Bem-vindos a Coimbra então... Isto POR CÁ é mesmo assim...
E ando eu a tentar abrir um snack-bar com musica ao vivo na baixa.. E vocês a assustarem-me com tantos pontos negativos
Baixa de Coimbra
-
- Lendário
- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
-
- Lendário
- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
- Estreante
- Mensagens: 2
- Registado: sexta-feira, 20 março 2009 18:37
-
- Iniciado
- Mensagens: 86
- Registado: domingo, 04 janeiro 2009 2:33
O metro de superficie efectivamente vai passar na zona d baixa, mas a baixa não irá ser destruida, peloe menos assim esperamos. Ainda que eu não concorde com forma como estão a ser feitas as reabilitações, a verdade é que aquela zona estava e está banstante degradada e com prédios em ruínas.
Quanto ao Dili, julgo que ele não será afectado pelo metro. Tm estado aberto e recomenda-se vivament
Quanto ao Dili, julgo que ele não será afectado pelo metro. Tm estado aberto e recomenda-se vivament
yELLOW Escreveu:realmente é pena que estejam a fechar tantas casa....
ouvi aki á uns tempos ouvir uma estupidez klkr k kerias fazer um metro i k ia passar na zona da baixa é verdade?
espero bem que não senão lá vão grandes taskinhas cm a Tasquinha do GT, a Tasquinha dos Amigos lol e outras tantas
e tb a casa de fados "O Diligência" realmente é pena....e sabe tão bem passear pelas ruas da baixa...
mas pronto
cm dizia a minha avó "O Mundo tá perdido"
-
- Iniciado
- Mensagens: 86
- Registado: domingo, 04 janeiro 2009 2:33
A baixa está no estado em que estado porque existe esse pensamento... a culpa é sempre da Camara. As rendas são altas.. a culpa é da camara. se é para haver investimento nas lojas só se for camara. Experimentem ir um di a um daqueles debates sobre o comércio e o que fazer com ele.. com toda a certeza mdarao de opinião. A maioria dos comercianetes da baixa, não queremm investir, as lojas fecham cedo, e se por acaso quiserem ir a uma loja por volta das 19.00 fazem uma cara que parec que são eles que nos estão a fazer um favor.
A mairioa dos prédios são propriedade privada, e a maioria está desabitada, ou ocupada como armazens.
Não podemos nem devemos culpar a camara por isso.
A mairioa dos prédios são propriedade privada, e a maioria está desabitada, ou ocupada como armazens.
Não podemos nem devemos culpar a camara por isso.
dawn_to_dusk_ Escreveu:pois eu sei,... , mas a camara é a maior interessada em ter a cidade limpa e viva! tb n se consegue por obras em tdo o ladodaniel322 Escreveu:http://www.coimbravivasru.pt/informacao.phpdawn_to_dusk_ Escreveu:Rendas caras... a culpa é da camara que nao dá cara nova à baixa...
Culpa da Câmara? Em parte sim, por ter acordado tarde para este problema, mas é uma responsabilidade indirecta, pois os edifícios são propriedades privadas. Se a grande maioria das rendas existentes são baixas como é que os senhorios podem fazer obras de beneficiação?
-
- Experiente
- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Onde está o problema?!
Fico impressionado como os portugueses têm a mania de olhar para o estrangeiro e de copiar tudo e não conseguem encontrar um solução para o problema da baixa.
Vejamos:
Quando vou ao Porto, vou sempre de comboio. €7 e estou lá sem problemas. Saio em S. Bento e estou em plena baixa. Se quero ir à Bershka de homem, por exemplo, tenho duas hipóteses. Vou ao NorteShopping ou vou a Santa Catarina. Para quê estar a apanhar mais transportes se tenho as lojas de que preciso ali mesmo?
Agora vamos transpor o exemplo para Coimbra. A estação que está no centro da cidade (aliás, as 2 estações). O que, teoricamente é ainda melhor do que acontece no Porto. Mais gente na baixa, não é?!
Mas... o que acontece é simples. A CP Porto tem uma rede e comboios urbanos muito importante. O Porto tem também uma área metropolitana que Coimbra não tem.
Para chegar onde chegam os urbanos do Porto e onde, em Coimbra, não há comboios, há autocarros que demoram uma eternidade a fazer as viages e que são caros como tudo... nem falo!
O problema começa aqui. Se não há forma das pessoas chegarem à baixa estão à espera de milagres!?
Não estejam!
Eu ando sempre de carro na cidade. Quando quero comprar alguma coisa vou ao Fórum ou ao Dolce Vita porque tenho onde estacionar, não pago para estacionar e sei com que lojas posso contar.
Só fazia compras na baixa quando não tinha carta e andava de transportes públicos.
