Baixa de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Baixa de Coimbra

Mensagem por Maia »

fonte: diario de coimbra
“A Baixa está a morrer”
O encerramento de lojas na Baixa já quase não é notícia, pelo menos para os comerciantes que ali persistem com os seus negócios. É com angústia que comparam as pouco movimentadas ruas de hoje com o bulício de alguns anos atrás. Passa pouca gente e menos ainda ousa entrar nas lojas, outros vêem, mexem, mas nada levam. Os cartazes “vende-se” e “trespassa-se” encontram-se em quase todas as ruas, lojas encerradas mas ainda com produtos lá dentro, outras já com os vidros tapados a papel. Os empregados ocupam-se da melhor maneira, vêm de quando em vez à rua, tentam aliciar transeuntes desinteressados. «A Baixa está a morrer e ninguém faz nada», desabafava ontem o dono de uma loja, naquele que foi o último dia de trabalho.
A pequena loja tem 42 anos e o responsável, que preferiu não se identificar, conta já 25 anos de trabalho naquele que foi, durante décadas, o centro comercial a céu aberto da cidade. A insegurança, a falta de estacionamento e a falta de moradores são apontadas como causas da decadência. No entanto, há quem critique o facto de terem sido autorizados tantos centros comerciais, «demasiados para a população e para o poder de compra de Coimbra», dizia este comerciante. Num ciclo vicioso, o encerramento de lojas vai levando a novos encerramentos. «Até Janeiro sei de pelo menos mais três lojas que também vão fechar», acrescentou.
Não será preciso esperar tanto tempo, pelo menos para as Galerias Coimbra e para a loja Traje, algumas ruas à frente. Ao que o Diário de Coimbra conseguiu apurar eram até para já ter fechado, mas estarão de portas abertas pelo menos até segunda-feira ao fim do dia. Com um total de oito funcionários, as duas lojas de vestuário e calçado têm já meio século de história e são uma referência no comércio tradicional da cidade.

Requalificar quando?
A situação é, para a Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC), «altamente preocupante». Arménio Pratas, vice-presidente, nota que pior do que fecharem lojas é não abrirem outras no seu lugar. «Estamos a assistir à desertificação da Baixa. Sabe-se que a crise está instalada no país, mas também seria oportuno que o Estado não apoiasse apenas as pequenas e médias empresas (PME) e olhasse para os milhares de micro-empresas que existem e de que são exemplo a maior parte das lojas do comércio tradicional».
Para o responsável do sector comercial da ACIC, o tão reclamado apoio nem sequer necessita de ser financeiro, antes passa pelo acesso a juros bonificados, por acabar com os pagamentos por conta e por diminuir e agilizar a carga fiscal. Dar este apoio significa, no seu entender, evitar que os comerciantes e lojistas vão engrossar as listas dos desempregados.
No que se refere ao caso concreto de Coimbra, Arménio Pratas pergunta para quando estará prevista a anunciada requalificação da Baixa e do centro histórico. Preocupado com a saída do Tribunal da Rua da Sofia e com o impacto na diminuição do movimento de pessoas, o responsável confirma que «o desânimo está instalado» entre os comerciantes e que «começam a esgotar-se as forças para lutar».
Lutar por «mais apoio, mais policiamento, pelo regresso das pessoas à Baixa, para que esta seja habitada e vivida». «Temos um centro histórico tão bonito, é uma pena», lamenta.
é triste ver a baixa de Coimbra ir morrendo aos poucos, com algumas casas bastante antigas e históricas a fecharem!

e aqui se pode discutir assuntos relativos à Baixa de Coimbra

http://www.baixadecoimbra.com/
Última edição por Maia em terça-feira, 04 novembro 2008 1:12, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

realmente é pena que estejam a fechar tantas casa....

ouvi aki á uns tempos ouvir uma estupidez klkr k kerias fazer um metro i k ia passar na zona da baixa é verdade?

espero bem que não senão lá vão grandes taskinhas cm a Tasquinha do GT, a Tasquinha dos Amigos lol e outras tantas

e tb a casa de fados "O Diligência" realmente é pena....e sabe tão bem passear pelas ruas da baixa...

mas pronto


cm dizia a minha avó "O Mundo tá perdido"

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

o metro vai passar pela baixa, o democratica por exemplo vai abaixo.

em relação a baixa e à desertificação da mesma, enfim... o pessoal em dias de sol foge para os centros comerciais na mesma, etc. é a cultura instalada associada a falta de investimento tanto de lojistas como do poder local...
é triste ver que a baixa já nem um café em condições tem, o nicola desde está com a actual gerência, passou a ser um vulgo café por exemplo...
eu continuo a ir a baixa e fazer bastantes compras lá, bem como a minha mãe que trabalha perto e usa as frutarias da baixa por exemplo, mas pouca gente assim o faz...

