Acredito mais na teoria do que tudo o que o Porto é a nível académico, veio tirar a Coimbra. Que original, huh?
Adaptação do código a Bolonha
-
Catarina
- Novato

- Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 0:06
'Nunca ninguém que estude em Coimbra, trocaria' - eu queria dizer que não há ninguém que estude em Coimbra que trocaria o estar em Coimbra pra ir pra outra cidade qualquer. Nem para o Porto onde 'há tanta tradição'.
Acredito mais na teoria do que tudo o que o Porto é a nível académico, veio tirar a Coimbra. Que original, huh?
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
Sejam maiores que o lobo da orelha ou não, não interessa já que é proibido qualquer tipo de brinco com o traje na academia do Porto. E eu não vou dizer que não, porque seria uma generalização abusiva. Mas, é bastante raro.
Já agora, escusas de estar com essa arrogância, porque eu não tratei mal ninguem.
Já agora, escusas de estar com essa arrogância, porque eu não tratei mal ninguem.
-
Leia
- Lendário

E não acho que seja veio tirar a Coimbra, porque varias coisas são diferentes. Dai que admita que as vezes confundo umas pequenas regras, e nc o escondi.
Todas as praxes são inspiradas na de Coimbra, até a de Braga que é tão diferente, porque... se a origem é uma, não o podem inventar de novo.
EDIT: já agora, se perguntares a qlq estudante de qlq universidade se mudaria, diria-te que não. Logo, a tua afirmação n revela grande coisa.
Todas as praxes são inspiradas na de Coimbra, até a de Braga que é tão diferente, porque... se a origem é uma, não o podem inventar de novo.
EDIT: já agora, se perguntares a qlq estudante de qlq universidade se mudaria, diria-te que não. Logo, a tua afirmação n revela grande coisa.
-
Catarina
- Novato

-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Pois existe.. inspirado no de CoimbraLeia Escreveu:No porto optou-se por nunca editar nenhum código de praxe, embora exista um projecto dele escrito pelo Balau.
Leia Escreveu:Por exemplo, o codigo nada refere sobre em que ombro colocar a capa...
também queres que o código ensine como abotoar o colete? ou puxar o zipper da saia?
Não quero com isto desvalorizar a praxe no Porto mas dizer que lá é mt mais respeitador depois do que eu tenho visto.. uma academia que copia quase tudo de coimbra, que no cortejo levam t-shirt's de curso com a cartola em vez de traje.. onde ninguém vai trajado para o recinto da queima.. onde o recinto da queima tem carrinhos de choque e barracas de tiro ao alvo..
nada contra, mas tb não venham agora com paternalismos para com a mais antiga, conservadora e quiçá respeitadora associação académica deste país
eu trocaria.. a praxe não é tudo nem é de longe o que mais me interessa no ensino superiorCatarina Escreveu:'Nunca ninguém que estude em Coimbra, trocaria' - eu queria dizer que não há ninguém que estude em Coimbra que trocaria o estar em Coimbra pra ir pra outra cidade qualquer.
Última edição por daniel322 em quarta-feira, 05 setembro 2007 19:43, editado 1 vez no total.
-
Catarina
- Novato

Eu acho que revela. As pessoas não mudam porque prendem-se pelas amizades. Eu estou a falar de perguntar se mudaria pela tradição, pelo espiríto. Coimbra é diferente. Tem uma magia que nenhuma cidade alguma vez terá.
És veterana? Pertences ao Conselho de Veteranos? Ou simplesmente lês o Código da Praxe como livro de cabeceira para poderes responder a todos os fóruns sobre a Academia de Coimbra?
P.S. - Não estou a ser arrogante/presunçosa/insultuosa na minha questão.
És veterana? Pertences ao Conselho de Veteranos? Ou simplesmente lês o Código da Praxe como livro de cabeceira para poderes responder a todos os fóruns sobre a Academia de Coimbra?
P.S. - Não estou a ser arrogante/presunçosa/insultuosa na minha questão.
-
Leia
- Lendário

Daniel, há mts coisas que gosto na praxe de Coimbra. Os exemplos que citaste são daqueles que mais aponto como negativos à praxe no porto. Isso e o facto de poucas pessoas aderirem à Praxe. Nunca disse que o Porto era a coisa melhor do mundo, nao me façam dizer palavras que não disse 
Sim, o codigo que o Balau escreveu é mt parecido com o de Coimbra. Acho que maioritariamente difere nos graus académicos. Mas o que o Balau escreveu é mesmo apenas um projecto, nunca teve a pretensão de ser editado. Muitos decretos foram escritos depois disso. O que tb é normal.
Eu acho que se deve aprender com todas as diferentes academias. Tanto coisas positivas como negativas.
Daniel, eu qd disse acerca do ombro em que se deve colocar a capa, foi justamente para dizer que o codigo de praxe não tem tudo, nem deve ter! Não estava a criticar
Oh Catarina, mas eu agora tenho que pedir-te autorização para saber se posso participar em tal ou tal forum? Bah...
E não é necessário ser veterena para se saber de Praxe. E não, o codigo nao é o meu livro de cabeceira. Até porque quem apenas sabe o codigo, nada sabe de praxe.
Sim, o codigo que o Balau escreveu é mt parecido com o de Coimbra. Acho que maioritariamente difere nos graus académicos. Mas o que o Balau escreveu é mesmo apenas um projecto, nunca teve a pretensão de ser editado. Muitos decretos foram escritos depois disso. O que tb é normal.
Eu acho que se deve aprender com todas as diferentes academias. Tanto coisas positivas como negativas.
Daniel, eu qd disse acerca do ombro em que se deve colocar a capa, foi justamente para dizer que o codigo de praxe não tem tudo, nem deve ter! Não estava a criticar
Oh Catarina, mas eu agora tenho que pedir-te autorização para saber se posso participar em tal ou tal forum? Bah...
E não é necessário ser veterena para se saber de Praxe. E não, o codigo nao é o meu livro de cabeceira. Até porque quem apenas sabe o codigo, nada sabe de praxe.
-
Catarina
- Novato

