Já era tempo de renovarem a estação... quem chega à cidade por comboio fica logo com uma péssima imagem. Resta saber como vai ficar o projecto final.Nova Estação Velha é apresentada terça-feira
A futura “Estação Velha” vai ser conhecida na próxima terça–feira. Uma obra da Refer que Coimbra tanto deseja e que deverá arrancar no primeiro trimestre deste ano.
O plano de reconversão da Estação Velha e de toda a zona ribeirinha até à Estação Nova vai ser apresentado no próximo dia 11 de Janeiro. O projecto, assinado pelo arquitecto Busquet - o catalão de fez o grande redesenho de Barcelona - vai ser apresentado numa sessão pública agendada para as 10H30, na Câmara Municipal de Coimbra.
Em jogo, vai estar um investimento que tem como valor base, 13 milhões de euros. O projecto inclui a demolição de tudo o que existe actualmente. Uma fase que obriga, necessariamente, a Refer a construir um espaço provisório para funcionamento de uma estação, o que deverá acontecer junto ao parque de estacionamento, ali mesmo ao lado.
O projecto inclui, entre outras coisas, a renovação das linhas, a construção de uma ligação pedonal inferior com a instalação de elevadores para cada um dos cais de passageiros; as protecções das linhas e um túnel rodoviário.
“Tínhamos imagens virtuais do que seria a futura entrada norte em Coimbra e de toda a zona de intervenção da Estação Velha, mas foi preciso fazer um trabalho pormenorizado de planeamento com a Refer e a Inversfer”, admitiu o presidente da Câmara ao DIÁRIO AS BEIRAS, adiantando que esse trabalho foi de tal forma positivo que a Refer decidiu convidar o arquitecto Busquet - o catalão que fez o grande redesenho de Barcelona - para fazer toda a intervenção na entrada norte de Coimbra e na zona da Refer/Inversfer junto ao rio, até à Estação Nova”.
Esse trabalho final vai ser apresentado no próximo dia 11. Depois, reconhece o autarca, estará tudo a postos para o lançamento do concurso. “Vai ser uma obra fundamental porque o projecto prevê a alteração de tudo o que existe naquele espaço e que dava uma imagem terrível a quem entrava em Coimbra”, adiantou Carlos Encarnação, reconhecendo que no lugar da velha estação vai nascer um complexo muito interessante do melhor que há no país e na Europa. E se tudo correr dentro do previsto, a obra terá início no primeiro trimestre deste ano. A empresa responsável pela concretização do projecto terá aproximadamente dois anos para pôr em pé uma das obras mais desejadas pela cidade de Coimbra... e por todos quantos usam o caminho de ferro.
Fonte: As Beiras
Coimbra-B
- Pedro
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
- Localização: Coimbra
Coimbra-B
- ShichiAkaAkuma
- Veterano
- Mensagens: 798
- Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
- Localização: Coimbra, Portugal
- Contacto:
-
- Estreante
- Mensagens: 13
- Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 16:30
desperdicio
sinceramente é um desperdicio gastar tanto $$ com uma coisa k valia apena restaurar e não destruir k é o k vao fazer.....
- Dementor
- Novato
- Mensagens: 34
- Registado: terça-feira, 28 dezembro 2004 11:27
- Localização: Vila Nova de Famalicão/Lisboa
A Estação de Coimbra B é grande, acho que tem 9 linhas ou lá perto. Passam por lá muitos comboios de mercadorias sem paragem e a alta velocidade, fazem-se muitos transbordos dos comboios da linha do Norte para a estação Velha.
Por isso acho que para além desta estação ter um aspecto muito sujo e degradado, não tem segurança absolutamente nenhuma. As pessoas passam, muitas vezes a correr e carregadas de malas, pelas próprias linhas, pois não há uma única passagem subterrânea ou superior para peões.
Olhem só para a Estação de Campanhã, por exemplo. É preciso uma grande ginástica para passar pelas linhas, é muito mais fácil, rápido, e claro, seguro, utilizar a passagem subterrânea.
Restaurar a estação? Também era uma ideia... a Estação de Campanhã foi restaurada há relativamente pouco tempo, está toda mudada, e nem por isso houve grandes transtornos de circulação durante o período de obras.
