Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Continuo sem perceber a questão do lucro. Porque é que sendo uma parceria com privados dará mais lucro do que só público
onde é que eu disse que dá mais lucro se for privada?..
Ruizito Escreveu:Será que ele próprio já percebeu que essa linha dificilmente terá pés para andar?
Isso é suposição tua.. eu cá, "nas entrelinhas", leio o oposto da tua opinião.. e nem o estou a ver abrir mão de nada, pois todos sabíamos desde o início que o metro iria ser construído por fases..

JAlmeida
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 07 novembro 2007 2:16

Mensagem por JAlmeida »

Rui, lamento informar-te mas depois do protesto de várias juntas de freguesia e do presidente da camara da Mealhada Anadia e Águeda, foi anunciado que só irão aparecer as portagens na Mealhada, vou tentar encontrar algo para te mostrar. Relacionado com suposições...por favor, entrelinhas? És um super heroi que vê mais que letras? Foste à ACIC? Falaste com o Prof. Álvaro Seco? Ele esteve lá várias vezes, tive a sorte de o encontrar lá quando visitei a exposição. A linha do Hospital vai avançar na segunda fase, neste momento o que está prespectivado é fazer quatro fases, uma é a Serpins Coimbra Parque, até Março 2011, a outra é Coimbra Parque, Coimbra Centro, pronta até Outubro de 2001, a terceira fase, Coimbra T Hospital Pediátrico, está planeada para 2013, mas poderá ser só em 2014 pois pretendem construir a principal estação central na Penitênciária. A quarta fase será uma linha que só agora começou a ser estudada, até Condeixa, passando por Santa Clara.
O Presidente da Camara de Coimbra (e agora vou-te ler as entrelinhas), não quer atrasos, não quer que as mudanças do traçado original atrasem a obra, pois vêm aí eleições, e ele certamente deseja que as obras tenham inicio para poder dizer que estão em andamento. O Presidente da Camara, não quer que as próximas fases, ou alterações, atrasem o SMM, pois isso poderá significar nada estar a ser construido na cidade de Coimbra, antes das eleições...
É isto as entrelinhas...agora aprende melhor a percebê-las em ves de aproveitares algo subjectivo para salvares o teu ponto de vista, que mais de mil vezes se provou estar errado.

JAlmeida
Iniciado
Iniciado

Mensagem por JAlmeida »

Como certamente terão reparado equivoqueime, a segunda fase não estará pronta em Outubro de 2001 mas sim em Outubro de 2011...

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

JAlmeida Escreveu:Rui, lamento informar-te mas depois do protesto de várias juntas de freguesia e do presidente da camara da Mealhada Anadia e Águeda, foi anunciado que só irão aparecer as portagens na Mealhada, vou tentar encontrar algo para te mostrar. Relacionado com suposições...por favor, entrelinhas? És um super heroi que vê mais que letras? Foste à ACIC? Falaste com o Prof. Álvaro Seco? Ele esteve lá várias vezes, tive a sorte de o encontrar lá quando visitei a exposição. A linha do Hospital vai avançar na segunda fase, neste momento o que está prespectivado é fazer quatro fases, uma é a Serpins Coimbra Parque, até Março 2011, a outra é Coimbra Parque, Coimbra Centro, pronta até Outubro de 2001, a terceira fase, Coimbra T Hospital Pediátrico, está planeada para 2013, mas poderá ser só em 2014 pois pretendem construir a principal estação central na Penitênciária. A quarta fase será uma linha que só agora começou a ser estudada, até Condeixa, passando por Santa Clara.
O Presidente da Camara de Coimbra (e agora vou-te ler as entrelinhas), não quer atrasos, não quer que as mudanças do traçado original atrasem a obra, pois vêm aí eleições, e ele certamente deseja que as obras tenham inicio para poder dizer que estão em andamento. O Presidente da Camara, não quer que as próximas fases, ou alterações, atrasem o SMM, pois isso poderá significar nada estar a ser construido na cidade de Coimbra, antes das eleições...
É isto as entrelinhas...agora aprende melhor a percebê-las em ves de aproveitares algo subjectivo para salvares o teu ponto de vista, que mais de mil vezes se provou estar errado.
Era só o que faltava que tu me viesses dizer que o meu ponto de vista já se provou mais de mil vezes que está errado! Acaso é proibido ter uma opinião diferente? E quem é que provou, foste tu por acaso? Quando e como já agora? Mais respeito pela opinião dos outros se faz favor!
E sendo o Sr. Alvaro Seco parte muito interessada no metro tem uma opinião isenta? Por mim ele pode dizer o que quiser, até pode dizer que o metro vai até ao Piódão, mas a realidade é que depois de mais de 20 anos a falar e uma mão cheia deles desde a criação da Sociedade Metromondego estamos práticamente na estaca zero.
Se eu não li bem nas entrelinhas, então foste tu que leste? Estás dentro da cabeça do presidente para a tua interpretação ser a única e verdadeira?

