Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Não me recordo bem, mas acho que te inseres na categoria de caloira estrangeira (por definição caloiro estrangeiro é alguém que já esteve matriculado numa outra Universidade, mas é a primeira vez que se matricula na Universidade de Coimbra).

Depois do Natal "recuperas" a totalidade das tuas matrículas.

Normalmente, o pessoal tem tendência a não praxar os caloiros estrangeiros, principalmente em casos como o teu.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

E quem se licenciou na UC e volta agora para tirar outra licenciatura?

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Acho que não será considerado caloiro pois não é a primeira matrícula, ou seja, começa o ano com o número de matrículas mais essa.

Vixtu
Novato
Novato
Registado: sábado, 23 setembro 2006 5:29

caloira estrangeira, penso eu

Mensagem por Vixtu »

beckys, acho que o bluestrattos tem razão, penso que és considerada uma ''caloira estrangeira'' perante a Praxe de Coimbra. Isto porque apesar de tu já teres concluído as tuas 5 matrículas anteriores, elas são reconhecidas pela Universidade onde tu estavas filiada, mas não pela Universidade de Coimbra (ou melhor, pela Praxe da nossa Academia). Para a U.C. (fins praxísticos) penso que se considera que não tens matrículas anteriores, e este ano é como se fosse o teu primeiro de ensino superior.

Mas há uma coisa que podes fazer para o mudar, tens a opção de ''nacionalizar'' as tuas matrículas. Significa isto que as tuas matrículas passariam a ser reconhecidas pela Praxe, e como tal até passarias a ter estatuto de veterana (caso o curso onde ingressaste seja qualquer um que não os de Medicina ou Medicina Dentária).
Para ''nacionalizares'' as tuas anteriores matrículas tens de te dirigir ao Conselho de Veteranos, no 1º andar da A.A.C., e penso que tens de preencher qualquer coisa. Passados alguns dias, é afixado à porta da A.A.C. uma declaração em ''latim macarrónico'' que confirma a ''nacionalização'' das matrículas.

Não tenho a certeza de que haja um prazo para o fazeres, mas talvez seja necessário. De qualquer das formas podes tratar disso logo no início do ano lectivo.

O bluestrattos disse que depois do Natal ''recuperavas'' a totalidade das tuas matrículas... Quanto a isso já não sei. A ''nacionalização'' sei porque acompanhei um colega meu quando o fez.

:)

Vixtu
Novato
Novato

matrículas anteriores na U.C.

Mensagem por Vixtu »

Lino, mais uma vez estou com o bluestrattus, penso que tendo assumido matrículas anteriores na U.C., apesar de se poder estar uns tempos (anos) ausente do ensino superior, se se voltar a matricular na U.C. novamente, perante a Praxe da nossa Academia as matrículas anteriores não foram apagadas ou ''esquecidas''. A nova matrícula somar-se-á às pré-existentes.

Mas assim fico eu com uma questão a colocar, como é que o Conselho de Veteranos é certificado de que a pessoa ja tem as matrículas que reclama ter...? Tem de se mostrar um documento qualquer da Faculdade que se frequentou? Esta questão também serve para o caso da ''nacionalização'' de matrículas...

:roll:

beckys
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 10 julho 2006 19:36

Mensagem por beckys »

Obrigada pela informação Vixtu...acho que vou fazer isso quando for para Coimbra para a semana

Bjs

Vixtu
Novato
Novato

Mensagem por Vixtu »

Um outro assunto que penso estar no âmbito da Praxe, embora não tenha a certeza, são as Tertúlias... O que são exactamente? A ideia que tenho é de um grupo de amigos que se juntam tipo 'ritual' e passam uns tempos engraçados, bebem uns copos e tal... Se eu quisesse iniciar uma Tertúlia, o que teria de fazer?

