userN Escreveu:Pode ser que resulte, a ver vamos.. Eu acho que não vai resultar...
Fechar esta via sem alternativas decentes vai ser o caos em termos de tráfego.
Se o problema é o trafego, não acho que seja preocupante. Há os transportes alternativos (SMTUC), e depois com o metro não há desculpa.
Estou como no caso da intermodal, espero não ter razão.
Para mim a baixa já está má, sem transito na rua da sofia, ficará péssima!
Eu que gosto da baixa, já me chateia ir lá pela fraca qualidade em termos de lojas e pelo fraco ambiente que me rodeia...
Não é por não haver tráfego que a baixa vai ficar mais ou menos desertificada. De que importa ter carros passar ali ao fundo? É isso que define desertificação ou não? Isso na minha opinião é um erro.
Fechar a Rua da Sofia aos carros vai ser uma das melhores coisas que se vai fazer na Baixa. Não é possível recuperar toda a zona para a candidatar à UNESCO e depois ter carros a passar ali.
Criar alternativas para o tráfego? Parece-me óbvio que isso tem de acontecer. Nem vou por aí.
Se a ideia é combater a desertificação da Baixa não é com carros que se vai lá... Mandar a Camara abaixo e fazer aí uma auto-estrada não ia fazer da baixa um território menos desertificado, não é?
Encontramo-nos aqui no ponto essencial: a única maneira de combater a desertificação da Baixa é ter pessoas a morar lá! Pôr pessoas na Baixa!
Como é que isto é possível?
Recuperar os imóveis, controlar os preços, fazer uma bolsa de arrendamento pública ou publico-privada para aluguer de apartamentos a preços controlados, criar associações culturais e de moradores, criar uma residência universitária, fazer mais estacionamentos subterrâneos onde for possível (terreiro da erva, por exemplo), fazer com que o estacionamento para moradores seja gratuito, criar garagens nas casas reabilitadas, limpar as ruas mais frequentemente, etc. É assim que se vai acabar com a questão da desertificação.
Mas não podemos ter argumentos infundados, pessoal. Nós queríamos uma Baixa cheia de casas novas, limpa e arrumada... Queríamos... Mas se isso um dia vier a acontecer, vai ser a primeira vez na história! A Baixa de Coimbra NUNCA foi assim. E embora possamos desejar que o seja, temos de perceber que isso é uma tarefa muito difícil porque entram em jogo muitos interesses.
Mesmo a questão do comércio... Nunca se notou essa desertificação porque antigamente a Baixa era o único sítio onde se faziam compras em Coimbra. E aqui temos duas hipóteses: ou viramos a cabeça para cima e nos queixamos ou nos juntamos uns com os outros, viramos a cabeça para a frente, e delimitamos estratégias para fazer da Baixa um sítio melhor para estar, viver e fazer compras. Destas duas posturas, claramente se percebe qual é a que os nossos comerciantes estão a adoptar. E não me venham com o argumento de que eles não têm dinheiro para investir. Durante muito tempo a baixa era o único sítio decente para se fazer compras e eles sempre se aproveitaram disso. Encheram os bolsos e agora não têm nada para investir. Uma loja que não tem dinheiro para se modernizar mais vale fechar, porque o encerramento é um cenário que vai passar por esse estabelecimento mais cedo ou mais tarde... não vale a pena prolongar o sofrimento.
É preciso criar a facilidade de os moradores levarem o carro para a Baixa mas é preciso criar redes de transportes eficientes que façam com que os moradores não tenham necessidade de o tirar da garagem.
É preciso criar a facilidade de os moradores levarem o carro para a Baixa mas é preciso criar redes de transportes eficientes que façam com que os moradores não tenham necessidade de o tirar da garagem.
Se leres o meu texto em cima entendes o que estou a falar:
1. a baixa tem mais moradores do que tu pensas. Basta leres um estudo do CES que fala justamente sobre isso;
2. é preciso criar condições para atrair pessoas para a baixa. Uma dessas condições tem de ser a facilidade em levar o carro a baixa e fazer com que seja tão fácil sair de la de transportes públicos que os moradores dispensem o uso do carro na maior parte das vezes. Aliás, neste estudo do CES, os transportes públicos foram apontados como O PONTO mais positivo de morar na Baixa.
É preciso criar a facilidade de os moradores levarem o carro para a Baixa mas é preciso criar redes de transportes eficientes que façam com que os moradores não tenham necessidade de o tirar da garagem.
Há milhares de pessoas que diariamente passam na baixa, nomeadamente Rua Dr. Manuel Rodrigues, Rua da Sofia e Rua Olímpio Nicolau por causa dos transportes públicos, tanto a embarcar como a desembarcar. Sem trânsito na Rua da Sofia essas pessoas vão começar a desviar-se para outros lados. Muitas das pessoas que dão de comer aos comerciantes da baixa são pessoas que se apeiam e têm obrigatoriamente de lá passar a caminho dos empregos. Essas pessoas são mais do que as que se deslocam à baixa apenas para passear.
A Rua da Sofia fechada ao trânsito será agradável aos olhos mas em termos económicos acho que não será assim tão bom. Como se dizia aqui neste tópico, concordo com a ligação viária entre a Rua Olímpio Nicolau e a Av. Fernão de Magalhães caso a Rua da Sofia encerre.
bru_nex Escreveu:O que está previsto é que os autocarros possam continuar a circular na Rua da Sofia.
