Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

bluestrattos Escreveu:
Al Capone Escreveu:
bluestrattos Escreveu:
Al Capone Escreveu:Se não nacionalizares as matrículas és caloira estrangeira, acho que a única diferença em relação aos caloiros "normais" é que não podes ser rapada por trupes!
Se nacionalizares as matrículas não és caloira, ficas como se tivesses andado sempre na UC.
Para nacionalizares tens que ir ao Conselho de Veteranos.

Quanto à Capa e Batina podes usar assim que vieres para Coimbra, a Capa e Batina é usada por todos os estudantes da UC sem excepção. Sendo caloiros ou não, não podes é usar a Pasta da Praxe enquanto fores caloira.
e traçar a capa! Os caloiros podem usar traje, mas traçar a capa, somente após os primeiros acordes da Monumental Serenata (que é hoje :mrgreen:)
Mais um mito que é preciso desmontar! Devia haver os caçadores de mitos de Coimbra! :lol:
mito porquê ? Confesso a minha ignorância nesse campo. Mas sempre ouvi falar no traçar a capa aquando os acordes da Monumental Serenata, em que o Padrinho traça a capa ao Caloiro...
Garanto-te que é mito. Não está escrito em lado nenhum que os caloiros não podem traçar a capa quando vestem Capa e Batina antes da serenata!

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

tbem vi uma rapariga no fim do cortejo,de capa e batina com umas sapatilhas amarelas...mas o rapaz que ia com ela ia descalço,deve ter emprestado as sapatilhas...

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Garanto-te que é mito. Não está escrito em lado nenhum que os caloiros não podem traçar a capa quando vestem Capa e Batina antes da serenata!
Também não está sobre maquilhagem feminina e outras coisas que são tidas da Praxe. Eu vejo o Código da Praxe como algo onde está o essencial, não tudo sobre a Praxe.

Se pode ou não traçar não sei, mas sei que o Código da Praxe não deverá ter tudo que era da Praxe... digo eu.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Briooosa Escreveu:tbem vi uma rapariga no fim do cortejo,de capa e batina com umas sapatilhas amarelas...mas o rapaz que ia com ela ia descalço,deve ter emprestado as sapatilhas...
Por acaso também vi uma de sapatilhas já no largo da portagem, mas até eram pretas, so falhavam numas riscas prateadas que tinhas dos lados :lol:

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Não sei se é permitido, mas no Chá Dançante vi pessoas da Fan-Farra só com a batina em palco... supostamente a batina tem que estar sempre junto da capa (não há distâncias).

Por outro lado eles podem não estar na Praxe... não sei como funciona isso das tunas que supostamente entram com capa e batina...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Apesar de não estarem em Praxe continuam a estar trajados e devem estar correctamente.
Algumas tunas optam por tocar com a capa traçada, outras com a capa mesmo junto a eles, mas no chão. No entanto, a capa está sempre presente. Claro que nessas actuações podem dar-se um desconto, do genero... um rapaz decide ir tocar mais para a frente do palco, não será completamente necessário pegar na capa primeiro para poder movimentar-se.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

duffy Escreveu:
Briooosa Escreveu:tbem vi uma rapariga no fim do cortejo,de capa e batina com umas sapatilhas amarelas...mas o rapaz que ia com ela ia descalço,deve ter emprestado as sapatilhas...
Por acaso também vi uma de sapatilhas já no largo da portagem, mas até eram pretas, so falhavam numas riscas prateadas que tinhas dos lados :lol:
eu tb vi esse rapariga!!!

mistertes
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

Corsario-Negro

O que está no Código de Praxe é o que deve ser respeitado. É por ele que se guia a vida de um estudante da Universidade de Coimbra.

Agora há muitos mitos, tradições, etc que foram aparecendo com o decorrer dos anos, como Os caloiros só usarem Capa e Batina no dia da serenata da Queima das Fitas ou Ser o 'Padrinho' o primeiro a traçar a capa, ou um caloiro não mostrar os símbolos da capa ou ter nº par dos mesmos, etc, etc ,etc..

Sinceramente penso que a maioria dos estudantes vêem a Praxe como 'uma coisa fixe'.

Claro que há situações que não estão descritas no Código, mas é apenas preciso bom senso..

Muias situações já foram presenciadas e de ano pra ano aparecem mais 'PERSONAGENS'..

Na Serenata da Queima deste ano a 'PERSONAGEM' que eu vi foi um sujeito que além de podre de bêbado e apenas fazer numero no largo da Sé Velha traçou a capa a dois caloiros, tudo isto numa tremenda emoção como se fosse o dia mais feliz da vida deles. Tudo quase normal num rapaz que respeita o Praxe Académica se não fosse o simples facto de trazer umas fitas de plástico vermelhas e brancas(daquelas a proteger obras nas estradas) atadas á volta da cabeça.. Muito ao estilo do Rambo.
Para não falar também de uma raparigas aos gritos numa varanda...

Diversão, falta de respeito, maluquice, grande negócio prá TOGA, já nem sei o que a Praxe Académica me faz lembrar..

ricardopinto_85
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 27 outubro 2006 22:46

Mensagem por ricardopinto_85 »

Sera que me podem dizer de cor têm de ser as meias? eu sei que convem que sejam pretas.. mas se forem azuis ou cinzentas tem mal? e se virmos alguem com umas meias assim podemos fazer alguma coisa?

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

se ele disser que tá na praxe, vais-lhe às unhas. ele pode andar mal trajado, não pode é estar na prxe mal trajado.

HintrY
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34

Mensagem por HintrY »

uma rapariga com sabrinas douradas vi eu no recinto....

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu acho que nao se pode andar mal trajado... estando a praxar ou não.

ricardopinto_85
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 27 outubro 2006 22:46

Mensagem por ricardopinto_85 »

dawn_to_dusk_ Escreveu:se ele disser que tá na praxe, vais-lhe às unhas. ele pode andar mal trajado, não pode é estar na prxe mal trajado.
aqui a questao é: eu vi um doutor no cortejo a praxar outro doutor só porque ele tinha meias azuis. acham isto correcto segundo o codigo de praxe?

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Não... a Praxe acaba no início da Queima...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Como é que isso funciona quando o traje é desrespeitado? A praxe acaba na queima mas o respeito ao traje mantem-se sempre durante o ano. É uma questão de bom-senso ou quem, por exemplo, usar tenis ou andar com batina e sem a capa pode ir a tribunal de praxe em qq altura?
ricardopinto_85 Escreveu:aqui a questao é: eu vi um doutor no cortejo a praxar outro doutor só porque ele tinha meias azuis. acham isto correcto segundo o codigo de praxe?
isso devia ser a buba.. se as meias fossem azuis escuras passavam bem. Se todos os males na queima fossem esses... :wink: