Adaptação do código a Bolonha

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

E já temos o novo código da praxe. Está disponível no índice de tópicos sobre a praxe, em formato PDF (mantive também o antigo, para quem o quiser consultar).

Fica o agradecimento à {mineirinha} por ter fornecido o ficheiro.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Por favor, esclareçam-me a alinea b deste artigo, que eu não percebi.

Artigo 27º
a) Os caloiros estrangeiros a quem convenha usufruir nos anos seguintes das regalias dos que foram caloiros
nacionais poderão optar por esta categoria, enquanto e só como caloiro estrangeiro, mediante pedido dirigido ao
Conselho de Veteranos, que a concederá por Decreto.

b) Todos aqueles que foram caloiros estrangeiros, é considerado para efeito deste Código, como tendo até um
máximo do número de anos do 1º ciclo do curso em que se encontra menos uma matrícula.

EDIT: já agora na parte que se refere à indumentaria tenho tb duvidas.
b) As estudantes que obedecerem aos requisitos seguintes:

3) Terem fato preto de saia e casaco cintado;
4) Terem saia com macho, com uma mão-travessa acima do joelho, de quem a veste.

Eu tenho o traje do porto e não pretendo comprar um novo. O meu casaco não é cintado e a minha saia é pelos vistos femea já que tem a racha aberta... Isso quer dizer que já não vou poder praxar na academia de Coimbra? Se realmente isso acontecer, é de facto estupido, já que no codigo antigo era aceite.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Leia Escreveu:
3) Terem fato preto de saia e casaco cintado;
4) Terem saia com macho, com uma mão-travessa acima do joelho, de quem a veste.

Eu tenho o traje do porto e não pretendo comprar um novo. O meu casaco não é cintado e a minha saia é pelos vistos femea já que tem a racha aberta... Isso quer dizer que já não vou poder praxar na academia de Coimbra? Se realmente isso acontecer, é de facto estupido, já que no codigo antigo era aceite.
Eu comprei o meu traje na Toga e o casaco não é cintado e definitivamente NAO vou comprar mais nenhum. Penso que só a loja do Avenida vende os casacos assim. O macho da saia é aquela racha atrás que antes nem podia ser aberta.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

O meu não é aberto... mas é porque o meu traje já ultrapassou 10 anos...
Não era meu e foi-me dado.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Então e o pessoal que anda a acabar cadeiras do 1º ciclo (2) e já anda a estagiar? É Veterano ou Bacharel? É que supostamente está matriculado no primeiro ciclo, mas já a acabar o 2º :x e, neste caso, tem mais matrículas que as necessários para o 1º e 2º ciclo

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

CriCri_BlaBla Escreveu:
Eu comprei o meu traje na Toga e o casaco não é cintado e definitivamente NAO vou comprar mais nenhum. Penso que só a loja do Avenida vende os casacos assim. O macho da saia é aquela racha atrás que antes nem podia ser aberta.
Pois a racha da tua saia tem tecido a fechá-la, nao é? a minha é mesmo uma racha, sem tecido nenhum. O que sei é que não vou nem mandar apertar o meu casado(porque se o fizer tenho que fazer mesmo mts alterações, cortar em baixo, apertar de lado...) e corro o risco de ficar horrivel e desporporcional e só irei comprar uma saia nova se a minha deixar completamente de me servir. Mas... quer dizer que estou mal trajada? Que sanção posso ter?

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente

Leia Escreveu:
CriCri_BlaBla Escreveu:
Pois a racha da tua saia tem tecido a fechá-la, nao é?
Sim. Era o que pediam antes. Eu também não vou apertar o meu e sinceramente acho que ninguém o vai fazer... Não estou minimanente preocupada!

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Não, antes a racha da saia era indiferente. Ou seja, por norma em coimbra era assim, mas o codigo de praxe nada referia acerca disso.

kelly
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 12 setembro 2007 12:25

Mensagem por kelly »

Estou agora no 3º ano de Direito e tenho 3 matriculas! Já estive a ver o novo Código, mas não percebi muito bem qual a designação que me corresponde! Alguém sabe?

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

És um candeeiro.

kelly
Novato
Novato

Mensagem por kelly »

Pois,eu isso ainda percebi! Sabes a diferença entre candeeiro grelado e candeeiro fitado? Foi isso que não entendi! :?

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Ah... isso tb nao percebi.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente

O Grelo poe-se na latada e as fitas na queima. Mas só podes por se tiveres condiçoes de acabar nesse ano.

kelly
Novato
Novato

Mensagem por kelly »

Ah, ok! Então sou apenas candeeiro! :D ja percebi! obrigada pelo esclarecimento!

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Mas e quem já usou o grelo o ano passado como eu?