Música portuguesa - nostalgia?

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Música portuguesa - nostalgia?

Mensagem por Pedro »

Nos últimos dias tenho andado a ouvir mais música portuguesa que o normal, porque deu-me na cabeça começar a ouvir alguns "clássicos". Pode ser um efeito secundário deste brutal ataque de nostalgia, mas vejo um decréscimo abismal de qualidade na música que ouvia e na que é feita agora.

Nos anos 80 e 90 surgiram bastantes grupos emblemáticos, com temas bastante bons. Na maioria dos casos tinham apenas umas 2 ou 3 músicas acima da média, mas... eram mesmo muito acima da média. Eis alguns exemplos que tenho andado a ouvir:

Heróis do Mar: "Só gosto de ti", "Paixão", "Supersticioso", "Amor"
Rádio Macau: "Amanhã é sempre longe demais", "O anzol"
Sétima Legião: "Sete Mares", "Por quem não esqueci"
Quinta do Bill: "Se te amo"
GNR: "Sub-16", "Dunas", "Sangue Oculto"
Delfins: "A baía de Cascais", "Ao passar um navio", "Ser maior", "Nasce selvagem", "Aquele Inverno"

Algumas destas bandas desapareceram e os seus membros foram para outros projectos (caso dos Heróis do Mar), outras afundaram-se na mediocridade (como aconteceu aos Delfins, que passaram a ser uma foleirada completa a partir de 1995).

Hoje em dia, a música portuguesa que vai fazendo os tops tem uma qualidade no mínimo duvidosa. D'Zrt, Da Weasel e similares não são mais que música de pitas (sem querer ofender quem gosta), feitas apenas para vender aos miúdos entre os 12 e os 16 anos. O único grupo actual que ouço com regularidade e que tem temas consistentes e de qualidade ainda vão sendo os Fonzie. Sou o único a notar este decréscimo gigantesco de qualidade? :?

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Talvez a qualidade não tenha descido e só seja preciso sair um bocadinho do "mainstream" para a encontrar. O publico que dá dinheiro mudou, infelizmente não quer qualidade e por isso parece que estamos rodeados de foleiradas.

edit: delfins nunca valeu um centavo

edit1: exemplos musica portuguesas digna de se ouvir e comprar os respectivos albuns:
galadum galundaina
old jerusalem
sara tavares
bernardo sasseti
cristina branco

Claro que isto é sempre influenciado pelos gostos pessoais.. por exemplo gosto de Danae e não gosto de Factor Activo.
Mas sim, existe essa tal sensação de que falta algo.
Lembro-me de ler à pouco tempo algo sobre as saudades do RRV, dizia o mesmo que não existe nada igual actualmente.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Epa... eu nao quero defender aqui a mediocridade e abomino a insistência irritante no mesmo tipo de musica facil que se verifica actualmente.

Mas oh pedro... olha que a unica diferença dos fonzie para as bandas que referiste anteriormente é que os fonzie não têm um tema a massacrar-te nao sei qtas vezes por dia.
É uma questao bastante complexa, houve um estilo e uma vaga que se acalmou....

Os xutos já nao fazem nenhuma musica de jeito e insistem nos velhos classicos, qdo até tem musicas porreiras que estao esquecidas ( nesta cidade, namerica, jogo do empurra, torres da ciciberlandia, pequenina, etc,et c ) actualmente os xutos nao trazem nada de novo e irritam-me profundamente.

O rui veloso parece que abrandou um pouco o rock and roll.

Peste e sida originaram os despe mas já nao é altura deles. Dentro das bandas punk tiro o meu chapeu ao joao ribas e companhia nos tara perdida que nao param de batalhar.

Quanto aos da weasel apesar de cagarem uns singles demasiado facilitistas ainda os gosto de ver ao vivo, uma boa mistura de hip hop e rock and roll interpretada por bons musicos.

Mas ainda aí anda muita coisa que eu curto, por exemplo:
Quadrilha
Rão Kyao
Sara Tavares
wray Gunn
Bunny Ranch
Jorge Palma
e muitos outros
Mao Morta

Ah, outros que ainda aí andam com toda a força Irmaos Catita

Ja agora... na lista de bandas mais nostalgicas podias incluir:
Sitiados
Resistencia
Censurados
UHF
Essa Entente

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

E os Censurados? E os JáfuMega?? :D
Carago, não existe um algum dos censurados em coimbra? Ia jurar que tinha isso, deu-me vontade de ouvir com esta conversa toda e não encontro :?

... found it.. Censurados ao vivo Coimbra Maio 99
Última edição por usaralho em sábado, 04 fevereiro 2006 2:09, editado 1 vez no total.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

pedrotuga Escreveu:Mas oh pedro... olha que a unica diferença dos fonzie para as bandas que referiste anteriormente é que os fonzie não têm um tema a massacrar-te nao sei qtas vezes por dia.
Hmmm... nem por isso. Os Fonzie são algo comerciais, mas têm uma boa consistência nas músicas. Têm um som tipicamente skate punk americano. Em todo o caso, não os coloco em "concorrência" directa com as bandas que mencionei anteriormente como "clássicos", mas penso que estão no topo das bandas actuais (até mesmo a nível de reconhecimento internacional).

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

usaralho Escreveu:E os Censurados? E os JáfuMega?? :D
Carago, não existe um algum dos censurados em coimbra? Ia jurar que tinha isso, deu-me vontade de ouvir com esta conversa toda e não encontro :?

... found it.. Censurados ao vivo Coimbra Maio 99
Eu vim a esse concerto, vim de proposito a coimbra para ver os censurados que eram a minha banda favorita. Mas ja so os apanhei no fim e vi os chutos.

