Live 8

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Responder
SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Live 8

Mensagem por SilentNoise »

Este é um tema que nem deveria ser colocado na pasta da música por ser um acontecimento mediático e de sensibilização, acabando por ter pouco a ver com esta arte, sendo utilizada apenas como veículo de informação.
Os problemas que se vivem praticamente em toda a África são de conhecimento geral. Uns tentam fechar os olhos ao que se passa, outros dão apertos de mão, assinam papeis e limitam-se a seguir as suas vidas passando a batata quente ao cliente seguinte. No meio disto tudo, morrem milhares de crianças diariamente, outras ficam orfãs. Países sub-desenvolvidos são arrastados cada vez mais para o fundo desse poço sem hipótese de uma recuperação sustentada porque a dívida externa não dá aso à evolução. O embargo a produtos deste continente também ajuda a este festival de horrores porque, sendo a maior parte da mão-de-obra crianças que tentam sobreviver com aquilo que, nem eles, nem os pais conseguem ganhar, impede qualquer acordo de comercialização. Esta é apenas uma das várias razões para o sub-desenvolvimento daquele continente.
Um ciclo vicioso que, infelizmente, tende a repetir-se...

Não digam que temos problemas que cheguem para nos preocuparmos com outros países. Vivermos em Portugal ou em qualquer outro país não faz de nós habitantes de outro planeta.

Como humano, foi isto que me trasmitiu o Live 8.
Espero que o sentimento seja comum a todos.
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Bem, eu sou um critico do carago, mas desta vez nao sou muito capaz de criticar sinismos ou hipocrisias. Penso que o live 8 prima por ser um evento honesto em vez de ser um evento k se propoe a acabar c a fome no mundo ou arranjar dinheiro para as criancinhas. Gostei de ver na televisao.

Achei um pouco estranho ver la o bill gates nao sei bem o k pensar acerca disso mas nao consigo pensar bem do homem. O homem tem e sempre teve uma estategia porca e pouco honesta, mas isso nos meios em k ele se move acho k é perfeitamente admissivel. Nao vou dizer k o homem devia era estar calado, simpesmente é estranho ver o homem ali e tenho dificuldade a acreditar na honestidade dele.

Nao tinha nenhumas espectativas acerca do live 8 até porque nem sabia que tinha esta dimensao mediatica, na minha opiniao o balanco é positivo.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

O evento desiludiu-me. Ficou-me um sabor amargo a protagonismo barato. Até o nome, Live8, deixa um rasto ranhoso de chique moderno à la tia, que de resto a rtp se empenhou bem em fazer uma transmissão ao mesmo gosto. Liguei a tv, por azar ou até sorte, estava uma cantora pimba no palco, desliguei e não voltei a ver.
Quanto ao objectivo do evento, não sei até que ponto é aplicado na prática. Concordo plenamente com a ideia de que as editoras deviam doar parte do lucro das vendas de cds e dvds dos concertos ao mesmo proposito. Mas todos sabemos que isso não vai acontecer.
Dinheiro sem pessoas no terreno para o aplicar, que não nos seus proprios bolsos, não vai resolver o problema.
Última edição por usaralho em domingo, 03 julho 2005 15:18, editado 1 vez no total.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Eu acho que o grande objectivo é sobretudo que estes problemas de pobreza extrema do continente africano não caiam no esquecimento. e sobretudo numa data tão próxima da cimeira dos G8 na Escócia penso que assume uma importancia maior, e que o alcance será maior tb. Não gosto de mediatização e sensacionalismo, mas neste caso pode ser um meio para o fim que se pretende.
Porque é muito facil ignorar problemas que estão noutro continente, mas acho que estes eventos podem não resolver (claro que não resolvem) mas sensibilizam e alertam. O desprezo e a solidão são tb problemas. O ideal seria que quem podesse fazer alguma coisa o fizesse efectivamente. Mas os idealistas não tem futuro neste mundo.
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

O evento tem boas intenções mas no fundo é tudo hipocrisia! Hoje voltou tudo ao mesmo, as crianças continuam a morrer à fome, os habitantes dos países mais pobres continuam na miséria, enfim o habitual para eles.
Ontem todos preocupados, hoje voltou tudo à normalidade. Ontem pintou-se a manta de tal modo que parecia que depois do concerto a pobreza e a fome desapareciam como por magia. Tretas!!! Há muito dinheiro no Mundo para acabar com a pobreza e a fome, mas enquanto os países preferirem um míssil cruzeiro, a acabar com a fome, tudo não passará de uma grande hipocrisia.

