Queima das Fitas 2008 - 3 a 10 de Maio

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Município poderá cobrar milhares de euros pelo recinto da Queima

Luís Alcoforado diz não ter falado em verbas e ressalva que pedido de «contribuição» por uso do espaço é acompanhado por campanha de promoção da Queima das Fitas. Presidente da AAC argumenta que a festa já contribui ao atrair turistas e comércio para a cidade

Ainda nada está acertado, mas a empresa municipal de turismo de Coimbra já fez saber à organização da Queima das Fitas que terá de começar a pagar pela utilização do espaço que, todos os anos em Maio, recebe as festas académicas.

Porém, está «a pedir um valor elevado» pelo recinto do “queimódromo”, na ordem dos «dez mil euros por dia», critica o novo presidente da direcção-

-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), André Oliveira, que diz discordar da proposta do organismo presidido por Luís Alcoforado, desde logo porque a festa «traz muito turismo para a cidade» e porque «potencia o comércio».

Isto «para não falar», acrescenta o estudante de Economia, «da tradição que está inerente» à festa, «que é do domínio público».

André Oliveira falava ontem ao DC, à margem de um encontro com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, com quem discutiu este e outros assuntos do interesse da AAC.

Confrontado com a questão, o autarca afirmou-nos que ela terá de ser resolvida «entre a comissão das festas e a empresa de turismo, que define os seus critérios e negoceia com quem quer negociar».

Encarnação nem sequer quis dizer se concorda com a proposta que é feita à organização da festa estudantil, afirmando: «Não tenho de ser favorável».

O presidente da Câmara Municipal considera que «há uma festa que dá um lucro substancial» – a de 2007 teve um saldo positivo recorde de 813 mil euros, mas a de 2005 deu prejuízo – e que «os quantitativos» a cobrar são matéria a tratar «entre a empresa de turismo» e a organização da Queima das Fitas.

Ao DC, o director da empresa municipal de turismo, que agora gere a Praça da Canção (uma das estruturas do Parque Verde do Mondego, requalificada no âmbito do Programa Polis), afirmou que a proposta surge da necessidade que «o espaço tem de gerar algumas receitas para se sustentar ao longo do ano», com «um programa de animação».

“Eu não falei sequer num tostão”

Luís Alcoforado nota que «não foi proposto valor nenhum» e que «o que se pode ter dito é que há taxas» pagas pela ocupação dos espaços públicos, calculadas em função do respectivo número de metros quadrados.

Todavia, o docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Coimbra insiste que «não iria conversar com base em taxas», mas numa «relação de confiança e de interesse mútuo em que a festa fosse divulgada».

Além de responsabilizar os utilizadores «pela manutenção adequada de espaço» – até aqui, o que era estragado era reposto no final –, «esta contribuição» foi «pensada para ir um pouco mais longe», afirma Luís Alcoforado, ao falar da «ideia de fazer uma campanha de promoção nacional e tendencialmente internacional da Queima das Fitas».
«Eu não falei sequer num tostão», reafirma.

De qualquer forma, a ter como valor de referência os 10 mil euros diários, uma vez que a Queima das Fitas passa a ter nove noites de espectáculos os estudantes teriam de pagar 90 mil euros pelo uso do recinto.

No caso da Queima das Fitas do Porto, em Abril de 2007 foi celebrado um protocolo – entre a Porto Lazer, a Federação Académica do Porto e o município –, que prevê a cedência temporária (até 2010), e a título gratuito, do local para a festa dos estudantes, o antigo espaço da feira popular.

Na altura, o presidente da Câmara do Porto, o social-democrata Rui Rio, referiu-se à Queima das Fitas como sendo um dos «patrimónios culturais» da cidade a seguir às festas de São João e um património que interessa preservar.

