Adaptação do código a Bolonha

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Alguém me disse que isso ia acabar, mas já não sei quem.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Segunda!!! AHHHH que fixe!!
Finalmente irei a garraiada!! :lol:

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu fui caloira na universidade do Porto e lá não se usava colete. Continuei assim a usar o mesmo traje em Coimbra sem qualquer alteração, já que preferi manter o meu traje como era no dia em que o vesti pela primeira vez.

Assim sendo, nao acho que seja uma grande grande diferença que haja ou não colete. No entanto, as minhas camisas sao mais bonitas que as coimbrãs.

Chanterella
Novato
Novato
Registado: sábado, 01 setembro 2007 22:03

Mensagem por Chanterella »

:cry:

Não podemos usar colete? E alguém nos devolve o dinheiro que pagámos por ele? Sei que não foi tanto quanto isso mas gostava muito de o usar. Dava uma silhueta mais feminina e não precisava de me preocupar com a gravata... não concordo mesmo. :?
Para quê essa alteração? Se o uso já era facultativo, à partida as pessoas poderiam optar - umas usam e outras não. Porquê proibir? :cry:

Vamo-nos queixar! Amanhã marchamos a casa do Dux de colete e cuecas! lol :lol:

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Também não entendi bem a do colete. Se não era obrigatório, é normal que houvesse quem usasse e quem não usasse. Acho que apenas o deveriam ter eliminado se quem não usasse fosse uma percentagem muito superior (do género 99%), aí entendia... mas está muito longe disso.

Chanterella
Novato
Novato

Exactamente! Muitas pessoas usam! Ainda hão de voltar a trás nesta decisão... :)

E quanto às trupes terem que entregar um documento... acho engraçada a ideia e ajuda a controlar os abusos.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Não nos podemos esquecer do principio do traje. O traje tem como principal valor o de não mostrar diferenças sociais entre membros da praxe. Maioritariamente, as pessoas que não o usavam era porque o traje era mais caro com colete e por isso decidiram não o comprar.

Assim sendo, tem mais logica que o colete deixe de ser usado. O colete nunca poderia ser obrigatorio, já que tradicionalmente as mulheres não podiam usar o colete.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Nunca vi ninguem comprar traje sem colete...

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Tradicionalmente as mulheres não usavam traje, que é diferente. Não iam para a Universidade e pronto. Agora se usam colete ou não, é igual. São regras perfeitamente tolas.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Leia Escreveu:Não nos podemos esquecer do principio do traje. O traje tem como principal valor o de não mostrar diferenças sociais entre membros da praxe. Maioritariamente, as pessoas que não o usavam era porque o traje era mais caro com colete e por isso decidiram não o comprar.

Assim sendo, tem mais logica que o colete deixe de ser usado. O colete nunca poderia ser obrigatorio, já que tradicionalmente as mulheres não podiam usar o colete.
Olha que não é bem por isso, simplesmente há raparigas que gostam e outras que não gostam, conheço raparigas que inicialmente compraram sem colete, mas depois foram comprar o colete porque experimentaram de amigas e afinal até gostavam de ver como ficavam. Por vezes a comprar o traje é tanta gente que nem dá para ver bem como as coisas ficam.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Conheço bastante gente que não tem colete por causa do preço. E como fica escondido, não se deram ao luxo de o comprar.

Tradicionalmente as mulheres nao usavam traje porque nao iam para a faculdade, mas já antes do luto académico as mulheres já iam para a faculdade e já usavam traje (se nao estou em erro). E, inicialmente as mulheres não usavam colete.

E eu já vi bastante gente comprar sem colete.

Chanterella
Novato
Novato

E as que já o compraram gastaram o dinheiro para quê, se agora estão proibidas? Era das minhas peças preferidas. :(
Já sei que no fim do dia vou acabar desconcertada, com a camisa toda desfraldada e a gravata pelo joelho (e não bebo) :lol:

Também tive uma colega este ano que veio de Cabo Verde e infelizmente já tinha demasiadas dificuldades económicas para comprar o traje académico. Ainda falei com outra colega do núcleo para saber se era possível fazer alguma coisa para a ajudar mas ninguém mexeu uma palha. Enfim... :? espero que no ano que vem consiga.

Como disseste, um dos princípios do traje era o de eliminar as diferenças sociais, só que agora ele já se tornou tão caro que esse princípio foi um bocado abalado, além de que a maior parte dos estudantes só o usa em ocasiões especiais e não no dia à dia. (eu usei-o quando me apeteceu e não me ralei nada :) ).
Sinceramente, não creio que seja o preço de um colete que vai afectar essa aquisição, mas percebo o que queres dizer.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Concordo... o preço do traje vai contra o seu princípio... infelizmente as lojas que os vendem abusam dos pais dos estudantes...

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

ai, não gostei nada da proibição do colete! fica mal, parece q (e falta mesmo) falta ali qualquer coisa :?

o cortejo a um domingo também acho que vai atrapalhar ainda mais, muito mais gente a ver....

o resto parece-me bem no geral.
Só não gosto mesmo nada da proibição do colete.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

É uma questão de hábito. Eu estou habituada a ver com e sem dependendo da cidade onde estou e não me choca em nada, nao acho que falte peça nenhuma. Agora uma coisa é que não se pode abrir o casaco, já que já nao há colete. Quanto à gravata basta voltar a fazer o nó correctamente e se a ponta ficar demasiado longa, basta po-la dentro da saia.

Ainda se conseguem encontrar trajes a preços razoaveis, mas não em Coimbra. No Porto, lembro-me que andei imenso tempo para comprar sapatos porque os da Toga me eram larguissimos e nas ruas da baixa muitas lojas vendiam trajes. Quando cheguei a Coimbra pensei que fosse a mesma coisa mas reparei que sem ser a Toga não existe mt mais escolhas.