Eu não diria que o Basófias é essencial para o turismo em Coimbra, mas se tiver de parar é uma perda infeliz. Já as constantes reduções do trajecto são aborrecidas, então uma paragem total...Basófias em risco de paragem obrigatória
A “jóia do Mondego” está em risco de deixar de navegar. A areia que existe no rio afecta cada vez mais a circulaçao do barco que assinala mais um aniversário.
O Basófias vive por estes dias momentos dificeis. O barco, que já faz parte da paisagem habitual da cidade de Coimbra corre “sérios” riscos de deixar de navegar no Rio Mondego. O alerta foi feito por Renato Ladeiro, da Odabarca Animação Turística do Mondego. Durante uma década, a sociedade gestora soube “renovar”, conseguindo vencer as “marés mais agitadas”. Contudo a situação está a tornar-se cada vez mais “incontornável”. O Basófias tem vivido colado ao Mondego, ouvindo os seus segredos, num namoro que perdura há 10 anos. Contudo, já na altura, os problemas existiam. “Quando inaugurámos o barco o percurso chegava até à Ponte de Ceira. Depois passou a chegar só até ao Rebolim”, relembra Renato Ladeiro, aproveitou para frisar que desde há cinco anos, a redução do percurso é cada vez maior. “Chegar até à Ponte Rainha Santa Isabel é um desafio traiçoeiro”, disse.
A “jóia do Mondego” tem capacidade para 50/60 pessoas na zona de restaurante e 80 na área de passeio. O trajecto vai do Parque Manuel Braga até ao açude-ponte e, daqui, até à curva da Portela, onde não passa devido ao assoreamento do rio, O percurso ronda os oito quilómetros, demorando à volta de uma hora.
As entidades competentes foram recentemente alertadas, porém até ao momento não deram qualquer resposta à Odabarca, entidade gestora do barco. Renato Ladeiro referiu ainda ao DIÁRIO AS BEIRAS, que a Região de Turismo do Centro foi a “única” entidade a mostrar algum interesse pelo problema. Porém e como fez questão de mencionar Renato Ladeiro, a Câmara Municipal de Coimbra “diz sempre que vai ser para o ano mas prometem, prometem e não fazem nada”. Renato Ladeiro disse ainda que a autarquia se desculpa que o assoreamento é dispendioso, porém “ todos saíam a ganhar com a areia a ser extraída. A venda da areia pagaria a obra e o arranjo das margens”. Mas os problemas não ficam por aqui. Renato Ladeiro aproveitou ainda o contacto do DIÁRIO AS BEIRAS para referir que o muro, localizado no Parque Manuel Braga está partido, e que é “urgente fazer obras de requalificação”.
Apesar do futuro incerto, no dia 13, assinala-se mais um aniversário da embarcação que os turistas já não dispensam e a cidade aprendeu a venerar.
Fonte: As Beiras
Basófias pode parar
-
- Administrador
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Basófias pode parar
-
- Mítico
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
- Veterano
- Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44
-
- Lendário
- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
- Lendário
- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
-
- Estreante
- Registado: quinta-feira, 13 setembro 2007 9:26
Meu caro, acredito que o percurso já não tenha piada para si, mas concerteza que se realizasse no Basófias, por exemplo, a sua festa de aniversário ou o jantar de Natal iria de certeza gostar e questionar-se-ia porque é que não fez isso à mais tempo.duffy Escreveu:Eu faço o mesmo percurso, ou um pouco mais, pratico exercicio e não pago nada
Por acaso nunca andei no basófias mas também nunca tive vontade de experimentar, como já conheço o percurso todo, já não tem piada.
-
- Veterano
- Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12
-
- Lendário
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
- Lendário
Mas isso é uma situação diferente, eu estava-me a referir a passear por passear, para ver a vista, além disso nem sequer pus em questão não experimentar um dia.O Basófias Escreveu:Meu caro, acredito que o percurso já não tenha piada para si, mas concerteza que se realizasse no Basófias, por exemplo, a sua festa de aniversário ou o jantar de Natal iria de certeza gostar e questionar-se-ia porque é que não fez isso à mais tempo.duffy Escreveu:Eu faço o mesmo percurso, ou um pouco mais, pratico exercicio e não pago nada
Por acaso nunca andei no basófias mas também nunca tive vontade de experimentar, como já conheço o percurso todo, já não tem piada.
Mas já agora podia colocar uma lista de preços ainda que um pouco genérica, só para ficarmos com uma ideia para esse tipo de eventos.
-
- Banido
- Registado: segunda-feira, 12 setembro 2005 1:08
-
- Experiente
- Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
-
- Mítico
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
- Lendário
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
- Lendário
Pois afinal parecia que andava aqui alguém do basófias, mas preços nem vê-los... deve ser para não nos assustardaniel322 Escreveu:6 euros só pela viagem? carote.. acho que os menus tb são um pouco para o caro, hà uns meses fui saber e andava por volta dos 30 euros a refeição..
Mas 30€ uma refeição... só se for rodizio e bebida à descrição e mesmo assim é caro!