Séries em horários estúpidos

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Séries em horários estúpidos

Mensagem por Pedro »

Séries premiadas vão para o ar tarde e a más horas

A TVI começa a exibir amanhã uma das séries que desde a sua estreia, nos Estados Unidos, em 2002, têm arrecadado prémios e conquistado audiências. Chama-se "The Shield" e em Portugal terá o nome de "O protector". Porém, tal como tem acontecido com a maioria das produções galardoadas a nível internacional nos canais generalistas, salvo a 2, "O protector" será exibido às 2.30 horas.

Um horário a que poucos espectadores podem assistir e que muitos consideram "pouco nobre" para uma produção que já arrecadou um Emmy para melhor série dramática em 2002 e dois globos de ouro (em 2003) também para melhor série dramática e melhor actor principal (Michael Chiklis) naquela categoria.

A actriz Glenn Close que integrou o elenco na terceira temporada (nos EUA, já vai na quinta) é uma das candidatas ao Globo de Ouro para melhor actriz principal em série dramática, na cerimónia que se realiza esta noite.

Margarida Vitória Pereira, do Departamento Internacional da TVI, explicou, ao JN, que o motivo que leva a estação a remeter as séries para horários tardios prende-se com o tipo de público que estas conquistam. "A 2 é a única estação que coloca mais cedo no ar as séries premiadas, mas isso não lhes dá mais audiência", exemplificou, acrescentando que as séries internacionais na TVI são exibidas "em horário adequado ao tipo de público" a que se destinam.

Um outro exemplo é "Las Vegas", em exibição à quinta-feira, por volta da meia-noite. "É uma série comercial, por isso vai para o ar mais cedo", sublinhou, acrescentando que "desde 1997" a estação não exibe séries em horário nobre. "Não são comportáveis para uma estação comercial", frisou.

Além de "O protector", a TVI também tem em antena "Monk", cujo actor principal Tony Shalhoub recebeu, em 2005, o Emmy para melhor actor principal em séries de comédia. De salientar que a estação está a emitir novos episódios de "That 70's show" ("Que loucura de família"), e adquiriu na última feira internacional de conteúdos televisivos, em Cannes - MIPCOM - a segunda temporada de episódios de "Arrested development" ("De mal a pior"), galardoado com dois Emmy's, melhor realizador de série de comédia (2004) e melhor argumento de comédia (2005) e um Globo de Ouro no ano passado para o melhor actor principal de comédia (Jason Bateman).

Mas não é só a estação de Queluz a remeter para o início da madrugadas estas produções internacionais. A SIC tem neste momento em antena a sexta e última série de "O sexo e a cidade" (ver caixa) e "CSI Miami", e conta transmitir ainda este ano a segunda temporada de "Donas de casa desesperadas, série sensação de 2005, que conquistou dois Emmy's e um Globo de Ouro.

Também em horário nocturno, a RTP1 emitiu "Everwood", que recebeu várias nomeações desde 2002. Mas reservou para a primeira temporada de "Lost - perdidos" - que pode ganhar hoje o Globo de Ouro para melhor série, que já recebeu um Emmy em 2005 - as tardes de fim-de-semana, com horário sempre variável, o que originou muitos protestos. A RTP anunciou a exibição da segunda temporada em 2006, mas sem indicar o dia e hora de transmissões.

Fonte: JN
Compram as séries para depois as meter em horários destes, enquanto que a horários decentes dão programas que nem merecem comentários elaborados, de tão maus que são. :? No meio disto tudo, sobra a 2, que sempre vai dando séries de qualidade em horários decentes.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

É estúpido mas em parte a TVI tem razão em fazer o que faz, o público alvo da TVI (por exemplo) não é nem foi nem nunca será o mesmo público alvo que aprecia séries como "70's show", ou "Monk", ou "Las Vegas" ou mesmo "Hack". A TVI tem o seu público alvo em MCA, e nas restantes novelas, depois disso quando grande parte do seu público alvo, vai dormir, então decide apostar no seu público secundário com as boas séries de televisão.

A SIC, apesar de não ser grande exemplo tenta manter o horário das suas séries, quase sempre por volta da meia-noite, e às vezes aos fins-de-semana à tarde.

A 2 é que consegue fazer melhor já que consegue cativar aquele público alvo, mantendo boas séries (24, Sopranos) em bons horários.

