AAC/OAF - 2006/2007

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Que venha o Zé Kalanga. Já cá tivémos o Akwá!

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

e boa peça q ele era.... :D

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Éder Silva e Kaká são hipóteses

É Kaká, mas não é o Kaká que certos jornais já noticiaram, pois o central brasileiro, de 25 anos e não 23, que tem a hipótese de vir para a Académica é o que jogava no Grémio Esportivo de Jaciara, no estado de Mato Grosso. Do mesmo estado, aliás, só que do Mixto Esporte Clube, da capital Cuiabá, também se admite que a Briosa assegure a transferência do defesa-direito Éder Silva. Na lista de nomes bem cotados por mais clubes da Liga, Kaká e Éder Silva ocupam posições que Manuel Machado quer reforçadas ainda antes do início da pré-época. Encontram-se, porém, outros lugares por preencher na nova estrutura da equipa de Coimbra, como os de ponta-de-lança - para onde já há negócio quase fechado e prestes a ser anunciado -, trinco, defesa-esquerdo e extremo-direito. A ideia é ter o grupo definido até 10 de Julho, dia em que arrancam os trabalhos de campo, e só voltar ao mercado para eventuais rectificações ou negócios de ocasião.

Fonte: O Jogo
Não é o Kaká famoso nem é o Kaká de que os jornais falam... aparentemente, é o terceiro Kaká. :P Não sei porquê, mas tenho a impressão que vai ser mais um para o banco...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Nestor Alvarez para o ataque

Nestor Alvarez, internacional colombiano do Club Deportes Tolima, era para vir marcar golos a favor do Setúbal, só que a Académica ter-se-á intrometido e tê-lo-á convencido a optar por Coimbra. Aliás, o ponta-de-lança colombiano, que terá feito ontem exames médicos, encaixa bem no perfil definido pelo treinador Manuel Machado: tem currículo de goleador e boas experiências acumuladas, pois já jogou, por exemplo, todas as grandes competições de clubes da América da Sul.

Porém, apesar de Joeano, melhor marcador da equipa na época passada, e Alvarez já darem garantias de boa qualidade a Manuel Machado, os responsáveis pelo futebol da Briosa também querem Adriano Magrão, ponta-de-lança brasileiro do Fluminense. Neste caso, Magrão, que já fora considerado no último mercado de Inverno, tem a forte hipótese de ir, por empréstimo, para o Sport Recife, a não ser que a Académica o faça mudar de ideias. Como fez, aliás, a Nestor Alvarez.

Fonte: O Jogo
Mais uma contratação de um jogador que não conheço... por isso fica a informação, mas nenhum comentário.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

A “cereja” chama-se Élber


A Académica procura uma referência para o ataque que, e tal como pretendem direcção e equipa técnica, não deixe dúvidas. O atacante internacional brasileiro Élber está referenciado.

A grande surpresa do defeso academista deverá estar guardada para a frente de ataque, com a possível contratação de Élber, actualmente a jogar no Cruzeiro de Belo Horizonte. O veterano (e conceituado) avançado, de 33 anos, pode estar em trânsito para Coimbra, depois da direcção academista já ter auscultado a disponibilidade de um atleta que, depois de ter brilhado ao serviço de grandes clubes europeus e da selecção brasileira – com sete golos em 15 internacionalizações –, nunca escondeu as saudades e desejo de regressar, mais uma vez, ao Velho Continente.

Segundo apurou o DIÁRIO AS BEIRAS, a transferência estará pendente, além da discussão de valores, da condição física do jogador, que após tantos anos a marcar golos já se ressente de uma série de mazelas nos joelhos. Assim sendo, o atleta deverá realizar, anteriormente, exames médicos completos que, só depois, permitirão avaliar, com certezas, se o clube conimbricense avança ou não para esta contratação.
Recorde-se que Élber destacou-se no Brasil ao serviço do Londrina, seguindo, depois, para a Europa, onde actuou no Milan (Itália), Grasshoper (Suíça), Estugarda e Bayern de Munique (Alemanha) – onde se sagrou o melhor marcador do campeonato alemão – e Lyon (França), entre outros.

