Adaptação do código a Bolonha

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Catarina, não tenho colete porque simplesmente não quis comprá-lo quando fui para Coimbra.

Há já varias coisas que são proibidas e que mesmo assim são usadas. Preferiria uma fiscalização mais apertada dos trajes do que a proibição do colete, mas como disse, isso não me choca em nada.

Catarina
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 0:06

Mensagem por Catarina »

Kika2: passaste agora para o segundo ano?

Claro que há coisas que podiam proibir ao invés do colete. Mas eu continuo a dizer que retirar o colete é uma estupidez. Concordo que esta questão ainda vai dar muito que falar. Acho que a partir do momento em que 'todas' as mulheres o continuarem a usar, ninguém vai dizer nada em relação a isso e a regra, embora continue a existir no Código da Praxe, vai deixar de ser tomada em atenção.

Quanto à capa e à batina, eu vou continuar a usá-las no cortejo mas admito que o faço mesmo só por tradição, porque muitas vezes a minha vontade é deixá-las num canto qualquer para poder saltar à vontade. Por outro lado, dá jeito para levar a tralha, como o telemóvel e a carteira.

Não sei, «sinto-me um pouco confusaaaaa»! lol

Catarina
Novato
Novato

Mensagem por Catarina »

Leia, tu pediste transferência do Porto para Coimbra? Se calhar não o tens por teres estudado primeiro no Porto e não estares habituada. Se sempre estivesses estudado em Coimbra e se, principalmente, vivesses em Coimbra desde sempre, irias reparar que é bastante estranho pensar agora nas mulheres de traje e sem colete.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Estive no porto, sim, mas nao pedi transferencia.

Eu não sou de Coimbra, mas sou de leiria... o que tb nao muda grande grande coisa. Eu estou habituada a ver os 2 e francamente nao me choca. E ainda há algumas pessoas que nao usam mesmo colete com o traje de coimbra.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Com tanta coisa que deveria ser mesmo proibida, vão logo ao colete. E as meias de rede, os puxos coloridos, a maquilhagem, os óculos de mosca, os saltos agulha, os pins em demasia, tudo o que o pessoal faz que desrespeite os princípios do traje? Ah e as bebedeiras nas festas...
Um turista vê o pessoal todo bêbedo e pensa que os estudantes são todos assim, a qualquer altura. E pensa que a Queima, aquela festa de que tanto ouviu falar, só se resume àquilo. E os papás pensam logo "coitadinho do meu filhinho, onde ele veio parar...". Pois, porque já houve mortos por afogamento no rio em Queimas e Latadas, caso não se lembrem...

Lígia
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 0:43

Mensagem por Lígia »

Lino Escreveu:E as meias de rede, os puxos coloridos, a maquilhagem, os óculos de mosca, os saltos agulha, os pins em demasia
Ora aí está :wink: :lol:

Catarina
Novato
Novato

Mensagem por Catarina »

Seria impossível proibir as bebedeiras em dias 'de festa'. Por acaso é engraçado (ok, não tem piada nenhuma...) porque sempre que se fala em Queima ou Latada, a primeira coisa que se ouve é 'Txi, que bebedeiras!'. O meu pai detesta Queimas/Latadas mesmo por causa das bebedeiras e pelas tristes figuras que vê. Por acaso, a primeira coisa que ele me disse quando entrei foi que se alguma vez me visse nesse estado, nunca mais punha o pé no recinto LOL

Na minha opinião, Queima não é Queima sem traçado ou cerveja :X Mas há que beber com moderação :wink:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Lino Escreveu:Com tanta coisa que deveria ser mesmo proibida, vão logo ao colete. E as meias de rede, os puxos coloridos, a maquilhagem, os óculos de mosca, os saltos agulha, os pins em demasia, tudo o que o pessoal faz que desrespeite os princípios do traje? Ah e as bebedeiras nas festas...
Um turista vê o pessoal todo bêbedo e pensa que os estudantes são todos assim, a qualquer altura. E pensa que a Queima, aquela festa de que tanto ouviu falar, só se resume àquilo. E os papás pensam logo "coitadinho do meu filhinho, onde ele veio parar...". Pois, porque já houve mortos por afogamento no rio em Queimas e Latadas, caso não se lembrem...
E lá estás tu com as bebedeiras, existem tantas bebedeiras todos os fins de semana, ou agora no verão praticamente todos os dias pela rua se vêm bebedeiras, só que não são em larga escala como na queima, o aglomerado de gente também é um bocado maior na queima... deixem lá os bebados em paz :lol:

