Catástrofe na Praça da República a 06-07-1938

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Catástrofe na Praça da República a 06-07-1938

Mensagem por bluestrattos »

Boas!

Estive recentemente no cemitério da conchada e reparei em várias campas todas juntas e referiam-se a um incêndio no Crêspo a 24-02-1923, e a vítimas de uma catástrofe na Praça da República a 06-07-1938.

Alguém faz ideia que catástrofe foi essa ?

A minha mãe não sabe ao certo, somente que de vez em quando as pessoas costumam comentar esse assunto...
Última edição por bluestrattos em quarta-feira, 01 novembro 2006 15:10, editado 1 vez no total.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

As campas estão lá ao fundo do cemitério.
Pelo que li no DC há uns anos, em 1938 fizeram uma simulação de incêndio na Praça para mostrar a qualidade dos bombeiros ou assim, tendo construído uma casa de propósito. Colocaram lá crianças que iriam ser salvas pelos bombeiros mas, infelizmente, algo correu mal e o incêndio consumiu a casa e a tragédia matou essas crianças.
:(

Desde aí não houve mais construções na Praça, excepto as tendas ocasionais...
Última edição por Lino em domingo, 29 outubro 2006 1:17, editado 2 vezes no total.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

meteram crianças nesse ensaio?????????? Imagem meu deus...

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Coitadas das pobres crianças inocentes, nem poderam aproveitar a vida até ao dia de ir para o céu! :oops:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Pois, realmente... :? Era só propaganda, pois estávamos em pleno início do Estado-Novo...

Meca
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 20:34

Mensagem por Meca »

Correu mal. Os bombeiros não tinham a formação nem os meios que têm hoje...

Numa aula, um grande geógrafo vivo, Jorge Gaspar, dizia que costumava visitar cemitérios em algumas terras, pois lá conseguia perceber as dinâmicas migratórias do local.

Impressionante o que se pode aprender num cemitério...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

completamente.. nunca pensei que passasse pela cabeça de alguem usar crianças numa simulação de incendio :S
Última edição por daniel322 em domingo, 29 outubro 2006 17:02, editado 1 vez no total.

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

E coserem uns bocados de pano em forma de boneco e encherem-no de espuma, não? Era mais cómodo mandar-se pra lá crianças?

Enfim acho que foi um atestado de estupidez principalmente para os pais, deixarem alguém meter os filhos numa casa em chamas para um 'teste público'?

Lamento imenso pelas pobres crianças...

solum_blonde
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Mensagem por solum_blonde »

O Cemitério da Conchada é um poço de histórias, sem dúvida. Já aqui levantei m tópico sobre ele~. Também já tinha reparado nisso, mas desconhecia de que incêncio se tratava! Macabro, sem dúvida..as crianças mereciam uma homenagem melhor, credo!
Alguém sabe mais detalhes? Era um bom artigo para o Diário de Coimbra....fica a sugestão.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Seria um bom artigo para a revista, e sei onde são essas campas, são de cimento pintadas com cal e mais pequenas, passam despercebidas a qualquer um lá no meio daquele cemitério enorme... mas ir lá de propósito népia, credo! Só se fôr para ver as cabras a pastar no monte e tirar fotos à excelente paisagem...

MSilva
Estreante
Estreante
Registado: quinta-feira, 26 outubro 2006 1:17

Mensagem por MSilva »

Segundo uma pessoa da minha família não foram crianças que morreram mas sim bombeiros que estavam a fazer o simulacro.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Mas creio que houve crianças envolvidas, do que me lembro do jornal. Além disso as referidas campas são pequenas para serem de adultos...