Reforços aprovados

Os reforços, agora oficialmente confirmados, o defesa Kaká (assinou ontem por dois anos) e o médio Paulo Sérgio, passaram os exames médicos anteontem realizados no Pavilhão Eng.º Jorge Anjinho. Assim, os jogadores – que se juntam a Gonçalo e Medeiros –, têm via aberta para assinar o acordo que os ligará ao emblema de Coimbra.

Entretanto, o “central” Litos continua a discutir a desvinculação com o seu actual clube, o Málaga, de Espanha, antes de poder chegar, definitivamente, à cidade. Já o jovem avançado Hélder Barbosa, que será emprestado pelo FC Porto, poderá assinar um acordo por dois anos, o que alargará o período de evolução do atleta, uma das maiores esperanças do futebol nacional, envergando a camisola da Académica.

EXAMES MÉDICOS REALIZAM-SE ENTRE 3 E 7 DE JULHO

Os trabalhos de pré-temporada da Académica estão já totalmente definidos. Depois das confirmações das datas e locais de estágio, jogos de preparação e apresentação oficial aos sócios, o executivo estudantil já delineou também os dias destinados aos sempre necessários exames médicos de todo o plantel. Desta forma, a avaliação clínica começa a 3 de Julho (segunda-feira) e prolonga-se até dia 7. Durante esse período, passarão pelo departamento médico do clube todos os jogadores que vão fazer parte do plantel às ordens de Manuel Machado, de forma a conhecer a sua real condição física e traçar planos de preparação. Entretanto, o corpo clínico academista vai dando o seu parecer sobre as capacidades dos eventuais reforços da equipa, tendo dado já o OK médico a Paulo Sérgio (ex-Moreirense) e Kaká (ex-Grémio de Jaciara, Brasil).

Fonte: As Beiras
E eis mais alguns rumores e confirmações. Confirmados aparentemente já temos o Kaká, Paulo Sérgio, Gonçalo e Medeiros. Na lista de possibilidades surgem Litos, Élber e Helder Barbosa. Litos e Élber seriam boas contratações, os outros não conheço.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Douglas deseja tirar baliza a Roma

O novo reforço da Académica chegou ontem de manhã a Lisboa. Apesar de algum atraso no voo, o guarda-redes Douglas chegou bem-disposto, acompanhado da mulher, e rumou de imediato para Coimbra. O mais recente pupilo de Manuel Machado afirmou a O JOGO já conhecer o seu novo clube, dizendo estar preparado para rivalizar com Pedro Roma e mesmo para retirá-lo da baliza.

“Sei que não vai ser fácil, mas vou lutar bastante para ganhar o lugar. Sei que o Pedro Roma está há vários anos no clube e que tem muitas qualidades, no entanto estou cá para lhe complicar a vida”, comentou.

É quase um lugar-comum falar-se da adaptação a um novo futebol, e Douglas antecipou a questão, sublinhando que, mesmo antes de chegar, já estabeleceu ligações de amizade que lhe vão possibilitar uma integração feita com maior facilidade: “Vai ser mais fácil, porque já tenho amigos na Académica. Já conheço o Roberto Brum e o Gelson, são meus amigos desde o tempo em que jogámos no Coritiba.” O médio e o avançado foram seus companheiros de equipa neste clube brasileiro em 2003.

Douglas representou, durante três anos, o Coritiba, tendo-se transferido posteriormente para o Mineiros, um clube de menor dimensão. O entendimento com a Académica foi fácil, e o negócio ficou concluído em Janeiro. Nessa altura, o guarda-redes de 26 anos assinou um pré-acordo com a Briosa, mas com validade apenas para a temporada que aí vem.