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

nao se passa lá nada. ´há lá cada vez mais grunhos mais putas e mais merda, ruas escuras, falta de estacionamento... vou lá morar somando isto tudo ? nao. Rendas caras... a culpa é da camara que nao dá cara nova à baixa... vamos ver como fica dps do metro romper a baixa. mas a alta tá ficando igual!


é pena.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

A minha professora de Historia das artes disse-me que existe uma possibilidade de transformar a faculdade de medicina em residência de estudantes.
Eu acho bem e assim ia atrair mais pessoal lá para cima...
Love hurts

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

{mineirinha} Escreveu:A minha professora de Historia das artes disse-me que existe uma possibilidade de transformar a faculdade de medicina em residência de estudantes.
Eu acho bem e assim ia atrair mais pessoal lá para cima...
ainda falta bastante para as obras da nova estarem prontas. há edificios que ainda nem estão começados.

Fuzzy
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19
Localização: Coimbra

Mensagem por Fuzzy »

O primeiro grande problema da baixa começa nos estacionamentos. Para combater os centros comerciais, a baixa deveria ter estacionamentos gratuitos. Depois na minha opinião, a baixa tinha uma boa solução. Manter as lojas históricas e fazer algo tipo Freeport ( este ao inicio fracassou tb devido a sua localização, mas agora está mt fixe). Pelas ruas da baixa colocar outlets abertas até as 22h (isto apenas porque ao fechar as 19h as pessoas que trabalham tem poucas hipoteses de ir a baixa ), com isto zonas como a praça velha teriam mais animação (concertos, teatro,etc) e os consumidores de Coimbra ficavam a ganhar. As outlets atraem mt gente pelos preços baratos.Para além da cidade dar uma vida nova a uma zona historica.

Avatar do Utilizador
Miffy
Experiente
Experiente
Mensagens: 324
Registado: quarta-feira, 26 dezembro 2007 15:22
Localização: Tondela / Coimbra

Mensagem por Miffy »

eu gosto muito de andar pela baixa, e até quando sobra algum dinheirinho comprar alguma coisinha mais tradicional que não existe nos grandes centros comerciais... mas sincerament mais gente poderia ser como eu se a baixa levasse um rombo em muitos aspectos!
Miffy, a Sweet Little Bunny!

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

dawn_to_dusk_ Escreveu:Rendas caras... a culpa é da camara que nao dá cara nova à baixa...
http://www.coimbravivasru.pt/informacao.php

Culpa da Câmara? Em parte sim, por ter acordado tarde para este problema, mas é uma responsabilidade indirecta, pois os edifícios são propriedades privadas. Se a grande maioria das rendas existentes são baixas como é que os senhorios podem fazer obras de beneficiação?
Fuzzy Escreveu:O primeiro grande problema da baixa começa nos estacionamentos. Para combater os centros comerciais, a baixa deveria ter estacionamentos gratuitos.
É complicado.. Eles têm contratos de exploração com empresas privadas, como a BragaParques, por exemplo.. de qualquer modo julgo que os estacionamentos camarários são gratuitos ao fim de semana (sábado à tarde e domingo).. mas de que adianta se as lojas estão fechadas?

Eu, se fosse comerciante, também prezava o meu descanso semanal, como toda a gente.. mas os comerciantes têm de se mentalizarem que não basta pedir ao Governo para "fechar" a concorrência.. elês próprios têm de estar dispostos a fazer concorrência às grandes superfícies, e isso passa, como bem disseste, por terem horários compatíveis com a disponibilidade dos clientes..

