mustiness Escreveu:Era uma zona residencial, uma zona agradável para passear em paz e sossego, com passeios largos, e estruturas baixas que nos permitiam respirar. Implantaram ali uma nave espacial de aço e betão, e ainda por cima feia! O espaço onde se andava de bicicleta, onde se iam passear os cães, onde andavam carros telecomandandos, miúdos e graúdos desapareceu e devido ao incremente de trânsito perdeu alguma da tranquilidade segura de que as pessoas tanto gostavam.
Pois é, mas é o preço da centralidade! Mas os passeios largos e àreas livres para andar a pé continuam lá, e se calhar até aumentaram (especialmente se contarmos com espaço em frente ao João de Deus. Não convém esquecer como era feia aquela praça no período pré-ecovia, com pedras soltas e pregos no chão (provavelmente ainda do período em que a CIC ali se realizava).
Opinião cada um tem direito à sua, mas acho q o que temos agora é, do ponto de vista urbanístico e estético, muito melhor que o que estava antes. O aumento de volumetria não foi assim tão grande quanto isso... Já que se critique o loteamento selvagem que se fez em frente ao Gira, que parece apenas incluir jardins no projecto (visto que depois se convertem em estacionamentos e àreas alcatroadas ou betonadas) acho muito bem. Até porque aí a culpa será da Câmara/Junta que não se sabem (ou não se querem) impôr aos interesses imobiliários.
Ainda acho que uma das grandes vantagens do novo estádio na Solum é ter conseguido manter aquela àrea verde (o campo relvado do estádio) intacta.