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: onde é que eu disse que dá mais lucro se for privada?
O que disseste foi isto:"A intenção é mais saber se existe alguma parceria publico-privada, pois a privada iria forçar a concretização do traçado urbano até aos HUC, de modo a obter maior lucro..." Depreende-se daqui que se for só público a linha até ao hospital pode não avançar pelo menos para já, se for privado avançará, pois irá ter maior lucro.
Matemáticamente falando:
Investimento na linha actual da Lousã: A
Receitas na linha actual: B
Lucro só investindo na linha actual: B-A
Investimento na linha do hospital:C
Receita da linha do Hospital: D
Lucro das duas linhas: (B-A)+(D-C)
Como sabes qual é maior?
Quem te garante que as parcelas B e D são maiores que A e C? Como sabes que o lucro das duas linhas é maior que o de uma só? Como sabes que em vez de lucro não teremos prejuízo?

JAlmeida
Iniciado
Iniciado

Mensagem por JAlmeida »

Oh Rui, vendo o teu historial neste forum, vejo várias vezes comentários a pedirem para respeitares a opinião dos outros....logo acalma-te Manuela Ferreira Leite...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:E sendo o Sr. Alvaro Seco parte muito interessada no metro tem uma opinião isenta? (...) a realidade é que depois de mais de 20 anos a falar e uma mão cheia deles desde a criação da Sociedade Metromondego estamos práticamente na estaca zero.
20 anos?.. suponho que tenhas noção que a empresa MetroMondego foi criada em 1996 e que, salvo erro, o Doutor Álvaro Seco assumiu o cargo de presidente da Metro Mondego apenas em Abril de 2007..
Ruizito Escreveu:O que disseste foi isto:"A intenção é mais saber se existe alguma parceria publico-privada, pois a privada iria forçar a concretização do traçado urbano até aos HUC, de modo a obter maior lucro..."
exacto.. foi o que eu disse.. e onde é que lês aì que uma parceria privada dá mais lucro que uma pública? nas entrelinhas?..
Ruizito Escreveu:Depreende-se daqui que se for só público a linha até ao hospital pode não avançar pelo menos para já, se for privado avançará, pois irá ter maior lucro.
essa foi a tua interpretação.. o que eu disse desde o inicio é que (sabendo que aos privados só interessa lucro) estes irão pressionar para que a linha dos huc seja feita o mais rápido possível.. pois esta linha é o garante financeiro do projecto..

e sei que esta ultima frase é contrária à tua opinião, mas.. paciência, é a vida.. B)
Ruizito Escreveu:Lucro das duas linhas: (B-A)+(D-C)
Como sabes qual é maior?
Como sabes qual é a menor?
Ruizito Escreveu:Quem te garante que as parcelas B e D são maiores que A e C?
Quem te garante que as parcelas B e D são menores que A e C? É a tua opinião?..
Ruizito Escreveu:Como sabes que o lucro das duas linhas é maior que o de uma só? Como sabes que em vez de lucro não teremos prejuízo?
não sei.. confio em quem mo disse.. que por acaso até tem responsabilidades oficiais neste projecto.. e a ti, quem te disse que a linha dos huc daria prejuízo? ;)

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Coimbra já teve eléctrico até lá acima, como podem reparar quando vão da José Falcão até Celas, e creio que o lucro não deve ser a única questão, mas o serviço na cidade. Serviço público deve ser prioritário, sendo o metro um organismo do Estado.

