Dolce Vita
-
Yagami
- Lendário

- Mensagens: 1007
- Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
-
DaniFR
- Lendário

- Mensagens: 1427
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Acabei de ver agora a noticia na TVI e segundo o que disseram, a conduta rebentou no exterior do centro comercial, mas a água entrou, afectando principalmente o estacionamento.
Nacional
Coimbra: Centro comercial Dolce Vita com dois metros de água devido a rotura -- Bombeiros
Coimbra, 19 Dez (Lusa) -- O piso inferior do Centro Comercial Dolce Vita, em Coimbra, está inundado devido a uma rotura numa conduta e a água atinge os dois metros de altura, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
"Há dois metros de altura de água. O piso principal está todo inundado", disse a fonte dos bombeiros.
Segundo a mesma fonte, a inundação foi provocada "por uma rotura numa conduta na parte técnica" do centro comercial.
Os bombeiros no local estão a utilizar 14 moto-bombas para escoar a água para uma rua lateral, encerrada ao trânsito pela PSP.
No local estão 29 bombeiros de sete corporações, auxiliados por 12 viaturas, para além de técnicos da empresa Águas de Coimbra, Protecção Civil e PSP.
Noticia RTP
-
gunky
- Veterano

- Mensagens: 712
- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
-
Chong Li
- Lendário

- Mensagens: 2236
- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Centro Dolce Vita inundado de madrugada
Clientes, proprietários, funcionários e restantes operadores do Centro Comercial Dolce Vita foram ontem de manhã surpreendidos com a necessidade de encerrar o espaço, na sequência de uma grande inundação.
Segundo o director de gestão dos centros comerciais Dolce Vita, a invasão das águas deveu-se «ao rebentamento de uma conduta» nos ramais de acesso ao edifício, por volta das 6h30.
Para dar uma ideia da dimensão da inundação, Duarte Cruz relatou que houve áreas do parque de estacionamento com alguns centímetros de água. Ainda assim a zona do hipermercado Jumbo não foi afectada, embora tenha havido lojas, junto ao parque de estacionamento, com água no interior. «Nunca registámos problemas destes», observou o responsável, admitindo, porém, a existência de «situações pontuais, mínimas» no edifício. «Estas situações não são normais neste Centro, nem noutro», referiu, adiantando ainda que não houve viaturas afectadas pela água.
O rebentamento da conduta afectou particularmente a zona do parque de estacionamento e algumas lojas. Não mais que meia dúzia, segundo o director de gestão dos centros comerciais Dolce Vita, que, ao princípio da noite diria que estava tudo normalizado, excepto o acesso ao parque de estacionamento (ver caixa).
O alerta, de acordo com Duarte Cruz, partiu da equipa de vigilância do Dolce Vita que detectou a anomalia. O director do Serviço Municipal de Protecção Civil foi inteirado da situação às 7h15. Serra Constantino frisou que a parte mais complicada foi conseguir fechar o conjunto de torneiras de diâmetro elevado e que transportam um caudal de grande pressão. «Só por volta das 8h30 é que se conseguiu fechar as torneiras exteriores», salientou.
A rotura, confirmou o responsável, ocorreu no ramal de entrada para a zona dos apartamentos (zona poente).
Parte eléctrica afectada
Serra Constantino considerou a situação inusitada, atendendo a que o equipamento é novo. A conduta que rebentou tinha um diâmetro de 20 centímetros e as lojas localizadas na parte oposta ao Jumbo foram as mais afectadas (Box e Lusalar), referiu, dando conta de uma altura de água que terá atingido entre cinco e dez centímetros em algumas áreas.
Foram afectados os pisos zero e inferiores do Centro Comercial e quatro lojas, bem como os dois pisos de estacionamento inferiores, para além do sistema eléctrico do Centro Comercial.
O eventual apuramento das causas da rotura caberá aos responsáveis do Centro Comercial e à empresa construtora, adiantou Serra Constantino, ao apontar prejuízos consideráveis nos equipamentos eléctricos (disjuntores, postos de transformação, alarmes e sistemas de desenfumagem).
Bombeiros de seis corporações
Atendendo à situação, foram mobilizados para o local os Bombeiros de Coimbra (Sapadores e Voluntários), bem como as corporações de Brasfemes, Condeixa, Vila Nova de Poiares e Coja, auxiliadas por uma bomba de água de «grande capacidade» e de 14 moto-bombas. Sérgio Alfafar, proprietário da Lusalar, era ontem um homem desolado. Tinha a loja completamente inundada, tendo tomado conhecimento da situação por volta das sete horas. «Temos os nossos seguros» mas, argumentou, «o problema vem de fora da nossa loja», a ser accionado não pode ser o seguro da Lusalar».
Num registo mais crítico, Sérgio Alfafar questionou a eficácia dos vários simulacros que já ali se realizaram e que, na sua perspectiva e face ao que ontem se passou, de pouco serviram.
Fonte: Diário de Coimbra
Parece que afinal não foi tão grave quanto o inicialmente avançado, mas ainda causou prejuízos.
-
RuiSantos
- Lendário

