Basófias pode parar

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Basófias pode parar

Mensagem por Pedro »

Basófias em risco de paragem obrigatória

A “jóia do Mondego” está em risco de deixar de navegar. A areia que existe no rio afecta cada vez mais a circulaçao do barco que assinala mais um aniversário.

O Basófias vive por estes dias momentos dificeis. O barco, que já faz parte da paisagem habitual da cidade de Coimbra corre “sérios” riscos de deixar de navegar no Rio Mondego. O alerta foi feito por Renato Ladeiro, da Odabarca Animação Turística do Mondego. Durante uma década, a sociedade gestora soube “renovar”, conseguindo vencer as “marés mais agitadas”. Contudo a situação está a tornar-se cada vez mais “incontornável”. O Basófias tem vivido colado ao Mondego, ouvindo os seus segredos, num namoro que perdura há 10 anos. Contudo, já na altura, os problemas existiam. “Quando inaugurámos o barco o percurso chegava até à Ponte de Ceira. Depois passou a chegar só até ao Rebolim”, relembra Renato Ladeiro, aproveitou para frisar que desde há cinco anos, a redução do percurso é cada vez maior. “Chegar até à Ponte Rainha Santa Isabel é um desafio traiçoeiro”, disse.

A “jóia do Mondego” tem capacidade para 50/60 pessoas na zona de restaurante e 80 na área de passeio. O trajecto vai do Parque Manuel Braga até ao açude-ponte e, daqui, até à curva da Portela, onde não passa devido ao assoreamento do rio, O percurso ronda os oito quilómetros, demorando à volta de uma hora.

As entidades competentes foram recentemente alertadas, porém até ao momento não deram qualquer resposta à Odabarca, entidade gestora do barco. Renato Ladeiro referiu ainda ao DIÁRIO AS BEIRAS, que a Região de Turismo do Centro foi a “única” entidade a mostrar algum interesse pelo problema. Porém e como fez questão de mencionar Renato Ladeiro, a Câmara Municipal de Coimbra “diz sempre que vai ser para o ano mas prometem, prometem e não fazem nada”. Renato Ladeiro disse ainda que a autarquia se desculpa que o assoreamento é dispendioso, porém “ todos saíam a ganhar com a areia a ser extraída. A venda da areia pagaria a obra e o arranjo das margens”. Mas os problemas não ficam por aqui. Renato Ladeiro aproveitou ainda o contacto do DIÁRIO AS BEIRAS para referir que o muro, localizado no Parque Manuel Braga está partido, e que é “urgente fazer obras de requalificação”.

Apesar do futuro incerto, no dia 13, assinala-se mais um aniversário da embarcação que os turistas já não dispensam e a cidade aprendeu a venerar.

Fonte: As Beiras
Eu não diria que o Basófias é essencial para o turismo em Coimbra, mas se tiver de parar é uma perda infeliz. Já as constantes reduções do trajecto são aborrecidas, então uma paragem total... :?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O Basófias, apesar de só ter ido uma vez, é interessante. Os turistas gostam de ir pelo rio para tirar fotos e passear pelo rio... na Alemanha vi disso e estava cheio, mas eram mais barcos, alguns até maiores e com painéis solares... o preço poderia ser mais convidativo...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

rigor
Veterano
Veterano
Mensagens: 503
Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44

Mensagem por rigor »

Lino Escreveu:o preço poderia ser mais convidativo...
Sim, a última vez que andei, à cerca de 2 meses, paguei 6€...
Última edição por rigor em sexta-feira, 14 setembro 2007 0:19, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Eu faço o mesmo percurso, ou um pouco mais, pratico exercicio e não pago nada :lol:
Por acaso nunca andei no basófias mas também nunca tive vontade de experimentar, como já conheço o percurso todo, já não tem piada.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

É muito mau se Coimbra deixar de ter o Basófias...
Penso que já seja um ponto de referência por parte dos turistas que visitam a "nossa" cidade!

O Basófias
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quinta-feira, 13 setembro 2007 9:26
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por O Basófias »

duffy Escreveu:Eu faço o mesmo percurso, ou um pouco mais, pratico exercicio e não pago nada :lol:
Por acaso nunca andei no basófias mas também nunca tive vontade de experimentar, como já conheço o percurso todo, já não tem piada.
Meu caro, acredito que o percurso já não tenha piada para si, mas concerteza que se realizasse no Basófias, por exemplo, a sua festa de aniversário ou o jantar de Natal iria de certeza gostar e questionar-se-ia porque é que não fez isso à mais tempo. :wink:
Para além dos passeios no rio Mondego, no " O BASÓFIAS" existe a possibilidade de se realizar também, almoços e jantares, festas de aniversário, reuniões empresariais, despedidas de solteiro, festas, etc.
http://basofiasboat.hi5.com

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Olha-os :P

Eles tb. vem aqui. Fazem bem :wink:

Por acaso nunca fiz o percurso (falta de oportunidade :( )...

Um dia destes ainda vou tarde demais (espero que não)...

Ou então pode ser que já tenham desassoreado o rio e venha a fazer um percurso maior :D

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Hal9000 Escreveu:Ou então pode ser que já tenham desassoreado o rio e venha a fazer um percurso maior :D
já devia era ter sido feito hà mais tempo.. já ouço falar nisso hà uns bons anitos..

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

O Basófias Escreveu:
duffy Escreveu:Eu faço o mesmo percurso, ou um pouco mais, pratico exercicio e não pago nada :lol:
Por acaso nunca andei no basófias mas também nunca tive vontade de experimentar, como já conheço o percurso todo, já não tem piada.
Meu caro, acredito que o percurso já não tenha piada para si, mas concerteza que se realizasse no Basófias, por exemplo, a sua festa de aniversário ou o jantar de Natal iria de certeza gostar e questionar-se-ia porque é que não fez isso à mais tempo. :wink:
Mas isso é uma situação diferente, eu estava-me a referir a passear por passear, para ver a vista, além disso nem sequer pus em questão não experimentar um dia. :roll:

Mas já agora podia colocar uma lista de preços ainda que um pouco genérica, só para ficarmos com uma ideia para esse tipo de eventos.

TR3S
Banido
Mensagens: 224
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2005 1:08

Mensagem por TR3S »

eu já o conduzi!! :P tinha mais ou menos uns 12, 13 anos

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

Penso que o preço é também um pouco dissuasor (salvo erro uma viagem custa uns 10€).

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Acima diz que é 6€... vêm dizer que as obras para desassorear o rio só começam daqui a um ano... cambada... e o próximo verão como é?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

6 euros só pela viagem? carote.. acho que os menus tb são um pouco para o caro, hà uns meses fui saber e andava por volta dos 30 euros a refeição..

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

daniel322 Escreveu:6 euros só pela viagem? carote.. acho que os menus tb são um pouco para o caro, hà uns meses fui saber e andava por volta dos 30 euros a refeição..
Pois afinal parecia que andava aqui alguém do basófias, mas preços nem vê-los... deve ser para não nos assustar :lol:
Mas 30€ uma refeição... só se for rodizio e bebida à descrição e mesmo assim é caro!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Vamos todos dar uma volta no Basófias? :D

http://www.asbeiras.pt/concursos/ofertas.php?id=9

Responder