ... annel=SHOP
a o2 apresenta um router todo lindinho

http://www.d-d-s.nl/router-1.html
Na vejo um boi daquela lingua mas o router custa mais de 1000€ não é?

http://www.slashphone.com/69/2538.html
E aqui está o da linksys

Bem, pelo menos o serviço já existe, é esperar que apareça mais hardware e lá andamos nós com a net no bolso :)
Última edição por usaralho em domingo, 02 outubro 2005 19:15, editado 2 vezes no total.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pelo que li, é €29.90 e não €19.90. Quanto à velocidade, tem 384 kbps de download e 64 kbps de upload quando UMTS está disponível, baixando para 40 kbps de download e 20 kbps de upload quando não está.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Alto lá :P

Se estás a falar do Kanguru então:
  • - mensalidade de €29,90 (leia-se, €30)
    - velocidade max de dl/upl = 384/64 kbits por segundo caso haja cobertura 3G ... caso não haja é de apenas 40 kbits/s (ver aqui)
    - quem se inscrever até dezembro tem limite de 10 GBytes de tráfego por mês, depois de Dezembro quem se 'inscrever' o limite é de apenas 1 GB (ver aqui)
Pessoalmente, só é bom para quem não tem ainda internet e vive sozinho em casa... pq a única grande vantagem para quem tem e não vive sozinho é apenas de se inscrever agora para ter 10GB de limite mesmo depois de dezembro e poder andar por onde quiser com internet... porque estar a pagar 30 euros + mensalidade do ISP para o desktop (sim pq... se eu sair de casa com o portatil e a placa, os meus pais e irmão tb devem querer ir à net... portanto não vale a pena estar a desistir da internet 'fixa')


P.S.: lol.. postei ao mesmo tempo que o pedro... a mensagem dele diz praticamente o mesmo que a minha :x

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Enganei-me a escrever o preço e esqueçime de ver a faq.. :roll:
Realmente só é interessante até dezembro mesmo. Por causa do problemazinho de ser só para um pc é que procurei routers, mas a coisa ainda está so a nascer e anda tão devagar :?
Última edição por usaralho em domingo, 02 outubro 2005 19:20, editado 1 vez no total.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Sempre que esteja disponível a rede 3G, será utilizada a tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service) na transmissão de dados, podendo-se atingir uma velocidade de banda larga máxima de 384 kb/s no download (recepção de informação) e 64 kb/s no upload (envio de informação).
Quando a rede 3G não esteja disponível, o serviço recorre à tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) para a transmissão de dados, podendo-se atingir uma velocidade de banda estreita máxima de 40 kb/s no download (recepção de informação) e 20 kb/s no upload (envio de informação).

O preço é de 29,90€/mês, mas ainda assim considero que é uma boa opção para quem não quer telefone fixo em casa e pretende acesso à internet. Ou por exemplo alguém que à semana está numa casa e ao fim-de-semana está em outra casa e quer ter internet em ambas. As happys hours são também uma boa vantagem.

O problema é que as adesões depois de 31.05.2006 passam a ter somente 1g de plafond :roll: (não sei se isso depois será alterado para valores mais elevados)
Última edição por bluestrattos em segunda-feira, 03 outubro 2005 23:18, editado 1 vez no total.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Não te enganas-te na sigla gprs?
Uso gprs de vez em quando e dá jeito, mas ao preço que está só para coisas basicas que transmitam pouca informação.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Quando o 3G (leia-se UMTS) não está disponível, o kanguru liga-se por GPRS (+/- 56kb = lento).

O defeito da optimus é que as antenas 3g são ainda infímas.

Aqui em Coimbra são raras as zonas onde a optimus tem 3g.

"Eles" dizem que até final do ano tencionam cobrir até 90% da população portuguesa, parecem-me resultados demasiado optimistas.

Parece que a Vodafone tb tenciona reagir (uma vez que o só têm plafonds de múltiplos de 1gb a preços proibitivos).
Eu vou esperar para ver como a vodafone vai reagir, acredito que iguale pelo menos o preço, e como a cobertura 3G da vodaf é mt superior à optimus acredito que poderá vir a ser uma boa alternativa.

É esperar para crer.
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Sim, é lento mas para pessoas que vivem em zonas onde não chega a banda larga e gastam quantias elevadas em dialup é capaz de compensar... pelo menos se eu tivesse nessa situação era capaz de ir por este caminho.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

usaralho Escreveu:Sim, é lento mas para pessoas que vivem em zonas onde não chega a banda larga e gastam quantias elevadas em dialup é capaz de compensar... pelo menos se eu tivesse nessa situação era capaz de ir por este caminho.
Nesse caso compensa sempre.
aliás eu nem digo mal do serviço ;) O ideal era a optimus alargar o 3G (e baixar o preço da placa, que ai estão a ganhar forte e feio :P)
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

E cá está a resposta da vodafone:
http://www.vodafone.pt/main/Servicos+Ro ... _movel.htm

:D :D

Tal como eu já tinha previsto copiaram tudo na integra :D :roll: Podiam ter posto uns euritos a menos.

Mas ao menos antes copiar que não lançar nada (primeiro que a tmn reaga deve demorar um século) :roll:
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

Para ter este serviço de banda larga móvel basta apenas ter um portátil e aderir ou preciso de comprar alguma coisa como modem / router, etc?

P.S O prédio onde vivo tem uma antena da optimus, isso beneficia-me em alguma coisa?!
Última edição por azuKi em quarta-feira, 06 maio 2009 21:24, editado 1 vez no total.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Essa informação já foi discutida aqui.
O facto de teres antena no predio interfere no sinal de rede e não nas capacidades da mesma.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

azuKi Escreveu:Para ter este serviço de banda larga móvel basta apenas ter um portátil e aderir ou preciso de comprar alguma coisa como modem / router, etc?

P.S O prédio onde vivo tem uma antena da optimus, isso beneficia-me em alguma coisa?!
azuKi compensa mais aderir à vodafone que à optimus.
Isto porque na figueira a cobertura 3g da optimus é inexistente, e em Coimbra é quase a mesma miséria (só tens 3G na zona do polo1 e ai o wi-fi da uc entra em serviço :D)
eanquanto que com a vodafone a coisa é bem diferente, é "raro" o local razoavelmente povoado que não tens 3G.


O custo que terás será a tal placa que custa 150€ e conforme queiras contrato permanência desconte 50€ou não.
vê os sites que está bem explicado.

Resta esperar para ver se o operador inércia (tmn) responde...
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

Aconselhas-me então a aderir à Vodafone? Não percebi muito bem se tenho apenas de aderir ou preciso de comprar + alguma coisa como um router ou um modem adsl para o meu portátil... :?
Última edição por azuKi em quarta-feira, 06 maio 2009 21:25, editado 1 vez no total.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

azuKi Escreveu:Aconselhas-me então a aderir à Vodafone? Não percebi muito bem se tenho apenas de aderir ou preciso de comprar + alguma coisa como um router ou um modem adsl para o meu portátil... :?
usaralho Escreveu: -placa pcmcia um pouco cara se bem que agora tem uma promoçao com devolução de 50€ ficando a placa nos 99€
Pretender Escreveu: O custo que terás será a tal placa que custa 150€ e conforme queiras contrato permanência desconte 50€ou não.
http://www.kanguru.pt
http://www.vodafone.pt/main/Servicos+Ro ... _movel.htm
:roll:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Responder