Vale, se calhar, a pena pensar nisto.
Talvez seja mais fácil perceber os problemas da baixa do que se pensa.
Se houvesse um serviço eficiente de transportes (como espero que o Metro Mondego seja uma pequena pontinha) a despejar pessoas na baixa, o problema deixava de existir.
Mas desenganem-se os mais pessimistas. A baixa não vai morrer.
Daqui a 10 anos talvez tenhamos uma das melhores baixas do país. Mais edifícios requalificados; metro novo a circular; etc.
Vejamos:
Quando vou ao Porto, vou sempre de comboio. €7 e estou lá sem problemas. Saio em S. Bento e estou em plena baixa. Se quero ir à Bershka de homem, por exemplo, tenho duas hipóteses. Vou ao NorteShopping ou vou a Santa Catarina. Para quê estar a apanhar mais transportes se tenho as lojas de que preciso ali mesmo?
Agora vamos transpor o exemplo para Coimbra. A estação que está no centro da cidade (aliás, as 2 estações). O que, teoricamente é ainda melhor do que acontece no Porto. Mais gente na baixa, não é?!
Mas... o que acontece é simples. A CP Porto tem uma rede e comboios urbanos muito importante. O Porto tem também uma área metropolitana que Coimbra não tem.
Para chegar onde chegam os urbanos do Porto e onde, em Coimbra, não há comboios, há autocarros que demoram uma eternidade a fazer as viages e que são caros como tudo... nem falo!
O problema começa aqui. Se não há forma das pessoas chegarem à baixa estão à espera de milagres!?
Não estejam!
Eu ando sempre de carro na cidade. Quando quero comprar alguma coisa vou ao Fórum ou ao Dolce Vita porque tenho onde estacionar, não pago para estacionar e sei com que lojas posso contar.
Só fazia compras na baixa quando não tinha carta e andava de transportes públicos.
Vale, se calhar, a pena pensar nisto.
Talvez seja mais fácil perceber os problemas da baixa do que se pensa.
Se houvesse um serviço eficiente de transportes (como espero que o Metro Mondego seja uma pequena pontinha) a despejar pessoas na baixa, o problema deixava de existir.
Mas desenganem-se os mais pessimistas. A baixa não vai morrer.
Daqui a 10 anos talvez tenhamos uma das melhores baixas do país. Mais edifícios requalificados; metro novo a circular; etc.
-
- Lendário
- Mensagens: 2443
- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Não consigo visualizar um metro na baixa.
Acho que estragaria. A baixa já é pequena e rapidamente se faz a pé. Todos os autocarros param na baixa, isto é,é só passar uma rua e andar pelas ruas estreitas e fazer as compras.
Na minha opinião tem boas lojas,bons cafés e até bons restaurantes.
Pode não ser muito segura, mas a própria zona também propicia a isso. É escura,ruas estreitas,pessoas mais pobres a viver lá, (não,eu não estou a discriminar mas acontece nesses lugares.) etc.
E acho que os centros comerciais fórum e dolce vita e coimbra shopping estão bem localizados e a não ser para o fórum(e mesmo esse a oferta do 38 duplicou da parte da tarde)os autocarros passam frequentemente.
Ou eu só vejo coisas boas ou então não sei. O que sei é que pintam um quadro muito feio da baixa...é certo que sei que há defeitos e coisas a corrigir,mas um metro ali só ia estragar.
E de nada se compara ao Porto. A estrutura das cidades são diferentes e adequa-se mais um metro no porto que em Coimbra.
Mas para falar de Metro,já existe um tópico próprio.
Acho que estragaria. A baixa já é pequena e rapidamente se faz a pé. Todos os autocarros param na baixa, isto é,é só passar uma rua e andar pelas ruas estreitas e fazer as compras.
Na minha opinião tem boas lojas,bons cafés e até bons restaurantes.
Pode não ser muito segura, mas a própria zona também propicia a isso. É escura,ruas estreitas,pessoas mais pobres a viver lá, (não,eu não estou a discriminar mas acontece nesses lugares.) etc.
E acho que os centros comerciais fórum e dolce vita e coimbra shopping estão bem localizados e a não ser para o fórum(e mesmo esse a oferta do 38 duplicou da parte da tarde)os autocarros passam frequentemente.
Ou eu só vejo coisas boas ou então não sei. O que sei é que pintam um quadro muito feio da baixa...é certo que sei que há defeitos e coisas a corrigir,mas um metro ali só ia estragar.
E de nada se compara ao Porto. A estrutura das cidades são diferentes e adequa-se mais um metro no porto que em Coimbra.
Mas para falar de Metro,já existe um tópico próprio.
