Comprei os meus sapatos na guimaraes, na baixa, por uns 9 euros.
Sao de acordo a praxe e confortaveis.
Adaptação do código a Bolonha
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Não? Tens no girassolum uma loja, na rua do brasil existe (ou existia) outra, no avenida tb havia uma outra (sem ser a toga, que tb existia no avenida), tens a loja da associação..Leia Escreveu:Quando cheguei a Coimbra pensei que fosse a mesma coisa mas reparei que sem ser a Toga não existe mt mais escolhas.
e a toga é loja de coimbra que se estendeu ao porto..
-
Leia
- Lendário

-
Catarina
- Novato

- Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 0:06
Entrei no ano passado em Ciências da Educação e, para além de todo o orgulho que tenho em frequentar o curso que frequento, o momento em que mais me senti orgulhosa foi quando pude, finalmente, usar o traje académico.
Li ontem a notícia que saiu no Diário das Beiras referente ao Novo Código da Praxe e para além dos pontos já conhecidos (como o Cortejo passar a ser a um domingo), fiquei completamente chocada ao ler que as mulheres não poderiam usar mais o colete do traje.
O ponto que quero referir é que essa decisão é ridícula visto que, para além da questão estética e mesmo de diferenciação [sem o colete parecemos umas empregadas de mesa! e sem o colete ficamos com o traje igual ao do Porto], acho uma questão sexista e discriminatória.
Duvido que as mulheres respeitem essa decisão. O colete faz parte do 'nosso' traje, mesmo sendo facultativo. Só soube que era facultativo depois de o ter comprado, porque mesmo no acto de compra, vendem o colete como sendo parte integrante do traje.
Eu continuarei a usar o colete académico. Nem que tenha que o tirar para praxar. Mas continuarei a usá-lo com orgulho e só o deixarei de usar quando me obrigarem.
Li ontem a notícia que saiu no Diário das Beiras referente ao Novo Código da Praxe e para além dos pontos já conhecidos (como o Cortejo passar a ser a um domingo), fiquei completamente chocada ao ler que as mulheres não poderiam usar mais o colete do traje.
O ponto que quero referir é que essa decisão é ridícula visto que, para além da questão estética e mesmo de diferenciação [sem o colete parecemos umas empregadas de mesa! e sem o colete ficamos com o traje igual ao do Porto], acho uma questão sexista e discriminatória.
Duvido que as mulheres respeitem essa decisão. O colete faz parte do 'nosso' traje, mesmo sendo facultativo. Só soube que era facultativo depois de o ter comprado, porque mesmo no acto de compra, vendem o colete como sendo parte integrante do traje.
Eu continuarei a usar o colete académico. Nem que tenha que o tirar para praxar. Mas continuarei a usá-lo com orgulho e só o deixarei de usar quando me obrigarem.
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
-
Catarina
- Novato

Na Toga fazem-te pensar que o traje mais caro tem melhor tecido, é anti nódoas e pagas um dinheirão por ele e é mentira. A minha saia rasgou-se na minha primeira ida à casa de banho, tenho uma mancha na manga que nunca saíu e os sapatos alargaram tanto que agora parecem chinelos e os botões estão todos quase a cair! Aposto que nas lojas de trajes académicos, vendem o mesmo traje e por muito mais barato!
-
Leia
- Lendário