Fonte: Diário de Coimbra
E mais uma questão que vai causar discussões. Tendo em conta que a Queima das Fitas está cada vez mais a afastar-se da tradição académica para se transformar num "festival de Verão" no final da Primavera, concentrado cada vez mais no lucro, parece-me justo que a Câmara cobre pela utilização do espaço (que é público).

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Super Bock, Super Queima...

mackfireon
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 18 dezembro 2007 2:56

Mensagem por mackfireon »

Este ano, todos nós estudantes, deviamos boicotar a Queima das Fitas!!! Isto parece impossivel!!!! Isto reflecte a ganãncia que a Nossa AAC tem em gerar dinheiro... E pra quê? Comprar Leon's?!????? Bahhhh, cada vez menos a comunidade estudantil tem interesse pelos assuntos da AAC! Bem se vê o aumento de abstençao de ano pa ano na altura de eleições....

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

uma sugestão para o cartaz, o Sérgio Godinho lançou um grande álbum ao vivo

seria uma boa aposta :!:

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

A melhor forma de protestarem é não participar das festas, certo?
É que reclamar agora,já não adianta nada :\

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Miguel_Silva Escreveu:uma sugestão para o cartaz, o Sérgio Godinho lançou um grande álbum ao vivo

seria uma boa aposta :!:
Tal como aconteceu na Latada, sugestões passam para outro lado, de modo a não sobrecarregar este tópico.

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

ok desculpa

djcrocha
Novato
Novato
Registado: domingo, 22 outubro 2006 10:33

Mensagem por djcrocha »

Se a idiotice pagasse imposto, os cofres do Estado estariam cheios.

O "novo" calendário da Queima foi forçado pela tradição. Com Bolonha este é o único calendário possivel. É claro que poderiamos ignorar a tradição e olhar só os gostos pessoais da "malta"...

Quando a Queima dava prejuizo ou pouco lucro é uma tradição estudantil. Agora que dá lucro é um festival de verão e está-se a perder a tradição.

Pagar 10.000 euros/dia pelo Queimodromo é uma idiotice. Aliás, é um roubo.
Quanto se terá gasto na construção daquele recinto? Quantos milhares de euros?
Qual o uso daquele recinto?
Afinal fez-se aquilo apenas para dar dinheiro aos construtores e arquitectos?

Deixo a minha modesta opinião à Comissão Central da Queima: façam a Queima das Fitas na Mealhada! Acreditem que eles até pagam para isso.!

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

O objectivo esse preço é mesmo esse, ver se tiram a Queima dali. As queixas sao mais do que muitas e com toda a razão. Eu, se vivesse ali, acharia 10.000 euros pouco.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

djcrocha Escreveu:O "novo" calendário da Queima foi forçado pela tradição. Com Bolonha este é o único calendário possivel. É claro que poderiamos ignorar a tradição e olhar só os gostos pessoais da "malta"...
"Forçado" pela tradição? Parece mais um calendário para quem não gosta de tradição. Que é que está ali que é forçado? O cortejo ao segundo dia é forçado? Porque é que não alteraram a data de início e colocaram o cortejo mais perto do fim? Em que é que Bolonha contribuiu para isso não acontecer? E a primeira noite do parque ser na noite da serenata... também foi Bolonha que exigiu? Ou foi forçado pela tradição?

djcrocha Escreveu:Quando a Queima dava prejuizo ou pouco lucro é uma tradição estudantil. Agora que dá lucro é um festival de verão e está-se a perder a tradição.
Volta lá a ler tudo. É só isso? Não. É o modo como dá lucro. Se desse lucro mantendo todo o valor de Queimas antigas e a tradição que existia, era óptimo. Mas dá lucro porque a estão a transformar em mais um festival de verão, igual a tantos outros (ou mesmo pior, porque os últimos cartazes têm sido péssimos). Por isso, está lentamente a deixar de ser queima. Está a perder o significado (e, com as alterações, ainda vai piorar).

djcrocha Escreveu:Pagar 10.000 euros/dia pelo Queimodromo é uma idiotice. Aliás, é um roubo.
Se deixou de se olhar apenas para a tradição e passou a olhar-se mais para o lucro, é bom que paguem. Acrescente-se que esses 10000 euros/dia são apenas 10% do lucro da queima do ano passado e, portanto, é um valor perfeitamente exequível. Aquele espaço é público... se querem organizar uma série de concertos num espaço público, pagam como os outros festivais similares fazem. Se querem algo mais, que se distinga pelo seu valor único, pode-se considerar um valor simbólico. Mas as duas coisas...? Nem pensar.

