Livro de Carolina Salgado chega ao cinema

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Responder
rigor
Veterano
Veterano
Mensagens: 503
Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44

Livro de Carolina Salgado chega ao cinema

Mensagem por rigor »

Corrupção: Um filme de João Botelho

Margarida Vila-Nova e Nicolau Breyner são os dois actores escolhidos para vestirem a pele das personagens inspiradas em Carolina Salgado e Pinto da Costa, a partir de uma adaptação livre do romance ‘Eu, Carolina’, já na sua 14.ª edição.

‘Corrupção’ será realizado por João Botelho e escrito em parceria com a jornalista Leonor Pinhão, sua mulher, competindo à Utopia Filmes, – a mesma de ‘O Crime do Padre Amaro’ –, a produção da longa-metragem e a distribuição à Lusomundo. O título, provisório, representa uma homenagem a Fritz Lang, que na década de 40 dirigiu ‘Big Heat’ – em português ‘Corrupção’ – e o projecto custará mais de um milhão de euros. Se tudo correr como esperado uma série televisiva dará continuidade ao sucesso expectável da exibição nos cinemas.

“Será um filme negro, ao estilo dos policiais americanos dos anos 40”, antecipou ao CM João Botelho, explicando ainda que a fita “não vai ter participação activa da Carolina”.

“É uma adaptação completamente aberta”, sublinhou o cineasta, amigo de Carolina e conhecido adepto do Benfica, tal como a sua mulher. Aliás, o “grande domínio” em matérias futebolísticas foi um dos motivos que levaram à escolha do casal para partilhar as tarefas de proa deste projecto. “O João Botelho domina futebol e, além disso, faz bem cinema de autor e filmes comerciais”, confirmou Alexandre Valente, da Utopia. Já Leonor Pinhão “é uma figura feminina muito enraizada no futebol e uma ajuda transparente e objectiva na construção do argumento”.

As filmagens devem arrancar em Julho e, claro, Vila-Nova já se está a preparar para o papel. “Estou muito entusiasmada. Quando me convidaram aceitei de imediato”, contou ao CM, lembrando a confiança em Botelho, que a dirigiu em ‘O Fatalista’ (2005). “Os olhos estão postos neste filme e vou fazer o melhor. Mas não penso, por antecipação, se vai ser o filme do ano e não moldo a construção da personagem por esse facto”, afirmou.

Já Nicolau Breyner, submerso em filmagens para várias produções distintas ainda este ano – entre as quais a película que vai realizar sob o título provisório ‘Requiem por um D. Quixote’ – não quis confirmar o convite, apesar de saber “que existe um projecto ligado ao futebol” e estar a par que “todas as personagens são pura ficção”.

“SOPRANOS À PORTUGUESA”

O orçamento “ainda não está fechado mas deverá ultrapassar um milhão de euros”, afirmou o produtor que, naturalmente, espera que este filme, “um ‘Sopranos’ à portuguesa”, se traduza num sucesso tão grande ou maior do que o projecto que produziu em 2005, realizado por Carlos Coelho da Silva.

Recorde-se que ‘O Crime do Padre Amaro’ – protagonizado por Soraia Chaves, Jorge Corrula e Nicolau Breyner – se transformou no filme português que mais espectadores levou ao cinema: mais de 400 mil.

Além dos protagonistas, ‘Corrupção’ deverá envolver ainda outros nomes sonantes como Rogério Samora e Nuno Lopes. O elenco, avança Alexandre Valente, integrará “cerca de 70 actores”. O filme poderá converter-se ainda em série de televisão, como aconteceu com ‘O Crime do Padre Amaro’ – posteriormente exibido na SIC – e o CM sabe ainda que a proposta já foi apresentada à TVI.

A expectativa é grande e, apesar da garantia da argumentista de que esta “não será jamais uma adaptação literal do romance mas sim uma ficção a partir do tema”, logo se verá se, de facto, se confirma a expressão (também sublinhada pelo cineasta) – “qualquer semelhança com a realidade é pura ficção”.

'APITO DOURADO' EM DOCUMENTÁRIO

Em Janeiro, o realizador Sérgio Tréfaut falou com Carolina “para fazer um documentário com ela mas sob a óptica dos tribunais”, explorando o caso ‘Apito Dourado’ na Justiça. “O que me interessa é a realidade da corrupção no futebol, sob a óptica da lei, mas é muito difícil conseguir autorizações para filmar em tribunais. A acontecer, só a partir de Setembro”, altura em que o processo estará mais activo.

O cineasta garante, porém, que não descartou a hipótese de levar o projecto adiante. Entre os naturais envolvidos no caso, o ‘CM’ sabe ainda que o cineasta gostaria de integrar Maria José Morgado no documentário.

"VAI TER CENAS ESCALDANTES"

Os seis anos que Carolina Salgado viveu com Pinto da Costa inspiraram ‘Corrupção’, filme para maiores de 18 anos. A estrear até ao fim do ano.