Não acho que seja motivo de choque, há coisas bem piores que se vêm enquanto as pessoas estão trajadas...Catarina Escreveu: Li ontem a notícia que saiu no Diário das Beiras referente ao Novo Código da Praxe e para além dos pontos já conhecidos (como o Cortejo passar a ser a um domingo), fiquei completamente chocada ao ler que as mulheres não poderiam usar mais o colete do traje.
Não vejo o porquê de ser sexista. Se comprares um fato clássico normal este não virá com colete, as empregadas que usem farda no trabalho não usam casaco mas frequentemente usam colete. Mesmo sem colete o traje de Coimbra continua diferente do do porto [/quote]Catarina Escreveu:O ponto que quero referir é que essa decisão é ridícula visto que, para além da questão estética e mesmo de diferenciação [sem o colete parecemos umas empregadas de mesa! e sem o colete ficamos com o traje igual ao do Porto], acho uma questão sexista e discriminatória.
Depende de onde o compras, e se tivesses lido o codigo de praxe terias visto que não era facultativo, alias, idealmente deveriam ter sido os Doutores de Praxe a referirem isso. Eu duvido que respeitem por nenhuma razao que referiste em cima, mas sim por não saberem ou não quererem saber. Vendo que imensas regras não são cumpridas, nao me parece que a do colete venha a ser.Catarina Escreveu: Duvido que as mulheres respeitem essa decisão. O colete faz parte do 'nosso' traje, mesmo sendo facultativo. Só soube que era facultativo depois de o ter comprado, porque mesmo no acto de compra, vendem o colete como sendo parte integrante do traje.
O que te obriga a deixar de o usar é o Codigo de Praxe!Catarina Escreveu:Eu continuarei a usar o colete académico. Nem que tenha que o tirar para praxar. Mas continuarei a usá-lo com orgulho e só o deixarei de usar quando me obrigarem.
Continuo a dizer que ou se traja correctamente e se respeita o Código de Praxe ou então é melhor não trajar.
Nota: Citei um post que foi bloqueado noutro tópico.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
O meu é banhado a cerveja, vodka, vinho e mais outras coisas que nem eu sei todos os anos e nunca ficou manchado, não sei o que andas a meter no trajeCatarina Escreveu:Na Toga fazem-te pensar que o traje mais caro tem melhor tecido, é anti nódoas e pagas um dinheirão por ele e é mentira. A minha saia rasgou-se na minha primeira ida à casa de banho, tenho uma mancha na manga que nunca saíu e os sapatos alargaram tanto que agora parecem chinelos e os botões estão todos quase a cair! Aposto que nas lojas de trajes académicos, vendem o mesmo traje e por muito mais barato!
Última edição por duffy em segunda-feira, 03 setembro 2007 0:35, editado 1 vez no total.
-
Leia
- Lendário

Expressei-me mal. O que queria dizer é que nao era necessário que houvesse imensas casas destinadas apenas à venda de trajes académicos mas sim lojas normais que tb os vendessem. Normalmente, quanto mais oferta mais baixos são os preços... Mas confesso que nao conhecia essas duas que disseste.mustiness Escreveu:Não são muitas? São mais do que suficientes. Ainda há uma na Pedro Monteiro, rua da Casa da Cultura e IPJ, está sempre às moscas, mesmo em tempo de Queima e Latada.
-
Catarina
- Novato

Eu sei que há coisas bem piores que o colete do traje, como usar sapatos de bico ou meias de rede como já vi aí.
Sou de Coimbra e nunca vi nenhuma mulher sem colete de traje. Nunca vi ninguém vender o traje sem colete. Se era facultativo, olhassem bem para as mulheres que trajam, fizessem uma sondagem, qualquer coisa, e vissem bem que mais de 90% das mulheres usa colete.
Vou continuar a usar o colete. Paciência.
Sou de Coimbra e nunca vi nenhuma mulher sem colete de traje. Nunca vi ninguém vender o traje sem colete. Se era facultativo, olhassem bem para as mulheres que trajam, fizessem uma sondagem, qualquer coisa, e vissem bem que mais de 90% das mulheres usa colete.
Vou continuar a usar o colete. Paciência.
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
Catarina
- Novato

-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Mas a qualidade também baixa, digam lá o que disserem, a pasta que se vende na Toga como sendo a mais cara comparada com a que se vende no Caloiro é muito superior, a minha já tem uns anitos de uso, mas comparada com a de alguns colegas meus que compraram a deles no Caloiro e com o mesmo tempo de uso parece nova e a deles já parece que tem uns 30 anosLeia Escreveu:Expressei-me mal. O que queria dizer é que nao era necessário que houvesse imensas casas destinadas apenas à venda de trajes académicos mas sim lojas normais que tb os vendessem. Normalmente, quanto mais oferta mais baixos são os preços... Mas confesso que nao conhecia essas duas que disseste.mustiness Escreveu:Não são muitas? São mais do que suficientes. Ainda há uma na Pedro Monteiro, rua da Casa da Cultura e IPJ, está sempre às moscas, mesmo em tempo de Queima e Latada.