E estação central na penitenciária? Não era a 400m da actual Coimbra-B? Fazer esse ramal para quê? Depois deve haver, como houve antigamente, metro até à estação. Se isso não for feito é um atestado de burrice.

JAlmeida
Iniciado
Iniciado

Mensagem por JAlmeida »

Expliquei-me mal Lino, a estação Central do Metro, no meio da cidade, é pretendida para o local da Penitenciária, não tem nada a ver com a Estação Intermodal...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Prefiro paragens pequenas, não grandes edifícios... se é algo de passagem, bastam pequenas paragens. No máximo, uma coisa do tamanho daquela ao lado da Eugénio de Castro...

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

JAlmeida Escreveu:Oh Rui, vendo o teu historial neste forum, vejo várias vezes comentários a pedirem para respeitares a opinião dos outros....logo acalma-te Manuela Ferreira Leite...
Ai sim? Onde por exemplo?
E Manuela Ferreira Leite deve ser a tua avózinha!

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: 20 anos?.. suponho que tenhas noção que a empresa MetroMondego foi criada em 1996 e que, salvo erro, o Doutor Álvaro Seco assumiu o cargo de presidente da Metro Mondego apenas em Abril de 2007..
Lê o que eu disse: 20 anos a falar no metro mondego e uma mão cheia deles desde a criação da sociedade, foi o que escrevi. que eu saiba de 96 a 2008 são 12 anos, não é uma "mão cheia" deles?

daniel322 Escreveu: essa foi a tua interpretação.. o que eu disse desde o inicio é que (sabendo que aos privados só interessa lucro) estes irão pressionar para que a linha dos huc seja feita o mais rápido possível.. pois esta linha é o garante financeiro do projecto..
Se é o garante do financiamento do projecto, é porque dá lucro. Não me parece que tenha interpretado mal as tuas palavras. Nunca ouvi dizer que uma coisa que não dá lucro seja garante financeiro de coisa nenhuma. Não são sinónimos?
daniel322 Escreveu:
Como sabes qual é a menor?
Quem te garante que as parcelas B e D são menores que A e C? É a tua opinião?.. ?
Não fui eu que falei em lucro, foste tu. Portanto deves saber qual a maior ou a menor, para poderes avaliar isso. Uma coisa eu garanto, pelo menos nos primeiros anos a parcela das receitas é bem menor do que a do investimento. A questão é saber quantos anos levará a inverter a tendencia, mas certamente tu saberás já que tens a certeza de que vai dar lucro.
daniel322 Escreveu: não sei.. confio em quem mo disse.. que por acaso até tem responsabilidades oficiais neste projecto.. e a ti, quem te disse que a linha dos huc daria prejuízo? ;)
Pois eu também confio em quem mo disse... e nas contas que me mostrou.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Uma coisa eu garanto, pelo menos nos primeiros anos a parcela das receitas é bem menor do que a do investimento.
..que grande novidade..

quanto ao resto.. ficas com as tuas contas que eu fico com as minhas.. pois sinceramente não me apetece estar sempre a discutir o mesmo..

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Já está a azedar um bocado... :(

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: quanto ao resto.. ficas com as tuas contas que eu fico com as minhas.. pois sinceramente não me apetece estar sempre a discutir o mesmo..
Tens razão, a mim também não.
Só espero que neste ou noutro assunto qualquer deste forum, qualquer pessoa possa exprimir a sua opinião, mesmo que seja contrária à da maioria, sem lhe cair logo toda a gente em cima...