P.S. - sugiro que comeces a controlar a atitude, porque esse início de tópico era escusado e não voltará a ser tolerado.

Löba
Regular
Regular
Registado: domingo, 24 junho 2007 0:03

Mensagem por Löba »

Pedro Escreveu:
winger Escreveu:Pedro, também concordo contigo quando dizes que o cortejo devia ser o culminar do período festivo. Mas repara que já ha alguns anos que nao é. Antigamente o cortejo era terca, seguido da noite pimba e acabava a queima na quarta com a tal noite mais para a cidade. Mas ja ha alguns anitos que se estende até sexta feira o que colocava o cortejo a meio da festa...
Sim, tem-se assistido a uma degradação progressiva da importância do cortejo e do significado da Queima. E a situação vai piorar agora, em que o principal evento é logo no segundo dia... estão a comercializar a queima, basicamente. Já começou a ser notório com as alterações que tinham feito, mas agora tornou-se completamente óbvio: o espírito da queima é secundário, interessa apenas lucrar com os concertos. Esperemos que, pelo menos, isso implique um aumento de qualidade nos programas...

O que está a verificar-se desde há alguns anos é precisamente isso. Mas despachem-se logo e transformem Coimbra numa mini-Lisboa, e larguem a hipocrisia da tradição académica, que já só é mantida por alguns a pretexto de cerimónia para deixar os papás e mamãs orgulhosos...

djcrocha
Novato
Novato

Mensagem por djcrocha »

Caro Pedro,

sugiro a leitura atenta do Código da Praxe de Coimbra. Para haver, por exemplo, Garraiada é necessário que o Cortejo já tenha acontecido PORQUE é que preciso que já hajam FITADOS.
Antigamente, os estudantes iam no Cortejo (metiam fitas) no 3.ª ano e podiam cumprir todos os outros eventos (Garraiada, Baile de Gala, Venda da Pasta) no 4.º ano.

Há uma sequência lógica no eventos praxísticos que, infelizmente, tiveram de ser condensados em 3 anos.

Para mais esclarecimentos sugiro:

João Luis Jesus – Dux Veteranorum
Telemovel – 917608850
E-mail – cveteranos@gmail.com

Caro Pedro, que queres dizer com "todo o valor de Queimas antigas e a tradição que existia"?

És assim tão velho? É que eu já conheço a Queima assim há, pelo menos, 15 anos e não vejo alterações de tradições e espirito só por dar lucro. Se quiseres podes dizer que "os ventos tradicionais não tem afluência", mas deixa-me já dizer-te que:

Serenata - Cheia à Pinha!
Sarau - Não leva mais gente!
Baile de Gala das Faculdades - Esgotadissimo!
Garraiada - Coliseu Figueirense à abarrotar!
Verbena e Venda da Pasta - Sabes o que é? Pergunta pelo sucesso a Casa Elysio de Moura!
Cortejo - É preciso dizer alguma coisa?
Chá Dançante - Simplesmente sufocante!

Como podem estar as tradições a morrer se, cada vez mais, os eventos tradicionais têm mais afluência?

Há estudantes que enem sequer conhecem os eventos tradicionais? Há.

Só querem saber das Noites do Parque? Só.

Mas felizmente, o tempo das ditaduras já passou. Não é função da Queima das Fitas educar os estudantes, tal como Estaline e Hitler faziam. Não tentem impor aos outros aquilo que são as vossas convicções, senão serão pequenos ditadores.