-
- Experiente
- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Acho que vais ter de começar a imaginar o metro na baixa. É isso que se está a construir. Desde Coimbra B até aos antigos Armazéns Amizade e daqui, pela câmara municipal, até aos HUC.{mineirinha} Escreveu:Não consigo visualizar um metro na baixa.
Acho que estragaria. A baixa já é pequena e rapidamente se faz a pé. Todos os autocarros param na baixa, isto é,é só passar uma rua e andar pelas ruas estreitas e fazer as compras.
Na minha opinião tem boas lojas,bons cafés e até bons restaurantes.
Pode não ser muito segura, mas a própria zona também propicia a isso. É escura,ruas estreitas,pessoas mais pobres a viver lá, (não,eu não estou a discriminar mas acontece nesses lugares.) etc.
E acho que os centros comerciais fórum e dolce vita e coimbra shopping estão bem localizados e a não ser para o fórum(e mesmo esse a oferta do 38 duplicou da parte da tarde)os autocarros passam frequentemente.
Ou eu só vejo coisas boas ou então não sei. O que sei é que pintam um quadro muito feio da baixa...é certo que sei que há defeitos e coisas a corrigir,mas um metro ali só ia estragar.
E de nada se compara ao Porto. A estrutura das cidades são diferentes e adequa-se mais um metro no porto que em Coimbra.
Mas para falar de Metro,já existe um tópico próprio.
-
- Lendário
- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
O problema da baixa não se resume aos acessos à mesma (que são muito importantes é verdade). Não é o metro que vai resolver a questão isso podem ter a certeza.
Como já foi aqui várias vezes referido um dos principais problemas da baixa prende-se com o facto de todos dizerem que "é muito gira para passear, gosto muito da baixa etc." mas depois na prática não há atractividade para as pessoas lá irem. Quando pensam em fazer compras tenho a certeza que 90% pensam em outros locais que não a baixa. Quando pensam em ir viver, pior ainda.
Acho que temos de decidir de uma vez o que é que queremos: uma baixa tipo museu sem vida, mas muito bonita para turista ver (será assim tão bonita?), ou uma baixa com dinamismo mesmo que tenha que se sacrificar alguma dessa "beleza turistica".
Como já foi aqui várias vezes referido um dos principais problemas da baixa prende-se com o facto de todos dizerem que "é muito gira para passear, gosto muito da baixa etc." mas depois na prática não há atractividade para as pessoas lá irem. Quando pensam em fazer compras tenho a certeza que 90% pensam em outros locais que não a baixa. Quando pensam em ir viver, pior ainda.
Acho que temos de decidir de uma vez o que é que queremos: uma baixa tipo museu sem vida, mas muito bonita para turista ver (será assim tão bonita?), ou uma baixa com dinamismo mesmo que tenha que se sacrificar alguma dessa "beleza turistica".
-
- Experiente
- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Tens razão, também. Atenção, eu nc quis reduzir o problema da baixa ao simples problema das acessibilidades. Muito menos quis dizer que o metro iria resolver a situação.Ruizito Escreveu:O problema da baixa não se resume aos acessos à mesma (que são muito importantes é verdade). Não é o metro que vai resolver a questão isso podem ter a certeza.
Como já foi aqui várias vezes referido um dos principais problemas da baixa prende-se com o facto de todos dizerem que "é muito gira para passear, gosto muito da baixa etc." mas depois na prática não há atractividade para as pessoas lá irem. Quando pensam em fazer compras tenho a certeza que 90% pensam em outros locais que não a baixa. Quando pensam em ir viver, pior ainda.
Acho que temos de decidir de uma vez o que é que queremos: uma baixa tipo museu sem vida, mas muito bonita para turista ver (será assim tão bonita?), ou uma baixa com dinamismo mesmo que tenha que se sacrificar alguma dessa "beleza turistica".
Do que eu conheco das baixas das cidades portguesas e europeiras, eu penso que é preciso haver um bocadinho das duas coisas. Museus na baixa que funcionem efectivamente é preciso, assim como é preciso termos uma baixa bonita e toda pipi.
Mas estamos a falar de pessoas que precisam da baixa para viver/morar. Não me parece uma ideia brilhante que a baixa da cidade seja aenas um centro comercial. Gosto mais da ideia de ser um espaço de lazer.
Acho que devem existir lojas, claro. E quantas mais, melhor.
Mas não podemos ir ao extremo de querer transformar a baixa num centro comercial.
É preciso cuidar dela, pôr pessoas lá para que as lojas começem a funcionar.
O modelo de loja da baixa, na minha opinião deve ser diversificado. Gosto da ideia de haver comercio local misturado com lojas de grandes cadeias (Zara; Bershka; etc.). Mas acho que a baixa é um nicho interessante para a implantação de lojas alternativas. Lojas como as que existem no Mercado Negro (Aveiro) ou no Feito Conceito devem ter espaço na baixa.
