Baixa de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Eu pessoalmente não conheço ninguém que queira viver na Baixa ou na Alta
Eu não me importava de lá morar.. aliás sempre tive vontade de restaurar uma casinha com águas furtadas na Alta..
jayniga Escreveu:Digam-me por favor de que países falam......
Itália.. eles lá têm um imposto municipal agravado sobre imóveis devolutos que praticamente obriga os proprietários a requalificar ou então a vender.. mas a diferença é que lá o mercado de arrendamento funciona..
jayniga Escreveu:Em Portugal cidades com mais hab. que Coimbra e com gente no centro só Braga e Viseu
Que mania de dizerem que Viseu tem mais gente que Coimbra quando na realidade Coimbra tem o dobro da população na área urbana..
jayniga Escreveu:Lá fora...... Espanha nem uma, só alguns pontos específicos de Madrid que se tornaram "especiais";
Não é essa a ideia que tenho.. Já visitei várias cidades espanholas e a vida urbana não se compara à portuguesa.. por exemplo existem "n" praças onde a população se reúne e passeia pelo centro da cidade.. o que só por si dá muita vida.. nós podíamos aprender muito com eles..
Ricky147 Escreveu:Parece-me que o conformismo é que não nos leva a lado nenhum.
não me leves a mal, mas falar assim é muito bonito.. e medidas práticas, apresentas alguma? :wink:

jayniga
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 67
Registado: terça-feira, 16 setembro 2008 9:54

Mensagem por jayniga »

jayniga escreveu:
Lá fora...... Espanha nem uma, só alguns pontos específicos de Madrid que se tornaram "especiais";

Não é essa a ideia que tenho.. Já visitei várias cidades espanholas e a vida urbana não se compara à portuguesa.. por exemplo existem "n" praças onde a população se reúne e passeia pelo centro da cidade.. o que só por si dá muita vida.. nós podíamos aprender muito com eles..
Uma coisa são pessoas a comer e beber no centro da cidade outra coisa são pessoas a VIVER no centro da cidade.
Experimente apanhar a M30 num sabado/domingo às 7 da manhã.... são engarrafamentos das pessoas que foram para a noite no centro e voltam para as afueras....é algo surreal tipo IC19 numa 2ª de manhã mas com espanhois bêbados ao volante :D

Eu dou uma solução para esta cidade: Toca a acordar e deixar de viver à sombra da Universidade que tal?
Aposto que vou ser cilindrado, mas não deixo de ter razão.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

jayniga Escreveu:Uma coisa são pessoas a comer e beber no centro da cidade outra coisa são pessoas a VIVER no centro da cidade.
Experimente apanhar a M30 num sabado/domingo às 7 da manhã....
E que esteja engarrafada? Esse é um exemplo pontual que nem sequer indica que não viva gente no centro mas indica, isso sim, que mora muita gente nos subúrbios.. e, aliás, nem sequer interessa pois a verdade é que os centros históricos em Espanha são vivos e estão, naquilo que conheço, requalificados

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Oh Daniel, não sou eu que tenho que dar soluções. Isso é da competência dos políticos, é para isso que os elegemos.
Ricardo Nuno

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Eu sei.. queria era que tu tivesses noção de que coisas se deve tratar.. não é de um dia para o outro que se requalifica um centro histórico do tamanho do de Coimbra ;)

Se me disseres que o ritmo é lento, concordo.. é preciso é ver os condicionalismos que existem.. agora conformismo não vejo, bem pelo contrário, basta dar uma volta pela Alta e Baixa e ver as melhorias no edificado..

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Já vi que isto é tudo pessoal solteiro e sem filhos!
:D
Imaginem um casal jovem com filhos pequenos a viver na Alta ou na Baixa. Todos os dias teria de andar centenas de metros para ir para o carro (que teria de ficar estacionado muito longe) ou para apanhar os transportes públicos que também passam a distância razoável. Isto tudo com uma criança ao colo ou pela mão, faça chuva, frio ou sol, mais as tralhas que é sempre preciso levar para quem tem crianças pequenas (e que são imensas).
Ao final do dia, regressaria a casa, novamente centenas de metros a pé, subiria dois ou três lanços de escadas, novamente com a criança e as tralhas atrás, para se ir enfiar numa casa escura e fria onde durante todo o dia não bateu um raio de sol.
Para compor o ramalhete, não conseguiria pregar olho durante metade da noite devido à tal "animação" e "vida nocturna" que se deseja para estes locais.
E isto tudo a pagar o mesmo que pagaria por um apartamento numa zona mais desanuviada onde não tivesse nenhum desses problemas.
Mas que cenário tão atraente...
Quando tiverem filhos (se já não os tiverem) experimentem viver assim e vejam quanto tempo aguentam...

jayniga
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 67
Registado: terça-feira, 16 setembro 2008 9:54

Mensagem por jayniga »

Já vi que isto é tudo pessoal solteiro e sem filhos!
Ehe tou contigo......esta malta tá a precisar de ganhar umas hérnias nas costas para ver o que é doce.

