Música Clássica

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Responder
Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Música Clássica

Mensagem por bluestrattos »

Estava à pouco a ouvir um pouco de Schubert, quando comecei a pensar numa questão. Hoje em dia grande parte da música clássica que se houve é de compositores falecidos à vários séculos: Mozart, Beethoven, Schubert, Pachelbel, Wagner, Bach, e a lista é interminável.

A questão é que hoje em dia não vejo grandes obras clássicas a serem criadas ou escutadas por aí.
Será que somente no século XXIII (se o planeta ainda existir) se poderá ouvir as grandes composições clássicas do século XXI ?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ainda há dias deu na tv a Ode ao Benfica do Maestro Vitorino. :lol:
Pois não sei, o ppl vive no passado, mas temos que reconhecer que os grandes compositores são os da história. Adoro o Adagio do Wagner, que toca na banda sonora do Platoon. É daquelas que faz um gajo pensar na vida...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Hoje chamam-lhe musica erudita.
Bach nao é musica classica, é barroca.
Há uns compositores russos e o carago que prai andam todos malucos.
Nao sei é se há muita gente a ouvi-los ou nao.... acho k nao.

Saquei uma interpretacao das quatro estacoes de vivaldi em guitarra classica pelo trio de guitarra de amesterdao, magnifico! Ouco isso vezes sem conta.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Bach é música ligada à Igreja, uma vez na Alemanha um padre evangélico bastante simpático convidou-me a visitar a Igreja e estive a ouvi-lo um bom pedaço no órgão de tubos, que foi lindíssimo. Fiquei logo bem disposto até ao resto do dia e sempre que me lembro disso. :)
Mozart, o Hino da Alegria de Beethoven, e algumas óperas, tipo La Donna é Mobile ou a Aïda.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05
Localização: Coimbra

Mensagem por harpsi »

Bach é música ligada à Igreja
Apenas uma parte da sua música e não toda. De qualquer modo, Bach não é apenas música. Bach é muito mais que isso: é uma religião. :lol:
e estive a ouvi-lo um bom pedaço no órgão de tubos
Digam o que disserem, e por mais lindo que seja um piano, o órgão é o rei dos instrumentos. É o mais imponente de todos. :D
A questão é que hoje em dia não vejo grandes obras clássicas a serem criadas ou escutadas por aí.
Há muita coisa feita e por fazer. Simplesmente, a música moderna tem muitas dissonâncias e é um pouco menos acessível ao ouvido sobretudo para quem ouve música clássica poucas vezes.

Eu pessoalmente não vou muito para Beethoven, Chopin, Schubert ou quaisquer um desses mais conhecidos do periodo romântico. Ópera só barroca. Preferências: Bach, Haendel, Vivaldi, Telemann, Monteverdi e demais compositores dos séculos 17 e 18. E sempre interpretada em instrumentos originais. A música é logo outra... :o :)

harpsi

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

Lino Escreveu:Ainda há dias deu na tv a Ode ao Benfica do Maestro Vitorino. :lol:
Pois não sei, o ppl vive no passado, mas temos que reconhecer que os grandes compositores são os da história. Adoro o Adagio do Wagner, que toca na banda sonora do Platoon. É daquelas que faz um gajo pensar na vida...
A Adagio for strings acho que é a única música clássica que ouço regularmente, quer dizer a única música clássica que ouço. Penso que ganhou alguma beleza para mim dps de ver o Platoon (que digasse de passagem é um excelente filme).

O piano tem uma acústica lindissima e é bastante agradável ao ouvido acho que quase todas as minhas músicas favoritas tem acompanhamente de piano!
Orgão de tubos tem um som de outro mundo!

Cumps

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05
Localização: Coimbra

Mensagem por harpsi »

Adagio for strings
Não será o Adagio para Cordas do Samuel Barber? :roll:

harpsi
Última edição por harpsi em quarta-feira, 08 junho 2005 19:12, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Sim é do Samuel Barber. Devia estar a pensar no Wagner por causa da Ponte do Rio Kway.

http://www.classical.net/music/comp.lst ... dagio.html
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

harpsi Escreveu:
Bach é música ligada à Igreja
Apenas uma parte da sua música e não toda. De qualquer modo, Bach não é apenas música. Bach é muito mais que isso: é uma religião. :lol:
e estive a ouvi-lo um bom pedaço no órgão de tubos
Digam o que disserem, e por mais lindo que seja um piano, o órgão é o rei dos instrumentos. É o mais imponente de todos. :D
A questão é que hoje em dia não vejo grandes obras clássicas a serem criadas ou escutadas por aí.
Há muita coisa feita e por fazer. Simplesmente, a música moderna tem muitas dissonâncias e é um pouco menos acessível ao ouvido sobretudo para quem ouve música clássica poucas vezes.

Eu pessoalmente não vou muito para Beethoven, Chopin, Schubert ou quaisquer um desses mais conhecidos do periodo romântico. Ópera só barroca. Preferências: Bach, Haendel, Vivaldi, Telemann, Monteverdi e demais compositores dos séculos 17 e 18. E sempre interpretada em instrumentos originais. A música é logo outra... :o :)

harpsi
Pois eu acho as interpretacoes de guitarra classica geniais. Acho k é mesmo o meu instrumento de eleicao.

outras musicas que gosto:

Asturias (Albéniz)
Canarios (de quem é isto?... esqueci-me)

Ja que cá estamos... estou todo confundido... as asturias foram escritas originalmente para guitarra ou piano?

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Pus links para sites que possuem enormes arquivos de mp3 e modi de musica classica.

Os links estao aqui:
viewtopic.php?t=952

Responder