Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
TrêsPês
Regular
Regular
Mensagens: 108
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

"Quem entra na casa dos outros que limpe os pés" Esta foi a expressão do meu instrutor. E isto diz tudo, se entram na faixa onde o outro circula primeiro q avise( piscas) e segundo que o faça em segurança esperando se for necessário.
O mesmo se aplica sempre que haja uma mudança de direcção e se encontre um peão a atravessar a faixa, este tb tem prioridade. Arrepia-me quando muitos não fazem isso!! mesmo com o sinal amarelo com peão a piscar.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

TrêsPês Escreveu:"Quem entra na casa dos outros que limpe os pés" Esta foi a expressão do meu instrutor. E isto diz tudo, se entram na faixa onde o outro circula primeiro q avise( piscas) e segundo que o faça em segurança esperando se for necessário.
O mesmo se aplica sempre que haja uma mudança de direcção e se encontre um peão a atravessar a faixa, este tb tem prioridade. Arrepia-me quando muitos não fazem isso!! mesmo com o sinal amarelo com peão a piscar.
Se te estás a referir a quem vai por dentro da rotunda tem que parar por causa do que vai por fora a empatar... isso tem muita lógica realmente :?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

TrêsPês Escreveu:"Quem entra na casa dos outros que limpe os pés" Esta foi a expressão do meu instrutor. E isto diz tudo, se entram na faixa onde o outro circula primeiro q avise( piscas) e segundo que o faça em segurança esperando se for necessário.
O mesmo se aplica sempre que haja uma mudança de direcção e se encontre um peão a atravessar a faixa, este tb tem prioridade. Arrepia-me quando muitos não fazem isso!! mesmo com o sinal amarelo com peão a piscar.
Ui isso em Celas, quando se sobe para a Dias da Silva, acontece a toda a hora, mesmo estando sinal verde para peões. Que aberração! É dos piores locais para se passar a rua por aí...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

TrêsPês
Regular
Regular
Mensagens: 108
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

Por falar em condução e sinalização alguem sabe para que servem as marcas azuis do lado esquerdo de quem sobe do Portugal dos Pequenitos para a rotunda do Baden Powel em Santa Clara?

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

TrêsPês Escreveu:Por falar em condução e sinalização alguem sabe para que servem as marcas azuis do lado esquerdo de quem sobe do Portugal dos Pequenitos para a rotunda do Baden Powel em Santa Clara?

tambem não sei, mas suspeito que seja por causa do pantifinhas ... n alta tb tem assim umas riscas a azul

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

TrêsPês Escreveu:Por falar em condução e sinalização alguem sabe para que servem as marcas azuis do lado esquerdo de quem sobe do Portugal dos Pequenitos para a rotunda do Baden Powel em Santa Clara?
Esses traços azuis sao uma indicaçao para os peregrinos, dado que a E.N 1 se encontra em obras eles sao obrigados a ir pela estrada antiga. Em alguns sitios ao lado dessas marcas esta escrito: "Caminho para Fátima".
E penso que antes da subida para Santa Clara está lá uma placa com a indicaçao do desvio.
Última edição por DaniFR em domingo, 07 outubro 2007 18:39, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

dawn_to_dusk_ Escreveu:
TrêsPês Escreveu:Por falar em condução e sinalização alguem sabe para que servem as marcas azuis do lado esquerdo de quem sobe do Portugal dos Pequenitos para a rotunda do Baden Powel em Santa Clara?

tambem não sei, mas suspeito que seja por causa do pantifinhas ... n alta tb tem assim umas riscas a azul
não é do pantufinhas, essas marcas azuis são a indicação do caminho para Fátima, para evitar que os peregrinos vão pela Nacional :!:
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

TrêsPês
Regular
Regular
Mensagens: 108
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

bem jogado...

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

eu também só soube porque uma vez vi na cortada a cima do vale do inferno escrito ao lado da linha "Caminho Para Fátima" :!: :!:
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Há umas setas junto de Coimbra-B, ao pé do túnel, que dizem "Caminho para Fátima". Realmente é bom haver isto, como há a marcação dos Caminhos de Santiago.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

mas segundo o que eu percebo estas marcações foram feitas para evitar que os peregrinos vão pelas estradas principais (vias rápidas e tal..)
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

A circulação nas rotundas é uma coisa que muita gente não sabe fazer!
Se a regra fosse circular sempre por fora qual era a lógica de ter mais que uma faixa?
Era só uma faixa e iamos todos atrás uns dos outros!

Mas como disseram aí atrás a regra geral é da circulação pela direita, que também se aplica às rotundas.
Regra geral...
Se vou numa autoestrada com 2 ou 3 faixas sem mais ninguem devo circular pela direita e não pela do meio como vejo a maioria das pessoas a fazer. Mas quando preciso uso outras faixas.

Uma pessoa que é formador de motoristas profissionais, não dá aulas de condução para aprender a conduzir, mas condução segura para poupar combustivel, pneus etc...
Bom, e ele disse-me que em caso de acidente ng tá para se chatear muito e quem está pela direita realmente tem a vida mais facilitada com policias e seguros..

Se sinalizassem as manobras, ligar o pisca para sair, e passar para a faixa de fora apenas imediatamente antes da sua saida, supostamente n ia lá nenhum carro atrapalhar, porque os q circulavam por fora já deviam ter saido na anterior... assim ninguem andava em ziguezague e acho q n havia tantos acidentes...

Mas isto é como tudo na mentalidade portuguesa...

Não tem nada, mas é como o vicio de roubar antenas. Eu roubo a ti, tu roubas ao outro enfim... Já me fanaram duas, epá eu muitas x tiro a porcaria da antena, mas e' uma seca andar sempre a tirar!

Baya
Regular
Regular
Mensagens: 150
Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 10:10
Localização: Cadeira à frente do PC

Mensagem por Baya »

Só uma notinha:

Faço a Ponte Europa todos os dias, pelo menos 4 vezes ao dia, e é aqui onde constato a maior parte destes casos - já alguém avisou as mulheres que os espelhos não servem só para retocar a maquilhagem, mas também para, por exemplo, ver se vem algum carro na outra faixa antes de se atirarem de uma faixa para a outra? É que já por inúmeras vezes ia sendo atirado contra o separador central da ponte assim....

PS: Não sou maxista, a sério que não sou, mas factos são factos e as mulheres cometem muito mais asneiras que os homens, muitas delas dada a sua "natural distração".

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

a quem passe na ponte europa, atenção à velocidade pois 1 ou 2x por mês a policia está parada na saída para o polo II com o radar..

Baya
Regular
Regular
Mensagens: 150
Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 10:10
Localização: Cadeira à frente do PC

Mensagem por Baya »

Bem.... disse que faço a ponte plo menos 4x por dia e como normalmente ando um pouco apertado com os horários nunca a faço dentro dos limites, bem pelo contrário...
No entanto já faço o faço desde que a ponte foi aberta ao trânsito e até agora só lá vi a polícia umas 2 ou 3 vezes, a última das quais já deve ir para perto de 1 ano. Apanho-os normalmente é em operações stop na rotunda das Lages, onde também já não os vejo há algum tempo.

Responder