- Mensagens: 1296
- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
-
DaniFR
- Lendário

- Mensagens: 1427
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
-
Hal9000
- Veterano

- Mensagens: 744
- Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12
-
{mineirinha}
- Lendário

- Mensagens: 2443
- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
Yagami
- Lendário

- Mensagens: 1007
- Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
-
mustiness
- Lendário

- Mensagens: 1638
- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
2 metros naquela área dava para encher um oceano. Agora a questão engraçada é...e os curtos circuitos? com tanta água, aquilo deve ter escoado para alguma coisa com fios eléctricos.
Seja como for, eu estive la no sábado, nunca vi um centro comercial com tão pouca gente na véspera do natal. viva a crise...
Seja como for, eu estive la no sábado, nunca vi um centro comercial com tão pouca gente na véspera do natal. viva a crise...
-
gunky
- Veterano

- Mensagens: 712
- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
-
Ruizito
- Lendário

- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Estes jornalistas adoram fazer filmes. De facto para uma conduta de 200 mm conseguir inundar 2 metros de altura numa área daquelas, teria de estar pelo menos um dia inteiro a deitar água. De qualquer modo não deixa de ser um incidente que põe a nu muitas deficiências de concepção de que o Dolce Vita padece.
-
dif88
- Lendário

- Mensagens: 1033
- Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Toda a gente fala da TVI mas...Hal9000 Escreveu:Noticias à moda da TVI: toca a exagerar que assim é que isto dá audiência![]()
banjix Escreveu:Hoje de manhã, no noticiário da TVI
Lopes Escreveu:Também vi na TVI
... toda a gente vê LOLDaniFR Escreveu:Acabei de ver agora a noticia na TVI
Falando concretamente da notícia, não conheço muito bem o Dolce Vita, só lá fui 2 vezes. Não sei se o projecto tem muitas ou poucas fragilidades. A verdade é que os acidentes acontecem, independentemente das coisas estarem bem ou mal planeadas. Agora, acredito que foi um transtorno para muita gente, ainda para mais em vésperas de Natal. Decerto que o Fórum agradeceu
-
dif88
- Lendário

- Mensagens: 1033
- Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Também vou mais pela ideia do gunky. Porque, em crise ou não, centros comerciais vazios em vésperas de Natal são miragensmustiness Escreveu:Seja como for, eu estive la no sábado, nunca vi um centro comercial com tão pouca gente na véspera do natal. viva a crise...
Eu pessoalmente não gosto de andar em centros comerciais nesta época. Faz-me uma certa claustrofobia. Mas na semana passada tive que entrar num, para fazer uma compra. E é incrivel que, num dia de semana (terça-feira) em plena hora de trabalho (15h), o Vasco da Gama estava cheio!
Portanto CC's vazios nesta altura são mesmo miragens.