Agora fora de brincadeiras...dos autocarros que circula nesta cidade quantos são rebaixados que permitam entrar uma cadeirinha de bébé? Mais .... quantos tem uma zona onde se podem por as cadeiras e fixar com um gancho? Eu nunca vi.......portanto se querem que as pessoas andem de transportes públicos poderiam começar por melhorar a sua qualidade.
A cadência dos transportes públicos é no mínimo uma lástima, não podemos contar com eles para chegar à hora a não ser que se dê um grande avanço da nossa parte.
Já agora se alguém aqui souber porque raio é que nunca se investiu como deve ser nos troleis?Não fazem fumo, não fazem barulho......por mim são espectaculares...

Quanto a questões de ruído enfim, é a euforia da idade associada ao alcool barato que temos em portugal misturada com um horários vergonhosos e uma qualidade de construção vergonhosa..

Quanto às questões das tuas cidades espanholas posso-te garantir que conheço muitas mas mesmo muitas e muito bem com muita gente espanhola e sei bem do que falo quando digo que o que tu vês são pessoas nas tapas e copos...........e não a viver no centro como imaginas.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

daniel322 Escreveu:Eu sei.. queria era que tu tivesses noção de que coisas se deve tratar.. não é de um dia para o outro que se requalifica um centro histórico do tamanho do de Coimbra ;)

Se me disseres que o ritmo é lento, concordo.. é preciso é ver os condicionalismos que existem.. agora conformismo não vejo, bem pelo contrário, basta dar uma volta pela Alta e Baixa e ver as melhorias no edificado..
Sim, concordo contigo a 100%. Quando falei em incoformismo, referia-me, concretamente ao jayniga que entende que, lá pelas coisas estarem mal, não há nada a fazer nem vale a pena mudar.

Ruizito, cais no mesmo erro. Eu nunca disse que o centro histórico nas actuais condições é apetecível (para mim é e nada tem a ver com ter ou não ter filhos - é uma questão de gosto). O que disse é que se devem criar as condições ideiais para que as pessoas regressem à Alta/Baixa.
Ricardo Nuno

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Quando tiverem filhos (se já não os tiverem) experimentem viver assim e vejam quanto tempo aguentam...
Então a tua solução é?.. demolir tudo e fazer ruas largas com muito estacionamento? Tudo o que tu dizes é verdade, mas não é necessariamente impeditivo.. Tal como noutras cidades o C.H. pode ser local de passagem, de residência para estudantes, ateliers para artistas, pequenas estalagens típicas ou até mesmo residência para jovens casais, porque não? O problema, tal como já aqui foi referido é a mentalidade, o tuga agarra-se demasiado ao carro, muitas vezes legitimamente pois a rede de transportes públicos cá (em Portugal) normalmente é péssima, mas não se pode negar que existe também um enorme comodismo, quantas vezes fazemos trajectos de carro que poderiam ser feitos igualmente de transportes públicos?.. E quanto aos miúdos, não seria lógico a construção de uma nova escola que servisse a futura população na Alta? A Baixa até acho que está bem servida.. que raio, em Genéve via os pais com as mesmas tralhas das crianças, muitos deles engravatados o que significa provavelmente gente de posses e todos a usufruir dos transportes públicos.. faça chuva ou sol..
jayniga Escreveu:Agora fora de brincadeiras...dos autocarros que circula nesta cidade quantos são rebaixados que permitam entrar uma cadeirinha de bébé?
Nunca entraste num pantufinhas, pois não? Mas concordo contigo que é preciso um grande progresso na qualidade dos transportes públicos..
jayniga Escreveu:Já agora se alguém aqui souber porque raio é que nunca se investiu como deve ser nos troleis?Não fazem fumo, não fazem barulho......por mim são espectaculares...
Fácil.. porque um trólei custa o mesmo que 4 autocarros a diesel.. já viste a frota dos SMTUC para os trajectos sub-urbanos?
jayniga Escreveu:Quanto às questões das tuas cidades espanholas posso-te garantir que conheço muitas mas mesmo muitas e muito bem com muita gente espanhola e sei bem do que falo quando digo que o que tu vês são pessoas nas tapas e copos...........e não a viver no centro como imaginas.
Não te contrario.. podes saber do que falas, mas porque dizes que eu imagino?.. eu também só falo daquilo que sei.. :wink:

luisf
Banido
Mensagens: 16
Registado: sexta-feira, 12 setembro 2008 12:07

Mensagem por luisf »

Para além da desculpa dos filhos, que considero um motivo completamente descabido para não se morar numa zona histórica, onde se tem que dar mais que 3 ou 4 passos para chegar ao carro (para muitos é complicado entendo, o sedentarismo crónico é grave) tenho lido neste tópico algumas barbaridades de completo senso comum, de quem não sabe do que fala, de quem diz que disse coisas que outros disseram que ouviram dizer... De quem nunca morou numa zona histórica, nem sabe como é, nem quer saber.

