Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Antigamente a regra era para andar por fora (quando tirei a carta, foi assim que me ensinaram). Depois mudaram as regras e... ainda há muitos que não sabem que isso mudou.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pedro Escreveu:Antigamente a regra era para andar por fora (quando tirei a carta, foi assim que me ensinaram). Depois mudaram as regras e... ainda há muitos que não sabem que isso mudou.
Eu acho que isso era conforme o instrutor, quando tirei a carta o meu instrutor sempre me disse para andar por dentro e tinha um colega que andava a tirar a carta ao mesmo tempo que eu e o instrutor dele dizia-lhe para andar sempre por fora.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Estou a aprender pela regra nova... andar por dentro e ligar o pisca logo depois da cortada anterior à via em que queremos sair, e ir encostando à direita até sair...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

rigor
Veterano
Veterano
Mensagens: 503
Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44

Mensagem por rigor »

Lino Escreveu:Estou a aprender pela regra nova... andar por dentro e ligar o pisca logo depois da cortada anterior à via em que queremos sair, e ir encostando à direita até sair...
Também aprendi assim.

Geist Der Nebel
Banido
Mensagens: 40
Registado: quarta-feira, 06 julho 2005 8:04

Mensagem por Geist Der Nebel »

Sempre me habituei a circular por fora. Segundo a lógica pela direita, o que em caso de acidente me dá a prioridade a mim e culpa a quem venha de dentro, em caso de acidente claro. As seguradoras, tal como a policia seguem esta lógica, felizmente ou infelizmente. De qualquer modo é como o Pedro disse, muita gente circula pela direita por desconhecer a regra "nova" e não vejo problema algum nisso, errado é circular por dentro, não sinalizar e depois queixarem-se que quem vai por fora é isto ou aquilo quando naturalmente se presume que quem circula por fora da rotunda há-de sair mais à frente faça ou não sinal.

De qualquer modo o que mais importa é consciência do que se está a fazer, por dentro ou fora muitos nem se orientam, andam em zigue-zague.
Eu preferia cruzamentos com semáforos a rotundas.
Última edição por Geist Der Nebel em quarta-feira, 01 outubro 2008 22:45, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Geist Der Nebel Escreveu:o que em caso de acidente me dá a prioridade a mim e culpa a quem venha de dentro

Pois, acho que esta é a mentalidade de muita gente.
Nem que tenha que dar a volta à rotunda toda por fora, que se lixem os outros, porque se houver acidente que paga é o outro. "Eu cá vou na minha.... o outro que se lixe."
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

As rotundas são bastante práticas e simples desde que se siga essa regra. Quando vou com alguem que faz a rotunda por fora começo logo a desatinar. Pior é os que fazem a rotunda a direito, ou seja, entram por fora, passam para dentro, passam para fora, em linha recta, sem sinais. Tenho vereficado que isso aconteçe mais com mulheres
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
bacfish
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:41
Localização: Coimbra

Mensagem por bacfish »

Chong Li Escreveu:Pois, acho que esta é a mentalidade de muita gente.
Nem que tenha que dar a volta à rotunda toda por fora, que se lixem os outros, porque se houver acidente que paga é o outro. "Eu cá vou na minha.... o outro que se lixe."
Pois é, infelizmente é assim, e depois quem vai por dentro e mesmo sinalizando que vai sair é que se lixa... :? Como já me aconteceu ter de parar dentro da rotunda para o outro passar! E o pior é que a maior parte deles faz a rotunda toda para trás... :( :roll: :(
Cumps
Bruno

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

é que se lixava..agora não é assim :twisted: E ainda bem!

Avatar do Utilizador
bacfish
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:41
Localização: Coimbra

Mensagem por bacfish »

Hal9000 Escreveu:é que se lixava..agora não é assim :twisted: E ainda bem!
Mas então como é agora? :?
Cumps
Bruno

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Quem fizer a rotunda pelo lado de fora é que está a cometer a infracção :wink:

Avatar do Utilizador
bacfish
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:41
Localização: Coimbra

Mensagem por bacfish »

Hal9000 Escreveu:Quem fizer a rotunda pelo lado de fora é que está a cometer a infracção :wink:
Mas isso já está mesmo na legislação?
Cumps
Bruno

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Sim, e ainda hoje a fazer rotunda, lá ia eu pelo lado de dentro como quando fui do Vale das Flores para o Pólo II...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Geist Der Nebel
Banido
Mensagens: 40
Registado: quarta-feira, 06 julho 2005 8:04

Mensagem por Geist Der Nebel »

Nenhuma das regras por si só evita acidentes, porque são mal interpretadas verdade seja dita. Antes de entrar numa rotunda normalmente vou pela faixa da direita não vejo porque andar aos zigue zagues passando para dentro e saindo para fora imediatamente antes da saída. Não tem lógica nenhuma fazer isso quando no máximo se dá 1/4 da volta saindo logo na primeira ou segunda saída, por segurança mais vale uma pessoa manter-se na sua faixa e sinalizar quando vai sair. Tal como se for pela esquerda e entrar na rotunda saio continuando na faixa da esquerda, ou sinalizo caso não vá ninguém por fora e mudo de faixa. É simples para mim. E se ando pela esquerda não vou a empatar como muitos fazem.
A rotunda da makro é o exemplo perfeito da confusão que vai na cabeça das pessoas.

Quanto a acidentes em rotundas, a mentalidade vigente sempre foi dar razão a quem vai pela direita, tal como se dá razão a quem leva uma panada por trás. É uma lógica parva, mas que se há-de fazer? Leis neste país há muitas, regras ainda mais, mas no fim de contas normalmente pagam as favas quem de todos teve menos culpa.
Última edição por Geist Der Nebel em quarta-feira, 01 outubro 2008 22:43, editado 1 vez no total.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Geist Der Nebel Escreveu:Nenhuma das regras por si só evita acidentes, porque são mal interpretadas verdade seja dita. Antes de entrar numa rotunda normalmente vou pela faixa da direita não vejo porque andar aos zigue zagues passando para dentro e saindo para fora imediatamente antes da saída. Não tem lógica nenhuma fazer isso quando no máximo se dá 1/4 da volta saindo logo na primeira ou segunda saída, por segurança mais vale uma pessoa manter-se na sua faixa e sinalizar quando vai sair. Tal como se for pela esquerda e entrar na rotunda saio continuando na faixa da esquerda, ou sinalizo caso não vá ninguém por fora e mudo de faixa. É simples para mim. E se ando pela esquerda não vou a empatar como muitos fazem.
A rotunda da makro é o exemplo perfeito da confusão que vai na cabeça das pessoas.

Quanto a acidentes em rotundas, a mentalidade vigente sempre foi dar razão a quem vai pela direita, tal como se dá razão a quem leva uma panada por trás. É uma lógica parva, mas que se há-de fazer? Leis neste país há muitas, regras ainda mais, mas no fim de contas normalmente pagam as favas quem de todos teve menos culpa.
O teu texto demonstra bem que não percebeste a regras :twisted:

Pode ser que um dia apanhes uma panada de um veículo pesado e aí aprendes à força :twisted:

Responder