Correio da Manhã – Como surgiu o projecto para o filme baseado no livro ‘Eu, Carolina’?

Carolina Salgado – Há algum tempo que eu, o João Botelho e a Leonor Pinhão pensávamos em fazer um filme inspirado no livro que escrevi. Já estamos a trabalhar, nomeadamente no argumento, e na escolha dos actores. Os principais serão a Margarida Vila-Nova – que se vai chamar ‘Sofia’ – e o Nicolau Breyner, no papel de um dirigente desportivo de um clube de futebol. São dois grandes artistas.

– O tema do filme...

– Terá a ver com os seis anos que vivi com Jorge Nuno Pinto da Costa, tal como sucede em relação ao livro. Eu vendi os direitos à produtora Utopia Filmes e eles vão fazer uma história baseada no ‘Eu, Carolina’. Em princípio o filme vai chamar-se ‘Corrupção’. No contrato é esse o título provisório. Eu gosto e acho que é o adequado. Mas ainda pode mudar.

– Que papel a Carolina vai ter no desenvolvimento desta longa-metragem?

– Não vou participar mas irei estar sempre por perto e contribuir com algumas ideias. Até agora está tudo a correr muito bem e tem sido uma excitação tremenda.

– Já há data marcada para o início das gravações?

– As filmagens vão começar já em Julho. Embora ainda não esteja tudo bem definido, vamos filmar em Lisboa e no Porto.

– E está prevista a filmagem de alguma das cenas no Estádio do Dragão?

– Não. Creio que o FC Porto não iria dar autorização.

– E no Estádio da Luz?

– Também não.

– Vai ser um filme classificado para que idade?

– Para maiores de 18 anos, dado que vai ter algumas cenas escaldantes.

– Quer concretizar algumas dessas cenas?

– Não posso, até porque ainda estão a ser discutidas. Mas uma coisa posso dizer, o filme vai prender os espectadores do princípio ao fim.

– Para quando é que está prevista a estreia?

– Se tudo correr bem, e não há indicação do contrário, deve chegar às salas de cinema no final do ano.

– E em relação ao documentário que o realizador Sérgio Tréfaut pretende fazer consigo?

– Estamos a conversar para acertar ideias e analisar a disponibilidade de cada um.

Fonte: Correio da Manhã
Última edição por rigor em quarta-feira, 31 outubro 2007 8:09, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Bem, depois de analisada a notícia, o meu comentário só pode ser este: "LOOOOOOOOOOOOOOOOL". É tudo.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Ora ora...
digam-me lá se essas mulheres dos tipos do futebol até sao espertas...
ficam sem eles,mas a fama continua...e o dinheiro não para....
e esta tanta gente sem condições para viver...
Love hurts

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Lol e já agora, cenas escaldantes? O Nicolau Breyner (fui procurar) está com 67 anos.. cenas escaldantes, filme para maiores de 18?? Algo me diz que nunca vou ver este filme de certeza absoluta lol

E "Sopranos à portuguesa"? Lool Será que foi alguém do telejornal da Tvi que escreveu esta notícia?

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

por isso digo que este País é pequeno!!!
vivemos de histórias, de "fuchicos"!!!
venha o filme da madeleine, esse en~tão daria uma bela série!!!
TRISTE!!! :?

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Maia Escreveu:por isso digo que este País é pequeno!!!
vivemos de histórias, de "fuchicos"!!!
venha o filme da madeleine, esse en~tão daria uma bela série!!!
TRISTE!!! :?
calma que a vez dela também há-de chegar :roll:

Sobre este filme, sinceramente a reação da carlacs é a única possível
carlacs Escreveu:"LOOOOOOOOOOOOOOOOL"

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

ok, só li margarida vila nova...

rigor
Veterano
Veterano
Mensagens: 503
Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44

Mensagem por rigor »

"Corrupção" tem hoje antestreia no Freeport de Alcochete

A maior sala de cinema do país (871 lugares), no Freeport de Alcochete, acolhe hoje, pelas 22h30, a antestreia do filme Corrupção, numa noite que a organização garante ser recheada de «surpresas e glamour».

Corrupção é baseado no livro Eu Carolina, de Carolina Salgado - ex-companheira do presidente do FC Porto, Pinto da Costa -, e promete abalar o «inexpugnável» mundo do futebol.

Pouco depois, a partir das 00h01 de quinta-feira, Corrupção estará disponível no circuito comercial em várias salas do país e a Utopia Filmes pretende que bata os recordes de bilheteira de O Crime do Padre Amado, o anterior projecto da mesma produtora.

A distribuidora BWorld Entertainment prevê uma audiência total de 100 mil espectadores nos primeiros quatro dias de exibição do filme.

Corrupção estreia num número recorde de 55 salas de cinema de todo o país, algo só comparável aos blockbuster internacionais, e Susana Barbosa, da distribuidora, avançou à Lusa que são esperados 100 mil espectadores de quinta-feira a domingo.