Fonte: O Jogo
Mais um reforço "desconhecido", desta vez para a baliza. O Pedro Roma tem estado a jogar bem, mas dá jeito ter um substituto de qualidade (até mesmo para discutir o lugar com ele), que era algo que faltava... e que espero não continuar a faltar.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Quem escreveru esse artigo? O clube não se chama Curitiba?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Não, é mesmo o Coritiba.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Medeiros, ex-Guimarães, quer Académica a jogar para a UEFA

Medeiros, defesa que deixou o Vitória de Guimarães sendo contratado pela Académica, foi aprovado nos testes médicos e revelou a ambição da sua nova equipa conseguir o acesso a uma competição europeia de futebol.

«Se fosse para jogar para a manutenção nunca teria vindo para Coimbra. No mínimo, quero chegar à Europa com a camisola da Académica. Temos que provar dentro de campo que somos uma boa equipa e alcançar, no mínimo, as competições europeias», afirmou o jogador ao diário As Beiras.

Medeiros afirma «querer começar a treinar, para atingir bons níveis físicos e garantir um lugar de titular».

Para hoje está prevista a chegada a Coimbra de outro defesa central, Litos, que já se desvinculou do Málaga, de Espanha, e deverá assinar pelos «estudantes» por duas épocas.

Até agora são sete as contratações confirmadas da Académica: o guarda-redes Douglas (ex-Mineiros, Brasil), os defesas Medeiros (ex-Vitória de Guimarães), Gonçalo (ex-Tourizense) e Kaká (ex-Grémio de Jaciara, Brasil) e os médios Paulo Sérgio (ex-Moreirense), Hélder Barbosa (emprestado pelo FC Porto) e Alexandre (ex-Corinthians Alagoano, Brasil).

Fonte: A Bola
Quase uma equipa inteira em novas contratações... :shock: a maior parte delas provavelmente para ficarem sentados no banco. Quanto à ida à Europa, no ano passado também era para isso e foi o que se viu, esperemos que este ano corra melhor.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Um guarda-redes bom para a Briosa seria o João Ricardo da selecção angolana, que ainda por cima não tem clube.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Será mesmo boa ideia? Nos mundiais, os jogadores superam-se... Nos campeonatos, o assunto é outro. Vai um exemplo?
João Ricardo em todo o seu explendor. :twisted:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Mas isso aconteceu num amigável antes do Mundial, um golaço de baliza a baliza do guarda-redes da Colômbia. Acontece aos melhores.

Fuzzy
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19

Mensagem por Fuzzy »

Segundo o site Sportugal e Record, Joeano vai jogar para o Beitar de Jerusalem, a AAC fica assim sem avançados, vamos esperar para ver quem vem para o ataque.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Talvez com o problema do futebol italiano algum clube tenha pessoal a vir a preço saldo. :PP Não um Totti, mas um menos conhecido...

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Manutenção em tempo útil e depois...

Mensagem por CoolSpot »

Manutenção em tempo útil e depois...

Imagem

Há condições de trabalho e qualidade para atingir o sucesso mas é preciso paciência para que os frutos surjam. Para Manuel Machado o primeiro objectivo é chegar à manutenção o mais cedo possível