É simples: cada pessoa tem as suas escolhas. Relacionadas com a forma de vida, de lidar com o mundo, com as pessoas, e de habitação também.

Compreendo que algumas pessoas não queiram simplesmente morar em locais onde não podem deixar o carro à porta e têm que andar mais que dois metros para chegar a ele. Compreendo que não se queiram aborrecer com o facto de andar com crianças de um lado para o outro. Compreendo que não queiram subir e descer muitas escadas. Compreendo que as condições e soluções apresentadas pelas entidades competentes não são as melhores. Compreendo que é dificil entender determinadas situações que se passam nesta cidade ao nível do que se está a falar aqui neste tópico.

Eu sei do que falo, porque sou morador na Baixa de Coimbra, mais em concreto na Rua Visconde da Luz. E apesar de todos os pontos negativos eu adoro morar na Zona Histórica de Coimbra, numa casa com mais de 100 anos (mas que não está a cair), com história, com o previlégio de ir à janela e ver o que vejo, de sentir o que sinto.

O estacionamento é o que é (para os moradores também, mesmo com cartão de morador pago lá surgem multas contantes dos Polícias Municipais...), o ambiente é o que é, o barulho por vezes é o que é (sim, imaginem queima e latada.. e etc..), as condições são as que são...

Mas tudo é superado pela forma como me sinto quando estou em CASA, sobretudo por ser onde é, e com as características que tem.

Ruizito , agora já conhece alguém que mora e que gosta de morar numa zona histórica, que também tem filhos.

No fundo é tudo uma questão de ESCOLHA e gosto pessoal.
Para uns cenário atraente e apetecível e para outros nem por isso.
= luis =

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

luisf Escreveu:
Ruizito, agora já conhece alguém que mora e que gosta de morar numa zona histórica, que também tem filhos.
Fico satisfeito que isso aconteça, mas como compreenderá o seu caso representa uma minoria, senão não haveria o problema de falta de habitantes no centro histórico.
E nem toda a gente se sente compensada de todas as contrariedades que muito bem enumerou, pelo facto de morar numa zona histórica (seja lá isso o que for).
Desconheço qual a sua história de vida, se sempre viveu nessa zona ou não. É que se sempre aí viveu, obviamente que existe uma forte ligação sentimental ao local. Mas quando se começou a falar neste tópico de atrair pessoas à Baixa, parti do principio que a ideia era cativar pessoas de fora, sem nenhuma ligação sentimental ao local, e nesse caso sinceramente parece-me que o que a Baixa pode oferecer é muito pouco atractivo.
PS. Já agora existe uma enorme diferença ainda assim, entre as ruas Visconde da Luz (onde diz que habita) e Ferreira Borges, e aquelas ruas estreitinhas e deprimentes da baixa. Acredito que se morasse na rua Direita talvez não estivesse tão satisfeito.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: [Então a tua solução é?.. demolir tudo e fazer ruas largas com muito estacionamento? Tudo o que tu dizes é verdade, mas não é necessariamente impeditivo..
Não disse que tinha de se demolir tudo, aliás a minha primeira intervenção veio na sequência de opiniões que diziam que bastava recuperar os edifícios e estava o problema resolvido, e como é evidente isso não chega. Por isso falei de outras questões que acho que são relevantes para a (não) atractividade da Baixa.
E por falar em demolir é bom não esquecer que existe uma enorme diferença entre a Baixa e a Alta. A Alta representa o verdadeiro centro histórico da cidade, e com pessoas ou sem elas, terá de ser preservada na sua essência, não defendo obviamente qualquer demolição.
Já a Baixa é diferente, não me parece que tenha assim tanto interesse histórico (se tem porque é que demoliram tantos edificios para passar o metro?). Não me chocava nada que algumas partes fossem abaixo para abrir ruas mais largas.
Afinal de contas quando Lisboa foi arrasada pelo terramoto em 1755, fizeram-se ruas novas mais largas e funcionais, e não se manteve a traça que existia até então. E será que se perdeu algo com isso? Não ouvi ainda ninguem a dizer que com a reforma pombalina a cidade ficou pior.