Ah, assim, quem passa todos os dias na baixa continuará a fazê-lo. De qualquer das maneiras se a frequência de transportes públicos nos dois sentidos da Rua da Sofia se mantiver como é hoje, vai ser uma zona pedonal muito perigosa. Basta, por exemplo, imaginar 15 ou 20 miúdos do infantário 25 de Abril a sair do edifício a correr e um autocarro a passar nesse momento. Ou um turista de headphones resolver mudar de direcção para a frente de um trolley que está mesmo atrás dele... Passam vários transportes públicos por minuto na rua da sofia.
Acho que muitas linhas serão suprimidas nessa artéria da cidade.
bru_nex Escreveu:O que está previsto é que os autocarros possam continuar a circular na Rua da Sofia.
Ah, assim, quem passa todos os dias na baixa continuará a fazê-lo. De qualquer das maneiras se a frequência de transportes públicos nos dois sentidos da Rua da Sofia se mantiver como é hoje, vai ser uma zona pedonal muito perigosa. Basta, por exemplo, imaginar 15 ou 20 miúdos do infantário 25 de Abril a sair do edifício a correr e um autocarro a passar nesse momento. Ou um turista de headphones resolver mudar de direcção para a frente de um trolley que está mesmo atrás dele... Passam vários transportes públicos por minuto na rua da sofia.
Acho que muitas linhas serão suprimidas nessa artéria da cidade.
A Rua da Sofia pode ficar só com um sentido, reservado a autocarros e assim já é possível ter esta rua com os passeios mais largos e com muito menos transito. E até podem colocar uma paragem de autocarro a meio da rua.
bru_nex Escreveu:O que está previsto é que os autocarros possam continuar a circular na Rua da Sofia.
Ah, assim, quem passa todos os dias na baixa continuará a fazê-lo. De qualquer das maneiras se a frequência de transportes públicos nos dois sentidos da Rua da Sofia se mantiver como é hoje, vai ser uma zona pedonal muito perigosa. Basta, por exemplo, imaginar 15 ou 20 miúdos do infantário 25 de Abril a sair do edifício a correr e um autocarro a passar nesse momento. Ou um turista de headphones resolver mudar de direcção para a frente de um trolley que está mesmo atrás dele... Passam vários transportes públicos por minuto na rua da sofia.
Acho que muitas linhas serão suprimidas nessa artéria da cidade.
A Rua da Sofia pode ficar só com um sentido, reservado a autocarros e assim já é possível ter esta rua com os passeios mais largos e com muito menos transito. E até podem colocar uma paragem de autocarro a meio da rua.
Bem, assim fica atractivo! Espero sinceramente que daí advenha mais vida para esta zona.
bru_nex Escreveu: Uma dessas condições tem de ser a facilidade em levar o carro a baixa e fazer com que seja tão fácil sair de la de transportes públicos que os moradores dispensem o uso do carro na maior parte das vezes. Aliás, neste estudo do CES, os transportes públicos foram apontados como O PONTO mais positivo de morar na Baixa.
E como pretendes que se faça isso se querem transformar a Sofia em pedonal, se não se pode deitar nada abaixo para se criar estacionamentos ou sequer permitir a circulação de autocarros?
Autocarros, como já vimos, vai acontecer.
É muito fácil a partir do momento em que se façam três coisas:
1. criar garagens na maior parte dos edifícios recuperados (assim os donos das casas têm onde deixar os automóveis em segurança);
2. usar o tal cartão de morador que permite estacionar sem pagar em todos os estacionamentos da CMC;
3. ter força de vontade e sentido de comunidade...É que falar é muito fácil mas fazer propostas alternativas que efectivamente façam mais e melhor e ir à CMC entregá-las já não é qualquer um que o faz. Por outro lado, se for criada uma forma de entendimento entre a CMC e os proprietários (são eles os que mais entraves põem à renovação da baixa), os problemas ficam reduzidos.
bru_nex Escreveu:Autocarros, como já vimos, vai acontecer.
É muito fácil a partir do momento em que se façam três coisas:
1. criar garagens na maior parte dos edifícios recuperados (assim os donos das casas têm onde deixar os automóveis em segurança);
2. usar o tal cartão de morador que permite estacionar sem pagar em todos os estacionamentos da CMC;
3. ter força de vontade e sentido de comunidade...É que falar é muito fácil mas fazer propostas alternativas que efectivamente façam mais e melhor e ir à CMC entregá-las já não é qualquer um que o faz. Por outro lado, se for criada uma forma de entendimento entre a CMC e os proprietários (são eles os que mais entraves põem à renovação da baixa), os problemas ficam reduzidos.
Algo palpável sff
É que sinceramente não vejo nada aí que consiga estar pronto antes que as pessoas se afastem de vez da baixa... Vão arrasar a baixa e de repente todos os prédios terão garagem é? De repente aparecem silos de estacionamentos para as pessoas que vêm de carro é? Not for sure...
A cidade não pode ser pensada sem carros por muito que custe, muito menos de um momento para o outro.