Por isso acho que para além desta estação ter um aspecto muito sujo e degradado, não tem segurança absolutamente nenhuma. As pessoas passam, muitas vezes a correr e carregadas de malas, pelas próprias linhas, pois não há uma única passagem subterrânea ou superior para peões.
Olhem só para a Estação de Campanhã, por exemplo. É preciso uma grande ginástica para passar pelas linhas, é muito mais fácil, rápido, e claro, seguro, utilizar a passagem subterrânea.
Restaurar a estação? Também era uma ideia... a Estação de Campanhã foi restaurada há relativamente pouco tempo, está toda mudada, e nem por isso houve grandes transtornos de circulação durante o período de obras.
"A Geografia não é o saber enciclopédico de nomes e lugares."
Esta deveria ser uma das maiores preocupações...Dementor Escreveu:A Estação de Coimbra B é grande, acho que tem 9 linhas ou lá perto. Passam por lá muitos comboios de mercadorias sem paragem e a alta velocidade, fazem-se muitos transbordos dos comboios da linha do Norte para a estação Velha.
Por isso acho que para além desta estação ter um aspecto muito sujo e degradado, não tem segurança absolutamente nenhuma. As pessoas passam, muitas vezes a correr e carregadas de malas, pelas próprias linhas, pois não há uma única passagem subterrânea ou superior para peões.
Re: desperdicio
A minha opinião é esta, não acho desperdício nenhum, porque esta estação não tem jeito nenhum, além de velha é feia todos os dias! Se estivesse lá alguma obra de arte, aí era em absoluto contra a sua demolição e apostava na restauração, mas não é.Oby_Wan_Kanabys Escreveu:sinceramente é um desperdicio gastar tanto $$ com uma coisa k valia apena restaurar e não destruir k é o k vao fazer.....
Além disso, não podemos ser "velhos do restelo" em tudo cá em Coimbra. Fez-se uma "gare do Oriente" em Lisboa que ficou espectacular e todos admiramos, mas para Coimbra já é "desperdicio" de dinheiro fazer algo um bocadinho mais ousado? Eu acho que não. É uma obra para o futuro e muito importante para a cidade e para a região. Mas é só a minha opinião.
Re: desperdicio
É a tua e a minha...Sys7eM Escreveu:A minha opinião é esta, não acho desperdício nenhum, porque esta estação não tem jeito nenhum, além de velha é feia todos os dias! Se estivesse lá alguma obra de arte, aí era em absoluto contra a sua demolição e apostava na restauração, mas não é.Oby_Wan_Kanabys Escreveu:sinceramente é um desperdicio gastar tanto $$ com uma coisa k valia apena restaurar e não destruir k é o k vao fazer.....
Além disso, não podemos ser "velhos do restelo" em tudo cá em Coimbra. Fez-se uma "gare do Oriente" em Lisboa que ficou espectacular e todos admiramos, mas para Coimbra já é "desperdicio" de dinheiro fazer algo um bocadinho mais ousado? Eu acho que não. É uma obra para o futuro e muito importante para a cidade e para a região. Mas é só a minha opinião.
Re: desperdicio
Já somos 3 com a mesma opiniãoOka_Game Escreveu:É a tua e a minha...Sys7eM Escreveu:A minha opinião é esta, não acho desperdício nenhum, porque esta estação não tem jeito nenhum, além de velha é feia todos os dias! Se estivesse lá alguma obra de arte, aí era em absoluto contra a sua demolição e apostava na restauração, mas não é.Oby_Wan_Kanabys Escreveu:sinceramente é um desperdicio gastar tanto $$ com uma coisa k valia apena restaurar e não destruir k é o k vao fazer.....
Além disso, não podemos ser "velhos do restelo" em tudo cá em Coimbra. Fez-se uma "gare do Oriente" em Lisboa que ficou espectacular e todos admiramos, mas para Coimbra já é "desperdicio" de dinheiro fazer algo um bocadinho mais ousado? Eu acho que não. É uma obra para o futuro e muito importante para a cidade e para a região. Mas é só a minha opinião.
-
- Estreante
- Mensagens: 13
- Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 16:30