Contra os tópicos copy paste

Para colocar sugestões e reportar problemas relacionados com o fórum
Responder
Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Contra os tópicos copy paste

Mensagem por pedrotuga »

Pessoal...
A serio.... eu sei escrever "as beiras" ou "diario de coimbra" no google.
Nao percebo o objectico de fazer copy paste de uma noticia de um jornal no forum. Porque é k nao poem por exemplo o link?
Carago... na seccao "viver em coimbra" é só colagens... para isso vou ao site do jornal e leio.. nao preciso k os colem aki.

Dar uma noticia especial de vez em qdo e utilizar um link é uma coisa... agora ir todoso os dias ao site do diario das beiras e fazer copy paste da manchete.... por favor.

Pelo menos editem por forma a reduzir o texto e tornar a informacao mais eficaz, ou colem só as passagens mais relevantes. Eu até acho k o pessoal k faz isso ne lê a noticia toda antes de a colar.

Tambem.. digo-vos, duvido k muita gente leia os pastes todos k por aí andam... o ppl vem ao forum para discutir.. e nao p ler o jornal... porque se era p isso n precisava de vir aqui.

Esta é a minha opiniao...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu não sou contra colocar aqui as notícias dos jornais, se forem relevantes. Penso é que devem ser sempre acompanhadas de um comentário sobre a situação em questão e não limitarem-se apenas a ser copy/paste da notícia. Eu estou no grupo dos que não lê os posts que se limitam a fazer a transcrição de uma notícia sem sequer fazer um comentário (a menos que seja uma notícia curta)...

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Isso nao me parece muito razoavel...
Quer dizer, nem a propria pessoa que afixou a noticia sabe se ela diz alguma coisa de jeito....
A noticia nao se resume ao titulo...

Eu discordo, se uma pessoa afixa qualquer coisa, deve no minimo saber o que está a afixar.
E para alem disso... se a propria pessoa que afixou nao leu... n me parece que os utilizadores tenham paciencia para ler. Resumindo e complicando: as noticias sao afixadas para que? se ninguem as lê para que é k as afixam?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Daí eu dizer que, se for com um comentário/resumo, pode ser útil. Porque para comentar implica que a pessoa olhou para a notícia (além do título), leu e decidiu dizer a sua opinião. Agora só copy/paste sem mais nada admito que é chato (há uns tempos houve uma coisa assim acho que no tópico do Metro, com uns 4 posts seguidos de notícias sem mais nada, e nem os li). Acho que o pessoal devia colocar apenas as notícias que ache mesmo importantes e, acima de tudo, comentá-las. Deste modo, quem comenta a seguir já tem uma opinião base a partir da qual pode continuar a discussão.

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Há certos tópicos que se baseiam na informação; alguns têm mais informação noticiosa do que outros. É natural que hajam muitos copy paste das notícias que vão aparecendo e não me parece que haja grande diferença entre fazer copy paste da notícia ou deixar link... Ao menos não obriga a pessoa a ter que abrir um. E quem está num tópico e não se preocupa assim tanto em ler a notícia que está no copy paste, então é porque também não tinha grande interesse em estar a ler esse tópico.

Quanto aos comentários que se seguem aos copy paste... Bem, há certos pastes que são mesmo notícia que complementa outras anteriormente colocadas; não têm nada que comentar, apenas informar. Podia muito bem copiar algo e depois deixar um textozito a dizer que "acho que sim". Não me parece que tenha grande valor.

É um fórum: sim! É de discussão: sim! Mas também é um dos poucos (se é que há outro) locais onde se podem informar as pessoas acerca do que se passa nesta cidade; não me parece que haja grande coisa a discutir sem informação. Alguns copy paste são colocados (com ou sem comentário) para fazer com que as pessoas tenham algo para discutir. Se não têm pachorra para ler... Também há quem não tenha paciência para ler longos textos que aqui são escritos e que não são cópias de informação; penso que aí não se trata tanto da informação, mas de quem lê. Também não pedem a essa pessoa para fazer um resumo do que escreveu (por acaso já pediram...).

É a minha sincera opinião, peço desculpa.

P.S.: Penso que até hoje não vi ninguém a colocar um paste sem ter lido. O problema é que o que é interessante para alguns não é para outros e acontece que muitos pastes ficam isolados sem comentário parecendo que está "a mais".
Eu sei que coloco muitos pastes, mas apenas nos tópicos sobre construções em Coimbra e que vivem muito das notícias deixadas em sites ou jornais, porque de outra maneira não se sabe nada.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Quanto ao tópico do Machado de Castro.

