Baixa de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:
userN Escreveu:Pode ser que resulte, a ver vamos.. Eu acho que não vai resultar...
Fechar esta via sem alternativas decentes vai ser o caos em termos de tráfego.
Se o problema é o trafego, não acho que seja preocupante. Há os transportes alternativos (SMTUC), e depois com o metro não há desculpa.
Estou como no caso da intermodal, espero não ter razão.

Para mim a baixa já está má, sem transito na rua da sofia, ficará péssima!

Eu que gosto da baixa, já me chateia ir lá pela fraca qualidade em termos de lojas e pelo fraco ambiente que me rodeia...

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Isso, isso, fechem tudo ao transito e depois reclamem que a baixa fica desertificada!

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Não é por não haver tráfego que a baixa vai ficar mais ou menos desertificada. De que importa ter carros passar ali ao fundo? É isso que define desertificação ou não? Isso na minha opinião é um erro.

Fechar a Rua da Sofia aos carros vai ser uma das melhores coisas que se vai fazer na Baixa. Não é possível recuperar toda a zona para a candidatar à UNESCO e depois ter carros a passar ali.

Criar alternativas para o tráfego? Parece-me óbvio que isso tem de acontecer. Nem vou por aí.

Se a ideia é combater a desertificação da Baixa não é com carros que se vai lá... Mandar a Camara abaixo e fazer aí uma auto-estrada não ia fazer da baixa um território menos desertificado, não é?
Encontramo-nos aqui no ponto essencial: a única maneira de combater a desertificação da Baixa é ter pessoas a morar lá! Pôr pessoas na Baixa!

Como é que isto é possível?
Recuperar os imóveis, controlar os preços, fazer uma bolsa de arrendamento pública ou publico-privada para aluguer de apartamentos a preços controlados, criar associações culturais e de moradores, criar uma residência universitária, fazer mais estacionamentos subterrâneos onde for possível (terreiro da erva, por exemplo), fazer com que o estacionamento para moradores seja gratuito, criar garagens nas casas reabilitadas, limpar as ruas mais frequentemente, etc. É assim que se vai acabar com a questão da desertificação.

Mas não podemos ter argumentos infundados, pessoal. Nós queríamos uma Baixa cheia de casas novas, limpa e arrumada... Queríamos... Mas se isso um dia vier a acontecer, vai ser a primeira vez na história! A Baixa de Coimbra NUNCA foi assim. E embora possamos desejar que o seja, temos de perceber que isso é uma tarefa muito difícil porque entram em jogo muitos interesses.
Mesmo a questão do comércio... Nunca se notou essa desertificação porque antigamente a Baixa era o único sítio onde se faziam compras em Coimbra. E aqui temos duas hipóteses: ou viramos a cabeça para cima e nos queixamos ou nos juntamos uns com os outros, viramos a cabeça para a frente, e delimitamos estratégias para fazer da Baixa um sítio melhor para estar, viver e fazer compras. Destas duas posturas, claramente se percebe qual é a que os nossos comerciantes estão a adoptar. E não me venham com o argumento de que eles não têm dinheiro para investir. Durante muito tempo a baixa era o único sítio decente para se fazer compras e eles sempre se aproveitaram disso. Encheram os bolsos e agora não têm nada para investir. Uma loja que não tem dinheiro para se modernizar mais vale fechar, porque o encerramento é um cenário que vai passar por esse estabelecimento mais cedo ou mais tarde... não vale a pena prolongar o sofrimento.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Sem pessoas a baixa não existe.

Tou para ver ;)

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Pessoas! Não carros!

É preciso criar a facilidade de os moradores levarem o carro para a Baixa mas é preciso criar redes de transportes eficientes que façam com que os moradores não tenham necessidade de o tirar da garagem.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:Pessoas! Não carros!

É preciso criar a facilidade de os moradores levarem o carro para a Baixa mas é preciso criar redes de transportes eficientes que façam com que os moradores não tenham necessidade de o tirar da garagem.
Quais moradores?

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Se leres o meu texto em cima entendes o que estou a falar:

1. a baixa tem mais moradores do que tu pensas. Basta leres um estudo do CES que fala justamente sobre isso;

2. é preciso criar condições para atrair pessoas para a baixa. Uma dessas condições tem de ser a facilidade em levar o carro a baixa e fazer com que seja tão fácil sair de la de transportes públicos que os moradores dispensem o uso do carro na maior parte das vezes. Aliás, neste estudo do CES, os transportes públicos foram apontados como O PONTO mais positivo de morar na Baixa.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

bru_nex Escreveu:Pessoas! Não carros!

É preciso criar a facilidade de os moradores levarem o carro para a Baixa mas é preciso criar redes de transportes eficientes que façam com que os moradores não tenham necessidade de o tirar da garagem.
Há milhares de pessoas que diariamente passam na baixa, nomeadamente Rua Dr. Manuel Rodrigues, Rua da Sofia e Rua Olímpio Nicolau por causa dos transportes públicos, tanto a embarcar como a desembarcar. Sem trânsito na Rua da Sofia essas pessoas vão começar a desviar-se para outros lados. Muitas das pessoas que dão de comer aos comerciantes da baixa são pessoas que se apeiam e têm obrigatoriamente de lá passar a caminho dos empregos. Essas pessoas são mais do que as que se deslocam à baixa apenas para passear.

