Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
dif88
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18

Mensagem por dif88 »

Não, e tenho imensa pena de ainda não ter sido praxada em nenhuma situação (há quem o seja quando vai para o 5º ou para o 10º, eu nunca fui). Mas não entres por aí. Acho que, para se ter uma opinião formada sobre algo, não é preciso haver experiência própria.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

dif88 Escreveu:há quem o seja quando vai para o 5º ou para o 10º
Era o que mais faltava...!
dif88 Escreveu:Mas não entres por aí. Acho que, para se ter uma opinião formada sobre algo, não é preciso haver experiência própria.
Neste caso em particular não posso concordar contigo. :wink:

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Existem praxes nesses anos. Claro que não são praxes como nas faculdades! É mais na onda de pintar a cara e as mãos.

Porque não? Conheço a vida académica, sei como as coisas se passam. É preciso ser praxada para ter opinião? De qualquer modo, quando for praxada, tenho a certeza que a minha opinião não vai mudar.

RuiSantos
Lendário
Lendário

Mensagem por RuiSantos »

dif88 Escreveu:Porque não? Conheço a vida académica, sei como as coisas se passam. É preciso ser praxada para ter opinião? De qualquer modo, quando for praxada, tenho a certeza que a minha opinião não vai mudar.
Não duvido dos teus conhecimentos mas creio que para ter uma opinião tão concreta é necessário passar na realidade pela praxe, sentir na própria pele. :wink:

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Tenho uma opinião concreta porque, no meu entender, o problema não reside propriamente nas praxes em si mas sim na sociedade. Esta dramatização das praxes vem no seguimento da alteração da sociedade.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

De facto há mesmo escolas (e é absurdo) que praxam quando se entra para o 5º ou 10º
Eu mesma no 10º fui praxada e fui muito mais do que fui na faculdade.
Mas numa coisa é certa,mesmo que as pessoas tenham opinião nada como estar lá,passar pela experiência e sentir.
Emitir juízos quando se assiste de camarote...

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

RuiSantos Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:lol... é como ir a roma e não ver o papa
Exacto! Uma reportagem sobre praxes e não falar de Coimbra... :shock:
Realmente...
As praxes de Coimbra deveriam ter feito parte da reportagem.
Compreendo que mostrem as praxes de Lisboa, onde menos se cumpre o codigo de praxe, mas tambem deviam ter dado a realidade de Coimbra, onde se cumpre minimamente o codigo.
Última edição por DaniFR em sexta-feira, 03 outubro 2008 21:24, editado 1 vez no total.

RuiSantos
Lendário
Lendário

Mensagem por RuiSantos »

DaniFR Escreveu:
RuiSantos Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:lol... é como ir a roma e não ver o papa
Exacto! Uma reportagem sobre praxes e não falar de Coimbra... :shock:
Realmente...
As praxes de Coimbra deveriam ter feito parte da reportagem.
Compreendo que mostrem as praxes de Lisboa, pois deve ser o local que menos compre o codigo de praxe, mas tambem deviam ter dado a realidade de Coimbra, onde se cumpre minimamente o codigo.
Minimamente é a palavra chave! :lol:

yELLOW
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

se há uma coisa k parecendo k não faz MTTTTTTTTTT diferença na praxe (e acho de bastante valor no código de praxe de coimbra) é o facto de ser proibido praxar pessoas do sexo oposto....

já na reportagem diziam...a maioria das queixas são raparigas e pk? pk há sempre akeles gajos que são gandas cromos, e que só querem é praxar raparigas para o engate e mais sábe-se lá o kê....portanto acho k esta devia ser uma regra imposta (n digo em todos mas) em quase todos os estabelecimentos do ensino superior....

outra coisa é que tb acho k dramatizam imenso, mas MT mesmo em certas coisas k para nós que estamos por "dentro" da praxe são coisas simples....
por exemplo temos cá a praxe do "Pudim Danone"...e pá isso para essas pessoas deve ser um escândalo...para nós acho k é mais banal (falo por mim)

isto e muito mais coisa mas pronto...

cumpZ

EDIT: realmente uma reportagem sobre Praxe e nem se quer referirem o nome de Coimbra lol....este é mais de um dos aspectos k n curto anda kuando se fala em praxe....nunca se chega a falar mesmo ONDE surgiu a praxe.....parece k os de lisboa é que "a sabem toda" :evil:

Nebur
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 03 agosto 2007 22:09

Mensagem por Nebur »

Pelo que sei está no código de praxe que é proibido filmar ou fotografar os actos de praxe...

Kika2
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

Na Terça-Feira da semana passada, eu e o pessoal do meu curso, estavamos no Jardim da Sereia a praxar os caloiros e apareceu lá a equipa de reportagem da Sic.
Alguns caloiros falaram e os mais velhotes do curso também, mas não passou nada...

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Kika2 Escreveu:Na Terça-Feira da semana passada, eu e o pessoal do meu curso, estavamos no Jardim da Sereia a praxar os caloiros e apareceu lá a equipa de reportagem da Sic.
Alguns caloiros falaram e os mais velhotes do curso também, mas não passou nada...
Pois, só lhes interessa mostrar o que está mal. Depois as pessoas generalizam e pensam que é assim em todo o lado.
É a qualidade da informaçao que temos por cá.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Nebur Escreveu:Pelo que sei está no código de praxe que é proibido filmar ou fotografar os actos de praxe...

podes por o artigo e isso ? ou transcrever ? nao estava convencido disso!

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Nao está no codigo, é apenas pratica oral dizer-se que nao é de bom tom filmar a praxe. Até porque estás a revelar parte de algo mistico a pessoas que nao se enquadram no meio.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Kika2 Escreveu:Na Terça-Feira da semana passada, eu e o pessoal do meu curso, estavamos no Jardim da Sereia a praxar os caloiros e apareceu lá a equipa de reportagem da Sic.
Tens esta reportagem sobre as praxes, não a vi na totalidade, mas acho que não há nada de Coimbra.

http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007 ... DCFEA2F66A}
Última edição por duffy em domingo, 05 outubro 2008 19:09, editado 2 vezes no total.