Arranjei hoje, finalmente, um pouco de tempo livre para ir ao Dolce Vita dar uma vista de olhos. Aqui vão as minhas primeiras impressões (e começando pelas coisas menos positivas):
- Falta de cuidado nos acabamentos exteriores- Não sei se a responsabilidade será da Câmara ou do grupo Amorim, mas é lamentável o estado de alguns acessos ao shopping! Veja-se a zona lateral, próximo de São José, e por onde se faz o acesso de camiões de mercadorias. Está tudo cheio de terra e pedras soltas e tem um aspecto de mal acabado/acabado à pressa.
- A falta de um Playcenter, ou algo do género acaba por ser dos aspectos mais criticáveis. Terá sido falta de visão?
- O tamanho semi-decepcionante da "maior livraria do país" - Talvez tenha sido do alarido que foi feito em volta da Bertrand que me levou a esperar demasiado, mas estava à espera de um espaço francamente maior! É revelador do país que temos se compararmos as àreas da Zara do Dolce Vita com a maior livraria de Portugal (e não creio que a Zara do Dolce Vita seja a "maior do país")...
Agora os aspectos positivos (não quero dar a impressão que só encontrei defeitos):
- A arquitectura moderna arrojada- o espaço é muito bonito, e incrivelmente amplo. A aposta da construção em profundidade foi claramente ganha (visto que construção em altura não há meio de chegar). Há também que referir que a cúpula de vidro consegue mesmo fazer chegar luz aos andares mais profundos (apesar do meu cepticismo inicial)
- A praça Heróis do Ultramar está muito mais bonita, e mais bonita ficará quando as àrvores estiverem crescidas e com flôr. A combinação de côres a evocar as cores da bandeira da cidade parece-me uma ideia genial!
- O conceito de espaço combinado de lazer com o pavilhão multi-usos e complexo de piscinas, torna o projecto EuroStadium numa coisa muito mais abrangente e com impacto mais profundo (para além de ser exactamente aquilo que a Solum estava a precisar).
Resumindo, Coimbra ficou claramente a ganhar pois já merecia (há largos anos, em minha opinião) um shopping digno e moderno! Daí até dizer que já não ficamos atrás de Paris ou Berlim vai um passo considerável. Quem sabe se com a abertura do Fórum em Sta Clara a gente lá chega...