Se existir na baixa uma oferta que não existe em mais lado nenhum (caso da Marthas, por exemplo), está aí mais um factor de atracção.
-
- Estreante
- Mensagens: 15
- Registado: segunda-feira, 22 dezembro 2008 0:21
O problema é que, segundo aprendi há pouco tempo, a lei está feita para que as baixas não sejam superlotadas quando neste momento devia acontecer precisamente o contrário. De qualquer maneira, viver ali não é uma grande coisa...com aquelas ruelas apertadinhas nem se podia sair à noite e há ruas que nem de dia dá vontade de passar. Isto quanto à desertificação.
Quanto às lojas, é verdade que é mais fácil ir a um centro comercial, mas acho que quando faz bom tempo as pessoas acabam por preferir a baixa. Só precisa de estar bem tratada.
As lojas "alternativas" já vão existindo por lá. Essas num centro comercial como o Forum ou o Dolce Vita não terão assim muito sucesso, acho eu, por isso ali será o melhor lugar para aparecerem.
E para terminar, acho que os Marthas já fecharam a loja na baixa, infelizmente.
Quanto às lojas, é verdade que é mais fácil ir a um centro comercial, mas acho que quando faz bom tempo as pessoas acabam por preferir a baixa. Só precisa de estar bem tratada.
As lojas "alternativas" já vão existindo por lá. Essas num centro comercial como o Forum ou o Dolce Vita não terão assim muito sucesso, acho eu, por isso ali será o melhor lugar para aparecerem.
E para terminar, acho que os Marthas já fecharam a loja na baixa, infelizmente.
-
- Experiente
- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
-
- Lendário
- Mensagens: 1427
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Impedir a redução dos preços!?Centros comerciais
ACIC vai exigir ao Governo encerramento ao domingo
A Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC) vai exigir ao Governo o encerramento dos grandes centros comerciais ao domingo, a "suspensão de novos licenciamentos" e uma "maior fiscalização" da venda ambulante e feiras.
O "caderno reivindicativo" inclui oito pontos e foi hoje divulgado em conferência de imprensa, que serviu também para dirigir algumas exigências ao poder local.
As reivindicações ao poder central incluem a aprovação de "um regulamento adequado ao sector", para "impedir a redução dos preços praticadas pelas grandes redes comerciais a que o comércio tradicional não consegue responder" e que obrigue ao "fecho total das grandes superfícies aos domingos e feriados, "à imagem do que se verifica em praticamente toda a Europa", disse o presidente da ACIC, Paulo Mendes.
A ACIC reclama uma "fiscalização atenta à concorrência desleal, praticada pela venda ambulante e feiras sem regras", e que às "lojas de produtos chineses" sejam exigidas "as mesmas regras impostas" ao comércio tradicional.
"Não é a raça que aqui está em causa mas a maior parte desses estabelecimentos não cumpre as regras a nós exigidas, nomeadamente a legislação laboral, a relação com os funcionários e horários - alguns estão abertos quase 24 horas", esclareceu o dirigente da ACIC, comentando que "ainda há dias foi confrontado com uma venda a dinheiro em chinês".
Os empresários do comércio tradicional pretendem que o pagamento dos impostos, como IVA e IRS, deixe de ser em dias fixos e passe a haver uma flexibilização no cumprimento dessa obrigação.
Criticam a manutenção do 'Pagamento Especial por Conta' e reclamam "mais taxas diferenciadoras para as Pequenas e Médias Empresas (PME)", que usufruem "apenas de uma, nas contribuições para a Segurança Social com a contratação de trabalhadores com mais de 45 anos".
A "regularização faseada e adequada das dívidas ao Fisco", porque se "continua a exigir muitas garantias e burocracia", diz Paulo Mendes, e a criação de uma "linha de crédito específica para pagamento a fornecedores portugueses, de forma a incrementar a economia nacional" são outros dos pontos que constam do caderno reivindicativo.
A ACIC quer também que seja criada uma "moratória de dois anos para o pagamento das contribuições à Segurança Social" e, no que toca ao poder local, reclama uma "melhor circulação rodoviária e uma boa rede de transportes coletivos para a Baixa" da cidade.
A "fiscalização da concorrência desleal da venda ambulante e feiras não legalizadas" e a primeira hora gratuita nos espaços de estacionamento público junto ao comércio tradicional são outras das reivindicações que serão apresentadas às autarquias onde a ACIC tem associados, no distrito.
DN
Exigem o encerramento dos centros comerciais ao domingo, mas não há nenhuma loja da baixa que esteja aberta ao domingo. Não é com medidas destas que o comercio tradicional vai sobreviver.