Paciência. É esta a palavra-chave de Manuel Machado para o arranque da Académica na nova época. No dia em que os jogadores iniciaram os treinos, o técnico enunciou os objectivos da equipa e lembrou que um plantel reformulado em 50 a 60% precisa de tempo para se consolidarem os automatismos.
Sem qualquer palavra sobre contratações, assunto que no seu entender diz respeito exclusivo à entidade patronal, o novo técnico da AAC/OAF afirmou manter toda a ambição mas não deixou de ser pragmático, considerando que os objectivos têm que ser delineados de acordo com o passado recente. Recordando as situações vividas na Briosa no passado recente, mais concretamente as dificuldades por que passou na última época para garantir a permanência, Manuel Machado entende que não se pode, pelo menos para já, pensar noutro objectivo que não seja garantir a manutenção o mais rápido possível.
Mesmo o facto de em 2006/ /2007 só serem despromovidas duas equipas não foi considerado relevante pelo treinador, que chamou a atenção que, percentualmente, é praticamente a mesma coisa descerem duas em 16 ou três em 18. Por isso o seu discurso, à semelhança do que fez no Nacional, não será alterado antes de, matematicamente, a equipa ter conquistado os pontos suficientes. Só então se permitirá olhar para os jogos que faltarem e analisar a perspectiva de atingir um patamar mais condizente com os pergaminhos da Académica.
Treinador com um percurso brilhante nas épocas anteriores, Manuel Machado considerou que a Briosa (e Coimbra) lhe oferecem boas condições de trabalho. Mas, só por si, esse não é um factor determinante para o sucesso pois se em Guimarães tinha condições logísticas muito boas, o mesmo não se passou na Madeira e, nem por isso, o trabalho deixou de ser devidamente recompensado.
Questionado sobre o que já conhecia da Briosa, o técnico respondeu: «Sou português, estou há 25 anos no futebol, claro que conheço a Académica. Usa um belo estádio e tem um campo com condições satisfatórias para o treino de uma equipa de alto rendimento».
Quanto ao plantel que vai ter ao seu dispor, o treinador pretende completá-lo com 23 a 25 atletas, que espera esteja fechado (ou no mínimo a 95%) até final desta semana. Os lugares que estão ainda em aberto são dois defesas laterais (um para a direita e outro para a esquerda), dois médios-ala e um ponta-de-lança.

Importante é o colectivo

Manuel Machado afirmou que a vinda de Litos, ou de qualquer outro jogador, não traz qualquer mais-valia em particular, enfatizando que o futebol é um desporto colectivo e só quando entendido como tal é que as individualidades podem sobressair. Teoricamente a qualidade do grupo dá-lhe garantias mas «é necessária paciência para que o trabalho se realize e os frutos venham a parecer».
Relativamente à pré-época o técnico, que já esteve ao serviço dos vimaranenses, disse que a polémica sobre o jogo agendado (e desmarcado) com o Vitória de Guimarães não merece sequer um comentário e afirmou que o plano de preparação foi elaborado de acordo com a equipa técnica pelo que os locais escolhidos foram-no com a sua aquiescência.

Apresentação no Dolce Vita

Uma série de surpresas até sexta-feira (dia da apresentação dos jogadores, às 18h00, no Dolce Vita) foi o que prometeu o presidente da Direcção da Académica/OAF. As saídas e entradas na Briosa foram abordadas por José Eduardo Simões que afirmou haver ainda hipóteses de “vender” mais um jogador, mas «salvo propostas extraordinárias, a coluna central da equipa mantém-se».
Sobre os novos elementos o presidente referiu que a situação de Litos estaria praticamente resolvida em Espanha – o jogador rescindiu ontem com o Málaga – e recordou que a existência de uma equipa satélite (Tourizense) vai permitir analisar a evolução e possível chamada de jovens jogadores.
Acerca das saídas, José Eduardo Simões mencionou que a Académica não recebeu qualquer contrapartida pela ida de Hugo Alcântara para a Polónia, dizendo tratar-se de uma situação excepcional pois, por questões pessoais, dificilmente continuaria a jogar em Portugal. Quanto aos encaixes financeiros obtidos com as saídas de Ezequias (a Briosa detinha 50% do passe) e Joeano deverão dar uma ajuda para a colocação do sintético no Bolão.
Numa achega às palavras de Manuel Machado sobre o tempo necessário para que o trabalho dê frutos, o presidente da Briosa recordou que Dionattan, Filipe Teixeira e Nuno Luís só em Agosto estarão em condições para integrarem os treinos em pleno, jogadores que poderão desempenhar um papel importante na 5.ª época consecutiva da Briosa entre os grandes «o que não acontecia desde os anos 70».
Ontem foi também confirmada a inclusão de Zé Nando na equipa técnica, juntando-se assim a Manuel Machado, José Augusto e Zivanovic.

in Diário de Coimbra