Li tudo, sim senhora; não me parece que haja lá informação que possa ser truncada. Até julgava que já havia um tópico sobre aquilo, mas não. Então fui "obrigado" a abrir um sobre o assunto.

Ninguém responde, ninguém está interessado, disso não tenho culpa. Mas será que não é importante para a cidade?
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

"porque de outra forma nao se sabe nada" LOOOOOOOOOOOLLLL Os outros utilizadores tambem sabem escrever "diario de coimbra" no google.

Por amor de deus... nao se sabe nada????
Tas a dizer que só alguns é k têm a formula magica de saber as noticias? Porra quem quiser saber as noticias é só visitar o site do jornal e le-las, da mesma forma que tu fazes. Sinceramente nao vejo o ponto de copiar noticias de outro lado p aqui.

Quanto a achares que ng faz copy-paste sem ler primeiro... bem... temo aki um caso em que afixaste a resposta sem ler bem a premissa. Ora lê lá o post do pedro aqui mesmo acima...

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

pedrotuga Escreveu:Por amor de deus... nao se sabe nada????
Tas a dizer que só alguns é k têm a formula magica de saber as noticias? Porra quem quiser saber as noticias é só visitar o site do jornal e le-las, da mesma forma que tu fazes. Sinceramente nao vejo o ponto de copiar noticias de outro lado p aqui.
Então fazemos assim, durante um tempo ninguém põe na parte Viver em Coimbra notícia nenhuma e vamos ver o que sai de lá.
pedrotuga Escreveu:Quanto a achares que ng faz copy-paste sem ler primeiro... bem... temo aki um caso em que afixaste a resposta sem ler bem a premissa. Ora lê lá o post do pedro aqui mesmo acima...
Errado, li sim senhora e sei quais são. Por isso mesmo é que disse o que disse.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Hmmm... acho que o que eu disse foi mal interpretado. Eu não sou contra tópicos em que sejam colocados textos de notícias... até porque apenas com o link corre-se o risco de, mais tarde, o texto ser removido do site do jornal e perder-se o contexto da discussão (assim sempre fica um registo no fórum). Não acho interessante é colocar uma ou várias notícias sem efectuar comentários... porque colocar as notícias é por vezes importante para se perceber de que se está a falar (eu faço isso... coloco é sempre o tal comentário ou um resumo para iniciar a discussão).

A questão é que nem todos vão aos sites dos jornais todos os dias, daí ser importante discutirmos no fórum as notícias que lá são colocadas. Por outro lado, as notícias têm que ser colocadas de modo a fomentar a discussão.

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Oh Pedro, eu é que ia dizer isso tudo! :?
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
brainless
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 11:22
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por brainless »

Espero não estar a meter-me em discussão alheia, mas acho que está aqui a faltar um pouco de bom-senso... Eu por mim sou a favor da inclusão de copy pastes de outros sites online (Diário de Coimbra, As Beiras, ou outros). Leituras que são óbvias e usuais para uns, não o são obrigatoriamente para outros. Imaginem que leio o Publico online todos os dias, e que vejo uma notícia de interesse para o Fórum. Não vou partir do príncipio que toda a gente tem acesso a esta informação, porque nem toda a gente lê o Publico online todos os dias!
A inclusão de links em vez do copy paste directo, poderia ser uma alternativa. Parece-me, no entanto, que as pessoas terão mais resistência a clicar num link e ler um texto inteiro, que lê-lo directamente no Fórum. Por outro lado, creio que links para artigos mais antigos acabam por deixar de funcionar, porque os artigos originais deixam de estar disponíveis online.
"Cada um tem a sua estratégia..."

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Faço minhas as palavras do brainless.
Só lê quem quer... Quem não quer, passe à frente. Não é por haver alguém que acha inestético ou que dá trabalho a ler que o resto do fórum não o pode fazer.
Vamos lá a fazer um esforço.
Aliás, quem copia reportagens integralmente só nos está a facilitar a vida.
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

É muito mais facil comentar o que quer que seja com o documento de partida à nossa frente. Digo eu...
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Pessoal, eu nao disse que devia ser proibido, só acho k o ppl abusa.

Responder