Garanto-te que é mito. Não está escrito em lado nenhum que os caloiros não podem traçar a capa quando vestem Capa e Batina antes da serenata!bluestrattos Escreveu:mito porquê ? Confesso a minha ignorância nesse campo. Mas sempre ouvi falar no traçar a capa aquando os acordes da Monumental Serenata, em que o Padrinho traça a capa ao Caloiro...Al Capone Escreveu:Mais um mito que é preciso desmontar! Devia haver os caçadores de mitos de Coimbra!bluestrattos Escreveu:e traçar a capa! Os caloiros podem usar traje, mas traçar a capa, somente após os primeiros acordes da Monumental Serenata (que é hojeAl Capone Escreveu:Se não nacionalizares as matrículas és caloira estrangeira, acho que a única diferença em relação aos caloiros "normais" é que não podes ser rapada por trupes!
Se nacionalizares as matrículas não és caloira, ficas como se tivesses andado sempre na UC.
Para nacionalizares tens que ir ao Conselho de Veteranos.
Quanto à Capa e Batina podes usar assim que vieres para Coimbra, a Capa e Batina é usada por todos os estudantes da UC sem excepção. Sendo caloiros ou não, não podes é usar a Pasta da Praxe enquanto fores caloira.)
Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod
-
Al Capone
- Experiente

- Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03
-
Briooosa
- Banido
- Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Também não está sobre maquilhagem feminina e outras coisas que são tidas da Praxe. Eu vejo o Código da Praxe como algo onde está o essencial, não tudo sobre a Praxe.Garanto-te que é mito. Não está escrito em lado nenhum que os caloiros não podem traçar a capa quando vestem Capa e Batina antes da serenata!
Se pode ou não traçar não sei, mas sei que o Código da Praxe não deverá ter tudo que era da Praxe... digo eu.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Por acaso também vi uma de sapatilhas já no largo da portagem, mas até eram pretas, so falhavam numas riscas prateadas que tinhas dos ladosBriooosa Escreveu:tbem vi uma rapariga no fim do cortejo,de capa e batina com umas sapatilhas amarelas...mas o rapaz que ia com ela ia descalço,deve ter emprestado as sapatilhas...
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Não sei se é permitido, mas no Chá Dançante vi pessoas da Fan-Farra só com a batina em palco... supostamente a batina tem que estar sempre junto da capa (não há distâncias).
Por outro lado eles podem não estar na Praxe... não sei como funciona isso das tunas que supostamente entram com capa e batina...
Por outro lado eles podem não estar na Praxe... não sei como funciona isso das tunas que supostamente entram com capa e batina...
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
Apesar de não estarem em Praxe continuam a estar trajados e devem estar correctamente.
Algumas tunas optam por tocar com a capa traçada, outras com a capa mesmo junto a eles, mas no chão. No entanto, a capa está sempre presente. Claro que nessas actuações podem dar-se um desconto, do genero... um rapaz decide ir tocar mais para a frente do palco, não será completamente necessário pegar na capa primeiro para poder movimentar-se.
Algumas tunas optam por tocar com a capa traçada, outras com a capa mesmo junto a eles, mas no chão. No entanto, a capa está sempre presente. Claro que nessas actuações podem dar-se um desconto, do genero... um rapaz decide ir tocar mais para a frente do palco, não será completamente necessário pegar na capa primeiro para poder movimentar-se.
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
eu tb vi esse rapariga!!!duffy Escreveu:Por acaso também vi uma de sapatilhas já no largo da portagem, mas até eram pretas, so falhavam numas riscas prateadas que tinhas dos ladosBriooosa Escreveu:tbem vi uma rapariga no fim do cortejo,de capa e batina com umas sapatilhas amarelas...mas o rapaz que ia com ela ia descalço,deve ter emprestado as sapatilhas...
-
mistertes
- Novato

- Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55
Corsario-Negro
O que está no Código de Praxe é o que deve ser respeitado. É por ele que se guia a vida de um estudante da Universidade de Coimbra.
Agora há muitos mitos, tradições, etc que foram aparecendo com o decorrer dos anos, como Os caloiros só usarem Capa e Batina no dia da serenata da Queima das Fitas ou Ser o 'Padrinho' o primeiro a traçar a capa, ou um caloiro não mostrar os símbolos da capa ou ter nº par dos mesmos, etc, etc ,etc..
Sinceramente penso que a maioria dos estudantes vêem a Praxe como 'uma coisa fixe'.
Claro que há situações que não estão descritas no Código, mas é apenas preciso bom senso..
Muias situações já foram presenciadas e de ano pra ano aparecem mais 'PERSONAGENS'..
Na Serenata da Queima deste ano a 'PERSONAGEM' que eu vi foi um sujeito que além de podre de bêbado e apenas fazer numero no largo da Sé Velha traçou a capa a dois caloiros, tudo isto numa tremenda emoção como se fosse o dia mais feliz da vida deles. Tudo quase normal num rapaz que respeita o Praxe Académica se não fosse o simples facto de trazer umas fitas de plástico vermelhas e brancas(daquelas a proteger obras nas estradas) atadas á volta da cabeça.. Muito ao estilo do Rambo.
Para não falar também de uma raparigas aos gritos numa varanda...
Diversão, falta de respeito, maluquice, grande negócio prá TOGA, já nem sei o que a Praxe Académica me faz lembrar..
O que está no Código de Praxe é o que deve ser respeitado. É por ele que se guia a vida de um estudante da Universidade de Coimbra.
Agora há muitos mitos, tradições, etc que foram aparecendo com o decorrer dos anos, como Os caloiros só usarem Capa e Batina no dia da serenata da Queima das Fitas ou Ser o 'Padrinho' o primeiro a traçar a capa, ou um caloiro não mostrar os símbolos da capa ou ter nº par dos mesmos, etc, etc ,etc..
Sinceramente penso que a maioria dos estudantes vêem a Praxe como 'uma coisa fixe'.
Claro que há situações que não estão descritas no Código, mas é apenas preciso bom senso..
Muias situações já foram presenciadas e de ano pra ano aparecem mais 'PERSONAGENS'..
Na Serenata da Queima deste ano a 'PERSONAGEM' que eu vi foi um sujeito que além de podre de bêbado e apenas fazer numero no largo da Sé Velha traçou a capa a dois caloiros, tudo isto numa tremenda emoção como se fosse o dia mais feliz da vida deles. Tudo quase normal num rapaz que respeita o Praxe Académica se não fosse o simples facto de trazer umas fitas de plástico vermelhas e brancas(daquelas a proteger obras nas estradas) atadas á volta da cabeça.. Muito ao estilo do Rambo.
Para não falar também de uma raparigas aos gritos numa varanda...
Diversão, falta de respeito, maluquice, grande negócio prá TOGA, já nem sei o que a Praxe Académica me faz lembrar..
-
ricardopinto_85
- Regular

- Registado: sexta-feira, 27 outubro 2006 22:46
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
-
HintrY
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
-
ricardopinto_85
- Regular

- Registado: sexta-feira, 27 outubro 2006 22:46
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Como é que isso funciona quando o traje é desrespeitado? A praxe acaba na queima mas o respeito ao traje mantem-se sempre durante o ano. É uma questão de bom-senso ou quem, por exemplo, usar tenis ou andar com batina e sem a capa pode ir a tribunal de praxe em qq altura?

isso devia ser a buba.. se as meias fossem azuis escuras passavam bem. Se todos os males na queima fossem esses...ricardopinto_85 Escreveu:aqui a questao é: eu vi um doutor no cortejo a praxar outro doutor só porque ele tinha meias azuis. acham isto correcto segundo o codigo de praxe?