Falaram aí no Bill Gates, quer gostem, quer não, ele sabe gerir o seu negócio de garagem :roll: E até é dos poucos ricos que costuma ajudar, sei que ele mais a mulher todos os anos compram vacinas para as crianças de um país qualquer e vão lá ver se elas são mesmo admnistradas.

E depois temos ainda a Igreja, que também tem dinheiro para acabar com a fome e a pobreza no Mundo....

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

bluestrattos Escreveu:Ontem todos preocupados, hoje voltou tudo à normalidade. Ontem pintou-se a manta de tal modo que parecia que depois do concerto a pobreza e a fome desapareciam como por magia. Tretas!!!
De certeza que em lado nenhum ouviste que ia acabar a fome por causa do concerto...
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

JulesS Escreveu:
bluestrattos Escreveu:Ontem todos preocupados, hoje voltou tudo à normalidade. Ontem pintou-se a manta de tal modo que parecia que depois do concerto a pobreza e a fome desapareciam como por magia. Tretas!!!
De certeza que em lado nenhum ouviste que ia acabar a fome por causa do concerto...
Na TV referiram isso, durante a introdução que o Pedro Ribeiro e a Margarida Pinto Correia fizeram. Já agora, uma coisa leva à outra, a extrema pobreza, leva à fome e à miséria e à doença e naturalmente à morte, digo eu :roll:

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

usaralho Escreveu:O evento desiludiu-me. Ficou-me um sabor amargo a protagonismo barato. Até o nome, Live8, deixa um rasto ranhoso de chique moderno à la tia, que de resto a rtp se empenhou bem em fazer uma transmissão ao mesmo gosto. Liguei a tv, por azar ou até sorte, estava uma cantora pimba no palco, desliguei e não voltei a ver.
Quanto ao objectivo do evento, não sei até que ponto é aplicado na prática. Concordo plenamente com a ideia de que as editoras deviam doar parte do lucro das vendas de cds e dvds dos concertos ao mesmo proposito. Mas todos sabemos que isso não vai acontecer.
Dinheiro sem pessoas no terreno para o aplicar, que não nos seus proprios bolsos, não vai resolver o problema.
Teno estado menos activo aqui no forum por causa dos exames, mas agora já acabaram :dance: :dance: :dance:
Resolvi pegar neste tópico cuja discussao qto a mim ainda n acabou.

Usaralho, quanto à transmissao portuguesa concordo 100% contigo, estavam lá akeles insocos do carago k nao diziam nada de jeito e nem deixavam o pessoal k gosta de musica a apreciar pois nao se calavam. Akela margarida pinto correia dá-me nervos, já nao a posso ver à frente com a mania k é caridosa ou o carago. Para ekeles tóinos foi mais uma opurtunidade de aparecer na televisao. Que tristes, dao dó.
Mas sinceramente acho k a transmissao televisiva portuguesa nao correspondeu ao k se passou nos palcos, se pensarmos k o objectivo foi alertar as consciencias entao podemos dizer k conseguiu.Valeu pelo facto de ter dado em centenas de televisoes e radios e de mais de um quarto da populacao mundial ter visto. Se foi por causa da musica... que seja, usou-se a musica para chegar a toda a gente, nao vejo mal nenhum nisso. O que é certo é k milhoes de pessoas receberam a mesma mensagem. Se lá o irlandes, que nao sei o nome do gajo, está bem intencionado e consegui cumprir os objectivos dele neste evento entao saldo o evento como positivo.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O tal irlandês vocalista dos Boomtown Rats, de nome Bob Geldoff fez este evento pela segunda vez de modo a chamar as pessoas para a causa dos países em vias de desenvolvimento, onde as pessoas sofrem com crises, doenças, fome, guerra, desigualdade e etc. Em cada segundo morrem 3 crianças à fome só em África, e o número deve ser maior contando com as do resto do mundo!

Não vi o evento pois estava à espera na fila do Restelo para ir ver a banda que roubou a cena no Live Aid de 1985, os Queen. Fico à espera do dvd, e ouvi dizer que os Pink Floyd deram um grande concerto, e fico contente que as bandas mais velhas dêem lições aos mais novos sobre como fazer boa música!!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

podes sacar os vieos online e fazer o teu proprio dvd.
vai ao google e escreve "live 8 videos" os dloadas sao legais.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Hm vou sacar a actuação dos Pink Floyd. Gracias!!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder