Telma Monteiro vice-campeã na melhor prestação de sempre
Telma Monteiro tem apenas 21 anos no bilhete de identidade mas a verdade é que o valor e a experiência adquiridos enquanto judoca lhe permitem elevar o nome de Portugal nas grandes competições da modalidade. Depois dos dois títulos europeus na categoria de -52 Kg e do terceiro lugar na mesma classe, no Mundial do Cairo, no Egipto, em 2005, a portuguesa alcançou, na madrugada de ontem, o maior feito da história do judo nacional em campeonatos do mundo.
Sagrou-se vice-campeã mundial na categoria de -52 Kg no Rio de Janeiro, no Brasil, e amealhou assim a medalha de prata do Mundial. Apesar do favoritismo que lhe era atribuído à partida, a judoca lusa só não conseguiu superar a chinesa Junjhe Shi na final. E somente por uma curtíssima desvantagem pontual.
António Matias, o treinador das cinco judocas portuguesas - Telma Monteiro, Ana Cachola, Joana Ramos, Ana Hormigo e Yahima Ramirez - que representaram a selecção nacional na prova que teve início na última quinta-feira e que terminou ontem, falou ao DN durante um contacto telefónico, quando ainda se encontrava no Rio de Janeiro.
"A Telma Monteiro tinha definido como objectivo conquistar uma das medalhas no Campeonato do Mundo do Brasil", disse o treinador António Matias.
"No final do combate [com a duração de cinco minutos], ficámos [António Matias e Telma Monteiro] algo tristes, é um facto, mas pouco depois apercebemo-nos de que não é todos os dias que uma pessoa consegue sagrar-se vice-campeã mundial", prosseguiu António Matias.
Apesar de admitir que o árbitro egípcio que dirigiu a final "prejudicou, de certa forma", Telma Monteiro, ao não punir a atleta asiática por alguns "falsos ataques" que podiam ter ditado um outro desfecho do combate decisivo, o técnico preferiu valorizar a proeza da portuguesa em detrimento das queixas para com a arbitragem.
Os elogios de Nuno Delgado
Entrevistado ontem pelo DN, Nuno Delgado, 31 anos, ex-judoca português que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, Austrália, em 2000 (-81 Kg), enalteceu a proeza da judoca lusa.
"Era uma 'performance' já esperada, pois a Telma Monteiro é a líder do 'ranking' mundial [-52 Kg]. A judoca chinesa estava ao alcance da Telma. Não assisti ao combate, mas sei que ouve decisões do árbitro que a poderão ter prejudicado", declarou o judoca português.
mais uma vez fica provado que não só do futebol vive o desporto português
fonte: http://dn.sapo.pt/2007/09/17/desporto/t ... r_pre.html