Onde arranjaste isso?

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

pedrotuga Escreveu:
usaralho Escreveu:E os Censurados? E os JáfuMega?? :D
Carago, não existe um algum dos censurados em coimbra? Ia jurar que tinha isso, deu-me vontade de ouvir com esta conversa toda e não encontro :?

... found it.. Censurados ao vivo Coimbra Maio 99
Eu vim a esse concerto, vim de proposito a coimbra para ver os censurados que eram a minha banda favorita. Mas ja so os apanhei no fim e vi os chutos.

Onde arranjaste isso?
Cópia de original de um colega :oops:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
kortese
Experiente
Experiente
Mensagens: 478
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Amigos, a música portuguesa está a atravessar, nos anos 00, uma época maravilhosa, muito longe da mediocridade dos 90's.

A ver:

Wraygunn, Bunyranch, d3ö, Mão morta, Margarida Pinto, Blind Zero, Old jerusalem, Ölga, The vicious five, Linda martini, Veados com fome, David Fonseca, Legendary tigerman, Ellas, Quinteto tati, X-wife, Dead combo, etc, etc, etc...


Já nem falo dos manos do hip-hop porque esses até crescem como cogumelos e há aí muita coisa decente, eu é que, simplesmente não posso com hip hop, mas respeito!
Imagem
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Certo, mas falta algo que nos faça sair de casa e pular a noite toda sem pensar "que foleirada" ou "pera que tenho que tar quieto pa apreçiar a musica" .. não?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Algumas das minhas bandas preferidas:

Pop Dell'Arte
João Peste & Acidoxibordel
Telectu
Bizarra Locomotiva
Crise Total
Mão Morta
Ornatos Violeta
Peste & Sida
Kú de Judas
Rodrigo Leão
Belle Chase Hotel

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Belle Chase Hotel, muito bom mesmo.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Esqueceram-se dos Táxi!! :shock:
Viram a Febre de Sábado de Manhã no outro dia na RTP1? Adorei ver os Táxi, as homenagens aos grandes António Variações e Carlos Paião, os UHF só gosto mmo de uma ou 2 músicas e depois, é claro, os Xutos.
Hje em dia só meia dúzia se safa, os Blister têm um grande guitarrista que é o Gonçalo Pereira. :) JáFumega, com o grande Latina América, os Trabalhadores do Comércio, a Brigada Vitor Jara tem boa qualidade, gosto de Madredeus, gostava de Resistência, gosto de algumas dos Delfins, Trovante, gosto muito de Rui Veloso e há a grande Ala dos Namorados e o grande Jorge Palma! :) E outros...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Eu vi a febre de sabado de manha e achei espectacular.

Os taxi mostraram grande profissionalismo, nunca pensei... uma banda que nunca dei muito por ela surpreendeu-me. Com duas horas de ensaio parecia que estavam em plena digressao.

Não apanhei mesmo o inicio que pelos vistos a abertura foi com os uhf, banda que até aprecio apesar das criticas a que estao sujeitos.

Os trabalhadores do comercio e o grupo de baile foram mais duas bandas que fizeram o que tinham a fazer, e bem, mas acho k os taxi é que se destacaram.

Quanto ao luis portugal, foi na minha opiniao a melhor a melhor actuação da noite, mas há que lembrar que a banda que o acompanhava era a banda actual dele, que reune alguns dos melhores musicos nacionais e não os jáfumega. Mesmo assim luis portugal mostrou-se bastante emocionado ao lembrar os jafumega.

Até mesmo a lena d'agua me impressionou, eu que nao dava 25 tostoes por ela tenho k admitir que é apesar de tudo uma grande cantora, pena é ter tido o tipo de carreira que teve.

Agora quanto ao carlos paiao... :( porra... ok que o gajo morreu e tal... mas... que porra, só porque morreu agora a musica dele tem que ser boa? Eu detesto as musicas dele, acho que é a musica que antecede de alguma forma o pimba.

No finzinho... Mario Mata! "não há nada p'a ninguem, vamos embora manel!" eheheh... muito bom.

Mas há que nao confundir essa época, na qual eu e os comparças da minha idade ainda eramos ou demasiado novinhos ou ainda nao tinhamos nascido, com os anos noventa.

nos anos noventa destacam-se por exemplo:
delfins
radio macau
polo norte
ritual tejo
resistencia
madredeus
santos e pecadores
censurados
sitiados
Black company
peste e sida/despe e siga
etc etc

um album que resume bem o pico da musica dos anos 90 é a colectanea filhos da madrugada.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Sim, isso era quando a Rádio Cidade dava música de jeito e ainda havia a Rádio Energia... muitas bandas foram lançadas por eles, graças à Cidade vi os Hands on Approach ao vivo e fui ao meet and greet...
Lembro-me de ser puto e estar sempre a ouvir o "Bandú na sabe nadar yooo" :lol: ou o Iran Costa com o Bicho... :lol: Até ao vivo ao vivo na Feira de S. Mateus em Viseu. :P
E há os GNR, gosto das músicas deles!! E quem se lembra do filho do Valentão com os Ban a cantar "dá-me um ideal, um idea-a-al..."? :lol:
Ah e sempre gostei dos Quinta do Bill, fazem música com grande qualidade. E tenho pena dos Silence 4, mas eles dps chatearam-se. Tenho pena de não os ter visto ao vivo... :(
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Tu não acabaste de dizer que tens saudades do iran costa pois não? :?
Os silence 4 nunca deviam ter aberto a boca pa começar..
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Responder