As festas realizam-se de 2 em 2 anos. Isso de 4 em 4 anos são os Europeus e os Mundiaisduffy Escreveu:As festas não se realizam apenas de 4 em 4 anos? Não sei porquê, tenho essa ideia... ora se estamos em 2008, as proximas festas serão em 2012
Festas da Rainha Santa Isabel
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
-
randre
- Iniciado

- Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13
As festas com procissão são de 2 em 2 anos.duffy Escreveu:As festas não se realizam apenas de 4 em 4 anos? Não sei porquê, tenho essa ideia... ora se estamos em 2008, as proximas festas serão em 2012
Sim a uns anos atrás podia-se ver o corpo todo.
A abertura para ir ver a mão, pode ou não coincidir com o ano da procissão, isto é por haver procissão nao quer dizer que se possa la ir ver a mão.
Última edição por randre em segunda-feira, 07 julho 2008 16:39, editado 1 vez no total.
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
randre
- Iniciado

- Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
-
coruscant
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 26 abril 2006 21:14
-
DaniFR
- Lendário

-
DaniFR
- Lendário

Este ano a procissão nocturna foi transmitida em directo a partir de um ecrã gigante instalado na portagem.
Fica a seguinte informaçao:
Fica a seguinte informaçao:
Sabado pelas 24h00, decorre um espectaculo piromusical de 15 minutos, sobre o leito do rio, margem esquerda e ponte pedonal. Serão 1.452 disparos por minuto, sem pontos mortos, num total de 21.802 disparos pirotenicos. Novo espectaculo piromusical está previsto para dia 15 de Julho.
Retirado d'As Beiras
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Estive na Portagem, depois em Santa Cruz e junto da Igreja da Graça... primeiro achei o cortejo mal organizado, as pessoas iam em magote e não muito ordenadamente como nos outros anos...
Mas gostei do fogo, gostei das bandas, odiei o pessoal a falar durante a passagem da Santa, fez-me impressão ver uma senhora a gatinhar na procissão (é preciso muito, fogo!), arrepiei-me com as pétalas a serem atiradas de uma varanda para o andor... e depois o bater dos bastões com o silêncio, a chuva miudinha a cair antes da entrada na Graça, acompanhada das palmas... pareceu de propósito!
Lindo!
Mas gostei do fogo, gostei das bandas, odiei o pessoal a falar durante a passagem da Santa, fez-me impressão ver uma senhora a gatinhar na procissão (é preciso muito, fogo!), arrepiei-me com as pétalas a serem atiradas de uma varanda para o andor... e depois o bater dos bastões com o silêncio, a chuva miudinha a cair antes da entrada na Graça, acompanhada das palmas... pareceu de propósito!
Lindo!
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
anaallo
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 28 novembro 2007 20:09
Foi a primeira vez que vi a procissão e gostei, acho que à sua passagem as luzes deveriam estar desligadas. Quanto a falar durante a passagem da imagem não acho repugnante, aliás, não sei porque encaramos a religião tão dolorosamente, aliás, é isso mesmo que está mal, deveria haver alegria! Achei o sermão um pouco descabido, mas enfim...
-
DaniFR
- Lendário

Eu estive sempre na portagem. A desorganizaçao da procissao deve-se ás pessoas que param ou andam muito devagar, alguns elementos da organizaçao mandavam as pessoas andar mais depressa senao a imagem nao conseguia avançar, daí o atraso de 40min na chegada do andor á portagem.Lino Escreveu:Estive na Portagem, depois em Santa Cruz e junto da Igreja da Graça... primeiro achei o cortejo mal organizado, as pessoas iam em magote e não muito ordenadamente como nos outros anos...
Lindo!
Tambem vi essa senhora a gatinhar... é preciso ter muita fé.
Estavam pessoas atras de mim que diziam: "Está aqui muito mais gente do nas procissoes de fátima."
Ok, lá estarei.daniel322 Escreveu: é domingo..tanto quanto sei vai mesmo acontecer..
Torna-se mais emocionante a imagem parar á entrada da ponte e as luzes desligarem-se todas.anaallo Escreveu:Foi a primeira vez que vi a procissão e gostei, acho que à sua passagem as luzes deveriam estar desligadas.
-
DaniFR
- Lendário

Exerto do discuro:
Discurso emocionante no Largo da Portagem
Às 22h45 o andor chegou à Portagem. Lá do alto, de uma varanda, Jesus Ramos, pároco de S. Bartolomeu, saudou a Rainha, debaixo do olhar emocionado de milhares de fiéis. «Os olhos de todos estão postos na vossa imagem! Vede, Senhora! Vieram de todos os quadrantes, encheram estradas e caminhos e estão aqui para vos receber de braços abertos e para escutar, em sintonia de coração, a mensagem que pretendeis transmitir a cada um, neste lugar e nesta hora. Vieram mulheres e homens, jovens e donzelas, crianças e meninos de colo. Vieram de todas a condições. Estão aí, entre a multidão anónima, muitos dos sábios do reino, D. Isabel de Portugal! O povo de Coimbra, que há tantos séculos vos tem por rainha e vos aclama como Santa, aqui está, na mais espaçosa praça da cidade, para vos receber de braços abertos e com a alma em festa», declarou.
«Que mensagem poderá uma nobre dama do longínquo século XIV transmitir a esta gente do início do terceiro milénio? Que mudem, como é desejável, as gerações, mas que não mudem os valores», continuou.
A crítica social não foi esquecida: «Sirva de exemplo a notória contradição em relação à família, cuja centralidade social, teoricamente, ninguém põe em causa. Porém, na prática, criam-se e apoiam-se leis que não têm como objectivo a defesa e o incremento dos valores familiares, mas antes propõem o facilitismo que leva à desagregação».
DC