Dolce Vita

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
brainless
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 11:22
Localização: Coimbra
Contacto:

Dolce Vita

Mensagem por brainless »

Achei que seria boa ideia criar um novo tópico exclusivamente dedicado ao Dolce Vita para todos postarem as suas opiniões Pareceu-me que era nisso mesmo que o tópico sobre shoppings se estava a tornar dái ser melhor separar um pouco as àguas (se algum dos moderadores achar inapropriado estejam à vontade para mudar o post de sítio).

Arranjei hoje, finalmente, um pouco de tempo livre para ir ao Dolce Vita dar uma vista de olhos. Aqui vão as minhas primeiras impressões (e começando pelas coisas menos positivas):

- Falta de cuidado nos acabamentos exteriores- Não sei se a responsabilidade será da Câmara ou do grupo Amorim, mas é lamentável o estado de alguns acessos ao shopping! Veja-se a zona lateral, próximo de São José, e por onde se faz o acesso de camiões de mercadorias. Está tudo cheio de terra e pedras soltas e tem um aspecto de mal acabado/acabado à pressa. :x O mesmo se pode dizer do outro lado, colado ao João de Deus, em que alguns degraus parece-me que têm estruturas metálicas já em pré-ferrugem!... A escolha de àrvores também podia ter sido um pouco mais feliz, com a aposta em fazer fiadas alternadas de ciprestes a fazer-me lembrar cemitérios. :?

- A falta de um Playcenter, ou algo do género acaba por ser dos aspectos mais criticáveis. Terá sido falta de visão? :shock: Com tantas escolas nas redondezas parece-me estranho não terem pensado nesse imenso público alvo!

- O tamanho semi-decepcionante da "maior livraria do país" - Talvez tenha sido do alarido que foi feito em volta da Bertrand que me levou a esperar demasiado, mas estava à espera de um espaço francamente maior! É revelador do país que temos se compararmos as àreas da Zara do Dolce Vita com a maior livraria de Portugal (e não creio que a Zara do Dolce Vita seja a "maior do país")... :no:


Agora os aspectos positivos (não quero dar a impressão que só encontrei defeitos):

- A arquitectura moderna arrojada- o espaço é muito bonito, e incrivelmente amplo. A aposta da construção em profundidade foi claramente ganha (visto que construção em altura não há meio de chegar). Há também que referir que a cúpula de vidro consegue mesmo fazer chegar luz aos andares mais profundos (apesar do meu cepticismo inicial) :shock: .

- A praça Heróis do Ultramar está muito mais bonita, e mais bonita ficará quando as àrvores estiverem crescidas e com flôr. A combinação de côres a evocar as cores da bandeira da cidade parece-me uma ideia genial! :clap:

- O conceito de espaço combinado de lazer com o pavilhão multi-usos e complexo de piscinas, torna o projecto EuroStadium numa coisa muito mais abrangente e com impacto mais profundo (para além de ser exactamente aquilo que a Solum estava a precisar).

Resumindo, Coimbra ficou claramente a ganhar pois já merecia (há largos anos, em minha opinião) um shopping digno e moderno! Daí até dizer que já não ficamos atrás de Paris ou Berlim vai um passo considerável. Quem sabe se com a abertura do Fórum em Sta Clara a gente lá chega... :wink:
"Cada um tem a sua estratégia..."

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Re: Dolce Vita

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

brainless Escreveu:A falta de um Playcenter, ou algo do género acaba por ser dos aspectos mais criticáveis. Terá sido falta de visão? :shock: Com tantas escolas nas redondezas parece-me estranho não terem pensado nesse imenso público alvo!
Foi exactamente por esse motivo que não construiram tal. Aliás, o mesmo motivo pelo qual o CoimbraShopping ficou sem cinemas e também uma zona dessas.
brainless Escreveu:O tamanho semi-decepcionante da "maior livraria do país" - Talvez tenha sido do alarido que foi feito em volta da Bertrand que me levou a esperar demasiado, mas estava à espera de um espaço francamente maior! É revelador do país que temos se compararmos as àreas da Zara do Dolce Vita com a maior livraria de Portugal (e não creio que a Zara do Dolce Vita seja a "maior do país")... :no:
Aí é que está o erro. Ninguém disse que era a maior livraria do país, mas sim a maior Bertrand do país.
brainless Escreveu:A aposta da construção em profundidade foi claramente ganha (visto que construção em altura não há meio de chegar).
A quem o dizes... :roll:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Leugim
Regular
Regular
Mensagens: 149
Registado: sábado, 11 dezembro 2004 18:29

Re: Dolce Vita

Mensagem por Leugim »

.....
brainless Escreveu:A aposta da construção em profundidade foi claramente ganha (visto que construção em altura não há meio de chegar).
A quem o dizes... :roll:
.....

Realmente um gajo anda 2 andares abaixo do solo, ate faz impressao....

O Sol nunca vai bater no Jumbo :lol:

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Por acaso estava a mencionar o facto de eu desejar edifícios altos em Coimbra... :lol:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
OpSiS
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 85
Registado: segunda-feira, 10 janeiro 2005 19:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por OpSiS »

Por acaso estava a mencionar o facto de eu desejar edifícios altos em Coimbra...
Porque ambicionas edifícios altos em Coimbra?