Não faço a minima ideia qual é o conhecimento sobre a organização de eventos em Portugal, mas eu garanto-te:

- O Rock in Rio não paga ao Estado - Recebe!
- O SB SR não paga ao Estado - Recebe!
- Vilar de Mouros e Sudoeste não pagam ao Estado - Recebem!
- Queima das Fitas do Porto não paga - Recebe!
- Queima das Fitas de Aveiro não paga - Recebe!

Todos estes recebem transferência positivas do Estado para organizarem os eventos que organizam!

E agora faço a pergunta, quantos deles têm que sustentar:

5.000 atletas amadores? Mais que qualquer outro clube em Portugal?

O "saldo positivo" (lucro) da Queima é para INVESTIR em CULTURA & DESPORTO na Cidade de Coimbra.

Alguém tem dúvida que nos outros anos a Queima também deu lucros astronómicos? Eu não tenho! O problema é que o lucro foi para os bolsos de alguns e não para a AAC.

Foi com muito orgulho e amor à AAC que participei na organização do evento que permitiu, em apenas 2 anos, um lucro de UM MILHÃO E QUINHENTOS MIL EUROS. Lucro esse que foi aplicado em cultura e desporto.

Cumprimentos,

Daniel

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

djcrocha Escreveu:Caro Pedro,

sugiro a leitura atenta do Código da Praxe de Coimbra. Para haver, por exemplo, Garraiada é necessário que o Cortejo já tenha acontecido PORQUE é que preciso que já hajam FITADOS.
Antigamente, os estudantes iam no Cortejo (metiam fitas) no 3.ª ano e podiam cumprir todos os outros eventos (Garraiada, Baile de Gala, Venda da Pasta) no 4.º ano.

Há uma sequência lógica no eventos praxísticos que, infelizmente, tiveram de ser condensados em 3 anos.
Continuo a achar que seria possível arranjar alternativas sem colocar o cortejo ao segundo dia. Não precisa de ser no último, mas podia perfeitamente ser mais próximo do fim da Queima. Assim, o aspecto focal da queima perde-se logo no segundo dia, o que é um desperdício. Se foi possível alterar tanto o calendário, também poderia ter sido feito um esforço maiorzito e fazer alterações noutros lados, para tentar manter o espírito inicial.

djcrocha Escreveu:És assim tão velho? É que eu já conheço a Queima assim há, pelo menos, 15 anos e não vejo alterações de tradições e espirito só por dar lucro.
Eu vejo e, pelas opiniões que aqui têm sido colocadas, não sou o único. Vejo uma queima cada vez mais centrada num festival de concertos com as bandas comerciais da altura.

djcrocha Escreveu:Mas felizmente, o tempo das ditaduras já passou. Não é função da Queima das Fitas educar os estudantes, tal como Estaline e Hitler faziam. Não tentem impor aos outros aquilo que são as vossas convicções, senão serão pequenos ditadores.
Mas vocês podem impor as vossas...? :roll: Em todo o caso, trata-se de considerar que o espírito da queima deve ser mantido, que deve ser um evento diferente. E isso está a perder-se com cada ano que passa.

djcrocha Escreveu:Foi com muito orgulho e amor à AAC que participei na organização do evento
Eu penso que é esse o problema. Como participaste, acredito que tenhas uma visão mais positiva do que é na realidade, logo maior dificuldade em aceitar críticas de quem vê o evento de fora. É mais ou menos o "síndrome Ricardo", quando disse que não teve frangos e só quem é guarda-redes é que tem capacidade para avaliar isso. Como podes facilmente observar por muitos dos restantes comentários (não só neste tópico, mas mesmo no das queimas anteriores), a organização tem sido tudo menos perfeita e a sensação de que a queima está a perder-se não é só minha. A opinião de que está cada vez melhor, por outro lado, é quase só tua...

djcrocha
Novato
Novato

Mensagem por djcrocha »

Pois é Pedro...

também eu tive o mesmo desgosto com o cortejo ao segundo dia, mas alguém me explicou o "porquê das coisas". Procurei obter essa resposta, na vez de andar a mandar bocas para o ar.

