Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
saragalina
Estreante
Estreante
Registado: quinta-feira, 03 maio 2007 13:16

Mensagem por saragalina »

bluestrattos Escreveu:
saragalina Escreveu:Bom dia,
Ainda bem que encontrei quem me pudesse esclarecer as seguintes dúvidas..
1ª: Eu estive a estudar dois anos em lisboa e agora vou me candidatar para coimbra pelo que vai ser a minha terceira matrícula!Vou ser considerada caloira ou como é?Que repercussões vai isso ter e como funciona?
2ª: Poderei usar traje ou terei que esperar pela queima?
Obrigado...

Antes de mais Imagem

Vais ser considerada caloira estrangeira, o que significa que só depois do primeiro período de praxe (depois do natal) recuperarás todas as tuas matrículas. Depois do Natal já poderás usar o traje.

Caso venhas à Queima de Coimbra, não há qualquer impedimento de vires trajada de acordo com a Instituição à qual estás agregada.

Qualquer dúvida, pergunta :wink: alguém há-de responder :mrgreen:

Obrigado :)
Ou seja até ao natal vou ser "tratada" como uma caloira normal,com as praxes e isso tudo,Depois do natal terei um estatuto de como se tivesse 3 matrículas?
Sabem que isto lá em lisboa não liguem nenhuma..e como eu adoro a tradição académica resolvi mudar-me para coimbra..

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

saragalina Escreveu: Ou seja até ao natal vou ser "tratada" como uma caloira normal,com as praxes e isso tudo,Depois do natal terei um estatuto de como se tivesse 3 matrículas?
Sabem que isto lá em lisboa não liguem nenhuma..e como eu adoro a tradição académica resolvi mudar-me para coimbra..
LOL espero não ter sido essa a unica razão que te fez mudar :P

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Não sei onde foram buscar isso de depois do Natal, mas está errado.

Deixaras de ser tratada como caloira quando nacionalizares as tuas maticulas, se assim o desejares.

saragalina
Estreante
Estreante
Registado: quinta-feira, 03 maio 2007 13:16

Mensagem por saragalina »

Leia Escreveu:Não sei onde foram buscar isso de depois do Natal, mas está errado.

Deixaras de ser tratada como caloira quando nacionalizares as tuas maticulas, se assim o desejares.
E como e que isso funciona?como se faz?quando se faz?
Obrigado

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Leia Escreveu:Não sei onde foram buscar isso de depois do Natal, mas está errado.
[...]
Claro que está! Fui eu que inventei tudo! Não tenho mais nada que fazer!!! Ou então se calhar fui buscar as informações ao Código da Praxe

Artigo 6º
A PRAXE vigora a todo o tempo e subdivide-se em três períodos:
A - O primeiro período da PRAXE medeia entre três dias antes da abertura oficial da Universidade de Coimbra e
três dias após o início das férias do Natal.
§unico - Considera-se Abertura Oficial da Universidade de Coimbra, o primeiro dia de aulas em qualquer das suas
Faculdades, se este for anterior ao acto de Abertura Solene.
B - O segundo período da PRAXE medeia entre três dias antes do fim das férias do Natal e três dias após o início
das férias da Páscoa.
C - O terceiro período da PRAXE medeia entre três dias antes do fim das férias da Páscoa e o início da Queima
das Fitas.
§1º -Início das férias é o dia seguinte ao último dia de aulas da Faculdade que mais tarde as encerra.
§2º -Fim das férias é o primeiro dia de aulas na Faculdade que mais cedo as reinicie.
§3º - Fora destes períodos não vigora a PRAXE de trupe, de julgamento, de recolher e é vedado o uso de insígnias
(excepto na Queima das Fitas em que se usam insígnias, como à frente se explicará).
§4º - A PRAXE fica também suspensa, nos termos do parágrafo anterior, quando não haja toque matutino da
Cabra, nas férias do Carnaval, nos três primeiros dias e nos três últimos dias das férias do Natal e Páscoa e aos
domingos.