jayniga
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 67
Registado: terça-feira, 16 setembro 2008 9:54

Mensagem por jayniga »

jayniga escreveu:
Agora fora de brincadeiras...dos autocarros que circula nesta cidade quantos são rebaixados que permitam entrar uma cadeirinha de bébé?
Nunca entraste num pantufinhas, pois não? Mas concordo contigo que é preciso um grande progresso na qualidade dos transportes públicos..
Já entrei num pantufas sim sr...aliás 5 anos antes desta cidade os receber já eu os tinha testado em Aveiro. O que ele faz é rebaixar para o pessoal com capacidades motoras reduzidas mas não tem onde por uma cadeira de bebé......deixa ver se descubro uma foto para me fazer entender melhor.
Sim, concordo contigo a 100%. Quando falei em incoformismo, referia-me, concretamente ao jayniga que entende que, lá pelas coisas estarem mal, não há nada a fazer nem vale a pena mudar.
Tás muito enganado e fazes o favor de ler as mensagens como deve ser. Sou bastante inconformado até! Em todas as cidades que vivi vou resmungando com o que está mal e vendo das anteriores o que está melhor e se pode aproveitar e de que formas.
Fácil.. porque um trólei custa o mesmo que 4 autocarros a diesel.. já viste a frota dos SMTUC para os trajectos sub-urbanos?
Desculpa lá mas um trólei não custa 500 mil euros nem que a vaca tussa......... e obviamente que não me refiro a circuitos suburbanos.

Afinal de contas quando Lisboa foi arrasada pelo terramoto em 1755, fizeram-se ruas novas mais largas e funcionais, e não se manteve a traça que existia até então. E será que se perdeu algo com isso? Não ouvi ainda ninguem a dizer que com a reforma pombalina a cidade ficou pior.
É pena que tenha sido necessário um tremor de terra, mas eheh as indemnizações aos proprietários eram mais fáceis nessa época.

luisf
Banido
Mensagens: 16
Registado: sexta-feira, 12 setembro 2008 12:07

Mensagem por luisf »

O facto de se demolirem edifícios não quer dizer que esses mesmos não tenham interesse histórico. Já existiram muitas demolições que foram autênticos crimes nesta cidade. Alguns recentes, outros efectuados noutras épocas, veja-se como exemplo a "arraso geral" que foi feito na Alta há alguns anos atrás. No tópico Fotografias Antigas de Coimbra tem muitos e bons exemplos desses tristes casos. O problema é o que consideram prioridade algumas pessoas (ir)responsáveis. Acho um crime por exemplo a demolição do edifício onde era a loja Joaninha, caso actual. Um edifício com aquelas características merecia era ser recuperado. Para modernizar uma cidade não é necessário matar o que já não é tão novo...

Não tenho nenhuma ligação sentimental com o local onde habito actualmente. Não vivi sempre nesta zona. Como demonstrei anteriormente tratou-se de uma escolha viver na baixa de Coimbra.

Em relação à diferença que refere entre as Ruas da Baixinha e Ferreira Borges/Visconde da Luz, é certo que existe. Mas eu como não moro numa Rua Direita não posso dizer como seria morar aí. Só posso falar do meu caso particular obviamente.

Para terminar,
Ruizinho
: O seu "seja lá o que isso for", em relação à chamada Zona Histórica, demonstra a visão que tem e até alguma má vontade para com Alta/baixa/Baixinha/Zona Histórica de Coimbra.

Para se ser atraido para viver numa zona com estas caraterísticas é necessário querer e gostar. De outra forma é muito difícil.
= luis =

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

luisf Escreveu:

Para terminar,
Ruizinho
: O seu "seja lá o que isso for", em relação à chamada Zona Histórica, demonstra a visão que tem e até alguma má vontade para com Alta/baixa/Baixinha/Zona Histórica de Coimbra.
Não sei o que é que o leva a concluir isso. Quando falei em "seja lá o que isso for" não me estava a referir à existência do centro histórico, que é uma realidade, mas sim à sua afirmação "... com o previlégio de ir à janela e ver o que vejo, de sentir o que sinto". Como é evidente eu não posso ver o que o senhor vê e sentir o que o senhor sente, nem sei se será parecido com o que eu vejo ou sinto da janela da minha casa. Espero que tenha ficado esclarecido o sentido das minhas palavras.
Já agora acrescento, que a minha visão para esta zona pode ser má do seu ponto de vista, mas parece-me que está provado que a visão que tem prevalecido durante estes anos todos não está a dar resultado, logo não deve ser melhor do que a minha. Senão não faria sentido estarmos a discutir isto não é?

Responder