Basófias pode parar

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Ruizito Escreveu:A questão não é o barco parar. O problema é que a viagem está cada vez mais curta, pois há zonas onde ele antes ía e agora já não vai. Por este andar qualquer dia a viagem resume-se a andar ali às voltas em frente ao ancoradouro.
Além disso as viagens são feitas correndo alguns riscos. O barco tem de andar aos zig-zag's para evitar a areia.
Caudal elevado do Mondego impede Basófias de ir para reparações

Tudo estava combinado. Tudo, se não fosse a chuva. Assim, o Basófias vai ter mesmo que esperar. Duas semanas ou talvez mais. É este o tempo que a “jóia do Mondego” tem que aguardar até ir para a tão necessária reparação no Estaleiro Naval em Aveiro.

Asbeiras

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Eu acho que a única maneira de desassorear o rio é dragá-lo! De outra forma, não há maneira da areia sair dali. Mesmo que o Açude-Ponte abra as comportas todas e fazer com que a maior corrente leve a areia, acho que não vai ser suficiente e pode, até, ter um efeito contrário e trazer ainda mais areia. Como tal, é pegar numa draga e começar a tirar a areia de lá.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Há outra maneira de desassorear o rio. De verão, fechando a barragem da agieira e abrindo as comportas do açude, o rio fica sem água, sendo assim mais fácil e até mais barato retirar a areia.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

DaniFR Escreveu:Há outra maneira de desassorear o rio. De verão, fechando a barragem da agieira e abrindo as comportas do açude, o rio fica sem água, sendo assim mais fácil e até mais barato retirar a areia.
Também é uma hipótese, sim. Eu estou cá a pensar... Se o leito do rio está cheio de areia, isso significa que "transporte" menos água. Se "transporta" menos água, há um risco maior de inundações, especialmente em Invernos tão ou mais chuvosos que este. Não será um caso de segurança que devia ser posto em causa pela Protecção Civil?
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

DaniFR Escreveu:Há outra maneira de desassorear o rio. De verão, fechando a barragem da agieira e abrindo as comportas do açude, o rio fica sem água, sendo assim mais fácil e até mais barato retirar a areia.
Mas essa hipotese é rejeitada pelos clubes náuticos, já que é no verão que se dá o pico da época, e este ano, assim como o ano passado houve, uma das provas no nacional de maratonas de canoagem volta a ser feita cá.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Baixar o nível do rio no verão seria aparentemente a solução mais fácil.. mas para além de ser o pico de época dos desportos náuticos, como o duffy referiu, é também a altura em que o basófias faz maior volume de negócio..

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

duffy Escreveu: Mas essa hipotese é rejeitada pelos clubes náuticos, já que é no verão que se dá o pico da época, e este ano, assim como o ano passado houve, uma das provas no nacional de maratonas de canoagem volta a ser feita cá.
Pois, eu tenho conhecimento desse problema. Essa opção levava á paragem dos desportos náuticos e das viagens do basófias, no período em que decorressem as obras.
daniel322 Escreveu:Baixar o nível do rio no verão seria aparentemente a solução mais fácil.. mas para além de ser o pico de época dos desportos náuticos, como o duffy referiu, é também a altura em que o basófias faz maior volume de negócio..
A draga seria então a solução.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Está prevista a instalação a muito curto prazo (1 ou 2 anos) de uma conduta adutora de água de diâmetro consideravel (500 mm) a atravessar o rio entre a zona da Boavista e a margem oposta. Tal como aconteceu há cerca de 20 anos com a outra conduta que atravessa o rio no mesmo local, os trabalhos serão feitos no Verão com o rio quase a seco. Poderá ser um boa altura para aproveitarem e retirar algumas areias do rio, embora esse processo de remoção de areias seja algo complicado de licanciar do ponto de vista ambiental.

lord_b
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 66
Registado: quarta-feira, 09 janeiro 2008 11:22
Localização: Pampilhosa||Coimbra

Mensagem por lord_b »