Ao escrever isto, lembrei-me do crime televisivo cometido pela TVI quando passava Seinfeld às 3 e 4 da manhã :evil:

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

(...)2.30 horas.(...)as séries internacionais na TVI são exibidas "em horário adequado ao tipo de público" a que se destinam
Ou seja, as pessoas que gostam de ver séries decentes deitam-se de madrugada, quem gosta dos Batanetes vai prá cama depois do jantar.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

bluestrattos Escreveu:Ao escrever isto, lembrei-me do crime televisivo cometido pela TVI quando passava Seinfeld às 3 e 4 da manhã :evil:
E o que fazem com o "That 70's show" é outro crime... entre tantas outras séries. Dá a impressão que eles usam uma táctica igual à que o FCP usava há alguns tempos atrás... compram as séries só para não ir para a concorrência e depois metem-nas em horários secundários.

Quando foi a maratona de 24, por exemplo, a 2 mostrou que pode ultrapassar o lixo televisivo que dá à meia-noite em alguns canais (passou o "Fiel ou Infiel", por exemplo). Não era melhor dar estas séries em vez desse género de porcarias?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Gostava de saber porque é que o programa "Espaço Universidades" que exibe as reportagens da ESEC-TV passa apenas à 1.30 da manhã, fazendo com que o público-alvo (os estudantes) nunca o vejam!!
E concordo com vocês sobre os horários, porque é que há filmes e séries de qualidade a horas em que deviam passar as pimbalhices como Fiel ou Infiel? E o AB...Sexo devia passar mais cedo pois é um programa informativo e importante sobre temas sempre pertinentes!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu "ainda sou do tempo" em que a TVI tinha séries muito boas - Ally McBeal, Causa Justa, entre outras - que davam todas durante a semana, imediatamente depois do jantar. Lembro-me perfeitamente da minha mãe querer despachar o jantar para que as 21.30 pudessemos ver a Causa Justa. Progressivamente foi para depois da novela, para depois sabe-se lá do quê até chegar ao ridiculo das 3.00 e 4.00 da manhã. Que absurdo...

A 2 tinha umas séries muito boas, mas também acabaram de repente, nunca percebi bem o que lhes aconteceu.
Hakuna Matata

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Isto só reflecte a tristeza que caracteriza as audiências portuguesas. Se o Fiel ou Infiel, Os Batanetes, Os Malucos do Riso, O Prédio do Vasco, Os Serranos e trampas do mesmo género são transmitidas em horário nobre, é porque são esses programas que a maioria gosta de ver.
Sim. Nós, que apreciamos boas séries e programas com conteúdo, somos apenas uma minoria.

Num país destes, custa imenso ser culto...
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

E depois há aqueles que dizem "isto é uma tristeza, Portugal é mesmo assim...haviamos de estar em Espanha"
Desengane-se quem pensa assim, a televisão espanhola é mil vezes pior do que a nossa (primeiro porque é espanhola).. Séries de momento? Hospital Central, CSI às tantas da manhã uma vez por semana e Sex and the City às 3h da manhã, sempre os mesmos 3 ou 4 episódios.

E na Grécia passa-se o mesmo, tal como se deve passar noutros tantos países.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

pois e quando passavam os ficheiros secretos até as tantas da manha.....fdx...e dpois tb o pretender...sinceramente estas grandes series que o pessoal curtia mais ...deviam passalas em vez das telenovelas....fdx...telenovelas de manha a noite...fdx ke mrda de tv que temos , agora so vejo FOX e dos canais que passam series e filmes em horarios aceitaveis , e tb sic radical que passa as series do dia anterior de manha ..

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

O Axn também tem algumas séries giras, o problema é que estão sempre a voltar ao início. Já devo ter visto alguns episódios três vezes...

Já nem me lembrava do Pretender! Grande série, cujo último episódio nunca vi...
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Para ver séries, incluindo 2 episódios dos Simpsons seguidos, vejo o Fox! A TVE é fatela, a tv espanhola é aborrecida. E a tv alemã dobra as séries todas para alemão. :P
Cá em Portugal a produção faz-se muito com séries de humor pimba pois é a maneira de o pessoal se rir e é o que os produtores portugueses conseguem fazer com baixos orçamentos...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Querem boas séries para verem às horas que bem entenderem?
Três letras: P2P

As minhas séries favoritas são:
Battlestar Galactica (2003)
Surface
Invasion
Smallville
Rome
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

as melhores de sempre foram :
x-files
the pretender
first wave
simpsons
MacGyver
esquadrao classe a
kung fu
Quem Sai Aos Seus
rua sesamo

e uma outra serie de artes marciais que dava na rtp que nao me lembro do nome...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

E Os Marretas. :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

StAaRFfiSh Escreveu:as melhores de sempre foram :


e uma outra serie de artes marciais que dava na rtp que nao me lembro do nome...
Os Heróis de Shaolin ?

Responder