Não. Eu só estava curiosa. Porque pareces saber responder a todas as perguntas e mais algumas sobre o Código da Praxe e afins. Sabes responder não só às perguntas sobre Coimbra, como as do Porto e se for preciso, ainda às de Braga ou mesmo da Conchichina. Estava curiosa, só isso!
Voltando à minha pergunta: não era suposto o Dux ter acabado o curso em Julho?
Voltando à minha pergunta: não era suposto o Dux ter acabado o curso em Julho?
-
Leia
- Lendário

-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Não há, não sei, mas sugeri...Catarina Escreveu:Eu como disse, vou continuar a usar o colete.
Ouvi dizer que se ia fazer um abaixo assinado. Sabem de alguma coisa sobre isso? Se realmente existir um, vou ter o maior prazer em assiná-lo. Caso não haja, há amigas minhas que estão, de facto, interessadas em fazer um e passar por todas as Faculdades.
Outra coisa. Há alguma lógica para não poderes tirar a batina caso andes só de batina? LOL AHAHAHAHAHAH Quer dizer, estás a morrer de calor na Queima ou mesmo durante a dia e não podes tirar o casaco? É estupido. Até porque ainda uns posts atrás disseram que a batina e a capa podem ser tiradas caso estejam 'juntas'. Enfim.
-
Kika2
- Veterano

- Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01
[quote="Lino"][quote="Catarina"]Eu como disse, vou continuar a usar o colete.
Ouvi dizer que se ia fazer um abaixo assinado. Sabem de alguma coisa sobre isso? Se realmente existir um, vou ter o maior prazer em assiná-lo. Caso não haja, há amigas minhas que estão, de facto, interessadas em fazer um e passar por todas as Faculdades.
Se assim for, eu terei todo o gosto em lá colocar o meu nomezinho.
Já disse e vou continuar a dizer, na minha mais sincera opinião, acho que o Dux vai voltar atrás com esta ideia parva de nos ter retirado o colete. Está tudo contra isso...
Se assim for, eu terei todo o gosto em lá colocar o meu nomezinho.
Já disse e vou continuar a dizer, na minha mais sincera opinião, acho que o Dux vai voltar atrás com esta ideia parva de nos ter retirado o colete. Está tudo contra isso...
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Mas porquê tanta coisa por causa de um colete?
E agora a boca machista para arreliar as raparigas: se isto fosse realmente tradição, não deviam ter capa e "batina" mas sim roupa de tricana!
Agora mais a sério, não sei qual o mal de vos tirarem o colete, não acho que seja tradição e é mais uma adaptação masculina (como grande parte da vestimenta feminina), feita sem pensar muito, pois se é verdade que dantes havia uma postura machista que impedia a frequência da Universidade por parte das mulheres, isso não quer dizer que o traje feminino que seria usado na época pelas estudantes fosse composto exactamente pelas mesmas peças (aliás até a gravata... mais valia meterem um lenço).
Tanta coisa e agora até lutam por algo que, muito honestamente, vos retira parte da femininalidade.
De qualquer das formas, isto é apenas a minha opinião.
E agora a boca machista para arreliar as raparigas: se isto fosse realmente tradição, não deviam ter capa e "batina" mas sim roupa de tricana!
Agora mais a sério, não sei qual o mal de vos tirarem o colete, não acho que seja tradição e é mais uma adaptação masculina (como grande parte da vestimenta feminina), feita sem pensar muito, pois se é verdade que dantes havia uma postura machista que impedia a frequência da Universidade por parte das mulheres, isso não quer dizer que o traje feminino que seria usado na época pelas estudantes fosse composto exactamente pelas mesmas peças (aliás até a gravata... mais valia meterem um lenço).
Tanta coisa e agora até lutam por algo que, muito honestamente, vos retira parte da femininalidade.
De qualquer das formas, isto é apenas a minha opinião.
-
Leia
- Lendário

-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Magia?! Ainda não consegui descobrir onde raio anda essa magia...Catarina Escreveu:Eu acho que revela. As pessoas não mudam porque prendem-se pelas amizades. Eu estou a falar de perguntar se mudaria pela tradição, pelo espiríto. Coimbra é diferente. Tem uma magia que nenhuma cidade alguma vez terá.
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
Esta gente que diz que andará sempre com o colete....Olhem lá quando o colete apareceu nas doutoras viu-se doutoras com ele vestido e as mais "velhas" não e não conheci ninguem que foi de proposito comprar o colete por isso agora as caloiras, que enfim ignorantes como a maioria é, forem depois comprar o seu fato académico e verem que este não traz colete acham que alguma delas vai comprar um?!?!?!
Oiço a desculpa que as mulheres sem o colete surgem 2 problemas.
Um deles é conseguir ver-se o soutien. Ora existe roupa interior branca que se não chegar a proteger a intimidade das doutoras podem sempre vestir 1 t-shirt branca por cima. Não existe nada a impedi-lo.....
O outro problema e o facto de e de sem o colete a saia subir até as mamas. Por isso é que por vezes se vem doutoras com a saia parecendo muto curta mas de facto apenas a tem bastante subida e gostam de a manter assim porque torna-se aborrecido andar a puxar sempre pra baixo. Acredito que decerto apos a maioria das doutoras andarem sem colete já ninguem se irá queixar disso...
cmps academicos