Paulo Costa escoltado pela polícia em Kiev
Agentes da polícia ucraniana tiveram que entrar no relvado do estádio Dínamo, em Kiev, logo após o apito final de Paulo Costa para proteger o árbitro português, ameaçado por quase todo o plantel do Shakhtar Donetsk. Os jogadores da equipa reagiram furiosamente à arbitragem do juiz convidado para o jogo mais importante da primeira volta do campeonato ucraniano.
O Dínamo Kiev saiu vencedor, por 1-0, no encontro que encerrou a 13.ª jornada do campeonato da Ucrânia.
A arbitragem, de facto, não foi fácil. O embate entre os dois grandes do futebol ucraniano foi demasiado quente, algo que é normal devido às relações tradicionalmente tensas entre os dois clubes. A tensão traduziu-se em seis cartões amarelos e quatro vermelhos, e as duas equipas foram obrigadas a terminar o jogo reduzidas a dez elementos cada. Chigrinskiy, do Shakhtar, foi expulso aos 41 minutos e Milevskiyo, do Dínamo, aos 67. Pouco depois, aos 76, Shatskikh apontou o que seria o único golo do jogo e que valeu três preciosos pontos ao Dínamo Kiev que, com esta vitória, aumentou para seis pontos a diferença que o separa do eterno rival.
Refira-se ainda que, no minuto final da primeira parte Paulo Costa expulsou igualmente o treinador do Shakhtar, o romeno Mircea Lucescu, por ter contestado uma das suas decisões. Já depois do apito final, mostrou mais um cartão vermelho ao croata Srna, do Donetsk, por comportamento idêntico. O Dínamo Kiev lidera o campeonato com 35 pontos, mais seis do que o Shakhtar Donetsk e mais 12 que o Metalist.
Fonte: A Bola
Parece que não é só em Portugal que os árbitros portugueses fazem danos.