Para quem ainda não reparou, no dia de ontem, quarta - feira dia 11 de Fevereiro o Basofias foi retirado do rio pelas 16h.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

lord_b Escreveu:Para quem ainda não reparou, no dia de ontem, quarta - feira dia 11 de Fevereiro o Basofias foi retirado do rio pelas 16h.
Foi fazer o tal "rejuvenescimento" de duas semanas como estava programado.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Basófias abandonou pela primeira vez o Mondego

Barco de 18 toneladas foi içado com sucesso. Viajou num reboque de camião até Aveiro, onde será reparado nas próximas duas ou três semanas
O Basófias saiu ontem pela primeira vez da água do Mondego, depois de mais de 15 anos de passeios. O barco já seguiu para Aveiro e durante as próximas duas ou três semanas vai estar nos estaleiros da Navalria, para ser pintado e reparado, voltando depois a Coimbra.
Seguro por duas “cintas”, o barco foi elevado por uma grua, sendo depois colocado no reboque de um camião de grandes dimensões. «A operação correu bem. Tínhamos uma equipa com pessoas competentes, que foram garantindo condições de segurança», afirmou Renato Ladeiro, da OdaBarca, empresa que gere o Basófias.
No entanto, o elevado peso da embarcação exigiu a atenção dos intervenientes. «Estamos a falar de 18 toneladas. Foi retirado do rio sem material no interior nem passageiros, mas ainda tinha algum combustível», recordou Renato Ladeiro.
De acordo com o responsável, nas próximas semanas, para além de pintado, o Basófias vai ser sujeito a «reparações gerais a nível mecânico e eléctrico», que vão melhorar o aspecto e a funcionalidade do barco. «Vamos substituir, por exemplo, componentes que costumam estar submersas», avançou Renato Ladeiro.
O trabalho de manutenção vai exigir «custos elevados», que «só serão divulgados no final» dos trabalhos. O Basófias faz 16 anos em Setembro. No ano passado recebeu a visita de mais de 20 mil pessoas.

Dezenas de populares acompanharam operação
O processo de retirar a embarcação do Mondego demorou cerca de uma hora e meia e decorreu na Praça da Canção, a escassos metros da ponte Santa Clara. Durante esse período dezenas de populares acompanharam a operação com curiosidade. Foi o caso de Artur Medeiros, de 19 anos. «Aproveitei que estava sol à tarde e vim para a zona do Mondego com uns amigos para andar de bicicleta e desanuviar. Não sabíamos que iam tirar o barco do rio e ficámos todos espantados a olhar para aquilo», afirmou o estudante universitário, sentado na Praça da Canção, de olhos postos no rio.
Na ponte de Santa Clara dezenas de pessoas interromperam a rotina diária, alertadas pelo movimento de máquinas e pessoas envolvidas na operação. Um dos espectadores foi Manuel Silva, reformado de 72 anos, que assistiu debruçado nas grades de protecção da ponte, aproveitando a vista privilegiada. «Vamos lá ver como é que isto acaba. É como se fosse um filme», declarou sem tirar os olhos do que acontecia em baixo.
A operação correu bem e em Março o Basófias estará novamente a navegar nas águas do Mondego.

Diario de Coimbra
Fotos do Daniel322: Link

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Ao ler a notícia fiquei curioso sobre a operação para remover o barco da água, ainda bem que o daniel322 fez uns registos fotográficos! :)

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Eu estava lá e vi.
Foi interessante e durou imenso tempo
Love hurts

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Mestres convidam para passeio no rio

O Basófias está em Aveiro, mas a tripulação continua preocupada com o que se passa em Coimbra e, mais concretamente, no Mondego. Ontem, os mestres da embarcação estiveram a “fazer o trabalho de casa”. Juntamente com uma equipa de elementos dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, percorreram o rio, medindo a sua profundidade. O objectivo era saber quais os locais por onde o barco pode continuar a passar, quando regressar do estaleiro. Os piores receios foram confirmados.
Asbeiras online
:roll:

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

Lion Escreveu:Fica a informação que vai ser lançado o concurso para fazer a dragagem do rio. Irá começar ainda este ano, e estará pronto antes do verão....comunicado pelo presidente da CCDRC
Não sei porque é que as coisas demoram sempre tanto tempo serem resolvidas. A informação sobre esse concurso é de 2007... estamos em 2009.

Responder