Desconto de €250 no IRS na compra de um computador

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Desconto de €250 no IRS na compra de um computador

Mensagem por Pedro »

Famílias com estudantes com benefícios fiscais

O primeiro-ministro anunciou ontem que as famílias com estudantes vão poder deduzir até 250 euros no IRS pela compra de computador e que os preços da banda larga vão baixar, graças a um acordo com operadores de telecomunicações. Estas são algumas medidas inseridas no programa “Ligar Portugal”, que José Sócrates apresentou ontem em Aveiro e que prevê um investimento governamental de mil milhões de euros até 2010 para mobilizar a sociedade de informação e do conhecimento

«Quando falamos do Plano Tecnológico é destes projectos que estamos a falar. É na qualificação dos portugueses que vamos apostar e este é um investimento fundamental que vai ser prioridade, não apenas na aplicação dos recursos nacionais, como das ajudas comunitárias», disse José Sócrates, acrescentando que estas medidas terão expressão já no próximo Orçamento Geral do Estado.

Defendendo que «no investimento público está sempre a ideia de estimular os privados», o primeiro-ministro disse que o Estado vai dar o exemplo, investindo mil milhões de euros na generalização do uso de computadores e Internet, para induzir um investimento privado de 1.500 milhões de euros.

«O investimento neste domínio é crítico para o desenvolvimento, porque as tecnologias da informação e da comunicação são um contributo inestimável para o crescimento económico e para a qualificação dos portugueses», disse. «Os que dizem que a educação é cara não sabem o preço da ignorância», acrescentou.

A materialização desse investimento vai ser feita em quatro áreas: empresas, administração pública, escolas e famílias.

Para estas últimas, José Sócrates anunciou que o próximo Orçamento Geral do Estado vai acolher a possibilidade de terem uma dedução fiscal específica de até 250 euros, que só poderá ser usada uma vez em três anos, e deverá levar a baixar o preço médio dos computadores pessoais para os 500 euros.

No que respeita ao acesso à Internet, que o Governo quer ver generalizado, José Sócrates anunciou ter sido firmado sexta-feira um acordo com os principais operadores de telecomunicações que garante condições de igualdade concorrencial no tempo de demora da ligação ADSL, cujas centrais pertencem à Portugal Telecom. Através deste acordo, o primeiro-ministro acredita que haverá uma maior concorrência e, em consequência, uma redução dos preços do acesso.

Na apresentação do programa “Ligar Portugal”, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, definiu como meta até 2010 levar mais de 60 por cento da população portuguesa a utilizar a Internet, triplicando o número de lares com acesso à Net.

Para isso, o Governo visa colocar o preço da ligação em banda larga entre os três mais baixos da Europa e, ao nível escolar, chegar a uma média de um computador para cada cinco estudantes. O ministro anunciou um conjunto de medidas que inclui o apoio à oferta integrada de computador e Internet e à redução do custo dos computadores pessoais para metade, a dotação de computadores a alunos carenciados através da acção social escolar, a duplicação dos espaços públicos de Internet e a ligação em banda larga de todas as escolas.

Desenvolver uma política de segurança informática, estimular a formação dos agentes da administração pública em tecnologias da informação e comunicação e colocar na Internet, até ao final da legislatura, todos os serviços básicos ao cidadão, são outras acções previstas.

O Estado pretende dar o exemplo, segundo Mariano Gago, e vai criar um site único para todos os concursos da administração central e local, incluindo os concursos de pessoal. «Ontem mesmo o Conselho de Ministros aprovou a generalização das facturas electrónicas em contratos em que o Estado intervém», exemplificou.

Fonte: Diário de Coimbra
O desconto na compra do computador parece-me bom, embora ache que tivesse mais lógica baixar o IVA dos componentes informáticos (já que é para estimular a informatização do país, ao menos tomava-se uma medida a sério para o fazer). Quanto à parte da banda-larga, o ministro está demasiado crente... só porque assinaram um acordo que, supostamente, faz aumentar a concorrência, ele acredita que os preços vão baixar? Considerando a experiência que tenho tido com o Sapo, parece-me improvável.

Já agora, fica aqui a pérola das frases ditas pelo ministro: "Os que dizem que a educação é cara não sabem o preço da ignorância". É pena eles não se lembrarem disso quando chega a altura de decidir assuntos relativos às propinas no universitário.

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
Localização: Entre a cadeira e o teclado

Mensagem por Dracula »

Pedro Escreveu:O desconto na compra do computador parece-me bom, embora ache que tivesse mais lógica baixar o IVA dos componentes informáticos
Não me quer parecer que isso visse a ser possivel. bruxelas caia-nos logo em cima. Já as pontes está a dar confusão...

Pedro Escreveu:É pena eles não se lembrarem disso quando chega a altura de decidir assuntos relativos às propinas no universitário.
eu cá vou mais longe: é pena é eles não se terem lembrado disso quando deram cabo do secundário (e acabaram com cursos tecnico-profissionais, para assim os compadrios deles poderem criar escolas particulares com esses cursos) e quando deram cabo do ensino primário :evil:

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

Resta saber apartir de quando é que é possivel deduzir esses 250€. É que preciso dum portatil brevemente... 8)
fear the beer

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Há uns dois anos atrás podia-se descontar até aproximadamente 125 euros no IRS relativos a compras com material informático.

Este ano não há qualquer beneficio fiscal nessa área, só se for para o ano... dunno.



P.S.: Tal beneficio fiscal era apenas aplicavel em 2002/2003, segundo o Art.º 64 do Estatuto dos Beneficios Fiscais. Podem é ir alterar de novo... no entanto ainda não saiu nenhuma alteração, acho eu.

Avatar do Utilizador
Reptel@msn.com
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sábado, 22 outubro 2005 19:05
Localização: coimbra

Mensagem por Reptel@msn.com »

o grande problema e que esses merxxs do govverno tem muitas manias. por acaso alguem sabe quanto e que se paga de taxas alfandegárias para material electronicoem portugal?

passo a citar

taxas alfandegarias para este tipo de material soa de 25 a 50%
depois temos o iva de 21% a juntar aos portes
que tal?

muito bom

viver em portugal assim e que acho que vai num bom caminho.
assim nunca vamos ter nenhum avanço tecnologico,
Acessórios para consolas | Acessórios para telemoveis | Portateis em promoções | Telemoveis | Consolas | Auto radios

reparação de telemoveis gsm e umts |reparação de consolas

contactem me pelo messenger: reptel@msn.com

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Não sei porque foste buscar isso da alfandega, é um assunto à parte e muito mais engraçado. Pagas imposto até sobre o que já pagaste de portes aos correios :lol:
É como o IA, é ilegal mas enquanto compensar, deixa andar. Para mim quem fizesse a caca que Portugal faz era expulso da UE
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Responder