No meu caso, as boas notícias estão no último parágrafo. A ligação entre a Ponte Europa e a IC2 é algo bastante necessário, já que desvia o trânsito da zona da portagem, da rotunda do Portugal dos Pequenitos e dos semáforos de Santa Clara.Boavista e Portela unidas por avenida
A construção da avenida que irá ligar o nó da Boavista à Ponte da Portela, seguindo o perfil da curva do rio Mondego, será consignada amanhã, na Câmara Municipal, numa cerimónia que incluirá ainda a adjudicação da ligação do IC2 ao acesso sul da Ponte Rainha Santa Isabel, bem como a abertura de concurso da variante sul de Coimbra (Cruz de Morouços/Ponte Açude)
A obra a consignar amanhã, complementar à Ponte Rainha Santa Isabel, terá cerca de 2.400 metros de estrada (integrada no IC3), que seguirão o contorno da margem direita do rio, ligando as duas novas pontes de Coimbra, ambas concluídas com infra-estruturas preparadas para a nova via.
“A avenida da Boavista”, assim se designou aquando da projecção, vai ter o condão de desviar do Vale das Flores muito do tráfego que se dirige aos concelhos vizinhos, passando pela nova ponte da Portela. O empreendimento, cujo concurso estipulava um custo base de 14 milhões de euros e prazo de concretização de 720 dias, contempla a construção de muros de suporte, que representam a maior parcela do investimento (com quase cinco milhões) e trabalhos de terraplanagem.
Em termos de formato, estavam previstas em 2003, ano em que abriu o concurso, duas faixas em cada sentido, com separador central, assim como vias colectoras dos dois lados, tendo como função permitir o acesso a futuras ligações (estavam equacionadas oito, ao longo do percurso de 2.400 metros). Estavam ainda previstas oito ligações ao percurso de 2.400 metros e quatro passagens inferiores.
Na cerimónia de amanhã, que será presidida pelo secretário de Estado adjunto e das Obras Públicas, será ainda adjudicada a ligação do IC2 e o acesso sul da Ponte Rainha Santa Isabel, e aberto o concurso público para construção da variante sul de Coimbra, entre a Cruz de Morouços e a Ponte Açude.
Fonte: Diário de Coimbra
Boavista e Portela unidas por avenida
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Boavista e Portela unidas por avenida
-
duffy
- Lendário

- Mensagens: 3475
- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
pedrotuga
- Lendário

- Mensagens: 1355
- Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
-
duffy
- Lendário

- Mensagens: 3475
- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
ShichiAkaAkuma
- Veterano

- Mensagens: 798
- Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
-
OpSiS
- Iniciado

- Mensagens: 85
- Registado: segunda-feira, 10 janeiro 2005 19:54
-
peace^^
- Veterano

- Mensagens: 660
- Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
-
Jeordie
- Experiente

- Mensagens: 200
- Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59
-
Viva_a_Historia
- Regular

- Mensagens: 185
- Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04
A minha opinião em relação a isto é a seguinte: Coimbra necessitava já há muito de uma via que ligasse directamente a Boavista à Portela, no entanto, julgo que isto era algo já pensado há muito, se tivermos em conta que junto à estação das águas da Boavista havia já uma estrada com separador central, mas que só existia no lado da entrada dessa mesma estação. Se formos a ver os arruamentos do Polo II da Universidade de Coimbra, dá para ver também que eles encaixam nos acessos à nova via (e eu não acredito que a Universidade de Coimbra quisesse construir aquilo ali se já não tivessem previstos acessos melhores que os do Pinhal de Marrocos ou os das vivendas da Boavista).
No entanto, julgo que esta via devia ter características de avenida urbana e não deveria fazer parte de nenhum IC, pois não há-de tardar que aquela zona se torne inapropriada para o trânsito de passagem do IC3. O IC3 deveria ter antes um troço que fosse da N1-IC2 antes de entrar em Coimbra, passando a sul da Ponte da Portela e em cruzamento desnivelado na N17, e com uma ponte a montante da da Portela ir até ao IP3 na zona de Souselas ou do Botão, tendo durante o seu percurso ligações à Circular Externa (através do projectado "Anel da Pedrulha"), ao IC2 entre a Pedrulha e o nó c/ o IP3). A ponte Rainha Santa (troço do IC3) ter-se-ia dispensado e ter-se-ia construído aí uma ponte urbana como a de Santa Clara. Julgo que a Ponta da Portela, tendo em conta o crescimento para essa zona da malha urbana da cidade, deveria ter sido construída com 4 vias e com características também de ponte urbana.
No entanto, julgo que esta via devia ter características de avenida urbana e não deveria fazer parte de nenhum IC, pois não há-de tardar que aquela zona se torne inapropriada para o trânsito de passagem do IC3. O IC3 deveria ter antes um troço que fosse da N1-IC2 antes de entrar em Coimbra, passando a sul da Ponte da Portela e em cruzamento desnivelado na N17, e com uma ponte a montante da da Portela ir até ao IP3 na zona de Souselas ou do Botão, tendo durante o seu percurso ligações à Circular Externa (através do projectado "Anel da Pedrulha"), ao IC2 entre a Pedrulha e o nó c/ o IP3). A ponte Rainha Santa (troço do IC3) ter-se-ia dispensado e ter-se-ia construído aí uma ponte urbana como a de Santa Clara. Julgo que a Ponta da Portela, tendo em conta o crescimento para essa zona da malha urbana da cidade, deveria ter sido construída com 4 vias e com características também de ponte urbana.
-
Chong Li
- Lendário

- Mensagens: 2236
- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
Miguel_Silva
- Lendário

- Mensagens: 1893
- Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
-
Hal9000
- Veterano

- Mensagens: 744
- Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12
Não, não estiveram à espera do ministro. Aquilo é que foi tão bem construído, tão bem construído, que teve logo uma derrocada de terrasChong Li Escreveu:Finalmente abriram o troço! Ontem.
Deviam estar à espera do ministro.
Já passei por lá de fugida, e parece-me uma zona propícia a acidentes, se não se tiver cuidado.
Depois, para resolver essa derrocada, já se sabe como são as coisas neste país...
-
carlacs
- Veterano

- Mensagens: 838
- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Derrocada em que parte??Hal9000 Escreveu:Não, não estiveram à espera do ministro. Aquilo é que foi tão bem construído, tão bem construído, que teve logo uma derrocada de terrasChong Li Escreveu:Finalmente abriram o troço! Ontem.
Deviam estar à espera do ministro.
Já passei por lá de fugida, e parece-me uma zona propícia a acidentes, se não se tiver cuidado.![]()
Depois, para resolver essa derrocada, já se sabe como são as coisas neste país...