E depois é a questão de deslocar a centralidade da cidade para fora da Baixa.. a população está na Solum e em São Martinho/Santa Clara (generalizando) e onde estão os equipamentos? Na Solum e em Santa Clara.. Para que é que havemos de ir à Baixa? Eu gosto do Fórum, visito-o várias vezes, mas será que Coimbra não sairia a ganhar muito mais se tivesse adoptado uma solução estilo o Fórum Aveiro? Ou os próprios comerciantes da Baixa tomarem a iniciativa e transformarem a Baixa num centro comercial a céu aberto.. é que apenas placas nas ruas a dizer que é um shopping não resulta.. e quando os próprios donos não querem, não há nada a fazer..

Pode ser que o metro e investimentos do tipo da Media Markt consigam, de alguma forma, salvar a Baixa..

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

daniel322 Escreveu: Ou os próprios comerciantes da Baixa tomarem a iniciativa e transformarem a Baixa num centro comercial a céu aberto.. é que apenas placas nas ruas a dizer que é um shopping não resulta.. e quando os próprios donos não querem, não há nada a fazer..
Pois é. Nao basta apenas ter o nome. É necessario que passe a ter um funcionamento semelhante ao dos centros comerciais: lojas abertas até ás 22h, e aos fins de semana, estacinamentos, etc. Mas para isso é essencial haver vontade por parte dos comerciantes.
A realizaçao de feiras e eventos na baixa, tambem seria bom.

Outro problema é que grande parte das casas da baixa estão desabitadas, ou habitadas por pessoas idosas. Podiam reabilitar as casas e atrai para lá jovens estudantes.

Esperemos que o metro consiga dar nova vida á baixa.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

daniel322 Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:Rendas caras... a culpa é da camara que nao dá cara nova à baixa...
http://www.coimbravivasru.pt/informacao.php

Culpa da Câmara? Em parte sim, por ter acordado tarde para este problema, mas é uma responsabilidade indirecta, pois os edifícios são propriedades privadas. Se a grande maioria das rendas existentes são baixas como é que os senhorios podem fazer obras de beneficiação?
pois eu sei,... , mas a camara é a maior interessada em ter a cidade limpa e viva! tb n se consegue por obras em tdo o lado

Fuzzy
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19
Localização: Coimbra

Mensagem por Fuzzy »

Eu continuo a dizer, uma cena tipo Freeport era o ideal, até aquelas pequenas mercearias tradicionais seriam uma boa atracção. Juntar o tradicional ao moderno. E mais acho que o "metro" nao serve para nada. Apenas vai trazer confusao.Se ainda fosse um metro a sério. Para isso tinham mantido os Electricos ( uma grande atração turistica). A linha Lousa-Parque acho que chega, depois ha mais transportes pela cidade. Critico o metro por apenas saber que sera uma extensao pela cidade da linha daLousa. Se ainda tivesse ligações para S.Martinho,Taveiro, etc etc. Isto vai rasgar a cidade, principalmente a baixa.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Fuzzy Escreveu: Critico o metro por apenas saber que sera uma extensao pela cidade da linha daLousa. Se ainda tivesse ligações para S.Martinho,Taveiro, etc etc. Isto vai rasgar a cidade, principalmente a baixa.
Mas não pode ser tudo feito de uma só vez. Tens os exemplos dos metros de Lisboa e Porto e continuam a alargar as suas linhas.
No inicio teremos metro para a Lousã, depois para o Hospital, e quem sabe de futuro possa ser alargado para Taveiro ou até Condeixa.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Fuzzy Escreveu:Para isso tinham mantido os Electricos ( uma grande atração turistica).
queria-te ver pagar 1,5€ por cada viagem.. quantas vezes os usavas..

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:
Fuzzy Escreveu: Critico o metro por apenas saber que sera uma extensao pela cidade da linha daLousa. Se ainda tivesse ligações para S.Martinho,Taveiro, etc etc. Isto vai rasgar a cidade, principalmente a baixa.
Mas não pode ser tudo feito de uma só vez. Tens os exemplos dos metros de Lisboa e Porto e continuam a alargar as suas linhas.
No inicio teremos metro para a Lousã, depois para o Hospital, e quem sabe de futuro possa ser alargado para Taveiro ou até Condeixa.
claro toda a zona do baixo mondego, esquecida...
falam muito na lousã, mas vejam a evolução que é cantanhede, bem como o dormitório que é, e tão bem servida de transportes... enfim...
só se fala em estradas novas etc, e para esta zona, ZERO, pois deram-nos a a14, a pagar, mas também temos direito a uma estrada em condições gratuita.

Responder