Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

A Praxe não acaba porque a praxe são todos os usos e costumes e não apenas as 'brincadeiras' com os caloiros. O que acaba é o 3º período praxístico, impedindo "PRAXE de trupe, de julgamento, de recolher e é vedado o uso de insígnias (excepto na Queima das Fitas em que se usam insígnias, como à frente se explicará)."

No entanto acho que o código da Praxe está algo mal redigido neste campo pois inicia o Artigo 6º dizendo que "A PRAXE vigora a todo o tempo e subdivide-se em três períodos" e depois os períodos não abrangem o suposto "todo o tempo" que seria o ano inteiro, apesar do §3º deste mesmo artigo enumerar o que é que não vigora fora destes períodos (que foi o que transcrevi em cima).

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Com Praxe quero referir a aplicada aos Caloiros, o acto de praxar...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Mas o acto de Praxar nao é apenas destinado a caloiros...

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

claro que não.....
É aplicado aos estudantes da instituição de ensino onde estudam...

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Lino Escreveu:Não... a Praxe acaba no início da Queima...
se a praxe acabasse no inicio da queima, esta não teria fim. a praxe vigora 365,4 dias por ano.

tita_
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 28 setembro 2007 22:35

Mensagem por tita_ »

Antes de mais olá a todos. :D Estive a ler os vários tópicos, esta thread e até o código da praxe (por alto, admito :oops: ) mas fiquei com algumas dúvidas que gostava que me esclarecessem...

1º Gostava de saber a ordem dos emblemas a por na capa. Sinceramente até nem ia pôr nenhum, mas torna-se mais prático para não a perder ou confundir com a de alguém. É o país, a cidade onde se nasceu (que é bastante rara, e tive de mandar fazer e assim sei qual é a capa...) a cidade onde se vive, a universidade e o curso certo? Há mais, mas acho que estes chegariam e sobram. Se pudessem dar uma opinião era bastante bom... Se me pudessem dizer a ordem deles todos (eu sei que não existe a oficial de Coimbra, mas agradecia a mais correcta de todas), as filas (não é necessário serem ímpares, isso ainda sei) também agradecia, que a minha prima também vai por mas não sei quais.

É obrigatório usar pin? É que eu gosto da capa preta como está, sem mais mariquices...

2º Tenho os olhos um bocado sensíveis, e portanto tenho de andar de óculos escuros a maior parte do tempo. Claro que estar de capa e batina não é sempre, mas custa-me imenso andar sem eles em campo aberto. Comprei uns muito discretos e totalmente pretos, sem marcas ou qualquer tipo de enfeite e bastante baratos, mesmo que tenham sido numa loja, de modo a respeitar toda a tradição de não haver diferenças entre estudantes. Não uso nem brincos, nem maquilhagem, nem pulseiras. Os óculos de sol não são um adereço neste caso? Poderei (não é considerado incorrecto) usá-los ou terei de sofrer nesses dias com uns olhos semi-cerrados?

3º As meias. Que meias é que se podem usar? É que vejo muita rapariga com meias de nylon, mas não são essas pois não? Também não me parece que sejam opacas por causa do calor... Podem ser algo transparentes (tipo nylon?) ou opacas?

4º Os sapatos. Eu tenho uns sapatos (velhotes mas bons) clássicos, pretos, com salto pequeno (2-3 cm) e sem apliques, que são muito confortáveis e estava a pensar usá-los. É obrigatório algum tipo de sapato que é comprado com o traje? Disseram-me que não posso usar os que lá tenho (têm uma pequena pala), tipo isto, mas mais bonitinhos e pretos

http://i.s8.com.br/images/fashion/cover/img6/726236.jpg

Posso usar?

5º Eventos de capa e batina são exactamente quais? Uns dizem-me que posso vir todos os dias, outros dizem-me para ir aos jantares assim... É que alguns é óbvio mas outros, nem por isso. Se me pudessem dar uma pequena luz rápida... E também quando a posso traçar e por ao ombro...