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Lino Escreveu:Com tanta coisa que deveria ser mesmo proibida, vão logo ao colete. E as meias de rede, os puxos coloridos, a maquilhagem, os óculos de mosca, os saltos agulha, os pins em demasia, tudo o que o pessoal faz que desrespeite os princípios do traje? Ah e as bebedeiras nas festas...
Um turista vê o pessoal todo bêbedo e pensa que os estudantes são todos assim, a qualquer altura. E pensa que a Queima, aquela festa de que tanto ouviu falar, só se resume àquilo. E os papás pensam logo "coitadinho do meu filhinho, onde ele veio parar...". Pois, porque já houve mortos por
afogamento no rio em Queimas e Latadas, caso não se lembrem...
As coisas que referiste a não ser os elasticos coloridos já são proibidos. Podem não estar no codigo, mas nem tudo está no codigo e ainda bem. Há que deixar alguma mistica fora do papel e continuar a transmiti-las oralmente. Quem apenas lê o codigo de praxe, nada sabe de praxe.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Sim, mas o que quero dizer é que algo deve ser legislado, a nível de Praxe, contra abusos. Creio que as proibições devem ser transmitidas oralmente, pois é pela tradição e transmissão de estudante para que se aprende, mas creio que os abusos devem ser melhor inspeccionados... deveria haver trupes para inspeccionar os trajes...
Quando não vai a bem, epá, há que tomar medidas. Senão o traje perde-se e torna-se um fato de carnaval.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Concordo plenamente no controlo.

Chanterella
Novato
Novato
Registado: sábado, 01 setembro 2007 22:03

Mensagem por Chanterella »

Também concordo com isso que dizem de fiscalizar de vez em quando.

Eu pessoalmente não consigo usar os sapatos do traje que comprei (nem sequer lá consigo enfiar os pés). Assim comprei outros também de salto alto, pretos, sem aplicações metálicas, com a parte da frente arredondada. Acho que os posso usar... são discretos.

Quanto à pasta: comprei-a no Caloiro e realmente não presta. Tem umas abas muito grandes e risca-se com facilidade.

A capa é negra e não tenho intenção de lá por símbolo nenhum, como é a tradição - apesar de ter ideia de me juntar a uma tuna.

Mas o colete... o meu coletezinho. :cry: *sniff*
A não ser que eles voltem a trás, vai-me custar muito a habituar.

Uma questão: pode haver trupes femininas, não pode? Sei que habitualmente são rapazes.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Pode. Já vi algumas.

Kika2
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

Eu continuo a achar que, o Dux ainda vai ponderar a decisão que tomou.
A maioria das raparigas, senao mesmo quase todas, estão do contra e querem continuar a usar o colete, já que gastaram dinheiro nele. à que dar uso.

Mas por outro lado, concordo que se envergamos o traje de Coimbra, é nosso dever faze-lo em condições e não aldrabá-lo como muita gente ja vi. Como por exemplo, nesta ultima queima, na noite de quinta-feira, estava a sair do recinto e passei por uma finalista que ia somente de camisa e colete e levava SAPATILHAS BRANCAS.
Opa, se os sapatos do traje lhe incomoda os pés, que comprasse mocassins como grande parte das mulheres o fazem. Há uma grande falta de respeito, em muita gente, em relação ao simples facto de vestir a batina e por a Capa aos ombrps:\

Lígia
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 0:43

Mensagem por Lígia »

Kika2 Escreveu:Eu continuo a achar que, o Dux ainda vai ponderar a decisão que tomou.
Espero bem que sim. Das raparigas que conheço, ainda nenhuma me disse que concordava e todas pretendem manter o uso do colete como "protesto". Isto ainda vai dar muito que falar.