A Rua da Sofia fechada ao trânsito será agradável aos olhos mas em termos económicos acho que não será assim tão bom. Como se dizia aqui neste tópico, concordo com a ligação viária entre a Rua Olímpio Nicolau e a Av. Fernão de Magalhães caso a Rua da Sofia encerre.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

O que está previsto é que os autocarros possam continuar a circular na Rua da Sofia.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

bru_nex Escreveu:O que está previsto é que os autocarros possam continuar a circular na Rua da Sofia.
Ah, assim, quem passa todos os dias na baixa continuará a fazê-lo. De qualquer das maneiras se a frequência de transportes públicos nos dois sentidos da Rua da Sofia se mantiver como é hoje, vai ser uma zona pedonal muito perigosa. Basta, por exemplo, imaginar 15 ou 20 miúdos do infantário 25 de Abril a sair do edifício a correr e um autocarro a passar nesse momento. Ou um turista de headphones resolver mudar de direcção para a frente de um trolley que está mesmo atrás dele... Passam vários transportes públicos por minuto na rua da sofia.
Acho que muitas linhas serão suprimidas nessa artéria da cidade.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

micromys Escreveu:
bru_nex Escreveu:O que está previsto é que os autocarros possam continuar a circular na Rua da Sofia.
Ah, assim, quem passa todos os dias na baixa continuará a fazê-lo. De qualquer das maneiras se a frequência de transportes públicos nos dois sentidos da Rua da Sofia se mantiver como é hoje, vai ser uma zona pedonal muito perigosa. Basta, por exemplo, imaginar 15 ou 20 miúdos do infantário 25 de Abril a sair do edifício a correr e um autocarro a passar nesse momento. Ou um turista de headphones resolver mudar de direcção para a frente de um trolley que está mesmo atrás dele... Passam vários transportes públicos por minuto na rua da sofia.
Acho que muitas linhas serão suprimidas nessa artéria da cidade.
A Rua da Sofia pode ficar só com um sentido, reservado a autocarros e assim já é possível ter esta rua com os passeios mais largos e com muito menos transito. E até podem colocar uma paragem de autocarro a meio da rua.

Ficará assim:

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

DaniFR Escreveu:
micromys Escreveu:
bru_nex Escreveu:O que está previsto é que os autocarros possam continuar a circular na Rua da Sofia.
Ah, assim, quem passa todos os dias na baixa continuará a fazê-lo. De qualquer das maneiras se a frequência de transportes públicos nos dois sentidos da Rua da Sofia se mantiver como é hoje, vai ser uma zona pedonal muito perigosa. Basta, por exemplo, imaginar 15 ou 20 miúdos do infantário 25 de Abril a sair do edifício a correr e um autocarro a passar nesse momento. Ou um turista de headphones resolver mudar de direcção para a frente de um trolley que está mesmo atrás dele... Passam vários transportes públicos por minuto na rua da sofia.
Acho que muitas linhas serão suprimidas nessa artéria da cidade.
A Rua da Sofia pode ficar só com um sentido, reservado a autocarros e assim já é possível ter esta rua com os passeios mais largos e com muito menos transito. E até podem colocar uma paragem de autocarro a meio da rua.
Bem, assim fica atractivo! Espero sinceramente que daí advenha mais vida para esta zona.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: Uma dessas condições tem de ser a facilidade em levar o carro a baixa e fazer com que seja tão fácil sair de la de transportes públicos que os moradores dispensem o uso do carro na maior parte das vezes. Aliás, neste estudo do CES, os transportes públicos foram apontados como O PONTO mais positivo de morar na Baixa.
E como pretendes que se faça isso se querem transformar a Sofia em pedonal, se não se pode deitar nada abaixo para se criar estacionamentos ou sequer permitir a circulação de autocarros?

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Autocarros, como já vimos, vai acontecer.
É muito fácil a partir do momento em que se façam três coisas:

1. criar garagens na maior parte dos edifícios recuperados (assim os donos das casas têm onde deixar os automóveis em segurança);
2. usar o tal cartão de morador que permite estacionar sem pagar em todos os estacionamentos da CMC;
3. ter força de vontade e sentido de comunidade...É que falar é muito fácil mas fazer propostas alternativas que efectivamente façam mais e melhor e ir à CMC entregá-las já não é qualquer um que o faz. Por outro lado, se for criada uma forma de entendimento entre a CMC e os proprietários (são eles os que mais entraves põem à renovação da baixa), os problemas ficam reduzidos.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:Autocarros, como já vimos, vai acontecer.
É muito fácil a partir do momento em que se façam três coisas:

1. criar garagens na maior parte dos edifícios recuperados (assim os donos das casas têm onde deixar os automóveis em segurança);
2. usar o tal cartão de morador que permite estacionar sem pagar em todos os estacionamentos da CMC;
3. ter força de vontade e sentido de comunidade...É que falar é muito fácil mas fazer propostas alternativas que efectivamente façam mais e melhor e ir à CMC entregá-las já não é qualquer um que o faz. Por outro lado, se for criada uma forma de entendimento entre a CMC e os proprietários (são eles os que mais entraves põem à renovação da baixa), os problemas ficam reduzidos.
Algo palpável sff :lol:

É que sinceramente não vejo nada aí que consiga estar pronto antes que as pessoas se afastem de vez da baixa... Vão arrasar a baixa e de repente todos os prédios terão garagem é? De repente aparecem silos de estacionamentos para as pessoas que vêm de carro é? Not for sure...

A cidade não pode ser pensada sem carros por muito que custe, muito menos de um momento para o outro.

Responder