NOTA: O Conselho de Veteranos poderá alterar por “Decretus” os períodos em que vigora a PRAXE e fixará os
termos em que esta deve subsistir.

bluestrattos
Lendário
Lendário

saragalina Escreveu:

E como e que isso funciona?como se faz?quando se faz?
Obrigado
Vixtu Escreveu:Mas há uma coisa que podes fazer para o mudar, tens a opção de ''nacionalizar'' as tuas matrículas. Significa isto que as tuas matrículas passariam a ser reconhecidas pela Praxe, e como tal até passarias a ter estatuto de veterana (caso o curso onde ingressaste seja qualquer um que não os de Medicina ou Medicina Dentária).
Para ''nacionalizares'' as tuas anteriores matrículas tens de te dirigir ao Conselho de Veteranos, no 1º andar da A.A.C., e penso que tens de preencher qualquer coisa. Passados alguns dias, é afixado à porta da A.A.C. uma declaração em ''latim macarrónico'' que confirma a ''nacionalização'' das matrículas.

Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

Se não nacionalizares as matrículas és caloira estrangeira, acho que a única diferença em relação aos caloiros "normais" é que não podes ser rapada por trupes!
Se nacionalizares as matrículas não és caloira, ficas como se tivesses andado sempre na UC.
Para nacionalizares tens que ir ao Conselho de Veteranos.

Quanto à Capa e Batina podes usar assim que vieres para Coimbra, a Capa e Batina é usada por todos os estudantes da UC sem excepção. Sendo caloiros ou não, não podes é usar a Pasta da Praxe enquanto fores caloira.

bluestrattos
Lendário
Lendário

Al Capone Escreveu:Se não nacionalizares as matrículas és caloira estrangeira, acho que a única diferença em relação aos caloiros "normais" é que não podes ser rapada por trupes!
Se nacionalizares as matrículas não és caloira, ficas como se tivesses andado sempre na UC.

Quanto à Capa e Batina podes usar assim que vieres para Coimbra, a Capa e Batina é usada por todos os estudantes da UC sem excepção. Sendo caloiros ou não, não podes é usar a Pasta da Praxe enquanto fores caloira.
e traçar a capa! Os caloiros podem usar traje, mas traçar a capa, somente após os primeiros acordes da Monumental Serenata (que é hoje :mrgreen:)

Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

bluestrattos Escreveu:
Al Capone Escreveu:Se não nacionalizares as matrículas és caloira estrangeira, acho que a única diferença em relação aos caloiros "normais" é que não podes ser rapada por trupes!

e traçar a capa! Os caloiros podem usar traje, mas traçar a capa, somente após os primeiros acordes da Monumental Serenata (que é hoje :mrgreen:)
Mais um mito que é preciso desmontar! Devia haver os caçadores de mitos de Coimbra! :lol:

bluestrattos
Lendário
Lendário

Al Capone Escreveu:
bluestrattos Escreveu:

Mais um mito que é preciso desmontar! Devia haver os caçadores de mitos de Coimbra! :lol:
mito porquê ? Confesso a minha ignorância nesse campo. Mas sempre ouvi falar no traçar a capa aquando os acordes da Monumental Serenata, em que o Padrinho traça a capa ao Caloiro...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O que está escrito no codigo de praxe é acerca dos periodos da praxe. Não apartir de quando é que um caloiro estrangeiro é assim considerado se não nacionalizar as suas matriculas.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

bluestrattos Escreveu: mito porquê ? Confesso a minha ignorância nesse campo. Mas sempre ouvi falar no traçar a capa aquando os acordes da Monumental Serenata, em que o Padrinho traça a capa ao Caloiro...
sempe ouvi o mesmo também. um caloiro deixa de ser caloiro na serenata e passa a pastrano. só depois do inicio da serenata é que pode traçar a capa

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

daniel322 Escreveu:
bluestrattos Escreveu: mito porquê ? Confesso a minha ignorância nesse campo. Mas sempre ouvi falar no traçar a capa aquando os acordes da Monumental Serenata, em que o Padrinho traça a capa ao Caloiro...
sempe ouvi o mesmo também. um caloiro deixa de ser caloiro na serenata e passa a pastrano. só depois do inicio da serenata é que pode traçar a capa
Caloiro só é pastrano no final do cortejo da Queima, penso eu...

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

eu acho q é pastrano kdo começa a serenata... mas agora nao tenho o código à mao.

HintrY
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34

Mensagem por HintrY »

pastrano após o cortejo da queima. Foi o que me disseram numa sessão de esclarecimento.

e agora uma situação daquelas bonitas: Rapariga de Capa e batina com sabrinas DOURADAS... fiquei escandalizada. Na sexta no recinto!