Festas da Rainha Santa Isabel

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

duffy Escreveu:As festas não se realizam apenas de 4 em 4 anos? Não sei porquê, tenho essa ideia... ora se estamos em 2008, as proximas festas serão em 2012 :wink:
As festas realizam-se de 2 em 2 anos. Isso de 4 em 4 anos são os Europeus e os Mundiais :mrgreen:

randre
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Mensagem por randre »

duffy Escreveu:As festas não se realizam apenas de 4 em 4 anos? Não sei porquê, tenho essa ideia... ora se estamos em 2008, as proximas festas serão em 2012 :wink:
As festas com procissão são de 2 em 2 anos.

Sim a uns anos atrás podia-se ver o corpo todo.

A abertura para ir ver a mão, pode ou não coincidir com o ano da procissão, isto é por haver procissão nao quer dizer que se possa la ir ver a mão.
Última edição por randre em segunda-feira, 07 julho 2008 16:39, editado 1 vez no total.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

A procissão é em anos pares. :)

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Bem, eu sabia que era algo assim, mas pensava que era de 4 em 4 :P Mas com tanta repetição de certeza que não me vou voltar a esquecer, bastava a resposta do bluestrattos
:wink:

randre
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Mensagem por randre »

quando tava a escrever não vi que a dele ja tava :( desculpa :D

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Ouvi dizer que no domingo a procissão da Rainha Santa vai parar no meio da ponte e vai estar um helicoptero a lançar petalas de rosas.

Alguem me pode confirmar se isto é verdade :?:

coruscant
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 26 abril 2006 21:14

Mensagem por coruscant »

Bem isso foi algo que aconteceu há uns anos largos atrás. A procissão parou a meio da ponte no domingo e um helicóptero passou e deitou muitas pétalas de rosas. Mas foi um evento único até à data. Não sei bem em que ano foi mas penso ter sido no início da década de 90.

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

Eu gostava de saber era se este ano isso ia acontecer, pois já ouvi dizer, mas como nao tenho a certeza...
Seria interessante e dava umas boas fotos.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Segundoo Diário de Coimbra, haverá uma chuva de pétalas, mas não há referências a helicóptero! :lol:

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

Este ano a procissão nocturna foi transmitida em directo a partir de um ecrã gigante instalado na portagem.

Fica a seguinte informaçao:
Sabado pelas 24h00, decorre um espectaculo piromusical de 15 minutos, sobre o leito do rio, margem esquerda e ponte pedonal. Serão 1.452 disparos por minuto, sem pontos mortos, num total de 21.802 disparos pirotenicos. Novo espectaculo piromusical está previsto para dia 15 de Julho.
Retirado d'As Beiras

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Estive na Portagem, depois em Santa Cruz e junto da Igreja da Graça... primeiro achei o cortejo mal organizado, as pessoas iam em magote e não muito ordenadamente como nos outros anos...
Mas gostei do fogo, gostei das bandas, odiei o pessoal a falar durante a passagem da Santa, fez-me impressão ver uma senhora a gatinhar na procissão (é preciso muito, fogo!), arrepiei-me com as pétalas a serem atiradas de uma varanda para o andor... e depois o bater dos bastões com o silêncio, a chuva miudinha a cair antes da entrada na Graça, acompanhada das palmas... pareceu de propósito!
Lindo! :)

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

DaniFR Escreveu:Eu gostava de saber era se este ano isso ia acontecer, pois já ouvi dizer, mas como nao tenho a certeza...
Seria interessante e dava umas boas fotos.
é domingo.. B) tanto quanto sei vai mesmo acontecer..

anaallo
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 28 novembro 2007 20:09

Mensagem por anaallo »

Foi a primeira vez que vi a procissão e gostei, acho que à sua passagem as luzes deveriam estar desligadas. Quanto a falar durante a passagem da imagem não acho repugnante, aliás, não sei porque encaramos a religião tão dolorosamente, aliás, é isso mesmo que está mal, deveria haver alegria! Achei o sermão um pouco descabido, mas enfim...

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

Lino Escreveu:Estive na Portagem, depois em Santa Cruz e junto da Igreja da Graça... primeiro achei o cortejo mal organizado, as pessoas iam em magote e não muito ordenadamente como nos outros anos...
Mas gostei do fogo, gostei das bandas, odiei o pessoal a falar durante a passagem da Santa, fez-me impressão ver uma senhora a gatinhar na procissão (é preciso muito, fogo!), arrepiei-me com as pétalas a serem atiradas de uma varanda para o andor... e depois o bater dos bastões com o silêncio, a chuva miudinha a cair antes da entrada na Graça, acompanhada das palmas... pareceu de propósito!
Lindo! :)
Eu estive sempre na portagem. A desorganizaçao da procissao deve-se ás pessoas que param ou andam muito devagar, alguns elementos da organizaçao mandavam as pessoas andar mais depressa senao a imagem nao conseguia avançar, daí o atraso de 40min na chegada do andor á portagem.
Tambem vi essa senhora a gatinhar... é preciso ter muita fé.
Estavam pessoas atras de mim que diziam: "Está aqui muito mais gente do nas procissoes de fátima."
daniel322 Escreveu: é domingo.. B) tanto quanto sei vai mesmo acontecer..
Ok, lá estarei.
anaallo Escreveu:Foi a primeira vez que vi a procissão e gostei, acho que à sua passagem as luzes deveriam estar desligadas.
Torna-se mais emocionante a imagem parar á entrada da ponte e as luzes desligarem-se todas.

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

Exerto do discuro:
Discurso emocionante no Largo da Portagem

Às 22h45 o andor chegou à Portagem. Lá do alto, de uma varanda, Jesus Ramos, pároco de S. Bartolomeu, saudou a Rainha, debaixo do olhar emocionado de milhares de fiéis. «Os olhos de todos estão postos na vossa imagem! Vede, Senhora! Vieram de todos os quadrantes, encheram estradas e caminhos e estão aqui para vos receber de braços abertos e para escutar, em sintonia de coração, a mensagem que pretendeis transmitir a cada um, neste lugar e nesta hora. Vieram mulheres e homens, jovens e donzelas, crianças e meninos de colo. Vieram de todas a condições. Estão aí, entre a multidão anónima, muitos dos sábios do reino, D. Isabel de Portugal! O povo de Coimbra, que há tantos séculos vos tem por rainha e vos aclama como Santa, aqui está, na mais espaçosa praça da cidade, para vos receber de braços abertos e com a alma em festa», declarou.
«Que mensagem poderá uma nobre dama do longínquo século XIV transmitir a esta gente do início do terceiro milénio? Que mudem, como é desejável, as gerações, mas que não mudem os valores», continuou.
A crítica social não foi esquecida: «Sirva de exemplo a notória contradição em relação à família, cuja centralidade social, teoricamente, ninguém põe em causa. Porém, na prática, criam-se e apoiam-se leis que não têm como objectivo a defesa e o incremento dos valores familiares, mas antes propõem o facilitismo que leva à desagregação».
DC