«Num país, Portugal, uma rede de corrupção que envolve a classe política e autárquica, opera a partir do território inexpugnável do futebol», refere a sinopse do filme, que, tal como o livro, quer ser um «terramoto para a opinião pública».

O visionamento será antecedido por um concerto de Pedro Abrunhosa, autor de alguns temas da banda sonora do filme, e a noite terminará em festa, juntando actores, crítica e convidados.

Fonte: sol.sapo.pt
Trailer do filme (cuidado que tem cenas escaldantes) :)

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Duas noticias no Correio da manha sobre o filme..:lol:
Num cenário digno de Hollywood os actores de ‘Corrupção’ chegaram ontem ao cinema UCI do Freeport de Alcochete em limusinas brancas. A segurança foi reforçada por agentes à paisana. Carolina Salgado, a última a chegar, fechou com chave de ouro a noite da antestreia do filme mais aguardado do ano.

Carolina Salgado entrou nos cinemas UCI no Freeport de Alcochete de mão dada com o produtor, Alexandre Valente. Uma clara demonstração de que as polémicas que envolveram o ‘Corrupção’ não afectaram as boas relações entre as duas figuras.

Carolina Salgado foi a estrela da noite e aproveitou para felicitar “todas as pessoas que trabalharam” para que o filme fosse um êxito. “Foi um sonho que se realizou” (oi?? ), disse.
Passava um minuto da meia-noite quando ‘Corrupção’ chegou finalmente às salas de cinema portuguesas. Depois da antestreia VIP – ontem à noite no Freeport de Alcochete –, 55 cópias mostram, a partir desta madrugada, o filme nacional mais falado dos últimos tempos.

Depois de cerca de 150 mil pessoas terem comprado o livro que o inspira – ‘Eu, Carolina’, de Carolina Salgado –, muitas mais são esperadas nas salas que exibem os 93 minutos de acção protagonizada por Margarida Vila-Nova, Nicolau Breyner e António Pedro Cerdeira. O produtor Alexandre Valente, da Utopia Filmes, não esconde o entusiasmo depois da forte aposta no filme (que não contou com apoios estatais ( oi?? era suposto ter apoio estatal? Sim, era o que faltava..dinheiro dos contribuintes empregue nisto.. lol) e cujo orçamento ronda o milhão de euros).
E espera bater mais um recorde: o da longa-metragem portuguesa mais vista de sempre, ‘O Crime do Padre Amaro’, que também ele produziu há três anos.

Apesar da polémica que envolveu a fase final de montagem – que resultou no afastamento do realizador João Botelho e da argumentista Leonor Pinhão, que não assinam a ficha técnica –, o filme bate já recordes no número de cópias em estreia nacional, superando ‘blockbusters’ internacionais como ‘O Código Da Vinci’.

Inédito também na forma de chegar ao espectador – é a primeira vez que um filme é apresentado, em Portugal, em nome do produtor –, ‘Corrupção’ cria na produtora que o assina a expectativa de um número, também ele original: neste primeiro fim-de-semana de estreia, a Utopia Filmes conta chegar aos cem mil espectadores e superar o recorde de bilheteira nacional – os 400 mil espectadores que viram ‘O Crime do Padre Amaro’.

Para tal a produção vai ainda fazer um périplo pelo País com alguns actores. Carolina Salgado – a ‘musa’ do filme – também promoverá ‘Corrupção’, ao vivo, numa iniciativa que passará por cinemas da capital, Coimbra, Braga e Portimão, entre outras
fonte

oi??? :lol:

rigor
Veterano
Veterano
Mensagens: 503
Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44

Mensagem por rigor »

"cenário digno de Hollywood", "limusinas brancas"... Está tudo louco! :)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Não vou ver... estar a promover criminosos e pessoas corruptas não é comigo. Acho isto tudo ridículo.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Obturador
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: terça-feira, 11 setembro 2007 0:05
Localização: Coimbra

Mensagem por Obturador »

Eu ontem fui ver o filme e o que posso dizer é que.... QUERO O MEU DINHEIRO DE VOLTA!!! Ja tnh prometido a mim mesmo que não voltaria a ver filmes portugueses...dei o beneficio da duvida influenciado por uns amigos e arrependemo-nos todos...Ma qualidade de imagem, imagens muito escuras... A palavras mais repetida ao longo do filme pelos actores é: "F*d*ss*"! O filme em si é pobre falta história, mais enredo...è uma filme bom para quem gosta de comédias... Eu fartei-me de rir a ver aquilo... Há e acaba assim: "Continua"

Cumps

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Penso que é perfeitamente lógico que é um filme a evitar. Nem ponho a hipotese de o ver de qualquer forma. Que é que te deu na cabeça para gastares dinheiro nisso? :?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Eu já estou a ver é esse filme a ser reduzido e condensado em um clip com as cenas das mamocas e companhia e a aparecer por aí :p
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Exilada Escreveu:Eu já estou a ver é esse filme a ser reduzido e condensado em um clip com as cenas das mamocas e companhia e a aparecer por aí :p
link para o youtube sff :mrgreen::mrgreen:

Responder