Desculpem o testamento... :oops:

Catarina
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 0:06

Mensagem por Catarina »

Olá!
A minha turma combinou praxar amanhã mas disseram-nos que se a Académica perder hoje, amanhã não pode haver praxe... Isto é verdade?

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Catarina Escreveu:Olá!
A minha turma combinou praxar amanhã mas disseram-nos que se a Académica perder hoje, amanhã não pode haver praxe... Isto é verdade?
:lol: :lol:

Catarina
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 0:06

Mensagem por Catarina »

lol isso significa que isto foi uma pergunta estupida, certo? lol

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Não vem nada referente a isso no novo código.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Catarina Escreveu:lol isso significa que isto foi uma pergunta estupida, certo? lol
Pois acho que aguém te espetou uma grande pêta :lol: Nunca tal tinha ouvido falar nem vem nada no código :lol:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Catarina Escreveu:Olá!
:lol: Epá, leiam o código de praxe, é o que vos digo. Assim podem saber como e quando podem praxar...

agent_alfa
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 09 outubro 2007 22:07

insignias da praxe

Mensagem por agent_alfa »

olá a todos.
O meu nome é João e neste momento estou no 3º ano no curso de engenheria civil de FCTUC. Estou em condições de acabar o 1º ciclo este ano por isso, pelo codigo da praxe, depois de fazer a matricula serei Candeeiro, na latada irei usar o grelo e na queima as fitas (corrijam-me se estiver enganado...).
Segundo o novo código deveria ir no carro este ano mas por falta de tempo e porque não queremos fazer uma coisa desta importância à pressa e em cima do joelho, resolvemos fazer carro só para o proximo ano lectivo.
A minha duvida é a seguinte, devo comprir com o resto da praxe ou a imposição do grelo e das fitas, no meu caso, deve sofrer alteração? E a cartola e a bengala, quando é que a devo usar?

mistertes
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

tita_ Quanto aos emblemas na capa não há nenhuma lei que regule a forma ou número. No código apenas está escrito que devem ser postos na parte interior esquerda da capa. Nunca devem ser mostrados quando a capa estiver traçada ou dobrada no ombro(Muitos fazem o contrário, exibindo os emblemas). Na minha opinião, deve-se ter os emblemas ecenssiais, aqueles que nos marcam, não fazer uma colecção ou usar emblemas ilegais como emblemas de clubes.
O Pin do curso náo é obrigatório, as meias têm de ser pretas e os sapatos simples, sem enfeites nem outras cores além do preto.
Quanto aos óculos de sol, sou CONTRA, a não ser que seja uma questão de saude. A capa e batina não é um acessório de moda como muitos levam a crêr. Mas tu é que sabes..

agent_alfa o novo código trouxe confusão, devido á separação dos anos do curso, por isso é natural que neste e no próximo ano se veja uma mistura dos 2 códigos. :(

Pelo novo código, deves/"podes" pôr o grelo apartir do primeiro dia da latada deste ano e as respectivas fitas no dia da queima do grelo, se o usaste pelo menos 3 dias(Ninguem sabe se o usaste esse tempo ou não).

A cartola e bengala deves usar no próximo ano, isto se te matriculares no primeiro ano do mestrado, quando fores "Bolognez", no segundo ano do mestrado irás usar cartola com uma fita preta ou cartola preta com uma fita da côr do curso, neste caso azul claro e branco.

O que deves fazer só depende de ti. Hoje em dia a PRAXE não é controlado, por isso cabe a cada um decidir se vai pelo caminho 'legal', seguindo o código de praxe, ou se apenas respeita parte dele.

Eu digo, para viver Coimbra ao máximo há que seguir o código á risca, coisa que eu não fiz. Vais ver que assim 'Coimbra tem mais encanto Na hora da despedida'.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

mistertes, tenho uma duvida, e se calhar poderias esclarecer-me já que me pareceu que estavas a perceber o novo codigo.

Estou num mestrado integrado, actualmente no 3º ano (ultimo ano do 1º ciclo) e tenho 4 matriculas sendo uma delas de uma universidade estrangeira. No meu ano de caloira estrangeira optei por não nacionalizar a minha matricula.

Que sou eu agora?