Pelo teu ponto de vista, preferes o aspecto euforico da Queima do que a própria tradição, senão não tinhas proposto "alterações noutros lados". Isto é, distorcer a tradição em nome da folia.

O que tu vês continua a demonstrar a tua vontade de impor as tuas ideias aos outros. Sê democrático, se há cada vez mais pessoas a ir à Queima das Fitas, é porque querem. Quando começarem a diminuir, é sinal que está a ficar pior.

Não imponho as minhas ideias. Tive que organizar. Tive que decidir, com base naquilo que considerava a melhor opção na altura. Se foram as decisões correctas não sei, mas este é o fardo de quem tem de decidir.

Devo dizer que essa do "sindrome de ricardo" colhe alguma simpatia da minha parte, mas continuas a ter uma visão curta.

Se a Queima está cada vez pior, porque é que tem mais participantes a todos os níveis?

Acho que continuamos com o problema dos pseudo-intelectuais! Pequenos ditadores que querem diferenciar-se da maioria pela crítica infundamentada.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

djcrocha Escreveu:Pelo teu ponto de vista, preferes o aspecto euforico da Queima do que a própria tradição, senão não tinhas proposto "alterações noutros lados". Isto é, distorcer a tradição em nome da folia.
Eu prefiro o espírito da Queima. Viver a experiência que é, como ocorria antes, em vez de "despachar" logo o evento principal. Isso é matar a Queima. Infelizmente, quem decide prefere outra coisa. E sim, continuo a acreditar que existiam alternativas... se puderam mudar tanta coisa na praxe (algumas mudanças sem sentido), podiam perfeitamente esforçar-se mais um pouco e manter isto. E continuo a dizer... que aspecto da praxe obriga a noite do parque na noite da serenata, que me parece um desrespeito tremendo por esse evento...?

djcrocha Escreveu:O que tu vês continua a demonstrar a tua vontade de impor as tuas ideias aos outros. Sê democrático, se há cada vez mais pessoas a ir à Queima das Fitas, é porque querem. Quando começarem a diminuir, é sinal que está a ficar pior.
Olha bem para o resto das respostas. Não me parece que seja o único a pensar que a Queima está a morrer. Tu, por outro lado, estás praticamente sozinho.

djcrocha Escreveu:Acho que continuamos com o problema dos pseudo-intelectuais! Pequenos ditadores que querem diferenciar-se da maioria pela crítica infundamentada.
Eu vejo as coisas de outro modo. Vejo uma organização surda (e tu estás a ser o exemplo perfeito), que não liga a estas sugestões e que acham que apenas eles têm razão (apesar de, como se pode ver pelas mais variadas opiniões, estarem em minoria - mas, como se vê nas tuas respostas, tu és o único que tem razão e os outros são ditadores :roll:). Eu continuo a dizer que pensas assim apenas porque participaste na organização, senão vias a realidade das coisas. Eu, por outro lado, bem vejo a quantidade de pessoas que dizem que a queima de Coimbra está a morrer e a perder-se, que está a transformar-se apenas num festival de Verão antecipado virado para o lucro. E, infelizmente, têm razão. Se é esse o caminho a seguir, muito bem... mas também têm de sofrer as consequências disso (como, por exemplo, começarem a pagar pelo espaço).

O aumento de pessoas que tu vês nas noites do parque não são estudantes universitários, são miúdos de 14, 15 ou 16 anos que vão lá ver os Da Weasel e outras bandas da moda (ainda bem que os D'zrt acabaram, porque a continuar nesta espiral descendente ainda os íamos ter lá). Quanto aos outros eventos da Queima, sempre tiveram uma boa participação, não é propriamente algo de que possas tirar crédito.