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Vixtu Escreveu:Um outro assunto que penso estar no âmbito da Praxe, embora não tenha a certeza, são as Tertúlias... O que são exactamente? A ideia que tenho é de um grupo de amigos que se juntam tipo 'ritual' e passam uns tempos engraçados, bebem uns copos e tal... Se eu quisesse iniciar uma Tertúlia, o que teria de fazer?
ja existem varias tertulias em coimbra e sempre existiram,eu pertenço a uma,que ja existe pelo menos á 13 anos,fui para lá porque quando entrei o meu padrinho ja la estava,temos alguns "rituais",como o baptismo dos caloiros é no penedo da saudade,entre outros...mas qualquer pessoal se pode juntar,quando nos encontramos pra conviver e beber uns canecos falamos de tudo um pouco e qualquer pessoa que esteja no café ou perto de nos que se queira juntar e dar a sua opiniao está á vontade.
basta teres um grupo de amigos que se juntam para beber uns copos e conviver,e é como se tiveres numa tertulia,podem debater temas interessantes,etc...

Vixtu
Novato
Novato

Mensagem por Vixtu »

Mas as Tertúlias precisam ser reconhecidas pelo Conselho de Veteranos, por exemplo? É preciso alguma autorização por parte deles? Ou basta simplesmente juntar o pessoal e criamos as nossas próprias regras e costumes (dentro dos limites da Praxe), sem ser necessário nenhum tipo de acção específica, como no caso das trupes... (em que se tem de dizer aquelas palavras em latim macarrónico e juntar as insígnias da Praxe naqueles locais especiais)

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Na ESEC a praxe é organizada pela Tertúlia "Os Bubones" na qual, liderada pelo Mocho Real, é deveras difícil de entrar, pois o pessoal passa por muita coisa.... imensas noitadas, muita praxe, muitos copos.
Não partilho muito dessa onda, mas pronto. Praxo o pessoal que queira, como os afilhados e o pessoal do curso...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Está a dar o Opinião Pública sobre as Praxes por causa da outra rapariga que se queixou das praxes em Macedo de Cavaleiros...

Isto tudo deve-se ao facto de alguns cromos não saberem aplicar a Praxe!!

Caloiros, leiam os Códigos para fazerem valer os vossos direitos e deveres!

fluc
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 23 outubro 2006 2:16

Ajuda,please!

Mensagem por fluc »

Sou estudante da Fluc,com três matriculas.Mas já antes de vir para Coimbra tinha tido uma matricula no Porto.
Agora quando me perguntam qual o meu grau,fico indeciso...
Sou o "que",com 3 matriculas em coimbra e uma fora?
E a matricula de fora,conta sempre ou é preciso provar que estive a estudar fora...como se faz isso?
Desde já,o meu obrigado.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

És caloiro estrangeiro e podes nacinalizar as tuas matrículas...
Vixtu Escreveu:Es considerada uma ''caloira estrangeira'' perante a Praxe de Coimbra. Isto porque apesar de tu já teres concluído as tuas 5 matrículas anteriores, elas são reconhecidas pela Universidade onde tu estavas filiada, mas não pela Universidade de Coimbra (ou melhor, pela Praxe da nossa Academia). Para a U.C. (fins praxísticos) penso que se considera que não tens matrículas anteriores, e este ano é como se fosse o teu primeiro de ensino superior.

Mas há uma coisa que podes fazer para o mudar, tens a opção de ''nacionalizar'' as tuas matrículas. Significa isto que as tuas matrículas passariam a ser reconhecidas pela Praxe, e como tal até passarias a ter estatuto de veterana (caso o curso onde ingressaste seja qualquer um que não os de Medicina ou Medicina Dentária).
Para ''nacionalizares'' as tuas anteriores matrículas tens de te dirigir ao Conselho de Veteranos, no 1º andar da A.A.C., e penso que tens de preencher qualquer coisa. Passados alguns dias, é afixado à porta da A.A.C. uma declaração em ''latim macarrónico'' que confirma a ''nacionalização'' das matrículas.

Não tenho a certeza de que haja um prazo para o fazeres, mas talvez seja necessário. De qualquer das formas podes tratar disso logo no início do ano lectivo.

O bluestrattos disse que depois do Natal ''recuperavas'' a totalidade das tuas matrículas... Quanto a isso já não sei. A ''nacionalização'' sei porque acompanhei um colega meu quando o fez.
AQUI

fluc
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 23 outubro 2006 2:16

Mensagem por fluc »

Sou o que?Caloiro estrangeiro?Com 3 matriculas em Coimbra?

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Se tens 4 matriculas és quatarnista. Se leres o codigo de praxe lá diz que para ser quartanista é necessario ter 4 matriculas, sendo pelo menos duas delas em Coimbra ;)