Eu acho que a cidade está tão bem assim :P

Progresso e desenvolvimento não é sinónimo de abortos de betão ;)
Imagem

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

Hoje também fui dar uma volta de 30m por lá.
Aspectos negativos:
para alguém que sofra de vertigens, andar nas escadas rolantes ou nas escadas que se ve o fundo é complicado.
falta de tabuletas a indicar wc :p

Aspectos positivos:
[red neck mode on]gaijas a dar cum pau.
fear the beer

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
Localização: Entre a cadeira e o teclado

Mensagem por Dracula »

Como já salientei no meu outro post, em termos de aspectos negativos na minha opnião:

- Falta de sinalização, especialmente nas portas de acesso do shopping ao estacionamento. Talvez resultado de uma tentativa de abrir as coisas à pressa :?: , como diz o brainless

- O facto dos cinemas serem da lusochulos :evil:


De resto, como já muitos disseram: Fazia falta um espaço assim! Até que enfim!

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

OpSiS Escreveu:
Por acaso estava a mencionar o facto de eu desejar edifícios altos em Coimbra...
Porque ambicionas edifícios altos em Coimbra?

Eu acho que a cidade está tão bem assim :P

Progresso e desenvolvimento não é sinónimo de abortos de betão ;)
Uma das razões já te revelei noutro espaço de diálogo.

A outra razão.... tá aqui
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Otyg Escreveu:Aspectos positivos:
[red neck mode on]gaijas a dar cum pau.
Masoquista! :lol: :P
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Fui hoje lá pela primeira vez.

Positivo:

- A bertrand, gostei muito do que vi. Tem espaços para uma pessoa se sentar, tem um cafézito, tem um espaço para os mais pequenos, e sobretudo tem boas secções de História e de Origami :|

- SportZone, tem muita diversidade e artigos de ginástica ritmica, coisa nunca vista em Coimbra.

Negativo:
- o edificio/estrutra, acho francamente feio, mas com pormenores interessantes, ainda que completamente desconexos.

- o Jumbo que parece a Feira da Ladra.

- as pessoas "Oh Maria olha para ali" que ficam paradas no 1º degrau das escadas rolantes porque nunca viram nada assim.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

eu so aponto o facto de ir lá na quarta feira e tar tudo a limpar e a retocar as cenas, estacionar e nao encontrar o caminho para o shopping sem ser pela rampa do parque de estacionamento (aquela quem na rotunda das plameiras entramos em sentido proibido) e essa mesma rampa em que na sei se o meu carro nao raspa lá com tanta inclinação...

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Sentido Proibido?
Até a cortada para o lado do gira não é proibido, depois é so entrar no parque
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
Staralfur
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 50
Registado: segunda-feira, 04 abril 2005 18:30

Mensagem por Staralfur »

para grande parte de vocês se calhar será novidade, ou não:

a questão daqueles terrenos onde neste momento assenta o dolce vita, está ainda em tribunal. é uma situação que se arrasta há imenso tempo, mas que não impediu a construção de tudo o que se pode ver; a expropriação e as manobras por debaixo da mesa existiram, mas não foram relevantes para o avanço da obra.

embargo, qual embargo?!? é assim.
eu só penso que qd gostamos de falar de justiça, e de coisas feitas pela clareza, nos possamos sentir, enfim, confrontados com a ideia:
"eh pá, mas o dolce vita é fixe, e quem se importa ?!?"
a verdade é que por vezes, qd toca a particulares ou a legislação em vigor, é razoável as coisas serem feitas com clareza. de certeza que ng gostaria que lhe fossem xulados terrenos por companhias que se sobrepõe a td e alguma coisa. enfim...as pessoas, apesar de gostarem das coisas e mesmo eu, acho um centro já há mto em falta e da opinião positiva pela existência dele, gostaria para além disso que td fosse feito pelo lado bom e n o contrário.

e ainda o outro aspecto:
voces sabem que n devem existir centros comerciais e coisas desse género a x metros de escola, ou instituições de utilidade pública, px é; está à vista. se fossem os vossos filhos gostava de ver.

sei d situações de miúdos que faltam para poderem lá ir. ou cinema, sei lá. é perigoso, mto.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Staralfur Escreveu: voces sabem que n devem existir centros comerciais e coisas desse género a x metros de escola, ou instituições de utilidade pública, px é; está à vista. se fossem os vossos filhos gostava de ver.

sei d situações de miúdos que faltam para poderem lá ir. ou cinema, sei lá. é perigoso, mto.
entao nao será nem o primeiro nem o ultimo! ...

o Foz plaza tb tá ao lado da 2, o continente ao lado da ESVF, o avenida ao lado dum colegio kk, o gira é ao lado do dolce vita e já lá tava e com certeza que havera mais exemplos ainda!

Na minha terra quando abriu um café ao lado da escola, os pais dos queques tb falaram nisso, mas fdx os pais que eduquem convenientemente os filhos! Os nao serão eles o reflexo das atitudes dos pais ?!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

dawn_to_dusk_ Escreveu:Na minha terra quando abriu um café ao lado da escola, os pais dos queques tb falaram nisso, mas fdx os pais que eduquem convenientemente os filhos! Os nao serão eles o reflexo das atitudes dos pais ?!
Concordo. Acho que não há problema nenhum em ser perto de escolas. Vivemos numa sociedade que é demasiado protectora para os miúdos, o que acaba por ser negativo para eles (basta ver até o exagero que é o Monstro das Bolachas da Rua Sésamo ter deixado de comer bolachas porque os pais queixavam-se que dava um mau exemplo... jeez, e que tal se se preocupassem em educar eles os filhos?).

Responder